Maconha deixa regiões do cérebro fora de sincronia umas com as outras

Por , em 27.10.2011

Um novo estudo pode ter descoberto como a maconha afeta o nosso cérebro. É sabido que a droga prejudica a nossa memória e cognição, e, agora, uma pesquisa com ratos indica que isso é porque a maconha faz o cérebro ficar fora de sincronia. O resultado disso assemelha-se aos efeitos da esquizofrenia.

Os efeitos da maconha no cérebro

Os pesquisadores neurocientistas mediram a atividade elétrica das células nervosas de ratos que receberam uma droga que imita o efeito do ingrediente psicoativo da maconha, chamado de tetrahidrocanabinol (THC).

A droga em si tem apenas efeitos sutis sobre as regiões cerebrais individuais, no entanto, ela interrompe a atividade coordenada entre as regiões do cérebro.

Especificamente, os pesquisadores descobriram que a droga interrompeu as flutuações coordenadas da atividade elétrica – chamadas de ondas cerebrais – em todo o hipocampo e o córtex pré-frontal. O resultado parecia com dois instrumentos dentro de uma orquestra tocando fora de sincronia.

A falta de sincronização entre o hipocampo e o córtex pré-frontal – áreas do cérebro associadas à memória e à tomada de decisões – também está associada com a esquizofrenia.

Sendo um grupo de distúrbios cerebrais graves, a esquizofrenia leva as pessoas a interpretar a realidade de forma anormal. Seus sintomas podem incluir uma combinação de alucinações, ilusões e pensamento e comportamento desordenados.

Como resultado da interrupção de sua atividade cerebral, os ratos do estudo se tornaram incapazes de tomar decisões precisas enquanto navegavam em torno de um labirinto.

O abuso de maconha é comum entre pessoas que sofrem de esquizofrenia. De fato, outros trabalhos recentes mostraram que o ingrediente psicoativo da maconha pode induzir alguns sintomas de esquizofrenia em voluntários saudáveis.

“Essas descobertas são importantes para nossa compreensão das doenças psiquiátricas, que podem surgir como consequência de cérebros ‘desorquestrados’ e que poderiam ser tratadas através do reajuste da atividade do cérebro”, disse o pesquisador Matt Jones.

“Os resultados são um importante passo adiante em nossa compreensão de como a atividade rítmica no cérebro constitui a base de processos de pensamento na saúde e na doença”, disse o outro autor do estudo, Michal Kucewicz.[LiveScience]

59 comentários

  • Jéssica Amaral:

    Mark Foster é vocalista da banda americana Foster The People. No meio do bate-papo, ele, que gosta de um cigarrinho de artista, lançou essa:

    Fiquei impressionado quando conheci o Snoop Dogg. Abracei ele e disse: “Eu te amo, cara”. Eu tinha parado de usar erva há três dias. Então mandei: “Parei de fumar, mas eu acenderia um com você agora se tivesse a oportunidade”. Daí ele disse: ”Sabe, cara… Às vezes é necessário diminuir o ritmo e se concentrar nas suas coisas”.

  • Bruna:

    acredito que uma pessoa que se envolva com algum tipo de droga já não tem o que fazer,independente se for álcool, cigarros de nicotina ou machonha, etc. mas se for chamada de droga é pq faz mau a saúde, e aos usuários que me desculpem mas vcs não tem nem o que argumentar pois vcs são os viciados, e estão tão cegos que de nada vale as suas opiniões. Voces usam sem ter conhecimento.

    • Joe Joestar:

      Bruna, querida, você é leiga e não sabe do que está falando, julgando pessoas assim como se entendesse do assunto, por favor, pesquise mais, conheça mais pessoas, abra sua mente antes que sua própria ignorância te consuma!

    • Cesar Grossmann:

      Qualquer medicamento é chamado de “droga”, e as farmácias também se chamam de “drogarias”. Até o Michaelis (dicionário) avisa que droga é qualquer substância usada em farmácias, química, tinturaria, etc.

      Abra a sua mente, descubra o real significado das palavras.

