Implantes eletrônicos recuperam a visão de pessoas cegas

Publicado em 3.11.2010

Pesquisadores da Alemanha e dos Estados Unidos estão testando implantes eletrônicos que devem restaurar a visão de pessoas com distrofia de retina. A doença é hereditária ou relacionada à idade avançada e causa a degeneração dos fotoreceptores – células sensíveis à luz, localizadas na retina.

A doença pode levar à cegueira total e estima-se que afete 15 milhões de pessoas ao redor do mundo.

Os pesquisadores desenvolveram um microchip que possui 1500 diodos fotossensíveis – eles são colocados na retina, onde as células fotoreceptoras estariam localizadas em uma situação normal. Os diodos reagem à luz e estimulam os nervos da região, que por sua vez, passam a informação para o cérebro, imitando o sistema normal de visão.

Em testes, os três voluntários que eram completamente cegos conseguiram enxergar objetos claros e brilhantes. Um deles conseguia reconhecer até qualquer objeto e ler palavras escritas em um grande tamanho. [NewScientist]

1. Achei super interessante, a evolução da medicina nesta área oftmológica, pois tenho um irmão de apenas 33 anos que a 10 perdeu a visão, e hoje sabendo destas pesquisas e testes com sucesso, é uma grande esperança para o seu futuro q além de ser jovem e gostaria de voltar a enchergar.

2. Ola Luciana, gostaria de parabenizar os artigos sobre visão e tirar uma duvida.

A pessoa que já fez a retirada do globo ocular tem alguma chance de tratamento(ou existe estudos relacionados)para recuperar a visão.

3. Apenas mais um passo para acura da cegueira total esses tipos estão de parabéns