Espantosos peixes com “mãos” são descobertos

Publicado em 15.12.2010

Eles usam suas nadadeiras para andar pelo fundo do oceano em vez de nadar!

O peixe acima, por exemplo, até agora é chamado do “peixe cor-de-rosa –de-mãos” e foi descoberto na Tasmânia. Apesar de ninguém ter encontrado um desses desde 1999, os cientistas estão tentando classificá-lo.

Todas as 14 espécies conhecidas de peixes que “andam” no mundo são encontradas nas costas da Austrália, em águas rasas, mesmo assim ainda não há muitos estudos sobre esse tipo de animal.

De acordo com a União pela Conservação da Natureza esses peixes não são ágeis, o que os torna alvos fáceis para predadores e, por conseqüência, há poucos exemplares de cada espécie. Mas acredita-se que eles tenham uma pele venenosa que possa matar os predadores quando eles o ingerem – no entanto, infelizmente, é tarde demais para o pobre peixe.

Outra questão que pode ameaçá-los é o fato de eles colocarem menos ovos do que os outros peixes. Eles também gostam de ficar próximos aos lugares nos quais nascem e não se adaptam facilmente em outras regiões.

Apesar de hoje habitarem exclusivamente a Austrália, acredita-se que esses peixes viviam em vários lugares do globo há 50 milhões de anos atrás. Fósseis de criaturas similares foram descobertos no mediterrâneo, por exemplo.

Confira mais imagens:

[National Geographic]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

60 Comentários

  1. E deus criou o homem à sua imagem…
    há no homem o eterno dualismo de bem e mal – o ser humano é contraditório por natureza.
    Se deus criou o homem à sua imagem, seria deus ao mesmo tempo bom e ruim? Pois há homens com todas as características possíveis, e sendo assim, deus e demônio seriam a mesma figura…
    bom, deixemos estas questões para o além… deus é mito (mito é tudo que não pode ser provado por meios plausíveis e racionais), e sendo mito pode-se ou não acreditar nele, por definição.

    Thumb up 0
  2. Só não entendi o título. “Espantosos”, por que? Não vi nada de espantoso nos peixes, pelo contrário, achei surpreendente a diferença que eles têm.

    Thumb up 21
  3. Se além das mão, eles tiverem:
    1) Uma grande longevidade;
    2) Capacidade de usar essas mão para criarem ferramentas;

    Quem sabe não desenvolvam também um grande cérebro.

    Thumb up 1
  4. eu achei um deste na praia de fortaleza ontem domingo e tenho fotos pra provar um peixe muito feio e com pernas nunca tinha visto na minha vida por isto pesquisei e encontrei este site se quisem as fotos é so pedir detalhe
    achei ele vivo .

    Thumb up 2
  5. Espantoso mesmo é nome criativo que deram pro coitado ““peixe cor-de-rosa –de-mãos” sic! O pior que é tem exemplares amarelos, vermelhos e até marrons nas fotos…rsrsrs

    Thumb up 4
    • mas os peixes de baixo são outras espécies de peixes com mão

      Thumb up 3
  6. Qual e gente, Religiao e crenca (Foi mal nao o Crenca n acho o cedilha no mac book) Nao podemos simplesmente adimirarmos essas incriveis criaturas maritimas? Bom na minha opniao Deus esiste mas nao siginifica que ele se importa tanto conosco como diz a biblia mas mas nao nos ignora por completo. Bom e isso que eu tenho a dizer. Muito bom a noticia o site esta de parabens.

    Thumb up 1
    • obrigado Arthur, e apesar de parecer absurdo para alguns, animais como esses ou semelhantes originaram repteis, e não raro notamos semelhanças com as ossadas por exemplo da mão de um homem com o de uma baleia, e não tão distante tambem se parece com a de um morcego, o que nos aponta que um dia ja tivemos um ancestral em comum para todos os mamiferos, e até outras especies. E esses não são assim tão “novidade”, tem até peixes de aquario que rastejam com auxilio de mãos/nadadeiras e custam o equivalente 60 reais.

