Inteligência artificial tenta criar cartazes inspiradores e falha terrivelmente

“Continue em pânico”.

Programas de inteligência artificial podem ser muitos úteis. Por exemplo, podem resolver mistérios da biologia ou nos ajudar com tradução simultânea. No entanto, também podem se tornar assustadores muito rápido, como a IA que aprendeu a se tornar agressiva em situações de estresse.

Concorrendo ao pódio das inteligências artificiais bizarras, temos o InspiroBot. Como o nome indica, ele foi projetado para criar “cartazes inspiradores”, do tipo “Mire para a lua. Se você errar, vai pousar entre as estrelas” em uma fonte esteticamente agradável com uma imagem de fundo calmante e bonita do espaço profundo ou algo assim.

O problema, no entanto, é que esta IA ficou um pouco louca. Em alguns casos, publica citações tão significativas quanto um coco oco, mas, o que é pior ainda, na maioria das vezes cria pôsteres realmente sinistros.

Entenda:

“Antes da inspiração, vem a matança”.
“Tente dizer a si mesmo que você é horrível”.
“Basear sua vida cotidiana na ciência cria solidão”.
“Nunca pare de ser estranho”.
“Se você quer chegar em algum lugar na vida, tem que tentar estar morto”.

Intencional?

As imagens que acompanham as frases são incrivelmente enervantes. Não dá para chamá-las de reconfortantes ou inspiradoras.

Não há nenhuma informação disponível explicando como essa IA, presumivelmente bastante básica, passou a divulgar cartazes espantosamente bizarros.

É possível que a natureza arrepiante de suas criações seja intencional, ao invés de acidental. A descrição do Twitter do bot não soa particularmente otimista: “Para sempre gerando citações inspiradoras únicas para o enriquecimento sem fim da existência humana sem sentido”.

Em última análise, essa IA é tão ruim em seu trabalho que acaba por ser hilária da maneira mais inadvertida possível. Quando uma imagem pacífica de um casal de mãos dadas é justaposta com o texto “Quando o mundo acaba, o que estrangulamos não pode ser desestrangulado”, não podemos deixar de rir.

Quer tentar a sorte e ver que tipo de pôster o Inspirobot vai te oferecer? Clique aqui. Infelizmente, só há opção em inglês. Eu já me sinto mais inspirada e nada aterrorizada com a dica que recebi da IA hoje: [IFLS]

“Aceite que você está sendo espiada e não se esqueça de comer”.

Por: Natasha RomanzotiEm: 4.07.2017 | Em Principal, Tecnologia  | Tags: , ,  
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (11 votos, média: 5,00 de 5)
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta