Lavar roupa pra que? Composto “autolimpante” mantém suas roupas sem bactérias

Por , em 5.10.2011

A ciência da lavanderia avança: pesquisadores da Universidade da Califórnia, EUA, desenvolveram um composto que se liga a roupas de algodão e, quando exposto à luz solar, destrói bactérias e toxinas.

O composto é conhecido como ácido carboxílico2-antraquinona, ou 2-AQC, e pode ser incorporado em fios de algodão sem o risco de ser lavado ou destruído.

Após a exposição de uma hora ao sol, a super mistura produz espécies reativas de oxigênio, como radicais hidroxila e peróxido de hidrogênio, que quebram bactérias nojentas como E. coli e pesticidas perigosos.

Os cientistas que desenvolveram a ideia esperam aplicá-la nos setores de saúde, processamento de alimentos, e até mesmo militar. Pessoalmente, eu acredito que isso seja o primeiro passo para roupas que nunca mais terão que ser lavadas.[Gizmodo]

Roupas sem bactérias mas cheias de manchas… ainda prefiro lavar.

• Bruna:

Nem tudo parece ser o que é…. Um composto autolimpante que mata bactérias parece um excelente produto, porém não deve ser usado indiscriminadamente, com o risco de atuar como forma de seleção artificial para as bactérias. E com certeza, as bactérias não são “nojentas”, elas apresentam um papel ambiental considerável e sua extinção não é em nenhuma hipótese algo positivo.

• Geraldo:

E as roupas literalmente gozadas??

• jjmm:

Isto passa uma idéia de que TODAS as bactérias são nocivas. Se vivermos em um ambiente ‘esterilizado’, nosso sistema imunológico não trabalha como deveria e ainda, quando você utiliza algum produto que ‘elimina’ 99,99% dos germes, aquele 0,01% que sobra é RESISTENTE e é ele quem cria novas SUPER COLÔNIAS! Um tiro no PÉ!

TEM Q VER DEPOIS SE NÃO HAVERA RISCOS DESSE COMPOSTO AFETA O ORGANISMO EM CONTATO COM A pele, JA Q A ROUPA NEM É LAVADA NE?

• eset:

E a catinga de suor também sai?

A caatinga do suor é produzida por bactérias…

Mas tomando um gancho na sua pergunta: e qnt às manchas em geral, elas tb saem?

• Daniela:

Cool!