Lâmpadas incandescentes ajudam a ter boas ideias

Publicado em 6.05.2010

Quando alguém fala em “ideia brilhante”, qual é a primeira ilustração que aparece em sua mente? Uma lâmpada acendendo, certo? Pois essa imagem estereotipada tem um embasamento científico, como indica uma recente pesquisa. Cientistas da Universidade Tufts, em Boston (EUA), estão estudando como uma lâmpada incandescente pode ajudar a ter ideias.

É o que os pesquisadores chamam de “insight”. Eles fizeram uma série de experiências com dezenas de estudantes em uma sala. Fizeram uma série de jogos de lógica e raciocínio rápido, expondo alguns ao alcance de uma lâmpada incandescente e outros não (em um dos testes, a comparação foi entre uma incandescente – a redondinha, de luz amarela – e uma fluorescente, a lâmpada branca). Os resultados foram sempre superiores com aqueles expostos à lâmpada incandescente, o que sugere que a luz no ambiente ajuda a melhorar a percepção e clarear as ideias.

O estudo dá a entender que isso acontece justamente por causa da associação de conceitos. Como já estamos dispostos a associar “boa ideia” com a imagem de uma lâmpada acendendo, nosso cérebro responde melhor em ambientes com a lâmpada. Assim, o importante não é a iluminação em si, e sim a imagem da lâmpada no subconsciente.

De certa forma, isso confirma que se deve estudar em um ambiente bem-iluminado, e não é apenas para não “forçar demais a vista” nas leituras. Ao que parece, a lâmpada potencializa o raciocínio. [Livescience]

Autor: Rafael Alves

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

16 Comentários

  1. Se a pesquisa revela que quem usou a lâmpada incandescente tem melhores resultados, o que diz que não é a iluminação e sim a associação ao conceito de boa ideia (que é só um conceito e não a ideia em si) que melhora a criatividade?
    Senti falta do item da pesquisa que explica isso nessa matéria.
    Se esse item não existir, ainda acredito que seja a iluminação e não a associação a um signo convencionado.

    Thumb up 2
  2. Eu costumava usar lâmpadas incandescentes em meu escritório devido ao conforto, pois são muito mais agradáveis do que as fluorescentes, mas não ficava contence com a idéia de um gasto maior de energia (e não só por fatores econômicos). Agora, comprei lâmpadas de LED para a casa inteira, e é só alegria! Acho que o investimento vale a pena!

    Thumb up 1
  3. Acho que não é a simbologia da lâmpada que deixa as pessoas “mais criativas”, mas a luz da lâmpada que provoca reações diferentes no nosso organismo.
    A lâmpada fluorescente além de emitir uma luz desconfortável, ainda produz radiação UV.
    A incandescente produz uma luz semelhante à luz do sol (mais confortável para nós) e não emite radiação nociva.

    Thumb up 1
  4. A LÂMPADA FLUORESTE DEIXA O AMBIENTE MAIS FECHADO, DANDO UMA IMPRESSAO DE DESCONFORTO.
    A LAMPADA INCANDECENTE, NOS PROPOCIONA MAIS CONFORTO!

    Thumb up 4
  5. A criatividade não está relacionada à lâmpada em si, mas na cor que dela é produzida.
    Trabalho na única multinacional que fabrica lâmpadas atualmente no Brasil e ja realizamos diversos estudos.
    Lâmpadas amarelas (Incandescentes) nos relaxam mais, o que nos torna mais criativos. Já as lâmpadas brancas (fluorescentes) nos deixam alerta e são recomendadas para trabalhos mais operacionais.

    Acho que os cientistas não atentaram para este ponto!

    Thumb up 8
  6. Ah, então está explicado porque é que antes de Thomas Edison ter inventado a lâmpada incadescente ninguém havia tido ainda uma boa idéia!
    Ops! Mas, como é que tiveram a boa idéia de inventar a lâmpada incandescente?
    Mistérios da humanidade!

    Isso é o que se pode chamar de <>

    Paciência é a maior das ciências

    Thumb up 1
  7. Fernando Sávio, se funciona, funciona.

    Não é dinheiro jogado fora, só é dinheiro jogado fora o prêmio da Fundação Templeton e o dinheiro investido nas pesquisas premiadas por aquela fundação.

    Em um mercado onde as idéias geniais fazem a diferença, o que você puder fazer para ter mais idéias para vender vai te dar lucro, ou seja, a pesquisa só é dinheiro jogado fora para quem não precisa de idéias.

    Thumb up 1
  8. Dinheiro fora mesmo..
    Quer ter idéias?
    Estuda e se concentra então…
    Quanto mais conhecimento se tem, mais embasamento, amplia as chance de ter idéias novas..
    Agora, acender uma lâmpada incandescente pode aumentar a porcentagem de idéias numa proporção ínfima..
    Mas o cérebro ainda é um mistério.. Se acreditas nisso, é provável que funcione pra ti..
    É o tal de efeito placebo..

    Thumb up 0
  9. Vocês acham absurdo?
    Então leiam:
    “Amaral & Alves (1979) relatam que um bovino defeca em média 10 a 12 vezes por dia e que a área de pastagem coberta por excrementos foi avaliada em, aproximadamente, 800m2 por bovino ao ano; esta área, na ausência de coprófagos, é totalmente perdida e, traz como resultado, prejuízos na produção de leite e carne. Além da área coberta pelo bloco de fezes, ocorre uma perda adicional do pasto ao redor, que não é comido pelo gado por cerca de um ano (Bornemissza, 1960)”.

    Tem muitos trabalhos como este, além de farta bibliografia a respeito.

    http://www.seagri.ba.gov.br/revista/rev_1199/besouro.htm

    Thumb up 0
  10. Rogério, não estão perdendo dinheiro: demonstraram que realmente faz diferença ter uma lâmpada incandescente por perto na hora de ter boas idéias. Um candidato certo para o prêmio IgNobel, uma pesquisa que faz rir e pensar.

    O que também faz imaginar que talismãs também tenham uma força simbólica. O ser humano, no fim das contas, depois que inventou os símbolos, se tornou influenciado, prisioneiro e dono dos símbolos.

    Thumb up 1
  11. vou colocar um holofote no meu quarto……. vou virar um gênio…….
    com tanta coisa mais séria pra pesquisar……..

    Thumb up 0
  12. O mais engraçado é pensar que alguém teve a ideia de pesquisar isso e seu orientador não a vetou! (risos)

    Thumb up 0
  13. você está me zoando que o pessoal de Boston perde tempo e dinheiro em pesquisas para ver se uma lampada gera raciocinio lógico e perpecção mais rápidas….
    O que eu estou fazendo aqui no Brasil?!

    Thumb up 0
  14. Na minha opinião o problema é que as lâmpadas fluorescentes piscam na razão de 60 ciclos e o nosso cérebro percebe… por isso que muitas pessoas ficam cansadas quando estão sob esse tipo de iluminação… e tem outra coisa, as lâmpadas incandecentes normalmente são amarelas que mimetizam a luz do sol… nos dando um certo conforto e tudo fica mais claro.

    Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
brain
Detectores de mentira cerebrais podem ser usados no tribunal

Parece que os advoga...

Fechar