12 Impressionantes ‘ataques’ de aves contra aviões em pleno vôo

Se uma ave de 2Kg se choca contra uma aeronave a apenas 300 km/h o impacto resultante é de 7 toneladas. Mais do que o suficiente para causar muito estrago em um avião. Agora imagine o que ocorre quando um avião comercial a jato, que pode chegar a 1000 km/h, se choca com um pelicano de 10kg.

Recentemente vimos na prática o que um pequeno ganso pode fazer com uma aeronave quando este vôo da US Airways pousou no rio Hudson em Nova York e aprendemos porque isto ocorre: as turbinas de aviões são movidas a querosene e não se alimentam de aves. Na realidade carne dá uma severa congestão para o grande pássaro de metal, normalmente fazendo com que desça em trajetória totalmente descontrolada.

Infelizmente parece que alguns urubus, gansos, pelicanos, gaivotas entre outros animais empenados desligam seus transceivers e insistem em desobedecer as torres de controle voando na direção das aeronaves (ou seria o contrário?) e os resultados podem ser catastróficos.

Felizmente nas fotos e vídeos que você verá abaixo não houve nenhuma fatalidade, além dos pássaros que foram, na maior parte, cozidos por turbinas ou moídos pela fuselagem. Digo li-te-ral-men-te moídos.

12. Avião da Emirates

ataque de ave contra avião

ataque de ave contra avião

11. Ejeção dramática

Este caça é atingido por uma ave exatamente na turbina. Você consegue ver a ave entrando na visão do piloto. Infelizmente a aeronave caiu, mas o piloto conseguiu ejetar logo depois de colocar o avião em uma direção segura para que ninguém se ferisse com sua queda.

10. Bico retorcido

ataque de ave contra avião

9. Caça F-16

ataque de ave contra avião
Imagine só, em uma fração de segundo uma batida forte e muito sangue espalhado no seu ‘pára-brisa’ todo rachado. O piloto deve ter se borrado de susto. Eu me borraria.

8. Integração

ataque de ave contra avião
Neste caso parece que a ave ficou perfeitamente embutida na asa deste pequeno avião de passageiros.

7. Duas aves

ataque de ave contra avião
Aqui parece que um casal foi desfeito.

6. F-111 é atingido por grande pelicano

Não me pergunte como foi que o piloto conseguiu aterrissar com o bico todo retorcido.

ataque de ave contra avião

ataque de ave contra avião

ataque de ave contra avião

ataque de ave contra avião

5. Carne moída

ataque de ave contra avião
Se a ave atingisse poucos centímetros acima possivelmente este avião não teria pousado.

ataque de ave contra avião
E esta cena digna do açougue mais high-tech do mundo nunca seria vista pela humanidade.

4. Urubu

ataque de ave contra avião
“Alfredo, liga o limpador de pára-brisa, por favor.”

3. Delta Airlines

ataque de ave contra avião
Bando de curiosos. Possivelmente por causa desta mesma curiosidade esta ave não está mais viva.

2. Estas fotos não tem preço

É claro que a física esclarece o que ocorre aqui, mas na minha pequena mente é difícil imaginar que um pouco de carne, ossos e penas possam cortar metal como se fosse manteiga.

ataque de ave contra avião

ataque de ave contra avião

ataque de ave contra avião

1. Avião digerindo ave


Este incidente mostra um avião de passageiros enquanto é atingido por uma ave e a turbina passa a cospir fogo. Em apenas 10 min a aeronave já havia aterrissado em segurança.

Por: Miguel KramerEm: 19.01.2009 | Em Bizarro, Outras, Super listas  | Tags: , , , ,  
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (13 votos, média: 4,08 de 5)
Curta no Facebook:

44 respostas para “12 Impressionantes ‘ataques’ de aves contra aviões em pleno vôo”

  1. Gente,,entendam,, as aves habitam os céus a milhares de anos,,eles não esperam se deparar com uma aeronave dessas no céu..eu acredito que os responsaveis por colocarem esses aviões nos céus deveriam ter previsto essas situações,,,uma ave em sua sam conciencia não vai querer se espedaçar em uma nave certo,,e outra todo esse espaço são deles, nós é que estamos invadindo sua zona, então “nós colidimos neles , e não eles em nós”

    • “Ave em sua sã consciência” kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      Outra, quem disse que todo esse espaço são deles? Deveríamos voltar a idade média? Me poupem…Seguindo esta premissa as estradas também não são nossas, mas dos tatus e outros bichos atropelados por aí…ah! As águas também não são nossas, então vamos suspender a pesca. Se os animais em sua “sã consciência” entra na justiça seremos despejados do planeta! Já pensou, hein?!