  • ALVARO TARABAL:

    Verdadeiramente eu me assusto com tantas desculpas que os usuarios inventao para minimizar os males que maconha traz,fumei aproximadamente uns cinco anos entao eu sei o que estou falando, no inicio e tudo maravilha as melhores sensaçoens do mundo voce pensa que pode tudo mal sabe onde vai parar so tem dois caminhos para quem continua caixao ou cadeia sem falar no total desiquilibrio mental da pessoa so se percebe com o tempo ai vem esses maconheirozinhos (barriga verde) que
    começou a fumar ontem com as tesses ridiculas que nao faz mal.
    Ja basta o alcool e o tabaco daqui a pouco querem liberar o crak ja que e o proximo passo de todo maconheiro se nao sabia fica sabendo porque isso eles nao falam ja estao ferrados e querem ferrar com todos acorda era riponga ja passou liberdade e poder escolher quem fuma essa porcaria nao escolhe so consente com a porcaria de vida que levam diga nao as drogas e sim a JESUS porque ELE e o CAMINHO A VERDADE E A VIDA quem cre ainda que esteja morto vivera conhecereis a verdade que e JESUS e ELE te libertara

    • Quindim:

      VAMOS INTERPRETAR SEU COMENTÁRIO GROTESCO:

      Se você tivesse fumado por 5 anos saberia que quem fuma NÃO PENSA QUE PODE TUDO

      Se você tivesse fumado por 5 anos saberia que FAZ MAL ASSIM COMO TOMAR RAIOS ULTRAVIOLETA B TAMBÉM FAZ MAL ( você tem tomado sol sua vida inteira assim como você “fumava por um periódo de aproximadamente 5 anos”… Pare de sair na rua… Isso faz mal… 😀 )

      CONTINUANDO:

      Se você tivesse fumado há 5 anos e fosse uma pessoa bem informada saberia que maconha traz tranquilidade e crack traz agitação… Se um cara fuma maconha é porque ele gosta de tranquilidade então O PRÓXIMO PASSO NÃO É O CRACK o próximo passo é curtir a tranquilidade que o crack JAMAIS vai dar pra ele…

      Se você tivesse fumado há 5 anos, prestasse atenção no que lê e fosse uma pessoa inteligente saberia que O TEXTO NÃO FALA SOBRE LEGALIZAÇÃO, e que SER ILEGAL NÃO IMPEDE A COMPRA E CONSUMO principalmente com a impunidade brasileira.

      E só pra finalizar:

      É HIPOCRISIA FAZER PROPANGADA DA SUA IGREJA E DO SEU DEUS SE VOCÊ CHAMA DE “PORCARIA” UMA PLANTA QUE ELE (SEU DEUS) CRIOU E CONTRARIA AS LEIS DELE SENDO PRECONCEITUOSO, FALANDO SOBRE UM ASSUNTO QUE VOCÊ NÃO ENTENDE E MENTINDO (“fumei por 5 anos”) PRA CONSEGUIR CREDIBILIDADE…

      VOCÊ DEVERIA REVER SEUS CONCEITOS ÉTICOS E MORAIS, PARAR DE APONTAR DEDOS E SE PREOCUPAR EM APRENDER A ESCREVER UM PORTUGUÊS MELHOR QUE O DE UMA CRIANÇA DE PRIMÁRIO 😉

      P.S. É por isso que eu detesto igreja evangélica… É cheia de hipócritas desse nível trabalhando de graça pro pastor deles enricar e comprar fazendas 😀

    • Luiz fernando Maurina:

      Você ai com sua lição de moral única e definitiva, as pessoas com seu cafezinho diário toda manha, ou com o hábito de tomar uns copinhos de café o dia inteiro, com seus remédios contra insonia, controle da pressão arterial e entre outros, tão dependes dessas substâncias quanto uma pessoa que faz uso da maconha o são. Alguns não sabem se controlar, outros sabem, maconha sendo usada por pessoas pra conseguir uma onda, um barato, outras para amenizar sintomas do cancêr, de uma depressão. Empatia.

  • michel:

    O nome dessa matéria está totalmente errada.

