Mamutes comiam seu próprio cocô!

Por , em 9.06.2010

Parece que não é só o cachorro “escatofágico” de sua irmãzinha que faz isso! Segundo novas descobertas, os bichões pré-históricos também tinham essa mania nojenta.

Para falar a verdade, pesquisadores da Universidade de Amsterdã que estavam estudando as caquinhas(ou caconas) dos mamutes encontraram um fungo dentro do cocô – mas essa espécie de fungo só é formada na parte de fora da lembrancinha. A única maneira desse fungo aparecer dentro do cocô é se o mamute em questão comer o fungo – o que significa “comer o que já foi comido” (e digerido, diga-se de passagem).

Essa é a segunda evidência de que os mamutes gostam de um aperitivo já processado: a primeira vez foi em 2006. Isso quer dizer que a descoberta inicial não era fruto de um mamute com hábitos bizarros, mas que a espécie tinha essa mania.

Mas porque eles fariam isso? Afinal, eles estavam comendo cocô!

Cientistas não sabem se eles estavam desesperados depois de um longo inverno sem alimento disponível ou se eles faziam isso para manter uma dieta “saudável”.

A primeira proposição parece mais plausível para nós, mas a verdade é
que a segunda também faz sentido. Os micróbios que cresciam no cocô produziam várias vitaminas como a K, a B7 e a B12 – então o cocô poderia ser a barra de cereal energética dos mamutes.

A observação de que os bichões comiam cocô pode ser estranha para nós, mas não é para os biólogos. Filhotes de elefante já foram vistos se banqueteando na caca de suas próprias mães para absorver nutrientes.

Mas nós recomendamos que, na falta de vitaminas, você compre um suplemento alimentar vendido em farmácias. Não tente nada desesperado em casa – o que funciona para os mamutes pode não funcionar para você. E é válido lembrar que eles foram extintos. [MSNBC]

• Genioso Irreligioso:

“… o que funciona para os mamutes pode não funcionar para você. E é válido lembrar que eles foram extintos. ”

Também é válido lembrar: não sou mamute! =P

Luciana, vc tirou a poesia do “Era do Gelo” !!! LOL!

• abestado:

Eu keria saber era verdade um historia ai de que acharam um mamute no mundo todo congelado na pedra de gelo

• ana cristina schneider:

Acho muito interresante esta dissecação.

Comigo? Não, eu sou rápido para ler e digitar. Em meia hora eu coloco comentário em todos os artigos que me interessam.

• rodrigo:

Cesar você deve passar o dia neste site, pois cada artigo que eu olho tem um comentário seu!

Acho que não é “escatofágico”, e sim, “coprofágico”.

De qualquer forma, realmente existem vitaminas que o homem precisa e que são formadas no intestino – e são absorvidas lá mesmo. Então, se você estiver com deficiência de vitaminas, o que DEVE fazer é seguir a recomendação do médico e equilibrar a sua dieta, facilitando a vida das bactérias que produzem as vitaminas que não estão no alimento e aumentando a ingestão de alimentos naturalmente vitaminados, como frutas e verduras, além de carne.

Se ainda assim você estiver com deficiência vitamínica, o teu médico vai te receitar um complemento vitamínico.