Loucura: maconha deixa regiões do cérebro fora de sincronia umas com as outras

Publicado em 27.10.2011

Um novo estudo pode ter descoberto como a maconha afeta o nosso cérebro. É sabido que a droga prejudica a nossa memória e cognição, e, agora, uma pesquisa com ratos indica que isso é porque a maconha faz o cérebro ficar fora de sincronia. O resultado disso assemelha-se aos efeitos da esquizofrenia.

Os pesquisadores neurocientistas mediram a atividade elétrica das células nervosas de ratos que receberam uma droga que imita o efeito do ingrediente psicoativo da maconha, chamado de tetrahidrocanabinol (THC).

A droga em si tem apenas efeitos sutis sobre as regiões cerebrais individuais, no entanto, ela interrompe a atividade coordenada entre as regiões do cérebro.

Especificamente, os pesquisadores descobriram que a droga interrompeu as flutuações coordenadas da atividade elétrica – chamadas de ondas cerebrais – em todo o hipocampo e o córtex pré-frontal. O resultado parecia com dois instrumentos dentro de uma orquestra tocando fora de sincronia.

A falta de sincronização entre o hipocampo e o córtex pré-frontal – áreas do cérebro associadas à memória e à tomada de decisões – também está associada com a esquizofrenia.

Sendo um grupo de distúrbios cerebrais graves, a esquizofrenia leva as pessoas a interpretar a realidade de forma anormal. Seus sintomas podem incluir uma combinação de alucinações, ilusões e pensamento e comportamento desordenados.

Como resultado da interrupção de sua atividade cerebral, os ratos do estudo se tornaram incapazes de tomar decisões precisas enquanto navegavam em torno de um labirinto.

O abuso de maconha é comum entre pessoas que sofrem de esquizofrenia. De fato, outros trabalhos recentes mostraram que o ingrediente psicoativo da maconha pode induzir alguns sintomas de esquizofrenia em voluntários saudáveis.

“Essas descobertas são importantes para nossa compreensão das doenças psiquiátricas, que podem surgir como consequência de cérebros ‘desorquestrados’ e que poderiam ser tratadas através do reajuste da atividade do cérebro”, disse o pesquisador Matt Jones.

“Os resultados são um importante passo adiante em nossa compreensão de como a atividade rítmica no cérebro constitui a base de processos de pensamento na saúde e na doença”, disse o outro autor do estudo, Michal Kucewicz.[LiveScience]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

55 Comentários

  1. acredito que uma pessoa que se envolva com algum tipo de droga já não tem o que fazer,independente se for álcool, cigarros de nicotina ou machonha, etc. mas se for chamada de droga é pq faz mau a saúde, e aos usuários que me desculpem mas vcs não tem nem o que argumentar pois vcs são os viciados, e estão tão cegos que de nada vale as suas opiniões. Voces usam sem ter conhecimento.

    Thumb up 6
  2. Verdadeiramente eu me assusto com tantas desculpas que os usuarios inventao para minimizar os males que maconha traz,fumei aproximadamente uns cinco anos entao eu sei o que estou falando, no inicio e tudo maravilha as melhores sensaçoens do mundo voce pensa que pode tudo mal sabe onde vai parar so tem dois caminhos para quem continua caixao ou cadeia sem falar no total desiquilibrio mental da pessoa so se percebe com o tempo ai vem esses maconheirozinhos (barriga verde) que
    começou a fumar ontem com as tesses ridiculas que nao faz mal.
    Ja basta o alcool e o tabaco daqui a pouco querem liberar o crak ja que e o proximo passo de todo maconheiro se nao sabia fica sabendo porque isso eles nao falam ja estao ferrados e querem ferrar com todos acorda era riponga ja passou liberdade e poder escolher quem fuma essa porcaria nao escolhe so consente com a porcaria de vida que levam diga nao as drogas e sim a JESUS porque ELE e o CAMINHO A VERDADE E A VIDA quem cre ainda que esteja morto vivera conhecereis a verdade que e JESUS e ELE te libertara

    Thumb up 9
    • VAMOS INTERPRETAR SEU COMENTÁRIO GROTESCO:

      Se você tivesse fumado por 5 anos saberia que quem fuma NÃO PENSA QUE PODE TUDO

      Se você tivesse fumado por 5 anos saberia que FAZ MAL ASSIM COMO TOMAR RAIOS ULTRAVIOLETA B TAMBÉM FAZ MAL ( você tem tomado sol sua vida inteira assim como você “fumava por um periódo de aproximadamente 5 anos”… Pare de sair na rua… Isso faz mal… :D )

      CONTINUANDO:

      Se você tivesse fumado há 5 anos e fosse uma pessoa bem informada saberia que maconha traz tranquilidade e crack traz agitação… Se um cara fuma maconha é porque ele gosta de tranquilidade então O PRÓXIMO PASSO NÃO É O CRACK o próximo passo é curtir a tranquilidade que o crack JAMAIS vai dar pra ele…

      Se você tivesse fumado há 5 anos, prestasse atenção no que lê e fosse uma pessoa inteligente saberia que O TEXTO NÃO FALA SOBRE LEGALIZAÇÃO, e que SER ILEGAL NÃO IMPEDE A COMPRA E CONSUMO principalmente com a impunidade brasileira.

      E só pra finalizar:

      É HIPOCRISIA FAZER PROPANGADA DA SUA IGREJA E DO SEU DEUS SE VOCÊ CHAMA DE “PORCARIA” UMA PLANTA QUE ELE (SEU DEUS) CRIOU E CONTRARIA AS LEIS DELE SENDO PRECONCEITUOSO, FALANDO SOBRE UM ASSUNTO QUE VOCÊ NÃO ENTENDE E MENTINDO (“fumei por 5 anos”) PRA CONSEGUIR CREDIBILIDADE…

      VOCÊ DEVERIA REVER SEUS CONCEITOS ÉTICOS E MORAIS, PARAR DE APONTAR DEDOS E SE PREOCUPAR EM APRENDER A ESCREVER UM PORTUGUÊS MELHOR QUE O DE UMA CRIANÇA DE PRIMÁRIO ;-)

      P.S. É por isso que eu detesto igreja evangélica… É cheia de hipócritas desse nível trabalhando de graça pro pastor deles enricar e comprar fazendas :D

      Thumb up 39
  3. O nome dessa matéria está totalmente errada.

    Já que o estudo foi feito com uma substância que imita o THC e não a maconha, o que é muito diferente, já que a planta natural contem mais de 60 substancias pscicoativas, sendo que uma delas neutraliza os efeitos do THC, sendo remédio e antidoto ao mesmo tempo.
    Segundo, o estudo foi feito com ratos que não tem um cerebro igual ao nosso.
    E terceiro não foi especificado a posologia, sem saber quanto foi ministrado qualquer coisa faria mal. A diferença entre remédio e veneno é a dosagem.

    Thumb up 34
    • Estou tomando por hábito ler os comentários antes das matérias aqui. Seu comentário me fez economizar algum tempo de vida. Obrigado.

      Thumb up 7
  4. corre atras de documentario galera,assisti dois tres,nao fica parado esperando a noticia do jornal do burgues dominado pela elite corporativista nao.
    Emancipe de si mesmo e de suas escravidoes mentais.
    Procura ae no google rick simpson cannabis.Procure se informar.Nao fica tomando cascudo mudo da policia e da politica nao.Voce é muito mais do que isso.Ou vai ser dominado por pilantras safados vagabundos?!?!
    Estudou pra que,pra ser roubado por um estupido?

    Thumb up 6
    • Fyaaaa Man ..! Legalizaaa

      PAZ .. !!

      Thumb up 0
  5. materia ignorante…a pessoa deveria ter se informado mais sobre a cannabis…é por causa dessas pessoas superfluas e superficiais que o mundo tá do jeito que tá.Alias,estava,pois vamos tentar possuir o dom da palavra.

    Thumb up 6
  6. Atentado a Criacao dizer que plantas sao drogas,droga é o que a maioria das pessoas tem dentro de vossas ocas vans e vegetantes cabecas.ICheias de pré conceitos.Inertes mentais.Droga é isso a qual chamamos de Governo e Estado que tentam por todas as formas possiveis nos impedir de ver a verdade,droga sao nossos meios de telecomunicacao a qual nos sujeitamos,droga é esse desenvolvimento doentio e erroneo da populacao mundial.Droga é esse SISTEMA a qual nos permitimos fazer se escravizados mentais.GADOS.Toma um Lsd,fuma um ou uma Cannabis,conheca um Xama,conheca a dimetiltriptamina,le Alem do bem e do Mal(Preludio a Filosofia Moderna,F.Nieztsche),nao julgue,e vera a vida com outros olhos.ABRAM AS PORTAS DA PERCEPCAO.
    Mais respeito a Criacao pessoal.Voces julgam demasiados demais.Lutem pelos nossos indios,pela amazonia,lute pelo o que é seu.Corre atras da verdade,comece tentando derrubar os corruptos!As familias sedentas e cegas pelo dinheiro e pelo poder.Aqui no Brasil agente sabe o nome e o sobrenome dos bandido de gravata tudo,vamo atrás da prisao dos delinquente.CULTURA,DESENVOLVIMENTO,ATIVISMO,REVOLUCAO.
    Basta a ignorancia,a hipocrisia,a demencia.
    CHEGA DE RACISMO!De preocupar com o que o outro faz ou deixa de fazer,se eu quiser fumar eu fumo,se eu quiser beber eu bebo.Se ele quer amar ele e se ela quer amar ela a vida é deles,nao cabe a nos decidir o que é melhor para o outro,isso nao existe.Nossa politica de desenvolvimento racional é que esta errada.Evolui a mente galera,voces vao ficar pra tras.Respeitem as plantas.Voce vai morrer e nao vai pro céu.Ignorancia aos ignorantes e sabedoria aos que observam.

    Thumb up 12
  7. com a liberdade da democracia até a desgraça é permitido como fazer uso de maconha em escolas e faculdades a prosti entrar na ascola de mini-saia ser espulsa e ganhar idenização . . . e educaçaõ do meu filho onde fica? é a demo-cracia do demo-nio.OBS:NÃO LÍ O TEXTO.

    Thumb up 1
  8. “Eu vou ficar,
    ficar com certeza,
    mnaluco beleza…”

    Esse negócio de generalizar as coisas é meio perigoso, brothers.
    Fumei maconha por uns tempos, mas não “ligou nada” e acabei deixando, numa boa.

    Uma amiga teve o primeiro filho normal. Na segunda gravidêz ela fumou maconha durante toda a gestação e a criança nasceu com a testa e a cabeça enorme. Sei lá.

    Com o meu sobrinho o bicho pegou feio.
    Ele ficou dependente da maconha, passou para a cocaína e agora tá no crack.

    Deixou a faculdade, perdeu o emprego não trabalha mais há 4 anos. Arma o maior barraco em casa quando sua mãe não lhe dá grana para a droga e vende o que consegue (tv, jaqueta, tênis) prá comprar droga.

    Um dia sua mãe negou a grana, ele pegou uma faca de mesa e foi prá cidade tentar seu primeiro assalto. Era uma moça que disse que ia até o carro pegar a bolsa. Ligou para a polícia e ele foi preso em fraglante, pois ele continuou no local esperando que a moça voltasse com a grana. Pode?

    Agora o cara está internado, mas já passou por 3 outras instituições, sem melhorar “P” de nada.

    Então, a minha teoria é que o bom uso das drogas depende de cada organismo e do psiquismo de cada pessoa.
    Não gosto de generalização dizendo que faz mal prá todo mundo ou que faz bem prá todo mundo.

    É sabido que excesso de Coca-Cola causa osteosporose. Mas isso a imprensa não divulga, né?

    Euzinha não dependo de drogas prá ficar maluca. Já sou desde que nasci.
    Mas quem precisa, se puder, faça bom uso com moderação.

    Com 26 anos, a vida do meu sobrinho acabou. Eu ainda não vejo solução para ele.

    Fui.

    Thumb up 28
    • Legal Magda.

      Thumb up 3
    • Ô Roberto… VTNC! Deixa de ser mané afirmando uma coisa dessa ô ignorante!
      Tá especulando a vida dos usuários de maconha 24h agora? E baseado em qual pesquisa lógica você afirma isso?

      Thumb up 9
  9. ADOREI ESTA PESQUISA!!!

    Ela não fala onde…
    não fala como..
    não fala porque…

    observaram ondas cerebrais com uma substãncia que não tem nome e nem sei se existe…

    não sei o nome dos pesquisadores…
    não sei o nº de registro desta pesquisa…

    não sei o número de ratos usados… ratos???

    Sinto-me aliviado com tamanho esclarecimento…

    agora falando sério…

    eu assisti a um documentário em que diz como é prejudicial a saúde respirar ar…

    depois desse documentário eu decidi nunca mais respirar…

    oh… não sei o que está acontecendo comigo… estou ficando roxo… meus olhos querem pular para fora…
    que arrependimento!!! pq fui respirar ar por tanto tempo assim… esse é meu fim!!!

    Thumb up 16
  10. certo…
    agora publica algum estudo falando sobre os males do álcool, do tabaco, do glutamato monossódicoe da glucoronolactona.
    publica?

    Thumb up 13
  11. olá, meu nome é maria fernanda e queria deixar um depoimento!
    sofro de uma doença chamada trantorno bipolar }à 6 anos. Aparentemente nunca apresentei sintomas dessa doença anteriormente.Doença Bipolar do humor o próprio nome já diz , é qdo a pessoa muda muito de humor, uma hora tá bem outra hora não. Oque eu gostaria de falar é:1 fiz uso de maconha muitas vezes antes de ser diagnosticada, 2 o transtorno bipolar é um segmento da esquizofrenia. Graças à Deus estou me curando. Então, baseado nesse ponto de vista ( o da reportagem) , fico feliz pelo esclarecimento do uso dessa droga para todos não se enfiarem nessa enrrascada e fico feliz também de estar deixando o meu depoimento muito obrigado.

    Thumb up 21
    • Muitos parabéns pelo seu depoimento, Fernandinha. Vc sabe que
      encarar o problema de frente, é meio caminho andado para conseguir levar o tratamento em frente. Voce vai conseguir,
      basta querer! Deveria existir mais Marias Fernandas dizendo aqui, o estrago que a maconha causa. Força! Não desanime um dia siquer e vc chega lá! Meu abraço com muito carinho e alegria!

      Thumb up 10
    • flá, obrigada, bjs

      Thumb up 2
    • Força garota, muita determinação, peça toda ajuda de que precisar, principalmente a do nosso Pai. Ele nos escuta e nos ajuda, é só pedir, mas vc não pode deixar de fazer a sua parte!
      Estamos todos torcendo por vc. Faça caminhadas, respire profundamente pelo nariz o dia inteiro, ouça músicas que te deixe pra cima, filmes ídem – uma boa comédia, os de superação, os açucarados(de amor), que quando terminam te dão vontade de voar…e amar… :-)…É, Fernandinha, Deus nos dá os desenhos(a vida), mas NÓS é que temos que colorí-los, entende???
      Estamos contigo e acreditamos que vc vai conseguir!!! Muita alegria no seu coração!!!Beijos… :)

      Thumb up 2
  12. Não acho q maconha traz problemas para o cérebro ñ, a pessoa q se envolve c\ drogas por si só já tem problemas muito sérios, antes de usa-la.Quem usa ,usa sabendo o mal q ela faz, e mesmo assim usa!Ninguém se vicia inocente sem saber as consequencias.

    Thumb up 10

Envie um comentário

Leia o post anterior:
couple-bedroom-111011
Jura?! Orgasmo prematuro atinge mulheres, também

Segundo a sabedoria ...

Fechar