    Já que o estudo foi feito com uma substância que imita o THC e não a maconha, o que é muito diferente, já que a planta natural contem mais de 60 substancias pscicoativas, sendo que uma delas neutraliza os efeitos do THC, sendo remédio e antidoto ao mesmo tempo.
    Segundo, o estudo foi feito com ratos que não tem um cerebro igual ao nosso.
    E terceiro não foi especificado a posologia, sem saber quanto foi ministrado qualquer coisa faria mal. A diferença entre remédio e veneno é a dosagem.

    • Zeca:

      Estou tomando por hábito ler os comentários antes das matérias aqui. Seu comentário me fez economizar algum tempo de vida. Obrigado.

  • Mendonca Zaratustra:

    corre atras de documentario galera,assisti dois tres,nao fica parado esperando a noticia do jornal do burgues dominado pela elite corporativista nao.
    Emancipe de si mesmo e de suas escravidoes mentais.
    Procura ae no google rick simpson cannabis.Procure se informar.Nao fica tomando cascudo mudo da policia e da politica nao.Voce é muito mais do que isso.Ou vai ser dominado por pilantras safados vagabundos?!?!
    Estudou pra que,pra ser roubado por um estupido?

    • Victor:

      Fyaaaa Man ..! Legalizaaa

      PAZ .. !!

  • Mendonca Zaratustra:

    Michal Kucewicz.[LiveScience] de Coo é rol4.

  • Mendonca Zaratustra:

    materia ignorante…a pessoa deveria ter se informado mais sobre a cannabis…é por causa dessas pessoas superfluas e superficiais que o mundo tá do jeito que tá.Alias,estava,pois vamos tentar possuir o dom da palavra.

  • Mendonca Zaratustra:

    Atentado a Criacao dizer que plantas sao drogas,droga é o que a maioria das pessoas tem dentro de vossas ocas vans e vegetantes cabecas.ICheias de pré conceitos.Inertes mentais.Droga é isso a qual chamamos de Governo e Estado que tentam por todas as formas possiveis nos impedir de ver a verdade,droga sao nossos meios de telecomunicacao a qual nos sujeitamos,droga é esse desenvolvimento doentio e erroneo da populacao mundial.Droga é esse SISTEMA a qual nos permitimos fazer se escravizados mentais.GADOS.Toma um Lsd,fuma um ou uma Cannabis,conheca um Xama,conheca a dimetiltriptamina,le Alem do bem e do Mal(Preludio a Filosofia Moderna,F.Nieztsche),nao julgue,e vera a vida com outros olhos.ABRAM AS PORTAS DA PERCEPCAO.
    Mais respeito a Criacao pessoal.Voces julgam demasiados demais.Lutem pelos nossos indios,pela amazonia,lute pelo o que é seu.Corre atras da verdade,comece tentando derrubar os corruptos!As familias sedentas e cegas pelo dinheiro e pelo poder.Aqui no Brasil agente sabe o nome e o sobrenome dos bandido de gravata tudo,vamo atrás da prisao dos delinquente.CULTURA,DESENVOLVIMENTO,ATIVISMO,REVOLUCAO.
    Basta a ignorancia,a hipocrisia,a demencia.
    CHEGA DE RACISMO!De preocupar com o que o outro faz ou deixa de fazer,se eu quiser fumar eu fumo,se eu quiser beber eu bebo.Se ele quer amar ele e se ela quer amar ela a vida é deles,nao cabe a nos decidir o que é melhor para o outro,isso nao existe.Nossa politica de desenvolvimento racional é que esta errada.Evolui a mente galera,voces vao ficar pra tras.Respeitem as plantas.Voce vai morrer e nao vai pro céu.Ignorancia aos ignorantes e sabedoria aos que observam.

  • Mario:

    com a liberdade da democracia até a desgraça é permitido como fazer uso de maconha em escolas e faculdades a prosti entrar na ascola de mini-saia ser espulsa e ganhar idenização . . . e educaçaõ do meu filho onde fica? é a demo-cracia do demo-nio.OBS:NÃO LÍ O TEXTO.

