Infecção bacteriana rara pode ser adquirida através de tatuagens

Publicado em 12.08.2011

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças americano (CDC, na sigla em inglês) descobriu que uma infecção bacteriana rara, mas difícil de tratar, que normalmente atinge pessoas com comprometimento do sistema imunológico está aparecendo em indivíduos saudáveis com tatuagens.

Na área de Seattle, EUA, dois casos de infecções de pele causadas pela bactéria, chamada Mycobacterium haemophilum, ocorreram em indivíduos que fizeram tatuagens.

Estas bactérias são da mesma família das que causam tuberculose e lepra. Sintomas da infecção incluem pequenas saliências no local da infecção, além de vermelhidão, inchaço, dor, etc. A infecção não responde a tratamentos com antibióticos tradicionais, e mesmo com os medicamentos certos, pode demorar meses para curar.

Segundo cientistas, devido à raridade das infecções, os fãs de tatuagem não devem se preocupar demais. Ainda assim, os pesquisadores querem aumentar a consciência destas infecções para que os médicos saibam o que procurar.

“Os médicos devem considerar esta bactéria como uma causa potencial de infecções de pele em pessoas que fizeram recentemente uma tatuagem”, disse Meagan Kay, do CDC.

Por exemplo, o caso de um homem de 44 anos que desenvolveu uma erupção cutânea e pequenas protuberâncias em seu braço logo depois de fazer uma tatuagem. As lesões permaneceram por semanas após o tratamento com vários antibióticos.

Não foi até meses depois que os pesquisadores descobriram que o homem estava infectado com Mycobacterium haemophilum. Os médicos, em seguida, o trataram com três antibióticos diferentes simultaneamente, mas a infecção ainda levou cerca de seis meses para cicatrizar.

Um segundo caso também suspeito, mas não confirmado, veio do mesmo estúdio de tatuagem. O segundo paciente tinha sintomas semelhantes ao de 44 anos. O estúdio de tatuagem foi investigado, e descobriu-se que ele atendia as questões de segurança e as normas de saneamento do Estado de Washington.

Porém, água da torneira foi utilizada para diluir a tinta da tatuagem, e essa pode ter sido a fonte das bactérias. Segundo o CDC, apesar de que usar água da torneira não é contra as normas, eles recomendam que os tatuadores usem água destilada ou estéril em todos os momentos.

“Não está claro por que essas duas pessoas desenvolveram infecções de Mycobacterium haemophilum, apesar de terem sistemas imunológicos saudáveis, mas pode ser porque a tatuagem ‘rompe’ a pele, que normalmente é uma barreira à infecção”, afirma Kay.[LiveScience]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

12 Comentários

  1. Saudações!

    Pô, mas ta uma perseguição aos tatuadores ultimamente que ja encheu!
    Meu, a matéria é bem clara de que “supõe-se” que tenha sido a água, não se tem certeza…..prato cheio pra quem não gosta de tattoo.
    Agora pergunto, vocês confiam nos hospitais brasileiros?
    Vocês acham que as costumeiras infecções hospitalares são oque?
    Então esta claro é que existe um enorme preconceito contra nossa arte, afinal dois casos isolados e não confirmados nos EUA ja faz se formar um “mutirão anti-tatuagem” aqui no Brasil.

    Thumb up 4
  2. depois aparece gente falando que a bactéria veio de uns sagüins lá da africa, afinal animal ñ fala pra se defender e vc tb acha que a aids veio de uns macaquinhos africanos.MENTIRA.

    Thumb up 1
  3. Eu fiz uma tatoo ha uns três anos e estou muito satisfeita. Não tive nenhum efeito colateral. O tatuador usou material descartável(que fiz questão de me certificar desta informação antes de fazer) e ao terminar, protegeu a tatoo com bepantol e papel filme. Não comi alimentos remosos por três semanas, cuidei com sabonete de glicerina, pomada e papel filme em casa também. Em poucos dias estava ótima! Exibi para todos!!! Agora quero fazer outra. Hê hê hê

    Thumb up 0
  4. TATUAGEM: Processo de introduzir debaixo da epiderme substancias corantes, para produzir desenhos ou pinturas. A escolha é sua. Dai: Ser, ou não ser. Não é: a minha questão!

    Thumb up 10
  5. Tatuo há mais de 10 anos e posso assegurar que se o local for muito bem limpo e o equipamento descartável ou esterilizado o risco é quase inexistente, existem cuidados que a pessoa tatuada deve ter por exemplo: se você tiver algum tipo de alergia (espinhas) digamos a chocolate, é muito provável que essas espinhas saiam ao redor da tattoo pelo simples fato da tatuagem furar a pele e consequentemente ali naquele ponto é onde está mais sensível seu organismo, por isso a tattoo é 50% o trabalho do tatuador e 50% o cuidado que a pessoa vai ter.
    Tem elementos que fazem tattoo, não cuidam com papel filme e pomada cicatrizante, saem ao sol e falam que a culpa é do tatuador por eventuais danos.
    E foi afirmado que pode ser da água da torneira, logo o problema não deve ser no estudio de tattoo do cara.

    Outra observação, olhem quanto lixo nós jogamos nos rios, vocês acham que não irão surgir bactérias ainda piores?

    Thumb up 18
    • A escolha de usar água de torneira ou água destilada/estéril é do estúdio, então a responsabilidade é sim deles.

      Thumb up 4
    • Agora até fazer tatuagem dá infecção, cientistas?
      Tem parte de culpa do estúdio e do paciente. Se o estúdio for bom,competente, pode ser que não ocorra risco. Mas também tem que ter o cuidado do paciente, é claro. Afinal, a vida é sua, colega, a tatuagem também. E é você que cuida das duas, né não? O estúdio só tem a obrigação de fazer o que tu manda.

      Thumb up 0
  6. Arriscar é próprio da juventude. Depois é tarde. Mas como se viu, existe a bobeira tardia. Deus deu uma vida só para cada um. O problema é seu.

    Thumb up 5
  7. sempre desconfiei da segurança, em se fazer tatuagens…
    Nunca tive plena certeza, que são realmente esterializadas as ferramentas de trabalho, e se a tinta era realmente segura.
    Por via das dúvidas, naõ tenho nenhuma.

    Thumb up 14

Envie um comentário

Leia o post anterior:
fumando-cigarro
Fumar de manhã ligado a maior risco de desenvolver cânceres de pulmão, garganta e pescoço

Quem fuma mais rápid...

Fechar