A Magia da Realidade – Como sabemos o que é verdade

Publicado em 11.04.2012

Na área infantil da sua livraria favorita é impossível de não esbarrar na generosa seção destinada aos livros religiosos para os pequenos. Agora você tem uma opção cética que mostra o mundo como um lugar mágico, porém inteiramente baseado na realidade.

Richard Dawkins lançou em português seu livro “A Magia da Realidade: Como Sabemos o que é Verdade“. Ele vem forrado de explicações simples, acessíveis e científicas sobre o mundo que nos rodeia e também repleto de belíssimas ilustrações como você pode espiar nos trecho que pode ler gratuitamente logo abaixo ou fazer o download aqui.

Eu conheço apenas a versão para iPad em inglês que é um aplicativo cheio de conteúdo multimídia onde Dawkins explica, de maneira acessível a todas as idades, como mistificamos desnecessariamente durante a história a causa das coisas que ocorrem ao nosso redor. O livro mostra o mundo como um lugar mágico no sentido de “magnífico e misterioso” com muitas coisas extraordinárias que já conhecemos e muitas outras por descobrir.

Fica fácil de sorver a noção de que tudo tem uma explicação muito mais plausível do que uma força sobrenatural que faz as coisas acontecerem com um estalar de dedos. Explica os mecanismos descobertos pela ciência de fenômenos que sempre foram atribuídos a divindades, boas ou más.

É um excelente presente para aquelas almas indômitas que nunca se cansam de questionar. Você com certeza conhece alguém assim, ou não estaria lendo este artigo.

Obrigado pela dica, amigo Diego.

Leia aqui gratuitamente (ou baixe) um trecho do livro

Autor: Marcelo Ribeiro

Amante do mergulho e da fotografia (com exceção das da própria cara) é patologicamente viciado em ficção científica, seriados, filmes e todo tipo de nerdices.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

149 Comentários

  1. Ta aí um livro q eu vou gostar de ler, dependendo do q eu ler talvez indique p\ meus netos,é obrigação dos pais lerem primeiro, ainda vivemos num mundo hipócrita q muitos pais, escondem a verdade das crianças, para poupa-las de sofrimentos, pensam q elas ñ pensam ,sentem e veem a realidade q as rodeiam, mentem sobre natal, papai noel, páscoa, coelhinhos e fadinhas do dente, a vida é madrasta a realidade e dura, melhor prepara-las p\ mundo pois ninguem é etreno, ou pode mudar o destino q a nós foi designado.

    Thumb up 13
  2. Esse livro não é para crianças!

    Crianças não vão entender o livro, elas não precisam ser criadas no ateísmo, nem numa religião!
    Crianças tem que crescer sem religião, mas ao menos acreditar em Deus! Isso faz parte da infância!
    Pra quando elas crescerem, escolher suas PRÓPRIA RELIGIÃO!

    Thumb up 13
    • Mandou mal. Não se trata de um livro de ateísmo. Se trata de um livro de CIÊNCIAS (tenho ele em casa).

      E se o conhecimento científico tem o efeito colateral de desmantelar religião, isso é problema só dela, que com o intuito de preservar seus dogmas impossíveis, não se adequou aos fatos.

      Thumb up 19
  3. “A percepção do desconhecido é a mais fascinante das experiências. O homem que não tem os olhos abertos para o misterioso passará pela vida sem ver nada.” (Albert Einstein)

    Dawkins é um desses cientistas que “acham que” tudo pode ser explicado pela ciência: afinal, ele é “cientista”!

    “A realidade é meramente uma ilusão apesar de ser uma ilusão muito persistente.” (Albert Einstein)

    Sendo “cientista”, naturalmente ignora o fato de que a realidade é inesgotável (e inacessível) ao método científico, que para ser efetivo “fica obrigado” a eliminar tudo aquilo que não for quantificável (e, em última instância, aproveitável em tecnologia lucrativa).

    Por causa desse ‘reducionismo metodológico’, a “verdade” em Ciência é puramente mental (= físico-matemático, como a Teoria M) e apenas cede seus “dogmas” depois de muitos anos de embates, onde o núcleo mais tenaz de resistencia literalmente “morre” para dar lugar a outro tipo de cientista aberto à novas abordagens (como pode ser visto – e lido – no documentário – e livro “O UNIVERSO ELEGANTE”. ALIÁS, uma bela teoria à qual eu ficaria feliz se o LHC torná-la “factível”…).

    Dai que hoje em dia há “consensos” em Ciência, que se apoiam em “modelos” de interpretação!

    Dawkins & quejandos agem fora desse consenso, quando se dirigem ao público. Afinal, querem ganhar seus ricos dinheirinhos publicando livros sobre “ateismo” aos leigos, disfarçando-os de “Ciência”, né? Não posso condená-los por isso, considerando que o novo “deus”, hoje em dia, não doa “gratuitamente” suas benesses…rsrsrsrsrs…

    “A imaginação é mais importante que o conhecimento.” (Albert Einstein)

    Não me assusto com esse tipo de livro “atentando” contra a imaginação das crianças, pois crianças, como as entendo, estão sempre muito acima dos “atentados” que cientistas materialistas fazem para distorcer-lhes o mistério da infância.

    Como bem disse Einstein, a imaginação (sempre) será mais importante que o “simples” conhecimento que Dawkins & quejandos possam oferecer a elas.

    Ainda mais no Brasil, onde o povo não se importa com a Educação e com livros em geral (principalmente os de “ciência”), algo lamentável, devo acrescentar.

    Sendo assim, mesmo esse livro de Dawkins, que tenta desprezar a “magia” dos infantes, distorcendo a “realidade” e a “verdade” daquilo que sabemos, em nome de uma ciência equivocada, é bem vindo entre nós.

    Está longe de superar e substituir “Os Vingadores”, “Harry Potter”, “O Senhor dos Anéis” na imaginação de crianças de 8 a 80 por todo mundo.

    Thumb up 7
  4. Li as páginas disponíveis do livro e parece ser um livro muito bom, mas não propriamente pra crianças. Tudo que o Dawkins cita exige da pessoa um conhecimento prévio. Crianças pequenas não vão conseguir sacar absolutamente nada do livro e crianças maiores provavelmente não vão entender nem metade. Ele citou várias coisas que precisariam de mais explicação pra uma criança pq elas ainda não chegaram a estudar esse tipo de coisa (um exemplo: as ervilhas de Mendel).
    E o cara fala de genes, DNA, etc… e dá uma explicação mínima ou nem dá explicação nenhuma… as crianças vão ficar boiando. Talvez o livro seja bom pra adolescentes…
    Achei que o texto ia ser uma coisa beeem mais digerida, pras crianças conseguirem entender. Eu tenho certeza que a grande maioria delas vai achar o livo bem chato. O que é uma pena, pq eu já fiquei bem entusiasmada com a idéia.
    Ontem vi um vídeo que atééé que tava legal sobre ateísmo para crianças…
    http://www.youtube.com/watch?v=dkhaBsvgz0Q
    Eu não fui muito com a cara desse tal “Lucifer Taylor” (olha o nome)… acho que esse vídeo é meio tiração de sarro, o cara parece um satanista, hauahuah
    Mas a historinha foi legal. Eu esperava que esse livro do Dawkins fosse uma coisa assim, acessível. Deu até vontade de escrever um, com ilustrações lindíssimas… nessas horas seria bom eu treinar mais o meu desenho :~
    Bom, mas fiquei curiosa com o resto do livro, capaz deu passar numa livraria pra poder terminar de ler.
    Esperamos que apareçam por aí mais livros assim, que já possam ir explicando pras crianças desde cedo as coisas… talvez assim elas não fiquem acreditando em Papai Noel pra sempre.

    Thumb up 9
  5. vocês deveriam tomar vergonha na cara e parar de ficar um criticando o outro, cada um pensa no que quiser, acredita no que quiser, mas ninguém é obrigado a seguir algo que não quer. Crianças são inocentes e não precisam ser influenciadas, deixem
    elas crescerem e só assim com o aprendizado da vida elas vão decidir em que elas acreditarão ou não.
    e vou aproveitar para citar uma frase que li quando era criança em algum lugar e jamais esqueci.
    “O inferno são os outros!”

    Thumb up 5
    • Você deveria tomar vergonha na cara e reconhecer direitos iguais à crença ou descrença, porque o que vemos no país é uma semi-teocracia e um forte proselitismo religioso.

      Se existem livros religiosos direcionados ao público infantil, qual o problema de existirem livros seculares direcionados ao mesmo público?

      Quer dizer… enfizar gzuis guela abaixo nas crianças pode, incentivar o pensamento cético e científico não? ¬¬

      Thumb up 19
  6. As religiões são como vaga-lumes: para brilhar precisam das trevas.