    • O espaço é deles, antes de nós. Não estou dizendo que devemos regredir a idade média, mas que ao menos devemos ter mais consideração, e lembrar que a espécie humana não sustenta um equilíbrio ecológico sozinha …

  2. não sei porque publicariam fotos destes acidentes se não fossem reais, porque duvidar se as fotos mostram os fatos, só sendo muito ignorante para não acreditar, e pra conseguir aterrisar sem nem um acidente os pilotos estão bem treinados meus parabens a eles e que Deus continue guiando-os.

  3. O estrago feito por aves que se chocam com aviões em pleno vôo, me fez lembrar o ataque feito por alguns politicos ao nosso dinheiro. Pior (ou melhor): mesmo danificados, os aviões conseguem pousar… e o dinheiro que decolou da gente?

  4. Fiquei extremamente impressionante.
    Não consigo compreender como e possível vidas sensíveis conseguirem destruir tantas vidas humanas caso não haja domínio do piloto. MEU DEUS!!!!!
    Agora pergunto que estudos estão a ser feitos no sentido resolver este problema?

  5. Impressionante como uns bichinhos tão frágeis podem fazer tanto estrago.

  6. adorei a materia. com fotos,palavras para que? diz aqui este portugues.fiquei muito surpreendido pela quantidade.

  7. muito empressionante uma simpres ave derrubou um avião de caça,que na guerra é quase impossivel.

    • não sou nenhum poliglota, mas me doi ler alguns cometarios, errar na digitação é normal, mas insistit no erro é …a !!

  8. Bom pra começar acho isso muito bacana,sao videos super legais e coitada das aves que sao sugadas pela turbinona!!!
    É sério coitadas msm,só de ver as fotos já fico com medo!!!
    ADOROOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO D++++++ TURBINAS!!!

  9. acho que estes passaros são mutantes ou robos de aso porque
    corta pra vale!!!

  10. caramba que medo , os pilotos que sofreram estes assidentes
    devem ter levado o maior susto euteria desmaiado de medo só com as fotos já fiquei empressionada !!!

  11. Isto é um risco com que temos de viver, que comparado com outros é melhor nem pensar nele! Pode ser minimizado, para isso servem os estudos de impacto ambiental, que normalmente servem para serem ignorados por quem toma decisões. Quanto a “ataques de aves a aviões” é o mesmo que dizer que o peão a 8Km/h atropelou o carro que ia a 140Km/h…!
    Tenho mais pena da coruja do que do motoqueiro, se fosse um elefante com asas o cara andava mais devagar e tinha-se desviado. Já vi acontecer o mesmo mas com uma gaivota, o cara ia para ai a 150Km/h, conseguiu voar mais do que a gaivota….

  12. Solução a arte da falcoaria, não iria acabar 100% com os acidentes com as aves mas iria diminuir bastante, nos aeroportos de varios países da europa ja usam a falcoaria!

  13. impressionante as imagens. parabéns pela matéria.já passei por caso similar ao ser abalrroado por um urubu. o susto foi grande. graças a pericia do piloto conseguiu aterriar com segurança.

  14. Através do meu cunhado (Rio), recebi esse email e fiqei impressionado, com a variedades de choques de Aves X Aviões, tão bem ilustrados nessa apresentação. Qto a velocidade da Ave X Aviões, já
    tenho meus cálculos sobre o impacto e “detalhes”, deixo pra quem inte-
    ressa. Gostei e agora cadastrado, quero receber novos comentários, nas
    edições daqui pra frente.
    Obrigado,
    Abraço.

  15. MUITO IMPRESSIONANTE, AS IMAGENS, COMO QUE COM UM IMPACTO DESSE, AINDA RESTA O POUSO COM SEGURANÇA, INCRÍVEL

  16. Nossa, Miguel Accacio! Ninguém tolera a linguagem prolixa, especialmente quando ela precisa de reparos! Além disso, a leveza da escrita não implica frivolidade. Da mesma forma, a escrita “pesada” não é sinal de cultura!

    Cuidado!

