Injeção “imprime” células sobre queimaduras

Publicado em 12.04.2010

Um aparelho muito similar a uma injeção foi desenvolvido por cientistas inspirados por uma impressora de papel comum. Ele “imprime” células da pele diretamente sobre as queimaduras, curando e protegendo as áreas afetadas da vítima.

Até pouco tempo atrás o aparelho só havia sido testado em ratos, mas os cientistas responsáveis pela criação já fizeram instalações sobre leitos de hospital com sua invenção.

Ela funciona da seguinte forma: um laser analisa o formato e o tamanho da área queimada e depois aplica uma camada de células curativas sobre a queimadura. As células são colocadas precisamente nos locais necessários.

Os testes em ratos mostraram que o aparelho ajudava a curar queimaduras mais rápido e de forma mais segura. Queimaduras que, normalmente, demorariam cinco semanas para serem curadas estavam “limpas” em apenas duas.

Os cientistas dissolvem células da pele humana em uma solução, separando diferentes tipos de célula, como os fribroblastos e as purificando. A solução é nutritiva e faz com que as células se multipliquem – então elas são aplicadas na pele do paciente.

De acordo com os médicos, uma vítima de queimaduras severas morre depois de duas semanas por infecção se não for submetida a um transplante de pele. E, normalmente, esse procedimento deixa cicatrizes bem pronunciadas. A impressora de pele seria um método mais seguro e eficiente.

O próximo passo é testar o sistema em porcos, que têm a pele muito parecida com a pele humana.

Fonte: Reuters

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

4 Comentários

  1. Que blz heim, o proximo passo e testar em porcos :x
    Tinha que ser assim, o proximo passo e testar nos acusados do mensalão, para se obter um resultado mas eficaz :D

    Thumb up 0
  2. Ela seria, fazendo uma comparação grosseira, uma impressora jato de tinta, HP LASE JET. Ela borrifa o material somente na parte afetada pela queimadura sem ter disperdício? Se fosse como uma impressora matricial ia doer. – Já pensou?

    Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
frutasSSSS
Frutas e vegetais não afastam o câncer sozinhos

De acordo com uma no...

Fechar