    Arthur Schopenhauer

    Queridos ateus, a luta vai ser dura.
    Para cada vela que nós acendermos haverá um
    religioso com um balde de água por perto.

    Thumb up 17
  7. Ah colé na boa!!! O livro é legal, sim quando eu era criança eu linha uma série chamada aventura na ciência e Aventura visual, já explicava essas coisas que o Dawkins fala nos livros, não tem muita novidade, desde pequena sempre lí muito sobre ciência e aprendi a duvidar de Deus, mas a questão é saber duvidar e o que duvidar!!

    Me tornei uma pessoa adulta questionadora e eternamente preocupa (talvez desnecessariamente) com os rumos que a humanidade toma hoje!!! Crianças são crianças e precisam de fantasia faz parte de seu mundo, acho injusto que sejam derramadas excessivas informações ao nosso filhos, um pouco de ilusão torna as pessoas mais felizes!!

    Hoje qualquer um que fica muito tempo na internet acha que sabe de tudo, acha que tem provas para tudo e na verddade tem é uma vida vazia!! Sabe o que me causou tudo isso na infância??? Medo de uma guerra nuclear eu não dormina pensando nisso, pouco tempo depois os loucos dos EUA invadiram o Iraque para a libertação do Kwait isso foi em 1990 eu nunca esqueci, ameaças de terrorismo, e tudo mais que poderia acontecer!!! Nesse meio tempo eu aprendi que a existencia de Deus não tem que ser provada, Deus existe tá aí, e nunca será provada sua existência ou não. Esse é o grande segredo Deus não pode ser provado!!!

    Ps: algumas pessoas podem continuar duvidando da bíblia, acreditando no Dawkins ou em quem quiser que isso nunca mudará a verdade!!!

    Thumb up 14
  8. Gente, isso aí em baixo está um campo de batalha. Eu não acredito que aquele judeu da Galileia é realmente o filho de Deus. Aliás as probabilidades do próprio pai existir são pequenas, em minha infeliz falta de fé. Mas acredito na mensagem que ele nos deixou: Amai-vos uns aos outros. Ele mesmo não conseguiu seguir sua própria mensagem a risca, pois odiava os fariseus, uma ceita rival de sua época. E aquele acesso de raiva diante dos mercadores do templo? Também não foi nada amável, hein?. Mas eu compreendo Jesus. Ele tem crédito comigo. Então vamos lá! Corintianos e palmeirenses, abracem-se (ai, Jesus! Isso vai ser difícil!). Colorados e gremistas, confraternizem-se (e aí, Jônatas?). Ateus e beatos, cessar fogo e declarem a paz! Judeus e muçulmanos… bom, vocês entenderam! Amai-vos uns aos outros.

    Thumb up 20
  9. Eu adoro esta frase:- “E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a música”. NIETZSCHE.

    ‎”And those who were seen dancing were judged insane by those who could not hear the music.” – Nietzsche.

    Thumb up 12
    • Ricardo Savinelli. Você acredita em Deus?

      Thumb up 2
  10. duvido muito que alguma criança leia este livro que parece ser muito adulto e cansativo.

    Thumb up 6
  11. E se eu te disser que a mitologia de Jesus é quase idêntica a outros semi-deuses filhos de deuses com humanos, tais como: Hórus, Mitra, Krishina, Hércules, que foram garotos prodigios, tiveram discipulos, ressucitaram, bla bla bla. E a historia de Caim e Abel é muito parecida com a história de que Set também matou seu irmão Osiris por inveja. Acho que a Bíblia é uma adaptação da mitologia Egipcia, pois são muito parecidas as histórias.

    Thumb up 10
    • se prestasse mais atenção veria que são diferentes sim!

      Thumb up 3
  12. Um livro assim, que bizarro!! e um link para baixar um trecho?
    Que tal um link para baixar um trecho da bíblia? Como diz o Silvio Santos do SBT ” Isto é incrível””

    Thumb up 4
    • Então, o sujeito começa ler a Bíblia e fica fanático… Começa denegrir as pessoas que admiram imagens, ícones… Lê a Bíblia e escolhe só que lhe interessa e quando mostramos que Deus mandou construir uma serpente de ouro para que todos os fujões doentes olhassem para seria curado, daí ele mostra (com razão) ouro trecho dizendo que Deus proibiu adorar imagens. Mas, isto ainda é pouco. Ora o sujeito lerá que devemos amar o próximo e em outras páginas, capítulos e versículos deus manda destruir Sodoma e Gomorra porque está cheio de “viado” e “puta”. O cara vai ficando louco e não sabendo mais o que é (pois perdeu sua identidade como ser humano) começa defender o homossexualismo.
      Dá pra entender?

      Thumb up 6
  13. De fato, me parece pré-adolescente/juvenil. O que não me parece mesmo, é polêmico, pelo menos não como está sendo debatido aqui.

    Thumb up 7
  14. A verdade é que o Richard Dawkins deixou de ser apenas um ateu para ser um militante do ateísmo. Ele quer de qualquer forma levar as pessoas a total descrença. Eu vejo muitas falhas filosóficas graves nessas colocações “Dawkinianas”. O fato de coisas serem explicadas não tira delas o seu mistério. O fato de sabermos sobre luz, átomos, moléculas, múons, etc e etc, não reduz em nada o Grande Mistério. As pessoas, equivocadamente, ao “entender” parcial ou completamente (se é que podemos dizer assim) algo, deduzem que o mistério foi embora, mas o algo existe, está ali; o mistério sempre prevalecerá. E se realmente existe Deus (eu creio que exista) as tais forças naturais atribuídas a entidades sobrenaturais, de certa forma são mesmo de uma entidade sobrenatural. A ciência pode explicar como as coisas funcionam mas nunca terá a palavra final sobre o porquê….

    Thumb up 30
    • É verdade, é isso mesmo. Há muito tempo atrás não se sabia além daquilo que podíamos ver, algum tempo atrás já se podia ver o cosmo e microcosmo, o átomo era a menor partícula, hoje podemos ver além do átomo. E amanhã? é claro que existirá sempre o misterioso a se descobrir.

      Thumb up 11
    • Certo, algumas coisas mesmo conhecendo partes dela ainda não há como explicar sua totalidade, pois tal conhecimento não se possui. Mas desde a Bíblia já se falava que Jesus curou várias pessoas, nos próprios cultos há “demonstração” disso, antigamente quando alguém morria do nada as pessoas já falavam “Era a hora dele, Deus escolheu assim!” e ainda falam isso, quando na verdade o cara teve um ataque cardíaco ou qualquer outra doença que há muito tempo existia, o corpo chegou ao seu limite e explodiu. Acontece que as religiões perderam credibilidade, por isso acreditar na Bíblia depende de até onde você sabe.

      Thumb up 8
    • O porque não existe, eh apenas uma indagação do cérebro humano que sempre tenta encontrar motivo em tudo, as coisas simplesmente acontecem, ou por acaso vc acha que o universo segue a logica humana?

      Thumb up 6
  15. Eu lia coisa assim na infância. Não suportava contos de fada e aqueles livrinhos horríveis de trinta paginas.

    Thumb up 9
  16. Só sei que Deus existe,só isso agora não preciso ter uma religião para me dizer isso aprendi sozinho,outra também gosto de ciências e muito,agora vem me dizer que toda ciência é correta?não,toda religião é correta? não.

    Então pra mim fica assim ateu no seu lugar e crentes no seu,e gente que nem eu que gosto de ciências e acredito em Deus no meu lugar.
    Cada um escolhe oque faz quem vai fazer uma pessoa mudar a sua opinião,vcs?não.
    Cada qual no seu lugar.Ahhhhh,mas ele acredita em Deus e eu sou ateu.E dai deixa ele lá e você aí.
    Ahhhhhh,mas ele não acredita em Deus ele é ateu.E daí deixa ele com o seu pensamento e você com o seu.
    Ai a mais não posso deixar ele com esse pensamento de que Deus existe,tenho que deixar ele sabendo que Deus não existe,bicho fica na sua ele não vai mudar a opinião dele,assim como vocês os critica achando que crente é errado,os crentes os criticam achando que ateu é errado,quem tem razão?os ateus acham que tem,e os crentes também.
    Então parem de discutir isso,pois é quase como se fosse duas religiões a dos ateu e a dos crentes.
    Por que?
    Porque religião é isso um discute com o outro dizendo que a sua esta certa e a do outro errada.o seu pensamento de que Deus não existe é uma religião pois vc vai discutir com os outros de que Deus não existe e eles que Deus existe.
    Final de tudo! cada qual acredita em quem quiser,e assim vive a vida do jeito que quer, nada de ficar criticando ou atacando o outro.ok. cada um tem um pensamento diferente

    Thumb up 6
    • Ateísmo não é religião, é uma negação de uma mentira, ou seja você para de falar mentira que eu paro de te chamar de mentiroso!!!
      Vamos combinar: Você para de dizer que deus existe e eu paro de dizer que ele não existe! ;D

      Thumb up 20
  17. Os dois lados são patentes, tanto o idealismo quanto o realismo, o ser humano precisa de conhecimento interno e externo, influenciar uma criança a pensar somente de um lado és toleima, quando o bacuri for maduro deveras deverás escolher o lado a seguir. Por que alguns acham que uma criança crente não pensa ou anda por si mesma?!…Há Ateus e Crentes sábios ou néscios. Pensar por si mesmo não tem á ver com ser crente ou ateu.