  • Magda Patalógica:

    “Eu vou ficar,
    ficar com certeza,
    mnaluco beleza…”

    Esse negócio de generalizar as coisas é meio perigoso, brothers.
    Fumei maconha por uns tempos, mas não “ligou nada” e acabei deixando, numa boa.

    Uma amiga teve o primeiro filho normal. Na segunda gravidêz ela fumou maconha durante toda a gestação e a criança nasceu com a testa e a cabeça enorme. Sei lá.

    Com o meu sobrinho o bicho pegou feio.
    Ele ficou dependente da maconha, passou para a cocaína e agora tá no crack.

    Deixou a faculdade, perdeu o emprego não trabalha mais há 4 anos. Arma o maior barraco em casa quando sua mãe não lhe dá grana para a droga e vende o que consegue (tv, jaqueta, tênis) prá comprar droga.

    Um dia sua mãe negou a grana, ele pegou uma faca de mesa e foi prá cidade tentar seu primeiro assalto. Era uma moça que disse que ia até o carro pegar a bolsa. Ligou para a polícia e ele foi preso em fraglante, pois ele continuou no local esperando que a moça voltasse com a grana. Pode?

    Agora o cara está internado, mas já passou por 3 outras instituições, sem melhorar “P” de nada.

    Então, a minha teoria é que o bom uso das drogas depende de cada organismo e do psiquismo de cada pessoa.
    Não gosto de generalização dizendo que faz mal prá todo mundo ou que faz bem prá todo mundo.

    É sabido que excesso de Coca-Cola causa osteosporose. Mas isso a imprensa não divulga, né?

    Euzinha não dependo de drogas prá ficar maluca. Já sou desde que nasci.
    Mas quem precisa, se puder, faça bom uso com moderação.

    Com 26 anos, a vida do meu sobrinho acabou. Eu ainda não vejo solução para ele.

    Fui.

    • Flávio:

      Legal Magda.

  • Roberto:

    Quem fuma não lê e e tambem não fica sabendo do que lhe afeta.

    • Flávio:

      Ô Roberto… VTNC! Deixa de ser mané afirmando uma coisa dessa ô ignorante!
      Tá especulando a vida dos usuários de maconha 24h agora? E baseado em qual pesquisa lógica você afirma isso?

  • CUIABANO28:

    ADOREI ESTA PESQUISA!!!

    Ela não fala onde…
    não fala como..
    não fala porque…

    observaram ondas cerebrais com uma substãncia que não tem nome e nem sei se existe…

    não sei o nome dos pesquisadores…
    não sei o nº de registro desta pesquisa…

    não sei o número de ratos usados… ratos???

    Sinto-me aliviado com tamanho esclarecimento…

    agora falando sério…

    eu assisti a um documentário em que diz como é prejudicial a saúde respirar ar…

    depois desse documentário eu decidi nunca mais respirar…

    oh… não sei o que está acontecendo comigo… estou ficando roxo… meus olhos querem pular para fora…
    que arrependimento!!! pq fui respirar ar por tanto tempo assim… esse é meu fim!!!

  • Anderson:

    certo…
    agora publica algum estudo falando sobre os males do álcool, do tabaco, do glutamato monossódicoe da glucoronolactona.
    publica?

  • Asdrubal:

    Experimentam por curtir.

  • maria fernanda:

    olá, meu nome é maria fernanda e queria deixar um depoimento!
    sofro de uma doença chamada trantorno bipolar }à 6 anos. Aparentemente nunca apresentei sintomas dessa doença anteriormente.Doença Bipolar do humor o próprio nome já diz , é qdo a pessoa muda muito de humor, uma hora tá bem outra hora não. Oque eu gostaria de falar é:1 fiz uso de maconha muitas vezes antes de ser diagnosticada, 2 o transtorno bipolar é um segmento da esquizofrenia. Graças à Deus estou me curando. Então, baseado nesse ponto de vista ( o da reportagem) , fico feliz pelo esclarecimento do uso dessa droga para todos não se enfiarem nessa enrrascada e fico feliz também de estar deixando o meu depoimento muito obrigado.