      Thumb up 2
  7. Para quem ama seu deus antes de tudo, onde se afirma seu nome em quaisquer situação e em quaisquer lugar, e diria eu até sem respeito caso ele exista, o onus é de quem afirma. Onde estão os criacionalistas?

    Bom eu sei que isso não é lugar para debate religião vs ciencia, mas descredibilizar o meio mais eficiente de obtermos algo, a ciencia (conhecimento) não é muito racional, pois ela vem sempre nos mostrando fatos e evidencias, e partir desses ela tira conclusões. Contrario de criacionalistas que tem as conclusões e buscam as evidencias para tentar sustenta-las, e até onde vi, até o exato momento de hoje… em vão.

    Não descredibilize a ciencia ou seus metodos; ela lhes deus medicina, eletrecidade, motores a combustão, entre tantas outras coisas… quer mesmo ridicularizar a ciencia? tente viver hoje sem ela!

    Para quem quer que a ciencia saiba tudo, ela em 400 anos ja adquiriu mais conhecimento do que em toda historia das religioes, então parem de chamar uns aos outros de burros, pensem, reflitam, parem de criar fronteiras por causa de nossas diferenças, assim surgem os preconceitos e artimanhas para derrubar um suposto inimigo que não existe, assim nascem as guerras, o odio e todo mal hoje é nosso mundo. Todos habitamos a mesma casa planeta terra, e essa casa é uma só, se não conseguirmos conviver com nossas diferenças, então os cientistas acertaram mais uma vez.

    Espero que errem nessa hipotese, para o bem de todos. Reflitam…

    Thumb up 6
  8. Porém, tudo tem limite… de fato.

    Em um mundo onde se prega a insanidade, em sociedade cega e doentia, não pensamos em nos ajustar a ela. Quando vc fala uma opnião que parte de sua crença tambem da espaço para falarem oposiçoes que sejam opniões dos outros.

    Como todos temos a liberdade para nos expressarmos seja bem ou mal, porem deve pensar antes de colocar um assunto na mesa, se realmente o quer discutir, pois não? então não o resalte ajustando-o com um argumento se vc não tem base nem peito para discuti-lo, seja cientifico ou mistico.

    sua crença tambem pode ofender muitos, lembre-se antes de se sentir ofendido.

    Thumb up 1
  9. Ô galera… será que dava pra ter mais respeito em relação ao modo de pensar de cada um? Sílvio… se vc não acredita em Deus, ok… problema seu. Mas isso o que vc falou, cara, me ofendeu pacas! Eu amo Deus. Tipo, sei q hj a liberadade de expressão tá com força total. Penso q vc tem todo direito de se expressar. Fato. Porém, tudo tem limite. Da próxima vez, tente se expressar d uma maneira q não irá expor ao ridículo uma pessoa q possua tal ideia d que vc é contrário. Não quero confusão, cara… te respeito totalmente, por isso acho q tbm devo ser respeitada. Além do mais… acredito na teoria da evolução das espécies, mas nunca deixarei Deus de lado e nunca irei humilhar aqueles que o amam.

    Thumb up 3
    • Ame deus a vontade…
      mas seja uma pessoa decente antes de tudo…
      deus é só um símbolo ocidental para a perfeição e bondade…
      o demônio é seu párea, símbolo para a completa imperfeição e maldade.
      Ambos são apenas fruto do imaginário coletivo e expressão o dualismo humano – bem e mal; feio e belo; virtuoso e imoral; etc.
      O problema histórico está relacionado a existência das religiões que criaram sempre situações e estórias para, as quais sempre usadas em detrimento da ‘humanidade’.

      Thumb up 0
  10. Michael
    óóó temos aki um grande intelectual com sua verdade absoluta!
    até me assustei….kkkkkkkkk
    eu qria q tu me dissese qm criou a natureza e o mundo…os cientistas? alienígenas? chuck norris?
    se eu sou bobo por acreditar q foi Deus qm criou o mundo, tu é muito mais por acreditar q viemos do nada, e mais ainda por acreditar nos “gloriosos” cientistas q fazem robozinhos q acreditam em tudo q eles falam, bem na boa, prefiro acreditar através da fé em algo q n vejo, do q em pessoas tão ignorantes quanto eu q criam teorias esdrúxulas, se eles fossem capaz de descobrir a nossa origem, cncrtz descobrir a cura da aids por exemplo seria uma baba!!!!!!!!!!!!!!!
    ah, eu já li a Bíblia, e se tu fosse tão esperto como quer ser, se soubesse interpretar o q lê, veria q todas as maldades q contém na bíblia são causadas por seres humanos ignorantes q nem tu, q qrem impor seu conceito e enfiar güela abaixo…ah e só pra terminar, quando tu provar q a bíblia é uma mentira absoluta dae eu perco meu tempo novamente te respondendo!!!!!!!
    abraço Eisten

    Thumb up 7
    • Thiago,
      Concordo que é falta de respeito chamar de bobo a quem tem opinião diferente, principalmente neste embate criação x evolução ~ fé x razão.
      Assim, cada um deve respeitar a opinião alheia, pois como não é possível aos cientistas provar a geração espontânea da vida na Terra, é, por outro lado, impossível aos ateus acreditar que há um ser absolutamente poderoso que tenha sido criado a partir do nada, ou seja, um outro caso de geração espontânea.
      Até hoje, não foi possível provar esta geração espontânea de vida, mas é perfeitamente possível que tenha ocorrido, pois os elementos químicos dos quais somos formados, já estavam presentes junto com os relâmpagos e altas temperaturas quando a Terra se formou há aproximadamente quatro bilhões de anos. Imagine a quantidade de reações químicas que podem ter ocorrido desde então; e após uma molécula ter CASUALMENTE sido capaz de se replicar, passou tempo suficiente para que estas replicações se tornassem complexas o suficiente para evoluir até os diversos seres vivos que hoje povoam a Terra.
      E já que você citou a cura da AIDS, se tudo é criação divina, os vírus e bactérias também foram criadas por Deus? Para quê? Respeitando a opinião alheia, prefiro acreditar na evolução.

      Thumb up 6
  11. Só um bobo acredita q foi deus que criou a natureza e as especies, leram bem, bobo mesmo, comecem a pensar e interroguem-se, e deixem de acreditar na biblia um livro cheio de mentira, e se acreditam que o que está lá escrito é o correcto, então comecem a matar e a comerem os vossos filhos e as mulheres dos vossos irmãos, não falta lá guerras abusos e incesto no velho testamento. E para quem vai responder leiam 1º a biblia, e acreditem q tem lá muita maldade escrita, isto são factos, não inventado como na biblia. Pode existir algo superior mas não da maneira que os humanos a escreveram. Viva a ciencia, abaixo as crenças que só fazem guerras e tumultos.

    Thumb up 9
  12. Bianca, entao cria barbatanas e aprende a respirar dentro da água pra ver como é fácil, rsrs.

    Muito bom o comentário do Silvio. Concordo pois a Bíblia é um registro muito antigo para que a sociedade atual siga palavra por palavra.

    Thumb up 7
  13. Sensacionais os nossos amigos aquáticos. Só entristeço que sobre a terra, entre seres “racionais” – e, para alguns, “evoluídos” – ao invés de admirar o que a natureza nos apresenta se perca tempo chamando nossos SEMELHANTES de ignorantes, idiotas, burros etc.
    Parabéns pelas belas imagens.
    ET – Vocês sabiam que, fazendo exatamente o sentido inverso desses peixes, existem seres que vivem na terra e usam mãos e pernas para se deslocar num ambiente totalmente adverso ao seu, na água? Pois é. São os humanos.

    Thumb up 1
  14. Eu preciso do segundo, terceiro e quarto tipos de peixe no meu aquario, muito bonitos, realmente (: | Eu acho que crenças são coisas que não devem ser discutidas, cada um acredita no que quiser, respeitando a opinião dos outros, é claro. Sem preconceitos aí, gente, que coisa chata essa richa entre fé e ciências ¬¬’

    Thumb up 5
  15. eu nao entendo se o peixe tem mãos entao porque ja nao cria pernas e pés e aprende logo a respirar fora da agua peixe nada nao fica andando por ai que porcaria é essa

    Thumb up 2
  16. o pessoal me respondão uma coisa por favor será que nossa existência e tambem de todos os seres vivos do planeta precisam de um criador para fazer sentido? eu acredito que o universo se explica por si só acho enobrecedor estar em universo que permita isso, se existe um criador onde estará ele agora.
    com todo o merecido respeito pelos que acreditam o homen ter sido criado pelo sobro de vida transcedental. o que vocês me dizem???