    Thumb up 8
    • Pensar por si mesmo é não optar pelo fanatismo de nem dos dois extremos. A filosofia ensina pensar, as religiões nos fazem engolir goela abaixo o que querem e os ateus ficam contestando tudo e todos.

      Thumb up 7
    • Isso mesmo! É um erro crasso os ativistas do ceticismo se debruçarem em inovações literárias para fazerem prosélitos entre os pequeninos, alegando que estão revelando a verdade! Isso é ideologismo escrachado, além de estarem trilhando o mesmo trabalho dos religiosos, ou seja, os ateus estão mais religiosos que os religiosos!

      Thumb up 6
    • Oq deve ser incentivado na criança não eh a crença ou descrença, o próprio dawkins não incentiva a descrença, ele incentiva o ceticismo, assisti o documentário dele, ele disse que sempre incentivou seus filhos a duvidarem e usarem a razão, afinal foi usando a razão que os humanos dominaram a terra, e não orando por deuses que não fazem nada.

      Thumb up 12
  18. eu sou do tempo onde crianças liam Tio Patinhas, Trapalhões, etc… acho que os tempos são outros, hj as crianças são obrigadas a debater a existencia ou não de Deus… talves seja por isso o aumento do indice de suicidios, violencia, de todas as atrocidades que vemos…

    Thumb up 21
    • Verdade.
      Todas as historias em quadrinhos que as pessoas de umas certas décadas passadas costumavam ler, tinha sempre um ensinamento prático da vida cotidiana. Sempre tinha uma lição de vida em cada historinha em quadrinho que nos guiava para reflexão entre o bem e o mal…
      Hoje as coisas mudaram de vetor e as cabeças estão queimando nas “fugueiras santas”, nos shows de rock and roll gospel e outros diabos que incineram as massas encefálicas desprovidas do pensar.

      Thumb up 5
  19. Imagine uma criança vicking tendo que acreditar que o filho de deus se chamava THOR e destruía seus inimigos com um martelo e que deus era ODIM. Pura maldade com os cerebrosinhos delas.
    Agora imagine nossas crianças tendo que acreditar em santos, em filho de deus pregado a cruzes, e que vive lá céu me espiando 24 horas por dia. Então porque ele não me impede de escrever essas palavras dizendo que ele não passa de um invisible man criado pelos iludidos?
    Eu ajudo pessoas, sinto empatia pelos outros, nunca roubei, me aproveitei da fragilidade de alguém mas não preciso de uma moralidade bíblica. Afinal se você ler a bíblia, tem incesto, tem, estupros, tem sangue pra caramba.
    Deus adora um cheirinho de carne queimada em sacrifícios, e maldade minha se obliterasse o cérebro de meu filho com uma religião judaico cristã. Por falar em Judeus e Cristãos, os americanos estão bombardeando e matando gente no mundo inteiro e um dos motivos é preconceito religioso.

    Thumb up 22
    • E a realidade não seria outra espécie de maldade?!

      Acho que está havendo um certo desrespeito pelas culturas. Tenha certeza que a hipotética criança Viking, viveu sua vida feliz(ou triste) assim como uma criança sem vínculos religiosos!

      Devemos parar de julgar uns aos outros e de estabelecer padrões generalizados sobre o que é o caminho certo e errado!

      Bondade e maldade, felicidade e tristeza, certo e errado… Tudo é relativo!

      Thumb up 6
  20. É isso aí, Lisandro!
    Mas tenha uma certeza: por mais evidente que sejam certas verdades, muitas vezes serão vistas como mentira. O contrário é também válido para a mentira, que pode receber atribuição de verdade e assim ficará para sempre. Depende da conveniência, do volume dos que acreditam, das implicações com temores ocultos ou explícitos. O medo da morte, por exemplo, leva as pessoas a crenças e atitudes insanas.

    Thumb up 4
  21. Aliás, parece que agora Dawkins não é mais o ateu mais famoso do mundo; já que declarou-se agnóstico em um debate com um arcebispo na Oxford, afirmando que não ter certeza que Deus não existe!

    Agora, como cientista e homem famoso que ele é, acho que ele deveria ser mais responsável! Pois, como pode ele, sem ter certeza da inexistência de Deus, mandar colocar panfletos em ônibus mandando as pessoas curtirem a vida porque provavelmente Deus não existe?

    Quando, já que ele não tem certeza da inexistência de Deus e de um juízo após a morte, deveria sugerir justamente o contrário ou, pelo menos, ficar quieto!

    Depois de levar milhares de pessoas a perderem a pouca fé que já tinham e de publicar um livro de apologia ao ateísmo para criancinhas inocentes, agora vem dizer que não tem certeza que Deus não existe?

    Maldito o homem que coloca sua esperança num homem de carne! Que nem sequer sabe o dia de amanhã, ou nem sequer tem certeza se Deus existe ou não, ou se existe algo ou um juízo após a morte!

    É realmente lammentável a atitude irresponsável e anti-éttica desse senhor!

    Thumb up 17
    • Anti-ético é, por exemplo, falarem para uma criancinha inocente que o trovão é o “papai do céu” que está bravo.
      Crianças são treinadas desde de cedo a crendice.

      Thumb up 31
    • É o temor a deus(es), no sentido de medo, um medo implantado desde o início da história, desde os deuses muito anteriores ao judeu, uma forma de controle, a mais eficiente.

      Thumb up 26
    • Com certeza!!

      Thumb up 5
    • Não,não é no sentido de medo , é no sentido de respeito !

      Thumb up 1
    • Peraê, peraê! Essa situação de alguns pais insistirem em fábulas ou crendices, não tem ABSOLUTAMENTE nada a ver com ensinamento religioso cristão, pois a bíblia afirma coisas muito consistentes em relação à natureza física e intelectual do ser humano e dos fenômenos naturais. O fato de eu dizer ao meu filho que um raio ou trovão é obra de Deus (porque realmente é, pois todas as coisas criadas o foram pelo Seu poder) não deve impedir-me de complementar com a explicação científica e física do fenômeno! Às vezes tem pais que são preguiçosos em ensinar como se forma um raio, trovão, chuva de granizo, etc, etc; porém, não junte esse fato de ignorância com a verdade de que o ensino religioso cristão tem seus valores morais em destaque frente à corrupção social;

      Thumb up 7
    • Vc ensina folclore cristao como sendo verdade a seus filhos, pobres crianças.

      Thumb up 11
    • Fernandes! Parabéns, você parece ser o mais sensato aqui nos comentários! valeu! abraço

      Thumb up 1
    • Teste do Deus Bíblico
      Pegue seu filho e leve ao altar de sacrifícios e imole seu filho em oferanda a mim. Isso era um teste de fé. Depois de ler algo mais ou menos assim quando tinha 15 ou 16 anos eu simplesmente atiei fogo a bíblia e mostrei as cinzas aos pastores que me torravam todo final de semana com a a conivência de minha família. A bíblia é um livro de mitologia fantasiosa e agressiva e afirma que todos os inimigos tem que ser mortos com a ajuda de deus. Eu tenho medo de cristão.

      Thumb up 8
    • O livro não é de apologia ao ateísmo. É um livro promovendo uma coisa muito necessária hoje em dia: senso crítico.

      Thumb up 41
    • Cesar,
      Muito bem colocado.

      Thumb up 7
    • Tá, então dá um livro desses pro seu filhinho de quatro anos, mas dá também um exemplar da bíblia tá! Você faria isso? Pois isso é promover o senso crítico: dar oportunidades iguais a ideologias diferentes, o que eu não concordo é fazer isso com crianças que estão sob a tutela física e emocional dos pais ou responsáveis!

      Thumb up 6
    • Crianças não devem ler a bíblia, devido ao conteúdo improprio para menores que ela contem.

      Thumb up 12
    • Vc tem certeza de que unicórnios não existem?Papai noel?Coelhinho da pascoa?Deus?Não, mas eu tenho motivos fortes para acreditar que ele realmente não existem.

