Incríveis imagens de antigos laboratórios

Publicado em 7.05.2013

Se você gosta de ciência, vai gostar dessas imagens históricas surpreendentes de laboratórios, ao longo de um século de idade, que mostram os brilhantes instrumentos científicos de outra era.

Jollivet Castelot em seu laboratório, 1880

1

Ocultista e alquimista francês, François Jollivet Castelot alegava poder transformar prata em ouro.

O Alquimista, por David Teniers, O Jovem, século 17

2-

2

David Teniers, O Jovem registrou em pinturas os laboratórios dos alquimistas da época.

Laboratório Menlo Park, de Thomas A. Edison

3

Thomas A. Edison foi o mais prolífico inventor do final do século 19 e início do século 20, e ganhou a alcunha de “O Mago de Menlo Park”.

Laboratório de Louis Pasteur em Ecole Normale, cerca de 1885

Pasteur's Lab

Louis Pasteur foi um cientista francês que se tornou famoso por enterrar de vez a teoria da geração espontânea de Aristóteles.

Laboratório de Tesla e Westinghouse

5

Esta é uma foto do laboratório em que Nicolá Tesla e George Westinghouse desenvolveram os equipamentos necessários para a geração, transmissão e uso da energia elétrica em corrente alternada, ou CA.

Laboratório Rogers de Física

6

O Laboratório Rogers de Física é o mais antigo do famoso Instituto de Tecnologia de Massachusetts . Ainda não conseguimos descobrir quem é o senhor na foto, talvez um professor. Também não há pistas de quando foi feita a foto.

Laboratório Carlsberg, Copenhague, Dinamarca

7

O laboratório Carslberg foi criado em 175 por J. C. Jacobsen, fundador da cervejaria Carlsberg, para promover o avanço do conhecimento em bioquímica, especialmente no que fosse relacionado à cerveja. O laboratório é famoso pelas pesquisas em proteínas, por ter isolado o fermento responsável pela fermentação da cerveja tipo lager, e por ter introduzido o conceito de pH na química de ácidos-bases.

Laboratório no Girton College, Universidade de Cambridge, cerca de 1900

8

O Colégio Girton, fundado em 1869, foi a primeira faculdade para mulheres. Desde 1977 é uma faculdade mista.

Rutherford em seu laboratório, cerca de 1905

9

Ernest Rutherford, o pai da Física Nuclear, foi o primeiro físico a dividir o átomo em 1919 nos porões do laboratório de Física MacDonald, da Universidade McGill, no Canadá.

Laboratório da Panificadora Corby

10

Nesta foto, vemos a química M. M. Brooke, responsável pelo Laboratório da Panificadora Corby, trabalhando no mesmo, em 1922.

Marie Curie e Pierre Curie no laboratório, em 1903

11

O casal Curie, Pierre e Marie, descobriram a radioatividade e alguns elementos radiativos. Após a morte de Pierre em um acidente, em 1906, Marie Curie continuou suas pesquisas e aulas. Pierre ganhou o Nobel de Física de 1903 com sua esposa, que também ganhou o Nobel de Química em 1911, a única pessoa a ganhar dois prêmios Nobel em duas áreas diferentes da ciência.

Dr. Hale Charch em seu laboratório, 1927

Cellophane

Hale Charch fez parte da equipe que inventou o celofane a prova de vapor. Na foto, ele segura um saco que ficou por semanas com água enquanto outros sacos mostraram sinais de evaporação em poucos dias. Originalmente, o celofane era à prova de água, mas não de umidade, até a Du Pont contratar Charch que, em três anos de pesquisa, conseguiu produzir um laquê de nitrocelulose que tornava o celofane à prova de vapor.

Laboratório Thomas A. Edison, Edifício no. 5

13

Em 1887, Thomas A. Edison contratou o arquiteto Henry Hudson Holly para projetar seu maior laboratório, com seis edifícios. Na época, o complexo do laboratório em West Orange era provavelmente o maior do mundo, e funcionava não só como laboratório, mas como fábrica. Dali saíram filmes, o fonógrafo foi aperfeiçoado, e foram feitas experiências com cimento, baterias alcalinas e substitutos da borracha. No terceiro andar do Edifício no. 5 foi construído um estúdio de gravação.