    Thumb up 10
  17. Deus não é apenas um ser como imagina-se Deus é tudo e todos, é tudo que você queira chamar de Deus, e tudo aquilo que você Deseja adora. POR mais que se pense Na sua existência é impossível saber se é real ou não isso é apenas uma questão de fé.
    Mas, eu sempre me questionei como moléculas sem vida podem numa hora para outra agruparem-se e fazer surgir o primeiro ser vivo, sendo que negamos a geração espontânea?
    OU o que havia antes do bolinha de gude do big bang?
    ou quem ensinou o joão-de-barro e porquê também não ensinou os outros passáros?
    ou…ou…???
    Como são muitos questionamentos, em via das duvidas Rezo!!

    Thumb up 5
  18. Silvio
    tu fala muito bem, se expressa muito bem, só q bons argumento n me convencem, eu só defendi o meu ponto de vista sobre o criacionismo pq eu n saio por ae dizendo q os evolucionistas são burros, entende? as pessoas podem acreditar e defender o q quiserem mas sem ofender aquilo em q as outras pessoas acreditam, concorda comigo? quanto ao assunto em discussão tmb é muito mais cômodo criar um próprio conceito, acomodado ao próprio orgulho e ao próprio medo de acreditar em algo superior, mas eu respeito a opinião dos evolucionistas, só q n tem essa de qre vim esculacha e ridicularizar………ah e outra, aos q n acreditam na bíblia pq ela foi escrita pelo homem, faço uma pergunta, e a teoria do evolucionismo foi criada por qm? por um alien, por uma entidade superior? não não meus amigos foi criada por homens tmb, então se a bíblia n tem crédito pra vcs, pelo msm motivo essa teoria n tem crédito pra mim……

    Rodrigo
    Me apresente os fatos !!!!
    quais são eles? o q a ciência diz? conversaa pra boi dormi

    Thumb up 9
  19. Todos os ateus tentam-se defender dos ataques criacionistas à filosofia naturalista. Explicam-se utilizando o exemplo de Newton que atribuía a Deus as irregularidades nas órbitas dos planetas que não se encaixavam na sua teoria. Mais tarde, Einstein explicou por métodos naturalistas aquilo que Newton atribuía a Deus. No entanto, Einstein não explicou como é que a Gravidade surgiu em primeiro lugar. Deus nunca foi excluído….

    Thumb up 11
  20. Quanto blablabla, sem ofensas aos amantes do debate sobre deus, mas eu, vc e ninguem sabe de nada, parem de tentar explicar 100% o que praticamente nunca, levará explicar 0,00001%…
    tomem chá de cogumelos e seu coração ficará mais puro e humilde. =)

    O imbécil que não acredita em algum tipo de deus, é o mesmo imbécil que acredita…

    Aprecie a vida com moderação, não a base de neuroses…

    Thumb up 19
  21. VIVA A EVOLUÇAO A RAZAO A LOGICA A NÃO EXISTENCIA DE UM DEUS DE UM THUBS UP SE CONCORDA!!!!!!! CHEGA A IGNORANCIA!!! NÃO EXISTEM COBRAS FALANTES!!! Nem pessoas que lançam raios ou que criam pessoas pelo cuspe!! ou com madeira ou com milho ou com lama

    Thumb up 7
  22. me espanta ler aqui tantos evolucionistas mediocres e imbecis….cada dia q vejo algo diferente aki acredito ainda mais em Deus…fui por muito tempo um ateu cético….eu riiiiio na cara d Darwin….

    Thumb up 3
  23. O Silvio tocou no ponto certo.
    Só não entendi por que seu comentário obteve tantos votos negativos.