      Thumb up 7
  22. Por quê Dawkins, ao invés de ficar perdendo tempo com livros infantis para leigos tentando convertê-los ao seu neo-ateísmo, não publica um artigo científico (com peer review) refutando as décadas de estudos científicos do STURP e os cinco anos de pesquisas dos físicos italianos do ENEA sobre o SUDÁRIO DE TURIM?

    Estudos esses que, em 99 % dos casos, foram favoráveis à autenticidade do SUDÁRIO, exceto a datação por Carbono 14 feita em 1988; mas que também está sendo refutada pelos estudos do Dr. Raymond Rogers feitos em 2005, que comprovou que o tecido de linho do SUDÁRIO deve ter de 1300 a 3000 anos de idade. E, no caso da equipe do ENEA, que chegou à conclusão de que seria necessário um laser ultravioleta de 34 trilhões de watts para formar imagem do SUDÁRIO de uma só vez.

    Ou um artigo desmascarando os estudos científicos feitos ao longo de décadas por renomados oftalmologistas, astrônomos, físicos, etc. sobre a Imagem de Guadalupe; todos favoráveis à autenticidade do milagre.

    Quem sabe assim, ele faz a maior descoberta de todos os tempos: A PROVA DE QUE DEUS NÃO EXISTE!!!

    Thumb up 9
    • Francamente, o sudário pode até ser um pedaço de pano real, mas quantos milhares de pessoas morreram naquela época, quantos mantos foram manchados de sangue, de qualquer vivente pode ser esse sudário.
      E procure as obras de Dawkins antes de dizer que ele publica só o que essa reportagem citou. O sudário é tão irrelevante que nem própria igreja chatólica leva muita fé nele, e francamente, estuda-lo é um perca de tempo e processamento científico. A datação do Carbono é o método mais avançado da pesquisa científica, refutá-lo é no mínimo anticientífico.

      Thumb up 25
    • Não deu para entender muito bem quais das duas magias o autor fica: o Fiat lux divino ou o progresso das amebas?

      Thumb up 1
    • Jonatas, desculpe, mas eu acompanho os estudos sobre o SUDÁRIO DE TURIM há muitos anos e sei do que estou falando.

      Voccê (como, talvez, um futuro cientista) deveria se aprofundar mais no estudo do SUDÁRIO já que ele é o objeto mais estudado em toda a história da ciência! Ou pelo menos, antes de falar uma coisa dessas, assistir aos excelentes documentários que indiquei aqui do Discovery Channel (disponível no YouTube): “O MISTÉRIO DO SANTTO SUDÁRIO” e sua continuação “O SUDÁRIO DE TURIM” que fala sobre as principais pesquisas científicas e sobre polêmica em torno do teste de C14; inclusive, com uma entrevista do próprio Dr. Ray Rogers. E também o incrível documentário do History Channel “GUADALUPE: UMA IMAGEM VIVA” (também disponível no YouTube) que conta a fascinante história e também os principais estudos realizados na Imagem de Guadalupe, com entrevista de pintores, astrônomos, físicos e até do Dr. Aste da IBM!

      Thumb up 3
    • Objeto mais estudado da história da ciência? Por favor, acredite no que quiser mas não desvalorize a ciência, pois eu poderia citar centenas de objetos de estudo do passado muio mais importante que um manto velho, mas não caberia num comentário. Agora, eu estudar o Manto? Assistir documentários sensacionalistas e vídeos no Youtube? Desculpe, mas tenho mais o que fazer, e publicações científicas de verdade para ler.

      Thumb up 25
    • O Sudário é uma fraude da Idade Média. Esta história de laser é repetida mas não analisada. Quem quer que leia a afirmação original, percebe que o autor da mesma não está pleiteando a autenticidade da origem sobrenatural da imagem, apenas apontando que para ser uma imagem criada por processos luminosos, teria que ser um laser ultra-potente de ultravioleta. Só que a imagem foi criada usando pigmentos, ou seja, nada de raio laser…

      Thumb up 22
    • Desculpem mais uma vez, mas essa não é uma atitude coerente de quem aparenta gostar tanto de ciência!

      Os resultados do teste C14 estavam corretos sim, só que a amostra (por azar) foi retirada de um remendo no SUDÁRIO feito com fibras de algodão por freiras da Idade Média. E, justamente, dependendo da quantidade de algodão das amostras de cada laboratório, deu uma diferença menor ou maior de anos entre os três laboratórios; o que estava fora da margem de errro.

      Além disso, o Dr. Rogers (que também era um cético do SUDÁRIO) também demonstrou em 2005 que, ao contrário das amostras, não há mais presença de vanilina (um produto da decomposição da lignina) na maioria do SUDÁRIO. O que prova que o tecido tem de 1.300 a 3.000 anos de idade; já que, se fosse mais novo como indicado pela datação por Carbono 14, deveria apresentar restos de vanilina.

      Essa pesquisa do Dr. Rogers já foi comprovada por outros pesquisadores e, graças a ela, a comunidade científica está pedindo autorização ao Vaticano para mais um teste de C14 com técnicas mais modernas.

      Procurem também pelo artigo imparcial do químico e PhD em física Philip Ball sobre as pesquisas do Dr. Raymond Rogers e sobre o SUDÁRIO, publicado no site da NATURE, para ver que não estou querendo ludibriar ninguém aqui!

      Thumb up 3
    • Primeiro, o sudário simplesmente não é comprovado como certas fontes dão a entender. Ele nem se quer parece ter envolvido um corpo. Depois, ainda que tivesse ou tiver envolvido um corpo, isso passa longe de provar que era de Jesus, e mais longe ainda de provar a existência de Deus.

      Thumb up 14
    • Caramba, estou respondendo o que já responderam faz tempo…
      O que quero dizer sobre ter ou não envolvido um corpo é que, por exemplo a cabeça da parte de cima do corpo, está juntinha da parte de baixo do corpo, e como se fossem realmente duas cabeças separadas, óbvio que não deveria estar assim. E esse mesmo problema, observado no comprimento do tecido, também é observado na largura.
      http://pensamentoemextincao.files.wordpress.com/2012/03/sudario_inteiro_thumb.jpg?w=204&h=770

      Thumb up 4
    • Estou cancelando minha inscrição nesse debate por considerá-lo infrutífero. Minha caixa de e-mail está cheia de mensagens quase idênticas sobre o sudário de Turim.

      Thumb up 3
    • Já sobre a pesquisa dos físicos do ENEA, após cinco anos de pesquisa, eles chegaram a conclusão de que somente com um laser UV era possível reproduzir a mesma coloração amarelada das fibras do SUDÁRIO; já que não há pigmentos no SUDÁRIO e sim uma oxidação superficial das fibras com uma espessura de apenas (se não me engano) um quinto de milésimo de milímetro. E o pior é que há fibras coloridas ao lado de outras sem nenhuma coloração.

      E isso é impossível de se conseguir usando tinta ou qualquer outro pigmento, chamuscamento, luz solar, etc. Ou seja, somente com um laser UV eles conseguiram a mesma coloração e a mesma espessura da camada superficial das fibras.

      E isso é absurdo, porque sabe-se que na Idade Média não havia laser UV e, mesmo que existisse, teria de ter a incrível potência de 34 trilhões de watts para formar a imagem de uma só vez!

      E o interessante é que a imagem do SUDÁRIO não é uma pintura, ou decalque, ou fotografia comum; mas sim uma RADIOGRAFIA com informação 3D e até holográfica de um HOMEM RESSUSCITANDO! Onde dá para ver claramente até os ossos e as raízes dos dentes da vítima. Sendo que o único candidato histórico para o homem do SUDÁRIO é Jeesus de Nazaré.

      Por isso, ele é impossível de ter sido feito por algum falsificador da Idade Média (nem mesmo por Leonardo da Vinci), já que nem hoje temos tecnologia suficiente para reproduzi-lo com perfeição. Ou seja, como disse o Pe. Quevedo no programa Superpop (tem no YouTube), o SUDÁRIO DE TURIM não é um milagre, é um MILAGRAÇO!

      Os estudos científicos do SUDÁRIO DE TURIM não é nada trivial e é algo extremamente sério e maravilhoso!

      E, Jonatas, ele é sim o objeto mais estudado pela ciência até hoje!

      Thumb up 5
    • Não existe nenhuma citação, nenhum periódico de doutorado ou artigo científico que diga que esse ou aquele é o objeto mais estudado da história da ciência, porque a história da ciência estuda a tudo, nada e nenhum pano jamais será qualquer prova ou sequer indício de uma ressurreição mágica, se é que isso aconteceu. Jesus único candidato? A morte por crucificamento era a prática mais comum naquela época, nada, absolutamente nada prova que o sudário é a marca desse específico homem, é só crença mesmo.

