Espantosos peixes com “mãos” são descobertos

Publicado em 15.12.2010

Eles usam suas nadadeiras para andar pelo fundo do oceano em vez de nadar!

O peixe acima, por exemplo, até agora é chamado do “peixe cor-de-rosa –de-mãos” e foi descoberto na Tasmânia. Apesar de ninguém ter encontrado um desses desde 1999, os cientistas estão tentando classificá-lo.

Todas as 14 espécies conhecidas de peixes que “andam” no mundo são encontradas nas costas da Austrália, em águas rasas, mesmo assim ainda não há muitos estudos sobre esse tipo de animal.

De acordo com a União pela Conservação da Natureza esses peixes não são ágeis, o que os torna alvos fáceis para predadores e, por conseqüência, há poucos exemplares de cada espécie. Mas acredita-se que eles tenham uma pele venenosa que possa matar os predadores quando eles o ingerem – no entanto, infelizmente, é tarde demais para o pobre peixe.

Outra questão que pode ameaçá-los é o fato de eles colocarem menos ovos do que os outros peixes. Eles também gostam de ficar próximos aos lugares nos quais nascem e não se adaptam facilmente em outras regiões.

Apesar de hoje habitarem exclusivamente a Austrália, acredita-se que esses peixes viviam em vários lugares do globo há 50 milhões de anos atrás. Fósseis de criaturas similares foram descobertos no mediterrâneo, por exemplo.

Confira mais imagens:

[National Geographic]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

60 Comentários

  1. E deus criou o homem à sua imagem…
    há no homem o eterno dualismo de bem e mal – o ser humano é contraditório por natureza.
    Se deus criou o homem à sua imagem, seria deus ao mesmo tempo bom e ruim? Pois há homens com todas as características possíveis, e sendo assim, deus e demônio seriam a mesma figura…
    bom, deixemos estas questões para o além… deus é mito (mito é tudo que não pode ser provado por meios plausíveis e racionais), e sendo mito pode-se ou não acreditar nele, por definição.

    Thumb up 0
  2. Só não entendi o título. “Espantosos”, por que? Não vi nada de espantoso nos peixes, pelo contrário, achei surpreendente a diferença que eles têm.

    Thumb up 21
  3. Se além das mão, eles tiverem:
    1) Uma grande longevidade;
    2) Capacidade de usar essas mão para criarem ferramentas;

    Quem sabe não desenvolvam também um grande cérebro.

    Thumb up 1
  4. eu achei um deste na praia de fortaleza ontem domingo e tenho fotos pra provar um peixe muito feio e com pernas nunca tinha visto na minha vida por isto pesquisei e encontrei este site se quisem as fotos é so pedir detalhe
    achei ele vivo .

    Thumb up 2
  5. Espantoso mesmo é nome criativo que deram pro coitado ““peixe cor-de-rosa –de-mãos” sic! O pior que é tem exemplares amarelos, vermelhos e até marrons nas fotos…rsrsrs

    Thumb up 4
    • mas os peixes de baixo são outras espécies de peixes com mão

      Thumb up 3
  6. Qual e gente, Religiao e crenca (Foi mal nao o Crenca n acho o cedilha no mac book) Nao podemos simplesmente adimirarmos essas incriveis criaturas maritimas? Bom na minha opniao Deus esiste mas nao siginifica que ele se importa tanto conosco como diz a biblia mas mas nao nos ignora por completo. Bom e isso que eu tenho a dizer. Muito bom a noticia o site esta de parabens.

    Thumb up 1
    • obrigado Arthur, e apesar de parecer absurdo para alguns, animais como esses ou semelhantes originaram repteis, e não raro notamos semelhanças com as ossadas por exemplo da mão de um homem com o de uma baleia, e não tão distante tambem se parece com a de um morcego, o que nos aponta que um dia ja tivemos um ancestral em comum para todos os mamiferos, e até outras especies. E esses não são assim tão “novidade”, tem até peixes de aquario que rastejam com auxilio de mãos/nadadeiras e custam o equivalente 60 reais.

