Anticoncepcional masculino funciona, de acordo com estudo

Publicado em 7.05.2009

anticoncepcional masculino homem

Um estudo provou que uma injeção anticoncepcional para os homens, tomada todos os meses, pode ser tão eficiente quanto a pílula feminina e as camisinhas.

A injeção bloqueia, durante um certo período de tempo, a produção de esperma e, de acordo com os especialistas, pode revolucionar o controle de natalidade.

Em testes realizados na China, apenas um homem entre cem, que tomaram a injeção, engravidou uma moça enquanto estava sendo analisado o composto. Seis meses depois de parar de tomar as injeções, o esperma dos voluntários voltou ao normal.

Conselheiros de planejamento familiar gostaram da novidade e acrescentaram que o uso de um contraceptivo masculino irá aumentar a carga de responsabilidade deles nesse campo – antes, a maior parte da responsabilidade era da mulher.

No entanto, mais testes precisam ser feitos para que a eficácia e a segurança do uso da injeção sejam comprovadas.

Tentativas anteriores de desenvolver um anticoncepcional masculino apresentaram efeitos colaterais, como diminuição do desejo sexual e variações bruscas no humor.

Mesmo que a injeção não apresentasse efeitos colaterais sérios, mais de um terço dos voluntários desistiu de participar do programa de testes e nenhuma razão foi dada para isso.

O coordenador da pesquisa, o médico Yi-Qun Gu, declara que para casais que não queriam usar contraceptivos femininos, ou não podiam, as opções de “proteção” eram limitadas – camisinha, vasectomia e coito interrompido.

“Nosso estudo mostra que um contraceptivo masculino é uma alternativa possível” diz o médico. [BBC]

Autor: Sergio de Souza

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

12 Comentários

  1. A VASECTOMIA É MUITO DEFINITIVA TEM QUE SE PENSAR BEM. ENTÃO ACHO QAUE MAALHOR MANEIRA SÃO OS MAETOADOS ANTICONCEPSIONAIS.E O MELHOR DE TUDO COM ESSA FAMOSA INJAÇÃO AI É MAIS DO QUE 500 VEXES GARANTIDA E NO FUTAURO QAUEN SABE PODER TEAR FILHOS?

    Thumb up 1
  2. Esse anti…não prejudica a ereção no homem …?
    Tambem Gostaria de saber se já esta sendo comercializado no Brasil..?
    mais precisamento em São paulo ,onde e Quanto custa em media ..?

    Desde já agradeço a resposta …

    Thumb up 21
  3. Qual a porcentagem dessa injeção? Ela causa muito efeito diferente ao homem?

    Thumb up 3
  4. fiquei sabendo que exisite anticoncepcional para
    homem,perguntei para meus amigos ,ate para farmaceuticos todos disseram que nao existe.E ai e verdade ou não?

    Thumb up 14
  5. Desejo saber se o contraceptivo masculino já é comercializado no Brasil, mas precisamente em Salvador, qto custa em média?

    Thumb up 8
  6. meu namorado disse estar tomando uma injeção mensal para não ter mais filhos, queria saber se isso é realmente verdade???se ela existe…

    Thumb up 0
  7. Gostaria de saber se há um anticoncepcional masculino no mercado brasileiro.
    obrigado pelo retorno.

    Thumb up 10
  8. Gostaria de saber se o anticoncepcional masculino já e comercializado no Brasil, mais precisamente no Rio de Janeiro, onde e quanto custa em média?
    Fico grata por quaisquer informações.

    Thumb up 6
  9. É muito revoltante ver pesquisas desse gênero sendo desenvolvidas lá fora. Digo revoltante pois o primeiro laboratório a desenvolver pesquisas neste ambito foi o Hebron, uma farmaceutica de Caruaru, derivaram no gossipol, uma substância natural extraída da semente do algodão, que desativa uma enzima responsável pelo amadurecimento dos espermatozóides, denominada de NOFERTIL, um anticoncepcional masculino não hormonal, que até onde as pesquisas divulgadas foram não resultava em efeito colateral negativo. Pois bem, dito isso eu pergunto – O que aconteceu então?
    A resposta está estampada na Anvisa acredito eu, que assim como medicamentos revolucionários como o Provigil, que nao apresentam efeitos colaterais relatados, foram proibidos subtamente no Brasil.
    Assim pesquisas no meio do caminho podem ser vendidas a laboratórios estrangeiros, aperfeiçoadas e revendidas para o Brasil, a exemplo do que acontece desde a época de cabral.
    Em e-mail enviado a Hebron, conforme encontrei em um fórum:
    “Ficamos felizes em constatar que se interessou pelo nosso produto Nofertil. Mas, esclarecemos que o desenvolviment o do mesmo foi interrompido, não chegando a ser comercializado nem fabricado. Infelizmente pesquisa tem dessas coisas, no caso específico do Nofertil os malefícios foram maiores que os benefícios.

    Muito obrigada pelo contato, estamos disponíveis para qualquer esclarecimento .

    Magaly Lyra
    SAC-HEBRON

    Achei esse artigo:

    http://www.radiobras.gov.br/ct/1999/materia_080199_3.htm

    Thumb up 10

Envie um comentário