    • Flávia:

      Muitos parabéns pelo seu depoimento, Fernandinha. Vc sabe que
      encarar o problema de frente, é meio caminho andado para conseguir levar o tratamento em frente. Voce vai conseguir,
      basta querer! Deveria existir mais Marias Fernandas dizendo aqui, o estrago que a maconha causa. Força! Não desanime um dia siquer e vc chega lá! Meu abraço com muito carinho e alegria!

    • maria fernanda:

      flá, obrigada, bjs

    • Flávia:

      Força garota, muita determinação, peça toda ajuda de que precisar, principalmente a do nosso Pai. Ele nos escuta e nos ajuda, é só pedir, mas vc não pode deixar de fazer a sua parte!
      Estamos todos torcendo por vc. Faça caminhadas, respire profundamente pelo nariz o dia inteiro, ouça músicas que te deixe pra cima, filmes ídem – uma boa comédia, os de superação, os açucarados(de amor), que quando terminam te dão vontade de voar…e amar… :-)…É, Fernandinha, Deus nos dá os desenhos(a vida), mas NÓS é que temos que colorí-los, entende???
      Estamos contigo e acreditamos que vc vai conseguir!!! Muita alegria no seu coração!!!Beijos… 🙂

  • gloria:

    Não acho q maconha traz problemas para o cérebro ñ, a pessoa q se envolve c\ drogas por si só já tem problemas muito sérios, antes de usa-la.Quem usa ,usa sabendo o mal q ela faz, e mesmo assim usa!Ninguém se vicia inocente sem saber as consequencias.

  • Sérgio Saraiva:

    – É aquêle negócio, tudo de mais faz mal; até trabalhar demais faz mal !
    – O resto é que morreremos e ELA ficará, se isso é BOM ou MAL, VOCÊ DECIDE !

  • Roberto brasil:

    muito interessante, todos que defende a maconha , são usuario li todos os comentarios e percebi isso

    • NEY GLAUBER:

      Prezado Amigo, Roberto Brasil.

      Pergunta simples: se você defende a legalidade jurídica da união civil entre homoafetivos… ISSO O TORNA HOMOSSEXUAL??

      NÃO SOU USUÁRIO. NUNCA FUI. MAS DEFENDO A LEGALIDADE CONTROLADA E A FINS ESPECÍFICOS, COMO ACONTECE NA EUROPA.

      ROBERTO, NÃO ADIANTA CASTRAR O JOVEM. Há uma verdade universal… ELES VÃO CRESCER…

    • Danilo M.:

      você disse que defende a legalidade controlada,mas você acha que o usuário controla o seu vício?Se ele não tiver como sustentar seu vício o que você acha que ele vai fazer pra conseguir mais?

    • kid:

      nããããão!

  • Jorginho:

    hahahaha!…
    Essa pesquisa, essas pesquisas.
    Pô, tantas cobaias humanas e os caras vão estudar ratinhos!?
    Se maconha faz mal? sim, em parte.
    Por outro lado ela parece abrir a mente, aumentar concentração…
    Outros preferem dizer que ela “deixa levizinho”.

    Quando usava, na maioria das vezes me concentrava nas pinturas artísticas e outra hora, estudos gerais. Isso sim era uma grande viagem.
    Ela é anti-estressante… Embora, nem todos sentem bem com seu uso… Podendo causar desequilíbrio de batimentos, sonolência e paranóia. Essa última, muito rara.

    Para novatos (como os “ratinhos”), pode causa excessos de risos ou gargalhadas descontroladas.
    Qualquer coisa, pode ser motivo de dá altas gargalhadas.

    Aos usuários, não aconselho que fiquem chapados 24 horas… Pois, correm sério risco de tornar-se um Gil e tantos outros conhecidos.
    Acho que até Inri Cristo dá umas “puxadas” no cachimbo da paz… Além de alguns jogadores, autores, atores , cientistas, políticos e claro; boa parte dos que aqui estão postando comentários.
    Já fui usuário e aconselho que não amarres nessa “danadinha”. Pois apesar de boa, ela causa dependência quase que imperceptível… e, quando dê conta, já é escravo dela.
    Devemos ser livres e naturais.