      Desculpe mas teus anos de acompanhamento de estudos foram perdidos, e o motivo de não liberarem o manto para mais análises mais profundas é justamente isso, cairá por terra as crendices em torno dele, terão que achar outra velharia sagrada.

      O que você sofre é de falta de visão, está tão focado num único paradigma que qualquer coisa fora dele não lhe fará sentido. Se se baseia em documentários e estudos, sim, muitos tem em torno desse assunto, mas muitos o rejeitam, e já que os assiste, devia assistir um do Discovery que mostra exatamente como e porque razão Leonardo Davinci teria falsificado um manto sagrado.

      Mas você vai assistir e negar todos os princípios da ciência apresentada, todos os que negarem aquilo no que você quer acreditar. É como quem lê a bíblia a vida toda, mares se abrindo e serpentes falando fará parte natural de sua visão, qualquer contrariedade a isso não será recebida.

      Thumb up 18
    • Jonatas, respeiito a tua inteligência e gosto da maioria dos teus comentários; mas, por favor, tome uma atitude mais científica!

      Primeiro assista os documentários que indiquei, pesquise os currículos dos cientistas entrevistados e procure se informar melhor sobre os estudos científicos do SUDÁRIO DE TURIM e da IMAGEM DE GUADALUPE antes de falar besteira!

      Cristo é o único candidato histórico ao homem do SUDÁRIO, porque não se sabe de nenhum outro que já tenha ressuscitado. E o SUDÁRIO nada mais é do que a foto (tridimensional e radiológica) de um homem ressuscitando em carne e osso!

      Um cadáver comum, um artista, ou mesmo um gênio como Leonardo da Vinci, jamais (repito) jamais poderia produzir o SUDÁRIO DE TURIM!

      Thumb up 3
    • Mesmo que o manto fosse real, não há prova nem sequer qualquer indício de que seja um homem ressuscitado, e o que não falta é personagens mitológicos nessa lorota de ressurreição, Lásaro, Orfeu, Hércules, Jack Sparrow…

      Thumb up 15
    • D.R.
      Que fonte você usa para contar o número de indivíduos que já ressuscitaram?
      Te pergunto isso por que você se refere a Jesus, e quando se fala em Jesus, normalmente se usa a bíblia como referência.
      No entanto, na minha bíblia, ressuscitaram:
      No Antigo Testamento:
      O filho da viúva (1Reis 17.17-24)
      A sunamita (2Reis 4.32-37)
      O homem encostaram nos ossos de Eliseu (2Reis 13.20-21)
      No Novo Testamento:
      O filho duma viúva (Lucas 7.11-15)
      A filha de Jairo (Lucas 8.41-42; 49-55)
      Lázaro (João 11.1-44)
      Depois da morte de Jesus, muitas pessoas que haviam morrido (Mateus 27.52)
      Jesus (Mateus 28.1-8)
      Tabita (Atos 9.36-43)
      Êutico, o cidadão que dormiu e morreu na igreja (Atos (20.9-10)

      Thumb up 9
    • O Jack Sparrow e o Barbossa também.

      Thumb up 8
    • Cesar Crash e Jonatas, não pelo seguinte:

      Embora se empregue o termo ressurreição de forma genérica; na verdade, esses personagens citados na bíbblia não ressuscitaram de verdade; eles apenas reviveram!

      Todos eles, após reviverem, tiveram seus corpos normais, adoeceram e morreram novamente.

      Mas o corpo ressuscitado é um corpo que não adoece e não morre mais; pois é um corpo glorioso, não limitado às leis da natureza, ao espaço e ao tempo como o nosso.

      Esse foi o corpo com que Cristo ressuscitou. E a bíbblia promette que nós também, após a ressurreição da carne, teremos um corpo glorioso semelhante ao dele!

      Afinal, essa é a boa nova dos evangelhos!

      Entenderam a diferença?

      Thumb up 3
    • Gente… gente… aceitem chesuss!1

      Thumb up 3
  23. Adorei o debate. O livro deverá receber comentários após a leitura. O conceito deve ser discutido sem que haja sangue nas paredes!

    Thumb up 8
  24. Tomara que este livro seja apenas o primeiro de uma série de livros que irão surgir no mercado, já estava na hora de tirarmos as nossas crianças da ignorância.

    Thumb up 13
    • Ignorância??? Não fale, e não faça besteira! Os ensinamentos de Cristo (como os encontramos na bíblia) ainda é e sempre serão os melhores conselhos que nossos filhos podem herdar para crescerem cidadãos que prezam por valores morais e éticos numa sociedade que necessita urgentemente de princípios de dignidade, respeito e amor ao próximo. Por favor! Qual a maior história de amor ao próximo que a humanidade conhece senão a história real e extraordinária de Jesus Cristo!!! Tenha bom senso! Converta-se a Jesus enquanto há tempo e ensine os princípios cristãos aos seus pequeninos!

      Thumb up 4
    • Desculpa, mas não acredito que a melhor maneira de ensinar as crianças a ter ética e moral em um semi conto de fadas de um homem que seu próprio pai mandou exatamente para morrer pra demostrar seu amor pelo o que criou. Se isso fosse tão prestável o mundo seria melhor, se quer ensinar ética e moralismo seja realista com eles crianças tem uma visão mais cientifica que os adultos e isso porque são curiosos ao invés de contar a história de cristo faça eles lerem livros como Alice no País das maravilhas e o Através do espelho, Os 40 livros de Oz, Os Miseráveis, É proibido miar sabe alimentar a imaginação da criançada incetiva-los a gostarem de ler e assistirem os desenhos animados (de preferencia os dos anos 80 e 90), mostrar os noticiários tanto bons quanto ruins pra ele saber como é o mundo de fato, não afasta-los quando passar um deficiente, homossexual, ou uma pessoa que se veste como punk, rock, etc e faze-los entender que preconceito não é algo positivo e também para que eles pelo menos respeitem a todos igualmente, incentivando ele a comer todo o tipo de comida (e não se engana criança gosta de comida desde que seja bem feita) e quando ele for crescendo deixe ele criar suas próprias opiniões apenas afasta-los se forem pra um caminho errado, mas se forem bem criados eles com certeza iram ser pessoas ótimas, esses são alguns exemplos.

      Thumb up 7
    • Bem, poderíamos citar alguns líderes de movimentos pacifistas neste nosso ultimo século, mas o foco mesmo é compreender que apesar de toda essa discussão sobre deus existir, Jesus ser um salvador, nada tem mudado. As igrejas cada vez mais atoladas de gente e dinheiro (destinados para a “causa”), uma bancada na câmara evangélica/católica que só pensam o Estado como se fosse o quintal de casa, corrupção e preconceitos cada vez mais acentuados entre tantos religiosos, o estudo sem contexto de um livro mítico que pode ser interpretado para dar cada vez mais medo e insegurança aos já miseráveis e desamparados… Se os valores cristãos fizessem alguma diferença no mundo atual, acredito que já estaríamos com muitos problemas resolvidos… Um livro como o acima debatido emancipa, liberta, retira tabus, medos e ainda promove o debate sobre a sociedade que queremos no futuro. Desatar os nós que amarram o homem as suas velhas e sofridas crenças é permitir seu crescimento, permitir que se discutam os valores hipócritas e as crendices vazias de um sentido para o mundo de hoje.

      Thumb up 2
    • Na minha “apinião”, pela ortografia, você deve ser um ledor contumaz.

      Thumb up 1
  25. Quando a criança crescer vai pensar por si mesma, andar por si mesma, é interessante ter diferentes pontos de vista.
    Eu estudei grande parte da vida em colégio católico e frequentei centros espíritas quando pequena, agora segui um rumo muito diferente e tenho certeza que muito melhor e mais esclarecedor.

    Thumb up 14
    • Excelente, Angel. Rejeitar a maturidade é suicídio que prejudica a todo mundo!

      Thumb up 3
  26. Eu particularmente acho muito irracional, como as pessoas sem terem conhecimento algum sobre um assunto querem discutir como sendo conhecedores plenos de um livro que nunca leram ou estudaram.Eu cogito que Richard Dawkins é muito limitado e crú no que diz respeito a Filosofia,Sociologia e exclusimamente a Bíblia,sua visão está inserida num contexto cheio de erros e dúvidas que como ele sendo um cientista na área biológica deveria levar em consideração.Da mesma forma que ele diz que Deus é um delírio,logo,o meu pensamento após ler e conhecer os dois lados da moeda, e mais que justo dizer, é que a idéia de Richard Dawkins sobre Deus é um delírio.

    Thumb up 2
  27. E então eu me pergunto:

    Qual a diferença entre os crentes e os ateus?

    Um acredita que Deus criou tudo, não consegue provar, mas geralmente não aceita opiniões contrárias.