      Thumb up 2
  7. Para quem ama seu deus antes de tudo, onde se afirma seu nome em quaisquer situação e em quaisquer lugar, e diria eu até sem respeito caso ele exista, o onus é de quem afirma. Onde estão os criacionalistas?

    Bom eu sei que isso não é lugar para debate religião vs ciencia, mas descredibilizar o meio mais eficiente de obtermos algo, a ciencia (conhecimento) não é muito racional, pois ela vem sempre nos mostrando fatos e evidencias, e partir desses ela tira conclusões. Contrario de criacionalistas que tem as conclusões e buscam as evidencias para tentar sustenta-las, e até onde vi, até o exato momento de hoje… em vão.

    Não descredibilize a ciencia ou seus metodos; ela lhes deus medicina, eletrecidade, motores a combustão, entre tantas outras coisas… quer mesmo ridicularizar a ciencia? tente viver hoje sem ela!

    Para quem quer que a ciencia saiba tudo, ela em 400 anos ja adquiriu mais conhecimento do que em toda historia das religioes, então parem de chamar uns aos outros de burros, pensem, reflitam, parem de criar fronteiras por causa de nossas diferenças, assim surgem os preconceitos e artimanhas para derrubar um suposto inimigo que não existe, assim nascem as guerras, o odio e todo mal hoje é nosso mundo. Todos habitamos a mesma casa planeta terra, e essa casa é uma só, se não conseguirmos conviver com nossas diferenças, então os cientistas acertaram mais uma vez.

    Espero que errem nessa hipotese, para o bem de todos. Reflitam…

    Thumb up 6
  8. Porém, tudo tem limite… de fato.

    Em um mundo onde se prega a insanidade, em sociedade cega e doentia, não pensamos em nos ajustar a ela. Quando vc fala uma opnião que parte de sua crença tambem da espaço para falarem oposiçoes que sejam opniões dos outros.

    Como todos temos a liberdade para nos expressarmos seja bem ou mal, porem deve pensar antes de colocar um assunto na mesa, se realmente o quer discutir, pois não? então não o resalte ajustando-o com um argumento se vc não tem base nem peito para discuti-lo, seja cientifico ou mistico.

    sua crença tambem pode ofender muitos, lembre-se antes de se sentir ofendido.

    Thumb up 1
  9. Ô galera… será que dava pra ter mais respeito em relação ao modo de pensar de cada um? Sílvio… se vc não acredita em Deus, ok… problema seu. Mas isso o que vc falou, cara, me ofendeu pacas! Eu amo Deus. Tipo, sei q hj a liberadade de expressão tá com força total. Penso q vc tem todo direito de se expressar. Fato. Porém, tudo tem limite. Da próxima vez, tente se expressar d uma maneira q não irá expor ao ridículo uma pessoa q possua tal ideia d que vc é contrário. Não quero confusão, cara… te respeito totalmente, por isso acho q tbm devo ser respeitada. Além do mais… acredito na teoria da evolução das espécies, mas nunca deixarei Deus de lado e nunca irei humilhar aqueles que o amam.

    Thumb up 3
    • Ame deus a vontade…
      mas seja uma pessoa decente antes de tudo…
      deus é só um símbolo ocidental para a perfeição e bondade…
      o demônio é seu párea, símbolo para a completa imperfeição e maldade.
      Ambos são apenas fruto do imaginário coletivo e expressão o dualismo humano – bem e mal; feio e belo; virtuoso e imoral; etc.
      O problema histórico está relacionado a existência das religiões que criaram sempre situações e estórias para, as quais sempre usadas em detrimento da ‘humanidade’.

      Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
BEAUTY Chill 15
Sono “de beleza” realmente funciona?

Cientistas mostram q...

Fechar