    É fd esses pesquisadores; viciam os bichinhos e depois os lança no saco de lixo!

    Deveriam experimentar entre si e tirar suas próprias conclusões!

  • LeOnardO:

    Esse povo leigo não desisti de tentar achar os possíveis males da maconha…Incrível…O.o

    Será que estão realmente preocupados com a sua saúde?

    Segundo dados da ONU, 147 milhões de pessoas fumam maconha no mundo, o que faz dela a terceira droga psicoativa mais consumida do planeta, depois do tabaco e do álcool.

    Mas será que a maconha não faz mal? Depois de mais de um século de pesquisas, a resposta mais honesta é: faz, mas muito pouco, e só para casos extremos. O uso moderado não faz mal. O usuário eventual de maconha, que é o mais comum, não precisa se preocupar com um aumento grande do risco de câncer. Quem fuma mais de um “baseado” por dia há mais de 15 anos deve pensar em parar.

    Com isso, à grande explicação para algumas drogas serem socialmente aceitas e outras não, que é o que acontece com o álcool e cigarro (que são lícitas) em comparação à maconha (que é ilícita). É que as drogas lícitas rendem ao governo cerca de 13 bilhões de reais ao ano, enquanto que a maconha não traz lucro nenhum ao governo, até porque eu nunca vi traficante pagando imposto.

    Você realmente acha que o governo esta preocupado com a sua saúde?

  • Clara Telis:

    ashuahsuahsuahushashu Vou ser esquizofrênica !

  • Ze da Feira:

    Tenho um Hamister , as vezes dou umas baforadas nele. ele fica agitado , depois come tudo que tem na gaiola e depois dorme.

  • Carlos Machado:

    Glauco, vamo enrola um e dar um tapa pq a matéria esta chamando!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • kid:

      cambada de maconheiros !!!

  • Joabe:

    “receberam uma droga que imita o efeito do ingrediente psicoativo da maconha ”

    Que IMITA, provavelmente este cara é um careta, ele quis provar algo que ate sem maconha acontece!
    QUALQUER COISA PODE FAZER MAL DEPENDE DO MODO QUE VOC VER E NO CASO USAR!

    Hipocritas

  • Madruga:

    Q viagem esta parada, depois dizem por ai q eu q sou o doidão …

  • ADRIAN ELLIOT:

    NO MEU PONTO DE VISTA A MACONHA NUNCA ME FEZ ALUCINAR DESDE QUE EU FUMO JA FAZEM 6 ANOS, TIVE DIAS QUE FUMEI TODOS OS DIAS, HJ EN DIA NO FUMO TODO OS DIAS SO CUANDO QUERO, JA TOMEI LSD I COMI COGUMELO I FOI A UNICA MANERA DE ALUCINAR I ATE AGORA NUNCA TIVE UN FLASH BACK POR TER FUMANO MACONHA, JA CONHECI PESSOAS QUE TIVERON, RECONHECO QUE A MACONHA QUEIMA MUITA NEURONA PERO REALIMENTO MEU CEREBRO COM BASTANTE INFORMACAO LENDO E ESTUDANDO JA QUE FACO ATIVIDADES NORMAIS COMO QUALQUER SER HUMANO TRABALHO E ESTUDO NEGOCIOS INTERNACIONAIS NO PAIS DE PANAMA

  • Andy Mathew:

    Detalhe muito importante “estudo feito com uma droga que imita o efeito do psicoativo THC”
    Começando que não foi feito o estudo com o THC, e não está descrito o nome da tal droga usada…
    esquecem de levar em conta que quando usa a maconha o CBD(canabidiol) é um antipsicótico, e não deixa o thc trabalhar de forma desarmoniosa no cérebro!
    Demasiadamente equivocado este estudo.

    Já dá pra ver o nível e a credibilidade do que se encontra neste site!
    de qualquer forma, valeu a intenção.

    legalize
    só quem LUCRA nesse esquema não vai apoiar!!