    Outro acredita que algo “não-Deus” criou o mundo, também não consegue provar e também geralmente não aceita opiniões contrárias.

    Por isso escolhi o agnosticismo: assumo que (ainda) não temos capacidade de desvendar esse mistério, tomo pra mim o que cada crença tem de bom, acredito no poder da ciência e vivo feliz.

    Thumb up 4
  28. Olá amigos, a figura de linguagem “METÁFORA” nos primórdios da humanidade já era praticada, sem nome ou com outro nome, enfim era usada pelo homem, a bíblia é uma grande metáfora, isso não quer dizer que Deus não exista. Darwin era um excêntrico que usava a lógica e aobservação como nenhum outro, este sim não usava metáforas, a verdade era nua e crua para ele.

    Thumb up 1
  29. Vou deixar meus filhos escolherem o que acharem melhor para eles, o que os fizerem mais felizes.

    A religião tem muitos pontos positivos também. Nem todo religioso é ignorante e cego. Sinceramente conheço muito mais religiosos felizes que pessoas que se dizem “entendidas”. Tenho meu lado espiritual, que me faz bem, e só o largarei quando alguém me provar que isso tudo é besteira e me faz algum mal.

    Fico me perguntando até que ponto é útil descobrir a origem de tudo isso. Que benefício nos trará?

    Talvez o grande segredo e beleza dessa vida seja aproveitá-la e aceitar que nós, pequenos grãos de areia, provavelmente nunca iremos descobrir o que nos trouxe até aqui.

    Thumb up 4
  30. acho errado uma pena que muitos se acham superiores a Deus só por que tem um pouquinho de conhecimento, Eu me converti a pouco tempo, e reparei que meu irmão pequeno fala de Deus e o amor de Deus e ninguém nunca falou de Deus para ele mas na bíblia diz: “E disseram-lhe: Ouves o que estes dizem? E Jesus lhes disse: Sim; nunca lestes: Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor? ”
    Mateus 21:16

    Thumb up 1
  31. O tenso é que o ateísmo também está virando religião, parece que as pessoas não entendem que o que estraga o mundo é o fanatismo e não o ateísmo ou a religião.

    Thumb up 35
    • Se ateismo for uma religiao, abstinencia e uma posicao sexual !¬

      Thumb up 50
    • Duas verdades.

      Thumb up 9
    • Vejo muitos militantes ateus que saem por “ai” pregando o ateísmo, tendo líderes, como Dawkins, etc, e seguidores que se comportam exatamente como um Evangélico neopentecostal…

      Ateísmo não é religião, mas que tem muita gente que o adota como se fosse uma verdadeira religião, ah e como tem!!! Alías, é o que eu mais vejo entre os ateus!

      Thumb up 10
    • O problema é ser soterrado por milhões que são enfiados de cabeça na religião desde antes do nascimento. Crescem, tornam-se acomodados e seguem em frente, sem avaliar, sem discutir esse e outros valores que a maioria recebe de encomenda quando vem ao mundo.

      Thumb up 9
    • Não, não, o que acontece é que quando os religiosos falam mal dos ateus, eles esperam que os ateus fiquem quietos. Como tem alguns que ainda tem esperança na humanidade e respondem aos insultos e mentiras dos religiosos, pronto, os ateus são mais uma religião…

      Thumb up 17
    • Cesar, felizmente, existem muitos desses que você diz, e podem até ser maioria (Como você parece ser, e aqueles que você conhece) mas infelizmente são os que menos aparecem.

      Como eu disse, conheço pessoas, várias delas, inclusive no meu facebook, que são assim como eu disse. Não é necessário qualquer tipo de provocação. E está cheio destes na internet. São crentes as avessas. Não é culpa do ateísmo, e sim das pessoas…

      Thumb up 2
    • Cesar, seu comentário foi muito preconceituoso, generalizou todos os religiosos. Eu por exemplo nunca reclamei de ateus até eles começarem essa espécia de “religião ateísta”; e claro, só reclamo dos ateus fanáticos.
      A ATEA pede doações como se fosse dízimo; reclamam do preconceito mas ao mesmo tempo estão sendo preconceituosos; reclamam dos religiosos que ficam pregando sua religião mas vejo mais ateus pregando ateísmo do que religioso pregando religião. E o pior são aqueles que viram ateus e acham que por isso viraram intelectuais instantaneamente e começam a postar comentários irônicos e arrogantes contra o primeiro religioso que vê. Para confirmar isso basta acessar o youtube, achar um ateu xingando um religioso e olhar todos os comentários dele. Verá que ele passa o dia inteiro fazendo isso, pregando o ateísmo e xingando religioso; são trolls.

      Óbvio que não estou dizendo que todos os ateus fazem isso, eu defendo o equilíbrio; o respeito para ser respeitado.

      Thumb up 5
    • Rapaz pra cada religioso fanático vejo 4 ateus fanáticos e ambos estão errados.
      O correto é não sair xingando o ateísmo ou a religião, parece as pessoas não sabem viver em um meio com pluralidade de opiniões. O certo é a tolerância.
      Eu prefiro acreditar que existe a vida após a morte; e não é por ganância, como muintos ateus fanáticos dizem, e sim por amor aos meus familiares que já morreram.
      afinal, se existir vida após a morte eu reencontraria meus familiares e ficaria feliz; mas e se não existir? eu já estarei morto mesmo, não sentirei falta. =D
      O que eu quero mesmo é viver, não quero morrer, torço muito para que exista vida após a morte. viver é uma alegria e pra mim 80 anos é muito pouco! E é óbvio que se descobrirem um meio de viver para sempre, eu vou usar; afinal, é melhor não arriscar. =D
      O que não pode é deixar a religião impedir o avanço da ciência, sabemos que ela foi importante para a criação da ciência, afinal, foi assim que o homem começou a explicar o mundo, mas também sabemos que a igreja muda menos que embalagem de maizena, o que não é bom, pois acabamos implantando coisas que eram boas no passado no mundo moderno, onde a abstinência sexual, por exemplo, não é mais necessária pois já inventaram métodos eficases para o controle das DSTs. Agora acabar com a religião é um exagero, assim você estará magoando muitas pessoas que as vezes só querem acreditar ter a chance de re-encontrar entes queridos após à morte.

      Já vi muitos ateus preconceitusos e por isso já não acredito mais nesse papo de que religião é uma fonte de preconceito; a única fonte de preconceito é o fanatismo. Eles estavam dizendo para um deficiente chamado Oziel: onde está seu deus agora?

      O problema é que as pessoas acham que ou elas devem ser básicas, ou devem ser ácidas; mas eu prefiro ser um sal se é que me entendem.
      A religião tem muitas coisas a nos ensinar, não fatos científicos e sim valores éticos e sociais; Um bom exemplo é saber que uma religião indígena acreditava que os homens se diferenciavam dos animais pela sua generosidade; o que nos faz pensar, pois hoje o que vemos é o contrário.

      E também não sei por que os ateus se ofendem quando alguns religiosos dizem que ateus vão para o inferno, afinal, como eles podem se ofender com algo que nem acreditam?
      Eu particularmente acredito que Deus não interfere no mundo, afinal se ele salvar uma pessoa ele terá de salvar todas para ser honesto; e se ele salvar todos, o mundo iria acabar por super-população. E se ele existir, provavelmente a vida após a morte existiria também, o que tornaria inútil salvar pessoas no planta terra.
      Também acredito que ateus e gays não vão para inferno, afinal, Deus como pai deveria amar todos os seus filhos e a homosexualidade é genética e o ateismo não faz mal a ninguém.

      Ah, e aqui está o deficiente que mencionei no meio desse texto: http://www.youtube.com/user/oziel1999 – canal do oziel no youtube, ele está tentando arrecadar dinheiro para uma operação facial.

      Thumb up 3
    • Eu venho anunciando isso (que o ateísmo virou religião) há muuuuuuito tempo!

      Thumb up 3
  32. Não prive nem uma criança de leitura alguma, ela vai escolher o que ser, no que crer quando crescer.Adultos são manipuladores.

    Thumb up 27
  33. Sinceramente,tenho 12 anos,porém acho esse livro uma versão fantasiosa da vida.
    Acredito em deus,apesar do que devem estar pensando pretendo trabalhar no ramo cientifico,sou bastante aplicada.
    Acho que esse livro não deve ser mostrado para crianças pequenas,afinal,antes dos 8 ninguém tinha uma clara ideia de religião e do mundo.Apenas ideias vagas.

    Thumb up 16
    • Claro que não devemos mostrar para crianças!! Toda criança deve ler apenas sobre chesus!!11 Pois chesus é a verdade! Todo o resto é mentira e fantasia!1111!1

      Somente quando crescerem que elas poderão ler as historinhas fantasiosas sobre os dinossauros e as mentiras da ciência!

