O universo em um clique

Invisibilidade fica um passo mais próxima, segundo estudo

inbisibilidade

Cientistas deram mais um passo em direção às capas de invisibilidade usando materiais que redirecionam a luz.

Pela primeira vez foi demonstrado um novo material que dobra a luz visível para o lado errado. A pesquisa será detalhada nas revistas Nature e Science durante esta semana.

Os metamateriais são artificialmente engenhados com “extraordinárias propriedades ópticas que não existem na natureza”, disseram os pesquisadores na revista Science. Neste caso ele cria uma refração negativa da luz visível. Significa que a luz viaja na direção oposta e atravessa objetos. Um exemplo comum é quando você submerge parte de um lápis em um copo de água e ele parece curvar-se. Neste trabalho os pesquisadores fizeram a luz dobra-se para o lado oposto.

metamaterial
Na esquerda o esquema do primeiro metamaterial “rede de pesca” 3D que pode alcançar um índice negativo de refração em freqüências ópticas. À direita uma microscopia de varredura eletrônica da estrutura criada. As camadas alternadas formam pequenos circuitos que dobram a luz para trás. Crédito Jason Valentine, Universidade de Berkeley

A luz visível é apenas um tipo de radiação eletromagnética que vai desde o espectro das ondas de rádio até o raio X e ainda mais. Os metamateriais “podem alterar a propagação das ondas eletromagnéticas, resultando em refração negativa, imagens de sub-larguras de onda e ocultação.

Os cientistas fizeram experimentos em modelos tridimensionais e até o momento a “invisibilidade” havia sido demonstrado em materiais bidimensionais.

Os cientistas de um laboratório da Universidade da Califórnia criaram uma estrutura em forma de rede de pesca multicamadas que definitivamente exibe índices negativos de refração.

“Esta demonstração direta e elegante aumenta nossa habilidade de moldar e coletar luz como quisermos”, de acordo com uma declaração da revista Nature.

Outras pesquisas buscaram usar plasmons — minúsculas excitações eletrônicas nas superfícies de alguns metais — para cancelar a luz visível ou outra radiação vinda de um objeto e efetivamente ocultá-lo.

Os fãs de ficção científica sabem que a tecnologia de camuflagem faz com que naves Klingon desapareçam em Jornada nas Estrelas. Entre as aplicações do mundo real a tecnologia de invisibilidade pode ajudar a criar novas técnicas médicas e, é claro, dispositivos militares. [LiveScience, ScientificBlogging]

20 comentários

  1. totalmente incrìvel!
    só gente burra,acredita que isso é impossível,está quase se tornando realidade! não vejo a hora de ficar pronta!
    vai ser um avanço da ciência!:)

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  2. Lauro /

    Vixi… esses cientistas estão muito ultrapassados, não acham ??

    Até o Chapolin Colorado ja usou essa tinta ;)

    ______________

    Viva a Ciência!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  3. sebastian /

    Ainda acho pura ficção cientifica,tenho que ver para crer.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  4. Igor /

    Muito bom , se nao nos mantivermos á altura da tecnologia ficaremos para tras e isso sera uma perca enorme de tempo;

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  5. Luis Fernando /

    Eu queria colocar uma corda invicivel numa rua…assim todo mundo caia suydsasadhusadhusadhudsa, só que me arrastaro (The History Channel em um programa sobre ovnis) que é impossivel 100% invicivel, presta atenção, nem ali é 100% fora q é 3D LoL

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  6. Deivison /

    olha muito boa e interessante essa matéria.

    e será que ai ser benéfico?
    e se cair em mãos erradas ?!
    se conseguir mesmo desenvolver a fórmula da invisibilidade, vcs vão ter controle sobre ela?!!!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  7. Marcus /

    É óbvio que a aplicação desta tecnologia será em sua maior parte para uso militar, o que conforta é que poderá levar a descobertas de outras.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  8. Thaciane /

    hahahaha³
    e a imaginação rola solta por aqui heim… lol

    como disseram lá em cima, q pode “cair em mãos erradas”
    o que é óbvil, se não fosse por isso, seria uma descoberta mto interessante…
    mas pra coisas boas msm isso é inútil ao meu ponto de vista…
    acho que existem coisas mais necessárias a se preocupar do q com essas futilidades…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  9. J. Salazar Jr. /

    Eu fico imaginando um avião com este sistema em sua fuzelagem, de repente poderiam fazer com que, quem estivesse dentro não visse a estrutura do avião e se sentisse realmente voando em um tapete magico, nem que só tivesse um andar superior como nos 747 com o sistema , um tipo de observatório seria fantastico!!!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  10. Wanderson /

    Rumo ao soldado perfeito?

    Talvez não seja só isso.A revolução que esse tipo de coisa vai causar,principalmente no campo da privacidade e espionagem será enorme.

    É ver pra crer.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  11. alex /

    meu deus….

    o incrível avião invisível [chamado assim por que não era detectado pelos radares] vai realmente ficar invisível…

    imagine se criarem novas vestimentas p/ soldados….
    ninguém vê eles… hahaha isso seria muito louco…

    tanques de guerra invisíveis, aviões invisíveis.. meu deus
    como alguém ali em cima disse, pena que vai ser usado para fim militar…

    tantas coisas invisíveis eu gostaria de criar… hehehe

    abs

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  12. Dinho /

    Ja pensou ficar invisivel para ir no vestiario feminino =]

    espero que desenvolvam logo essa tecnica

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  13. Marcos /

    Eu quero pintar a minha Brasilia com esta tinta!!!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  14. HEITOR FERNANDO /

    Depois dessa reportagem, andei pesquisando e relembrando a fisica que tinhamos no COLEGIAL
    então , ainda to em dúvida no seguinte
    Essa invisibilidade funciona como espelho?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  15. FELIPE /

    Po warllen, as próprias ferramentas cirúrgicas, se invisíveis poderiam ajudar na observação do cirurgião!!!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  16. H. FERNANDO /

    Como dizia meu “TIO”
    “Enquanto o homem aprende, pode também ensinar, porque a arte de ensinar consiste em começar ensinando primeiro a si mesmo.”
    ( Carlos Bernardo González Pecotche ( Raumsol )

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  17. H. FERNANDO /

    e se cair em mãos erradas?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  18. Marcos /

    Warllen, não seria interessante que partes de equipamentos de videolaparoscopia pudessem ser invisíveis para melhorar a visibilidade das câmeras, por exemplo?

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  19. Warllen Silveira /

    “criar novas técnicas médicas” Alguem me dê um exemplo?

    Nova maneira de curar soluçoas não vale!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  20. Parabéns pela maneira didática como o assunto foi abordado. Neste momento de extraordinário avanço científico-teconológico é muito importante que as pessoas tenham conhecimento das atuais descobertas. É uma pena, no entanto, que essas tecnologias sejam direcionadas ao uso militar.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.

Comente usando seu Facebook