Imagens do maior e mais misterioso ‘buraco negro’ da Terra [vídeo]

Publicado em 14.02.2012

O vídeo é uma palestra do fotógrafo Carsten Peter da National Geographic que recentemente explorou um gigantesco sistema de cavernas no Vietnã que pode ser o maior sistema de cavernas do mundo.

As dimensões são tão colossais que a caverna tem até vegetação que, em alguns pontos, chega a parecer uma floresta. Segundo Carsten era um ambiente tão etéreo e com galerias tão colossais que em certos pontos ele temia ouvir o rugido de um dinossauro.

Em certos momentos o grupo ouviu sons muitos estranhos e altos que pareciam ser de asas batendo. Carsten imagina que poderiam ser até mesmo pterodátilos, ele brinca, mas eles nunca chegaram a encontrar a causa do som já que os ecos na caverna tornavam a sua localização impossível.

Todo este mapeamento que foi recentemente efetuado é apenas uma visita superficial, a ponta do iceberg, segundo o fotógrafo.

Se você não entende inglês pode ligar o cc e ativar tanto a transcrição como a tradução automática. Não é perfeito já que a transcrição automática erra muito… mas é melhor do que nada. [YouTube]

Autor: Marcelo Ribeiro

Amante do mergulho e da fotografia (com exceção das da própria cara), repudia exercício físico, mas faz mesmo assim; talvez para ganhar alguns anos a mais com a família, talvez por masoquismo. Escreve no HypeScience desde 2008.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

10 Comentários

  1. vai ver que quando ouve a extinçao varias especies com medo possa ter se abrigado ai e nao ter conseguido sair ai ficaram por la mesmo ai abriu a passagem e eles nao sabem,e tambem o som de asas pode ser de alguma ave desconhecida.

    Thumb up 2
  2. Impressionante, creio que há sim uma grande possibilidade de encontrar novas espécies nesse enorme ambiente.

    Thumb up 1
  3. São bonitas mesmo e misteriosas …Tá na cara que deve ter muitas espécies desconhecidas e algumas até pre históricas, mas eu nunca gostei de entrar em cavernas …. não sou tatu! Faço tudo aqui fora, mas dentro de buracos, Estou fora! Fala sério!

    Thumb up 0
  4. Nossa, que lugar incrível! Imaginem as espécies, as formas, tamanhos. Com certeza deve haver muitas não conhecidas pelo homem.

    Thumb up 2
  5. Simplesmente magníficas, eu adoro espeleologia. Imagino a quantidade de espécies exóticas que esperam para serem descobertas nesses cavernosos ambientes e mais além, para dentro das cavernas suboceânicas no interior da Crosta terrestre. Existe muita água e muita química no submundo, então deve ter vida.
    Mas agora, dinossauros? Não. Supondo que alguns tenham escapado do cataclismo se adentrando em cavernas cada vez mais se adaptando ao ambiente, 65 milhões de anos é tempo demais para terem continuado sendo dinossauros. A evolução os obrigaria a se adaptar ao ambiente cavernoso, e tal ambiente os mudaria tanto que não poderíamos reconhece-los dinossauramente falando. Cavernas são escuras, cheias de túneis e galerias. Então evoluiriam para seres serpentiformes cegos com audição e olfato superdesenvolvidos.

    Thumb up 22
    • “dinossauramente” eu ri.

      Thumb up 7
  6. Vamos ignorar por alguns instantes a “lógica generalizada”

    seria perfeitamente possível que os dinossauros sobrevivessem em ambientes como esse.

    (mas acho que não, se houvessem dinossauros eles já teriam saído de sua “residencia” em busca de mais comida e lugares pra sobreviver melhor e teriam sido descobertos.

    Mas tenho quase certeza de que existe uma especie endêmica ai! Se esse lugar for tão colossal assim…

    Thumb up 22
    • Sim… este é o labirinto do Fauno…. kkkkkk…

      Mas tenho um pressentimento de que serão encontradas novas espécies…

      Thumb up 4

Envie um comentário

Leia o post anterior:
dieta-mediterranea-1-125
Como a dieta mediterrânea protege o cérebro

Mais um estudo suger...

Fechar