      Viva chesuss!!1

      Thumb up 36
    • Com certeza, Andy!!11 A única verdade inquestionável são os humanóides cabeçudos e esqueléticos, oriundos de outras galáxias e que, muito em breve (questão de bom senso), se manifestarão a toda a humanidade!111!1

      Thumb up 2
    • Agora sério… Nunca se esqueça que Darwin te ama! Embora você ache que ele é uma fantasia, ele fica triste mas te ama mesmo assim!

      Thumb up 20
    • Mostrar a biblia para crianças pode né? Mas deixar ela escolher outros livros pra ler nao pode…Isto pra mim tem nome: alienaçao.

      Thumb up 5
    • Interessante isso, mas então quem colocou na sua cabeça a crença em Deus?

      Thumb up 3
    • Sinceramente… criticar alguém com 12 anos. Ela tem uma vida toda ainda pra amadurecer seus pensamentos.

      Thumb up 7
    • Vitória,

      Parabéns pelo seu pronunciamento! Continue assim, afinal de contas os que se declaram ateus ou agnósticos precisam de fé na inexistência de Deus. Além de que alguém preocupar-se de anular a pessoa de Deus da história e influenciando uma nova geração para a descrença é muito mais anti-religiosa do que atéa ou agnóstica.

      Thumb up 9
  34. Vou aproveitar que minha filha adora ler e está numa fase de muitos questionamentos e dar este livro de presente para ela. Claro que vou ler também… rsrs ^_^

    Thumb up 17
  35. Este livro não agrega nada de novo. A maioria dos temas abordados fazem parte da fomação escolar do indivíduo seja ele ateu ou crente.
    Historias infantis baseadas textos biblicos sempre foram e continuarão sendo historias para dormir. Se o autor realmente quer fazer algo útil para as próximas gerações, deveria este nos trazer luz a um tema bastante esquecido hoje em dia, a formação ética e moral do indivíduo e não lançar raizes em convicções pessoais.
    Assim estaria ele constribuindo para forjar uma geração de cidadãos e por fim, uma sociedade menos egoistas, alienada e mais responsável.

    Thumb up 18
    • Mas ele é um biólogo e cientista meu filho, não acha que quem deveria se encarregar de escrever sobre ética e moral sejam os filósofos ou sociólogos?

      Ele é um biólogo e escreve sobre biologia, que por sinal é sobre o que o livro em geral trata, uma maneira de ensinar didaticamente esse assunto para crianças.

      Vai criticar agora todos os autores do mundo que não escrevem sobre ética? Cada um escreve o que quer e sabe ora bolas.

      Thumb up 33
    • Isso é lusitano. A ética deve estar em todas as áreas do conhecimento humano e não somente na Filosofia e Sociologia. Falar e escrever o que se quer a seu bel prazer e sem fundamentos, mesmo dentro da sua área de conhecimento, é ser, no mínimo, irresponsável.

      Thumb up 4
    • Ensinar didaticamente esse assunto para crianças ?? Mas pra que se elas já aprendem esse treco de Ciências nas escolas.
      Eu acho que a intensão dele era outra …

      Thumb up 2
    • “Este livro não agrega nada de novo.” Posso garantir que é inovador em vários aspectos. Sugiro ler antes de emitir uma opinião como esta.

    • Deixando de lado as convicções pessoais do autor, fique a vontade em nos esclarecer sobre as tais inovações que você citou…ou disponibilize a versão completa do livro.

      Thumb up 2
    • Acredito que moral e ética são a solução para praticamente todos os problemas da sociedade moderna…
      Mas hoje de manhã acordei pensando em algo… Até que ponto moral e ética também não podem ser uma espécie de fôrma (como a religião é), que molda e que tira a individualidade da pessoa?!?!
      acho essa questão individual-coletivo bem filosófica!!

      Ótimo comentário!!

      Thumb up 4
  36. Li uns trechinhos, essa obra pra mim parece digna de fazer parte da grade estudantil das séries iniciais, e até nas pre-escolares.

    Thumb up 14
  37. Como se uma criança ligasse pra religião.. Ou discutisse sobre a evolução com seus coleguinhas enquanto toma suco de laranja

    Thumb up 6
    • Algumas ligam. Eu fui criado em família católica, ouvindo sobre Jesus e Arca de Noé, sendo obrigado a ir à igrejas (eu detestava). Com apenas 9 anos eu já havia percebido o que adultos até hoje não perceberam, as histórias bíblicas são fantasiosas demais. Nessa mesma idade eu troquei a paixão pelos dinossauros pela paixão da astronomia, hoje ambas estão comigo.

      Thumb up 32
    • Exato!! E os que ligam fazem a diferença!!

      Thumb up 8
    • Interessante, prá mim foi justamente o contrário. Quando criança minha paixão era astronomia e dinossauros, li muito, estudei muito, inclusive a bíblia e tudo mais que se relacionava. Até hoje continuo interessado em tudo isto, porém com um olhar mais voltado a fé, pois estou cada vez mais convencido nessa convergencia entre a ciencia e a fé. Tu também vai chegar lá Jonata, pode acreditar (risos).

      Thumb up 1
    • Ahhhh agora entendo sua repulsa pela igreja católica(eu também tenho) pois foi estes ensinamentos errados que torceram a verdade Bíblica!, e geraram em algumas pessoas, ódio e descrença na Bíblia.

      Thumb up 3
    • Só descrença, não tenho ódio. Eu não acredito nos acontecimentos mágicos, cobras que falam e mares que se abrem, mas conheço os valores de filosofia, caridade e ética, em especial na passagem do cristianismo.

      Thumb up 8
    • Interessante, prá mim foi justamente o contrário. Quando criança minha paixão era astronomia e dinossauros, li muito, estudei muito, inclusive a bíblia e tudo mais que se relacionava. Até hoje continuo interessado em tudo isto, porém com um olhar mais voltado a fé, pois estou cada vez mais convencido nessa convergencia entre a ciencia e a fé. Tu também vai chegar lá Jonata, pode acreditar (risos).

      Thumb up 2
    • Olha aí, um vidente…

      Thumb up 6
    • Jonatas, eu sou um colega de profissão teu (analista de sistemas) e fui questionador também por muitas vezes sobre as coisas que existem. Estudei e ainda estudo muito sobre inúmeros assuntos científicos, mas sou cristão, não por legado familiar e nem por cegueira, mas por grandes convicçoes pessoais, sempre questionando, mas sempre tendo as respostas iluminadas como a luz do meio dia. Sabe, eu desenvolvi um sistema de visão artificial e fui pioneiro ficando entre os primeiros do mundo com tais recursos. Fiquei entre os grandes engenheiros e, agora, tenho em mãos um sistema aprimorado que praticamente é o único do planeta com tais recursos sofisticados. Sou muito respeitado como profissional e sempre fui tido como muito aplicado e sempre top nas turmas incluindo faculdade. Digo isto para bloquear as falsas interpretações de que pessoas que crêem em Deus são menos inteligentes. Sabe, desde de criança eu amo a ciência e a astronomia e, quando meus amigos ainda brincavam de pique eu criava documentos com as descrições astronômicas estelares, etc, como um pequeno cientista. Sempre amarei a ciência, mas eu nunca permito que o mundo material me cegue os olhos espirituais. Muitas coisas ocorreram comigo de inegável caráter espiritual e sempre verei o Brilho e a Majestade de Deus presente nas maravilhas deste Universo e sua Obra Redentora sempre viva no meu coração… Grande abraço amigo!

      Thumb up 6
    • Digo isto para bloquear as falsas interpretações de que pessoas que crêem em Deus são menos inteligentes.

      Em resposta a mim esse trecho da tua postagem não faz o menor sentido, pois nunca fiz tal afirmação. Eu afirmei que as histórias da bíblia são fantasiosas, e são, como qualquer papiro de mitologias. Eu sou Budista, mas conheço e respeito o valor do cristianismo, assim como do judaísmo, islamismo… seguir outra filosofia não quer dizer que eu seja oposto a essa.
      Eu nunca refutei a existência de uma divindade, apenas considero uma questão da qual não existe certeza, nem de existência nem de inexistência. Para os budistas, é mais importante conhecer a si mesmo como chave do entendimento do universo do que seguir cegamente condições pré-estabelecidas baseadas na intolerância e imposição, como fazem as religiões.

      Um abraço.

      Thumb up 8
    • Desculpe-me Jonatas, mas não foi minha intenção atribuir esse trecho a que você se refere a você especificamente. Acho que a forma como descrevi deu essa interpretação, mas na verdade atribui a outras pessoas que pensam desta forma. Vejo que você é bem razoável em seus tratamentos e é por esse motivo que gosto muito de dialogar contigo. Grande abraço amigo!