Laboratório de Pesquisa Botânica Edison, Fort Myers, Florida

original

Henry Ford, Harvey Firestone e Thomas Edison criaram em 1927 a Edison Botanic Research Corporation (EBRC), para descobrir uma fonte doméstica para a borracha orgânica. O laboratório foi construído em 1928. Bem no estilo Edison, milhares de soluções possíveis foram testadas.

Instituto Nacional de pesquisa em Hampstead, Inglaterra

Plasma Donation

Em 8 de janeiro de 1941 foi feita esta foto, que registra alguns vidros com plasma de doações de sangue de americanos, para serem usadas em cirurgias em hospitais britânicos, na Segunda Guerra Mundial.

Laboratório em 1943

Lab Equipment

A imagem mostra um homem não identificado trabalhando em um laboratório, provavelmente um laboratório de física ótica, com lentes e prismas visíveis em primeiro plano. A foto faz parte da imensa coleção de fotos Hulton Archive, da Picture Post, uma revista especializada em reportagens fotográficas do início do século passado, que faliu em 1957.

Laboratório do Sarah Lawrence College, anos 1940

2011_3030

O Sarah Lawrence College foi fundado em 1926 em Yonkers, Nova Iorque. Conhecido pelos padrões acadêmicos rigorosos, ele tem se destacado tanto academicamente quanto fora da academia. Na foto, vemos uma estudante, não identificada, trabalhando em um laboratório de ciências (talvez química ou físico-química).

ENIAC, 1946

18-

18

Não propriamente um laboratório, o ENIAC, ou Electronic Numerical Integrator and Computer (Computador e Integrador Numérico Eletrônico), foi o primeiro computador eletrônico. Sua construção iniciou em 1943, e ele tinha como finalidade calcular disparos de artilharia para o Laboratório de Pesquisa de Balística do Exército dos Estados Unidos. Foi “aposentado” em 1955.[io9]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Cesar Grossmann

Sou formado em Engenharia Elétrica, mas trabalho no setor público, gosto de xadrez e fotografia.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

7 Comentários

  1. Pode fazer uma pesquisa que vão encontrar laboratórios como esse nas universidades do Brasil.

  2. O ENIAC não foi o primeiro computador eletrônico.
    Após a abertura dos arquivos secretos britânicos da segunda guerra mundial, ficou comprovado que o Colossus, um computador eletrônico criado para quebrar criptografia das mensagens alemãs entrou em serviço no Bletchley Park em 1943, ano que o ENIAC começou a ser construído pela Universidade da Pennsylvania.

  3. Eu discordo, Sidinei. O Steve Jobs era tão orientado para lucros quanto Bill Gates. Os dois combinam um pouco com Thomas Alva Edison. Tesla eu colocaria em uma categoria à parte, uma mente maior que o cérebro que a criou. Ele criticou bastante a maneira de Edison desenvolver tecnologia: tentativa e erro. Tesla gostava de pensar e ter tudo que fosse possível resolver no papel já resolvido antes de descer para a oficina. E, infelizmente, Tesla resolvia tudo de cabeça, e muita coisa nunca saiu da cabeça dele.

  4. Em várias fotos eu consegui até ouvir mentalmente minha professora de orgânica gritando: Cadê o jaleco? Cadê o cabelo preso? Cadê os óculos de proteção? Tá maluca?? rsrsrs

  5. Laboratórios Arcaicos e ferramentas consideradas ridículas hoje em dia, resultados impressionantes que mudaram o mundo!!!
    Hoje, temos laboratórios super avançados, com ferramentas que jamais imaginamos, resultados pífios e minimalistas, ou estão apenas guardando os resultados para uma guerra.

  6. Dadas as fracas ferramentas que dispunham, estas pessoas geniais, contribuiram de forma grandiosa pelo avanço da ciência. Recebam postumamente; a minha admiração.

Envie um comentário