  17. Meus Amigos,

    A razão pela qual estou escrevendo é que a informação prestada aqui em minha opinão não é exatamente verdadeira, ou seja: se uma aeronave viaja em velocidade constante de 300 km por hora e choca-se com uma ave de 2 kg ou seja 19,6N, a força resultante deste choque não poderá atingir 7 toneladas ou 7000 kg, digo isto em função de que em meus cálculos e levando-se em conta a força de atrito da aeronave e da ave que aliáz não foi mencionada, percebo que o valor mencionado aqui poderá chegar a quase 6 tons, dando-nos uma diferença de 1000 kg, sabemos que a Energia Potencial se transforma em Energia Cinética, e pela Conservação de Energia temos que Energia Cinética + Trabalho ou (W) esta se transforma em Energia Potencial, logo, uma vez que F=mxa e 1kg=9,8N e a velocidade da aeronave é 300km por hora, e ainda se desconhece a velocidade da ave que estimo ser de 60km por hora, fica evidente que a informação de 7 tons não é real e sim arbitrária, Portanto agradeço a todos a atenção dispensada más resolvi deixar o meu comentário.

    abçs a todos

  18. Me desculpe “Miguel Accacio” e outros, mas a “Iris” está certa, ela pode ter errado no uso do internetês que é um porre de ler, mas o comentário está certo, quem é da área entende muitos (ou todos) os termos técnicos que, por muitas vezes, não são se abundante circulação no nosso cotidiano. Um pouco de cultura é bom, mas não precisa sostificar muito, a grande maioria do público que lê certos sites é povão, num país desse onde o índice educacional é fraco e os resultados são manipulados pelos governos, muitos não vê certas palavras ao longo de toda a sua vida. Há 27 anos, lançou-se uma revista mensal de eletrônica que faria bem mais sucesso que as tradicionais que usavam linguagens mais cultas, e qual o porquê disso? Ela usou-se de linguagem mais simples para atrair o público, dando explicações simples com poucos termos técnicos, mas sem perder a qualidade, fez sucesso. Pega leve.

  19. 1) “Perigo Aviário” é um dos programas permanente do Sistema de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SIPAER) do Brasil.

    2) Existre uma legislação federal, denominada “Lei de Proteção de Aeródromos” que prevê o que se pode e o que não se pode implantar num raio de 30 km de um aeródromo… Mas depende dos VEREADORES das cidades incluirem-na nas LEIS DE ZONEAMENTO URBANO das cidades…

    3) Balão não tripulado é MUITO PERIGOSO para a aviação. Sugiro o tópico para a Hyperscience explorar no futuro;

    4) Paulo Frederico: O fluxo de ar de entrada dos motores de aviões é extremamente controlado poi atinge velocidades supersônicas (mesmo que o avião voe subsônico – é verdade, mas não dá pra explicar aqui agora), portanto, não dá prá colocar telinhas ou gradinhas nas entradas;

    5) Stela, aproveite e faça um “ambiente natural para as aves” perto de sua casa – franqueie a área prá jogarem lixo por lá, que virão habitá-la uns lindos urubus, baratinhas e ratinhos;

    6) Querosene de aviação, e não diesel. OK para os companheiros (não “cumpanheiros” do nunca antes neste fórum….);

    7) Estruturas de aeronaves (mesmo aquelas com material “compósito”, ou seja, plastico, fibra de vidro kevlar ou similares) são metálicas – alumínio, titânio e (antigamente) magnésio. O “plástico” só serve para dar forma às carenagens;

    8) Reportagem muito boa, linguagem adequada pela simplicidade e bem pesquisada;

    9) Duvido que a Iris tenha lido aé aqui. Se o fêz, parabéns, está evoluindo…

    Obrigado pela atenção.

  20. Caro Accacio,

    Senti um pouco de pena da Sra (ou Srta.) Iris. Mas só um pouco, pois ela realmente não foi feliz em seus comentários. Concordo que tudo o que se puder fazer para elevar o nível dos assuntos abordados, ou a linguagem, deve ser feito. Um pouco a mais de cultura nunca é demais. Antes fosse esse o pensamento da maioria, não da minoria.
    Em tempo, voce foi claríssimo….
    Abs

  21. Há por aqui muito ignorante!!!! Mas também de brasileiro não se pode esperar muito mais!!!

    Cuidado com os pássaros nas nuvens e pressão baixa!?! Qual o ignorante que diz uma barbaridade destas??? Quantos pássaros se veêm acima de 500m???
    Lá em cima as únicas aves raras que se veem são os urubus que dizem isto!!!