      Thumb up 3
    • Eu também ia pra igreja, segundo meus pais, desde meus primeiros meses, também detestava. Uma criança não sabe o que é Deus, é tendencioso dar um livro desse pra elas.

      Thumb up 4
    • E se vão dar um livro sobre ateísmo, deem um livro sobre outras religiões também, senão estarão sendo hipócritas, mostrando só um pedaço desse universo, do mesmo jeito que meus pais fizeram.

      Thumb up 3
    • Ignorante aquele que acredita que as crianças os são! Saiba que minha filha questiona sobre religião e evolução muito, talvez muito mais que muitos adultos, tudo vai do incentivo que as crianças recebem em casa para tal discussão.

      Thumb up 15
    • Amanda, meu filho de 5 anos faz exatamente isto. A mente da criança é terra fértil, o que planta, nasce. Se plantar mato, só terá mato.

  38. Quando tiver um filho…mostrarei a ele os dois lados e deixarei ele por si só encontrar sua verdade!

    Ela estando no ateismo, deismo ou preconizando a verdadeira lógica(na minha opinião): O agnosticismo!

    Thumb up 13
    • Tecnicamente, ateísmo e agnosticismo não são mutualmente excludentes.

      Por exemplo, uma pessoa que não tem certeza se deus existe ou não, afinal ela não sabe tudo sobre universo, mas baseado em evidências e outros fatores ACHA que não existe um deus teísta, como o deus da bíblia, é classificado como ateu agnóstico.

      Thumb up 8
    • Mas o agnosticismo tem a mente aberta e não se afunda na arrogância do ateísmo!
      Pode existir um criador ou não. Sou um ser insignificante( no ponto de vista universal), não tenho como obter tal resposta.
      PS- Ateísmo já deixou de ser privado a pessoas que se questionaram e filosofaram sobre a religião e a vida. Hj o ateísmo é apenas uma crença usada para auto-afirmação de pseudointelectuais que gostam de subjulgar teístas.
      Já temos uma quantidade imensa de ateístas afundados em uma ignorância digna de crentes fervorosos!

      Thumb up 12
    • Ateísmo é apenas uma posição, uma opinião a favor da não existência de deuses. Ter uma opinião não é ser arrogante. No livro “Deus, um delírio”, o próprio autor Richard Dawkins reconhece não ter 100% de certeza da não existência de Deus, pois só os crentes fanáticos é que têm 100% de certeza de algo. Ele apenas deixa claro ter uma forte opinião, muito bem embasada pela ciência, de que Deus não existe. Já os agnósticos, estes não têm opinião nenhuma.

      Thumb up 9
    • Então devemos acreditar em coisas que “talvez” existam? O ateu acredita na realidade, não em amiguinhos invisíveis, pois pela “lógica” do amigo, se vamos acreditar em um deus, deveremos acreditar em todos…
      Indo mais longe: devemos acreditar em duendes pq a Xuxa acredita e outros afirmem que “talvez” existam?

      Thumb up 4
    • Ateu acredita na realidade?

      Então já está provado que Deus não existe? Conte-me mais.

      Se ele acredita na realidade, então deveria ter a mesma dúvida que o agnóstico tem.

      Agnóstico usa a lógica pra assumir que isso não está provado (e talvez nunca será).

      Thumb up 2
    • Amigo, você está generalizando.

      Sem dúvidas deve existir aqueles ateus “convictos” que afirmam saber 100% de certeza que deus não existe. São uns tolos, aliás, qualquer um que afirme saber algo com certeza absoluta me parece ser um tolo.

      Existem várias categorias de ateus, então por favor, não generalize.

      Thumb up 3
    • E pelo visto você nem leu minha explicação, falando que existem os ateus agnósticos, que apenas ACHAM que deus não existe. Ou talvez você tenha ignorado de propósito.

      Então para todos os fins, o arrogante e pseudointelectual aqui é você.

      Thumb up 2
    • Fico feliz de saber que há gente esclarecida aqui.

      Recado para aqueles que insistem em separar teísmo, ateísmo e agnosticismo com como se fossem mutuamente exclusivas, ou que ateísmo é religião:

      Vão ler um pouquinho, façam um favor a si mesmos, aprender a concepção real das coisas (ao invés da popular, que por vezes é misinformada ou desinformada) fará bem à vocês e as pessoas com as quais vocês interagirem.

      Thumb up 2
  39. To até pressentindo a hora que os crentes e antidaukinianos de plantão acharem essa matéria.
    Show, achei que a divulgação ao público infantil estava esquecido nesse tipo de visão, agora eles têm uma escolha.

    Thumb up 18
    • ‘To até pressentindo a hora que os crentes e antidaukinianos de plantão acharem essa matéria’.

      “Pressentindo” a hora Jonatas? Isso é coisa de quem acredita no sobrenatural ou já tem poderes científicos como um volverine da vida. Seu ódio e e o desespero de dawkins é tão fanático quanto a pior das religiões. Todos deveriam ler o livro, até eu que sou católico, para no final dele, sair até a rua, olhar ao redor e dizer: “quem bom alguém ter escrito isso, assim como é bom alguém ter criado tudo isso”. Nada surge do nada e vocês ateus são tão burros e desesperados quanto um evangélico que abençoa celulares para receber boas notícias. rsrsrsrsrsrs….

      Thumb up 3
    • Desespero, burrice? Nós não apedrejamos ninguém por adultério, não queimamos um pensador distinto na fogueira nem dizemos que fulano vai pro inferno e beltrano pro purgatório. Não é desespero nem ódio, não vivemos de sonhos, o que temos é VISÃO, vê se acorda.

      Thumb up 7
    • Jonatas,

      Esse seu comentário pejorativo em relação aos crentes, mostra apenas sua visão preconceituosa e partidária, sem conhecimento de cristãos evangélicos que amam a ciência como muitos outros no presente e passado.

      Acho a matéria interessante na informação, mas, extremamente tendenciosa quanto a formação, pois, a medida que exibe a notícia de forma partidária ela também é excludente dos que tem opnião contrária como a citação: “explicação muito mais plausível do que uma força sobrenatural que faz as coisas acontecerem com um estalar de dedos”; além de tratar as questões de metafísica de forma pejorativa.

      Thumb up 5
    • Em que aspecto meu comentário foi pejorativo? eu disse que pressentia a hora que eles viriam publicar um monte de críticas infundadas e anticientíficas e se não fosse o controle da moderação veríamos que de fato isso ocorrera. O que eu disse é fato, não pejoração.

      Thumb up 6
    • Caro Jonatas,

      Primeiramente a minha afirmativa de sua forma sarcástica e pejorativa em relação aos crentes é ratificada pelo seu novo comentário de tomar a parte pelo todo.
      Sou cristão evangélico e exímio leitor do site, gosto da ciência e discordo que os “crentes” “viriam publicar um monte de críticas infundadas e anticientíficas” e ainda afirma que não vemos devido a moderação (isso é fé hein?).

      Em segundo lugar quanto ao livro, Dawkins é bastante infeliz ao idealizar minimalisticamente a realidade presa àquilo que podemos perceber através dos sentidos (pg. 8)ainda que amplificados pelos mecanismos tecnológicos. Há assim, um reducionismo da complexidade humana, do cosmo e do microcosmo até infantil e torna-se contraditória quando afirma no livro em questão:

      “E quanto a uma galáxia, tão distante que
      não pode ser vista a olho nu? E uma bactéria, tão
      pequena que só pode ser vista com um microscópio?
      Devemos dizer que essas coisas não existem
      porque não as enxergamos? Não.”

      Defendendo posteriormente que com o auxílio de instrumentos nos confirma, nesse caso através da visão, que a galáxia distante e a bactéria são reais. (página 9)

      Calma aí! Quer dizer que aquilo que é além de nossos 5 sentidos, não é real???

      Sabemos que nossa percepção é limitada pelos 5 sentidos, sabemos ainda que os instrumentos usados hoje nos potencializam de forma limitada e que amanhã potencialmente ampliarão nossos limites, mas isso não significa que o que será descoberto amanhã “não é real hoje”, isso é um absurdo!

      Em terceiro lugar e quanto àquilo que não podemos mensurar como o sentimento, simplesmente negamos a sua realidade enquanto movidos pelo ódio alguns matam e pelo amor outros salvam vidas, isso é ilógico.

      Thumb up 2
    • Cesar, chorei de tanto rir kkkkkkkkk

      Sábias e hilariantes palavras.

      Thumb up 3

Envie um comentário

Leia o post anterior:
3
Os três maiores mistérios da evolução humana

Por que nós andamos ...

Fechar