    Só pode ser os votos dos criacionistas.(rssss)

    Magda

    Thumb up 18
  24. Fico maravilhada com essas criaturasm
    , mas não surpresa, até hoje o unico ser qu me surpreende somos nós com nossos terriveis atos impensaivéis

    Thumb up 14
  25. PRA QUE ESTE ESPANTO TODO? NA FACE DA TERRA NADA É NOVIDADE PARA MIM, PRINCIPALMENTE EM SI FALANDO DO FUNDO DO MAR. O ÚNICO BICHO QUE ME SURPREENDE COM SUAS AÇÕES SOMOS NÓS.

    Thumb up 11
  26. Caro Thiago:

    A bactéria que você cita, não saiu do nada. É obra do Criador.
    É muito cômodo acreditar que tudo o que há na Bíblia, é sagrado, divino e incontestável, pois assim dispensa o raciocínio lógico, quando sabemos que ela foi escrita pelo homem.

    Moisés ensinou àquele povo ignorante usando figuras de linguagem de fácil entendimento, adaptadas ao saber da época.
    Tais metáforas não são mais aceitas pela humanidade moderna, pois hoje essas crenças antigas são estudadas, explicadas e contestadas cientificamente.
    E isso não significa deixar de crer em Deus. Apenas a interpretação bíblica tornou-se mais racionalizada.

    Há dois tipos de ignorantes:
    - Os que acreditam em tudo
    - Os que não acreditam em nada.

    Deus é real, sim, mas quando o nosso planeta foi formado, já existiam outros bilhões e bilhões de planetas espalhados pelo universo.
    A não ser que, segundo a Bíblia, a terra seja o primeiro e único planeta habitado.

    Na minha idade, não tenho mais saco para debater criacionismo versus evolucionismo ou Bíblia versus ciência.

    “Que veja quem tem olhos de ver”

    Silvio

    Thumb up 43
    • Gostei Silvio, crer em Deus, não significa que quando nosso planeta foi criado, já não existia outros habitados. Deus é supremo, real. porém, muitas coisas que está escrito na bíblia, é preciso estudar todo o contexto de tempo para poder entender.

      Thumb up 1
    • OK
      E eis que paira sobre a Terra a ignorancia e a humanidade caminha dia a dia para o caos,a vergonha e a desgraça.

      Thumb up 0
  27. vilson cadore
    é muito fácil chegar aqui e falar q a teoria do criacionismo é coisa de burro….mas eu fico pensando na “grande” teoria da evolução, uma bactéria q surgiu do nada(incrível), simplesmente começou a evoluir e a crescer passando por várias transformações, um macaco q foi se transformando até chegar no q somos hoje…..eu me apavoro comooser humano é um ser ninja, um ser auto sustentável q surgi do nada e vai se transformando…..isso é só mais uma forma de escape do ser humano para fugir de Deus, de acreditar q viemos do nada e para o nada vamos……mas tudo bem cada é cada um, fique com a tua teoria mega convincente, mas n venha falar q a teoria do criacionismo é coisa de burro, só pq tu tem medo de acreditar q existe algo superior a nós, n significa q pode sair por ae e esculachar em uma coisa q outros acreditam……um dia todos vão ver q Deus é muito mais real q nós miseráveis seres humanos q pensamos q sabemos de das coisas, e na moral n sabemos de nada!!!!!!!!!!

    Thumb up 4
  28. Issó é uma das trocentas provas da evolução de Darwin e não a burrice dos criacionistas!

    Thumb up 36
    • Apesar de evolucionista, reconheço que isso não prova nada.

      Thumb up 2
  29. Legal e bonitos, mais não vi nada parecido com “MÃOS”. As pererecas tem bem mais parecidas kkkkkkkkkkkkk. Realmente os comentarios da turma faz sentido, era melhor dizer peixes com “ESTILO MOICANO”!

    Thumb up 1
  30. Algures tem Razão , falta só ter perna e falar, Mas alem disso e normal pq tudo existe na Natureza

    Thumb up 5

Envie um comentário

Leia o post anterior:
BEAUTY Chill 15
Sono “de beleza” realmente funciona?

Cientistas mostram q...

Fechar