    • Acacio:

      Não quero ser nem a favor, nem contra a maconha (apesar de eu já ter fumado apenas uma vez, em 2007), porém com uma simples pesquisa no “oráculo da internet” me levou a informações que constam que já foi realizado uma pesquisa na USP (Universidade de São Paulo) com relação ao canabidiol e seu efeito antipsicótico, além de ser provavelmente eficaz para alguns problemas mentais, como a esquizofrenia e o Mal de Alzheimer. ;]

  • Fábio:

    Conheço algumas pessoas que usam e apresentam uma enorme dificuldade em organizar coisas simples. Não tenho pena delas e não esperem minha piedade ou ajuda no futuro. Não obriguei ninguém a usar.

    • Jorginho:

      Fábio, vc tem certeza que essas pessoas são usuárias de maconha? Se for, estão fumando “bagulho” vencido!
      Coca, mela, pedra e outras similares causa esses transtornos.
      Além da fissura descontrolada.

      Maconha, meu caro; vc dá umas puxadas e já está “chapado” e só ficar no “zinho”.
      Outro só depois de 5 horas.

    • Flávio:

      Concordo plenamente em gênero número e grau!

  • Jonatas:

    Então é porisso que…

  • Glauco:

    É assim q faz prá ficar imune ao veneno (esquizofrenia): vc toma aos pouquinhos por vários anos (THC).

  • NEY GLAUBER:

    Porra!!! Legal d+. Deixa vê se eu entendi bem… Quer dizer que além de tudo de legal a erva ainda tem o benefício de nos possibilitar ver a realidade de outra forma?

    Isso é tudo que a humanidade quer… uma alternativa para este mundo cão em que vivemos….

    Saber que a canibis induz à esquizofrenia, também me deixa muito aliviado, pois eu tenho a certeza que, assim como a canabis, tudo aquilo que nos prejudica também está proibido.

    Talvez foi por isso que eu nunca mais encontrei cachaça, uísque e cigarros nas prateleiras comerciais. A nossa programação da TV aberta, as músicas sertanejas e fank’s da vida, os jogos da seleção e o programa do faustão… sem falar no “PLANO DE SAÚDE UNIMEDE DORTALEZA – NÚCLEO, cujo tema é: – Vem pra cá sofrer também…. vem!” Não vamos esquerce o nosso trânsito… as nossas a”relaxantes” espera de 45 minutos em uma fila de banco…

    “Controlando a minha maluquez, misturada com a minha lucidez vou ficar… maluco beleza e, assim, serei uma eterna metamorfose ambulante”

    ISSO NÃO É UMA APOLOGIA ÀS DROGAS, MAS UM GRITO CONTRA A “ESTUPIDEZ HUMANA”

    • kid:

      É verdade… esse mundo tá cheio de drogas ! *(mas é funk,e não fank – e essa tal de funk então é pesada. Com certeza tá entre as piores !)

      Muito cuidado com o que vc ouve !

  • Mathias:

    Sóoooh…

    • feio:

      muito lôco…

    • Ze da Feira:

      Neee !

    • Iluminista:

      Não concordo e nem discordo, muito pelo contrario.

  • Coelho:

    E por estas e por outras que a planta milagrosa nao e legal visto que tem uma vasta utilidade de comsumo desde alimentos,vestuário…. Só sabem falar nestas coisinhas…. O tabaco e o álcool latão bem mais pessoas e ate têm lugar individual no seu mercado mais próximo…. Mas melhores dias viram……….

    Abraço a todos

  • Guaraciara Valle:

    Gostaria de receber essas matérias e possível?

    obrigada.

  • Carlão:

    Que viagem essa reportagem bixo, então quer dizer que o maluco que fuma a parada fica muito doidão AHUSDHAUAIHDUSAH

  • André:

    O álcool também prejudica, mas é liberado.

    • kid:

      Uh, rapah… tive um insight aqui… pior é o voto, que também prejudica e é obrigatório !

Deixe seu comentário!