Infidelidade: Porque as pessoas traem? O homem trai mais?

Publicado em 8.09.2008

trair infidelidade

Casamento o tipo “A Bela e a Fera” tem mais chances de ter sucesso, mas a probabilidade de alguém trair seu parceiro ou parceira durante o curso de uma relação varia entre 40 e 76%. “É muito alta”, Segundo Geneviève Beaulieu-Pelletier, estudante de PhD do Departamento de psicologia da Universidade de Montreal.

De acordo com psicólogos, as pessoas com um estilo que evitam formar laços são pessoas que não se sentem confortáveis com a intimidade e tem, portanto, mais chance de multiplicarem seus encontros sexuais e traírem. Mas isso nunca foi provado cientificamente, por isso Geneviève fez uma série de quatro estudos sobre o assunto.

Ela queria saber se o tipo de comprometimento que uma pessoa tem um o seu ou sua amada está correlacionado ao desejo de ter casos extra-conjugais. “A conexão emocional que temos com os demais é modelado pelo tipo de criação que recebemos de nossos pais durante a infância”, ela disse.

Comente: Você já traiu ou foi traído (a)? Você trairia o seu parceiro ou parceira nas circunstâncias “certas”?

O primeiro estudo foi conduzido com 145 estudantes com idade media de 23 anos. Cerca de 68% havia pensado em trair e 41% tinha efetivamente traído. Além da satisfação sexual os resultados indicaram uma forte correlação entre infidelidade e pessoas que tendem a evitar conexões emocionais.

“Estes números indicam que mesmo se nós nos casamos com a melhor das intenções as coisas nem sempre transcorrem da maneira que planejamos. O que me interessa sobre a infidelidade é porque as pessoas estão dispostas e se conduzirem de maneiras que podem ser muito prejudiciais para si mesmas e suas relações.”

O segundo estudo foi conduzido com 270 adultos com idade media de 27 anos. Cerca de 54% tinha pensado em trair e 39% tinha efetivamente traído. Mas a correlação é a mesma: pessoas que evitam conexões têm mais probabilidade de trair.

“A infidelidade pode ser uma estratégia emocional regulatória usada pelas pessoas com um estilo que evitam a conexão. O ato de trair os ajuda a evitar a fobia de comprometimento, distancia do seu parceiro ou parceira e os ajuda a manter seu espaço e liberdade.”

Ambos estudos foram seguidos de outros dois estudos que perguntaram sobre os motivos da infidelidade. A vontade de se distanciar do comprometimento e do parceiro (a) foi a resposta mais comum.

Os estudos não revelaram diferenças entre homens e mulheres. A mesma quantidade de homens e mulheres mostrou estilos que evitavam conexões e a correlação com a infidelidade é forte em ambos os lados. “Contrariando a crença popular, a infidelidade não é mais prevalecente nos homens”, ela disse. [ScientificBlogging]

Autor: Eduardo Martins

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

296 Comentários

  1. Acho que sou a unica pessoa que nunca pensou em trair, pra mim ter uma mulher e o suficiente, o dificil e achar uma mulher fiel de verdade, as mulheres nao traem apenas pq vc e ruim de cama ou nao da carinho, elas traem pq simplesmente apareceu um kra melhor, mais bonito, rico ou sei la oque, ou pq o outro cara e novidade.
    Eu queria ter apenas uma mulher a vida toda, mas como nao consigo confiar em nenhuma, nunca tive um relacionamento serio, a mulher que sai hoje, amanha nem procuro mais ela, pq tenho 100% de certeza que se eu tive um relacionamento serio, ela me trai, nao pq eu seja um fraco, e sim pq pra cada mulher tem uns 20 homems dando em cima, tanto faz se e casada ou nao, e uma hora ela acaba nao resistindo a tentaçao, por isso as mulheres traem mais do que os homens, matematica explica: 1 homem precisa ir atras de pelo menos 20 mulheres pra conseguir apenas uma, pros homens e mais dificil conseguir mulheres, entao tbm e mais dificil acha uma pra trair, da trabalho etc… Ja com as mulheres, pra 1 mulher vem 20 homens dando em cima dela, ela nem precisa ir atras, eles vem nela, uma hora aparece um interessante e ela sem o minimo de consideraçao pelo parceiro, trai!

    Thumb up 2
  2. Nossa, nunca imaginei que houvesse tanta gente querendo trair, pensava que houvesse pouca gente que fazia isso mas parece que quase todo mundo faz, parece que realmente o casamento ta fora de moda, olha depois do que eu vi aqui eu não quero casar não, pra ser traído depois e terminar tudo com filhos e divorcio, pode parar, prefiro só namorar mesmo, ainda tenho muitos sonhos na minha vida como ser militar fora do brasil e acho que o casamento vai é …… tudo, conclui que os casamentos de hoje são apenas ilusões, duram uns 6 ou 7 anos na marra mas depois acabam em falência, isso esta na natureza humana, querer algo novo, pelo visto para a pessoa segurar um casamento hoje, ela tem que ser muito boa, saber contornar a situação da rotina.