    “Não é metal é fibra!!!” Então devias lá bater com os cornos para ver se não é tão duro como metal…

  22. Muito interessante matéria , isto é algo que sabia acontecer mas nunca tinha a oportunidade ver com tal clareza obrigado

  23. Apreciei sobremaneira a réplica da distinta internauta Iris. Ela, com seu internetês iniciático expressa com clareza sua concordãncia com o que afirmo no meu comentário. Segundo ela, se formos escrever corretamente ” a maioria não entende nada”.
    E quando minimiza a ciência, dizendo “só porque se trata de um assunto científico”. dá-nos uma idéia de que ela própria integra essa maioria.
    A comemorar, apenas o fato de tratar-se de freqüentadora aqui do espaço, sinal de que está em franca evolução.
    Vamos torcer para que a leitura assídua das matérias venha surtir algum efeito. E oxalá nossa internauta possa vir fazer parte aqui da nossa minoria, a qual, por extensão do raciocínio da própria replicante, entende tudo.
    Fui claro…?

  24. Eu acho que não tem nada a ver o que o Miguel falou sobre fazer gracinhas em um assunto sério… porq um dos motivos pelo qual eu gosto desse site é q ele usa uma linguagem bem natural, não é como os outros sites chatos q ficam querendo escrever de forma difícil só porq se trata de um assunto científico por exemplo… (isso não adianta nada já que a maioria não entende nada). Espero que o site continue assim… gosto muito de ler as matérias de vcs, é viciante até, haha e a linguagem é como se tivesse uma pessoa conversando e explicando pra mim naturalmente. E sim… brasileiro é diferente mesmo, a gente gosta de levar a vida na brincadeira, mas por isso q nós somos considerados o povo mais feliz. E se achar ruim os brasileiros fazem graça se vc sair do país tbm…

  25. Todas as informações são de fatos verdadeiras!!! Porém um curiosidade, Um Urubu sendo ingerido pela turbina, provoca um forte mal cheiro dentro da cabine. Devido parte do ar da mesma ser utilizado para a pressurização e arcondicionado da aeronave. Atenção para com os Balões pois os mesmos também são um perigo para os aviões! se estiverem dentro de nuvens e o piloto não poder ver a tempo de desviar. Parabéns pela matéria.

  26. “difícil imaginar que um pouco de carne, ossos e penas possam cortar metal como se fosse manteiga”;

    A estrutura do avião da foto é de fibra e não de metal!

  27. As reportagens são quase sempre interessantes. A lamentar apenas a linguagem irreverente que contrasta muitas vezes com a seriedade do assunto. Dizer que “se borraria” numa reportagem que trata de acidentes, é dose prá leão. Mas isso é doença de brasileiro, tipo que sempre dá um jeito de bancar o engraçadinho. Lembram dos incidentes em aeroportos envolvendo nossa gente? O brasileiro onde chega começa logo a falar alto, dar mil cambalhotas e fazer piruetas e macaquices. Isso quando não carrega latas e improvisa sambas e funks.
    Não tem guarda que aguente isso.
    Considerem-se repreendidos!!

  28. Muito interessante, já tinha visto alguns impactos com aves e avioes, mais estes estao muito legais e totalmente detalhados realmente muito interessante o site está cada dia melhor =)

  29. boa a teoria de tirar os lixoes de perdo dos aeroportos mas quero lembrar q o perigo nao sao as aves pois elas estao em seus territorios naturais fomos nos seres humanos q invadimos seu espaço !! se nao fosse isso talves nao tivesse tantos acidentes relacionados . se respeitasse-mos a areas delas seria uma maravilha

  30. Em veículos conhecidos como Hovercrafts se usam como anteparos aos seus motores redes metálicas para proteção, que tal se tais redes também fossem usadas em turbinas a jato de aeronaves comerciais e bélicas.

  31. Não estou conseguindo enviar este artigo por E-mail,pois sempre dar erro na páfina,e parabens são sempre ótimos artigos.

  32. Prezado,

    Muito interessante o seu texto e fotos, porém é necessário uma correção: Os motores a jato não são movidos a diesel, conforme mencionado em seu artigo, são movidos a querosene de aviação, combustível mais leve e extremamente mais volátil que o óleo Diesel.

    Abraço

  33. Caros Editores.
    Este site é magnífico pois me informam sobre materia que muitas vezes não não chegam até nós pela imprenssa comum.. tanto que fico feliz cada vez que enviam por mail.. o newsletter do site.
    Porém quero informar sobre uma incorreção do texto.. as turbvinas de aviação são movidas a querosene de Aviaçãou.. ou mais comumente chamado de QAV.
    No mais as informações estão corretíssimas.
    Atenciosamente.

  34. Trabalhei muitos anos em aviação(helicópteros) e até hoje me pergunto
    se já não passou da hora das autoridades acabarem com lixões perto
    de aeroportos.Quando acontecer uma tragédia irão dizer que foi fatalidade;
    acidente ou uma intempérie.O aeroporto do Galeão é um tremendo risco
    a aviação em geral.