    Thumb up 2
  3. Fui traída 3 vezes( 2 provadas), até hj com 22 anos de casamento, dói, pois sou uma mulher de 40 anos bonita, inclusive muitos admiradores, mas não quero confusão.Ele tem fetiche por loira, pq só me traiu com loira.Digo a vcs que dói muito e apartir das traições do meu marido, eu comecei a gostar dos elogios dos homens sobre minhas pernas(adoro saia e vestido), elogios a minha boca carnuda, etc, por causa disso.Quando pedi a separação, ele não aceitou dizendo me amar e querer mudar.Temos filhos de 21,18 e 14,mas estou tentado…caso houver outra, ai a coisa vai ser gigantesca, não vai dar mais, por isso busco a Deus.Só sei que meu coração é angustiado, meu olhar triste, pq me sentia um lixo de mulher por causa das traições, é horrivel fazer amor com seu marido, sabendo que estava deitado e lambendo outra, que NOJO!E com isso ele está me fazendo ficar fria, culpa dele.

    Thumb up 21
    • Sabe “Val” a traição é uma viajem sem voltas e só quem sabe a dor de ser traido pode como vc explicitar esta dor…
      Eu fui criado por um pai que traia sua mãe…então já estava em meu instinto “Homem” a natureza da traição, e só fui ver o quanto estava errado, depois de 02 casamentos fracassados…Porem hj penso diferente, se quer trair “acabe a relação primeiramente”, mas se é inevitavel,guarde só pra vc, e não tente fazer dela uma história paralela, enfim defina-se entre o hj e o amanha…
      Recado: de um tempo pra vc mesma…se ame mais…tende demonstrar a vc mesma não só sua beleza externa, mas principalmente a “interna”…quanto a traição do seu marido procure “entender” afinal ha uma vida inteira por tras…mas se for dificil procure ajuda profissional “psicologo”, ai depois decida-se: “se resolver ficar solteira, tente dar um tempo só, pra se auto conhecer e seja feliz, afinal é isso que a vida (Deus) nos proporciona “felicidade” e não sofrimento…
      Abraços Netto.

      Thumb up 12
    • Olá Netto, lendo seus comentários não pude deixar de observar tamanha lucidez neste assunto. Raros são os homens que não são guiados por seus instintos. Parabéns pelos conselhos…Bom saber que existem pessoas que pensam de forma coerente e buscam o aprendizado em suas vivências!

      Thumb up 9
    • Pois é o importante e pensar sobre o contrato do casamento, que ao me ver é ridiculo nos dias atuais, este tipo de acordo não funciona mais e a massa nao consegue pensar em outros tipos de amor, numa sociedade onde tudo muda a todo instante de forma caotica, a unica coisa ue nao muda é o mdelo de relaçao, nao existe traiçao , apenas um contrato mal elaborado.Monogamia , controle absoluto da vida do outro, castraçao, limitaçao, rotina……por favor todos aqui sabem que casamento nao é legal…. mas amor e respeito verdadeiro as necessidades do outro sim, se um homem tem mais de uma mulher ou vic versa iss e mais natural que a monogamia…

      Thumb up 2
  4. a traição e apenas um surto de psicose que atormenta o mundo, a mente dos fracos que sao famigerados e sucumbi aos prazeres da carne e a fraqueza de uma mente impura. e atraves da midia que isso tem grande repercução com casos e mais casos de infidelidade ou alguem ja viu uma novela que não tenha um triangulo amoroso? voces sao os unicos responsaveis pelos caminhos que trilham ninguem vos obriga.
    so ha dois caminho para ser seguido escolha um :do amor ou da perdição e adulterio. ser feliz ou viver sentindo culpa.
    se queres o amor seja fiel e busque a Deus intensamente. se não faça o que tu queres pois e tudo da lei, todo homem e toda mulher e uma estrela e precisa brilhar.

    Thumb up 9
  5. Oii Gente namoro a 5 anos comecei aos 14 anos e nunca o trai , mas de uns tempos pra cá , bateu uma vontade de ficar com alguem , mas tenho certeza que vou me arrepender porque meu namorado é um Bom homem .

    Thumb up 2
    • olhaa .. se eu fosse voce eu não traia .. isso é coisa que vem para te atentar para voce acabar com o seu casamento ‘
      pense bem nas consequencias ..
      um beijo ‘
      seja feliiz ‘

      Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
lhc-grande
Experimento da física de U$ 8 bilhões não vai destruir o planeta

Apesar de ameaças de...

Fechar