Manchas vermelhas na pele e outros 7 sintomas assustadores com os quais você não precisa se preocupar

Publicado em 30.09.2010

Tem gente que morre de medo de doença. Mas aqui vai uma boa notícia: a maioria das contrações musculares, inchaços, e manchas que você tem são realmente inofensivas. Ou seja, se você avistar uma pequena marca no seu corpo, e achar que deve ser câncer, saiba que podem ser outras infinitas mil coisas que não precisam da sua preocupação. Confira a lista, e saiba quando você realmente deve procurar um médico.

1) Nódulos na pele

Se você observar um nódulo, meio mole e desajeitado, normalmente do tom da pele, ou, ocasionalmente, mais escuro, que se desenvolve em locais onde a pele entra em atrito com mais pele ou roupa (como sob os braços, ao redor do pescoço, nas mamas, ou mesmo sobre as pálpebras), fique tranquilo. Os médicos ainda não sabem por que algumas pessoas são mais propensas a desenvolver o nódulo do que outras, embora possa ser hereditário. Mas a boa notícia é que eles quase nunca são cancerígenos e podem ser facilmente removidos por um dermatologista.

Consulte o seu médico se: você encontrar um nódulo duro, áspero, mais escuro ou mais vermelho do que o tom da pele. Pode ser uma verruga, uma forma de ceratose, ou até mesmo câncer de pele.

2) Manchas vermelhas na pele

manchas vermelhas na pele

Não se assuste. Se sua pele for clara e você tiver mais de 40 anos, é até comum surgirem manchas vermelho-vivo redondas e pequenas. Elas são provavelmente vasos sanguíneos superficiais que não foram reabsorvidos pela pele. Segundo os médicos, isso é normal. O corpo naturalmente produz novos vasos sanguíneos e leva outros para fora. Mas à medida que envelhecemos, mais vasos sanguíneos são absorvidos do que produzidos, e é aí que surgem esses pequenos pontos vermelhos. Tecnicamente, eles são conhecidos como hemangiomas ou angiomas.

Consulte o seu médico se: você quiser remover as manchas. Um dermatologista pode fazer isso com os tratamentos a laser. Mas se você encontrar uma mancha assimétrica, que está mudando de tamanho, forma ou cor, e der coceira ou sangramento, consulte um dermatologista para se certificar de que ela não é cancerosa.

3) Tremores nas mãos

Pode ser hereditário. Especialmente após os 40 anos, os tremores nas mãos também podem ser um sinal de que o açúcar no sangue está diminuindo e você precisa de proteínas. Mas muitas vezes eles são apenas um sintoma de estresse ou ansiedade. Esse tipo de agitação pode ficar mais acentuada se você estiver bebendo ou comendo qualquer coisa que contenha cafeína, ou se estiver tomando algum medicamento para transtorno de déficit de atenção, para tiróide, ou que contenha estimulantes. Tremores benignos geralmente desaparecem por conta própria, quando você se alimenta ou corta os estimulantes, ou quando o estresse diminui.

Consulte o seu médico se: os tremores persistirem. Ele pode prescrever um beta-bloqueador, medicação de pressão arterial que pode firmar suas mãos através do bloqueio da resposta ao estresse. Se o tremor afeta apenas uma mão, especialmente quando você não a estiver usando, pode ser mais preocupante, como a doença de Parkinson. Mãos trêmulas acompanhadas de perda de peso, coração disparado e mudança nos hábitos intestinais podem ser sinal de problemas na tiróide.

4) Visão embaçada

Dentro do seu globo ocular tem uma substância gelatinosa composta de água, colágeno e ácido hialurônico. Ocasionalmente, ainda mais quando envelhecemos, pedaços de colágeno se aglomeram, lançando sombras sobre a retina, que aparecem como pontos, linhas irregulares, ou outras formas estranhas em sua visão. Isso pode ser chato, mas é inofensivo.

Consulte o seu médico se: esses pontos aparecerem com flashes de luz ou borrões, ou distorcerem a sua visão, o que pode significar que o gel no globo ocular está repuxando a retina. A retina então pode rasgar ou se descolar. Quanto mais cedo um rasgo é descoberto, mais fácil de repará-lo.

5) Contrações na pálpebra

Você já passou por isso: seu olho piscando involuntariamente sem parar. A culpa é do stress, da fadiga, de passar muito tempo olhando para o computador, do excesso de cafeína, e até mesmo do álcool. Olho seco também. Combinadas ou não, qualquer uma destas opções pode provocar espasmos musculares nas pálpebras. Eles costumam parar por conta própria, mas se realmente lhe incomodar, tente compressas quentes para relaxar os músculos, ou colírio.

Consulte o seu médico se: você tiver um tique que dure mais de algumas semanas, o que pode ser um sinal de que a superfície do olho ou a membrana está irritada. Em casos raros, contrações musculares podem fechar completamente os olhos da pessoa, ou começar espasmos na boca também. Nesse caso, você deve procurar saber se é uma condição neurológica.

6) Hematomas no corpo

Algumas pessoas ficam com hematomas mais facilmente. Qualquer coisa já marca um ferimento. Se você é uma dessas pessoas, veja quanta aspirina, ibuprofeno, ou outros medicamentos do tipo você está tomando. Eles inibem a coagulação sanguínea, o que pode deixar as pessoas roxas com mais facilidade. Outro culpado é o tempo. O colágeno protege os nossos vasos sanguíneos de quebrar e sangrar na pele, que é uma contusão (um roxo). Mas a idade e os danos do sol enfraquecem esse “amortecedor”, por isso é necessário menos impacto para obter uma contusão.

Consulte o seu médico se: hematomas inexplicados aparecem de repente, o que pode ser um sinal precoce de uma doença do sangue, como a leucemia.

7) Estalos nas articulações

Se você está em nos seus 30 ou 40 anos, a maioria dos estalos que você ouve é provavelmente o som dos ligamentos ou tendões deslizando sobre as articulações. Mesmo joelhos e tornozelos são barulhentos, graças ao desgaste na cartilagem e nos tecidos moles. Se os ruídos lhe irritam, alongue regularmente. Se a osteoartrite for uma doença de sua família, pergunte ao seu médico sobre suplementos de glicosamina e condroitina para retardar a deterioração de sua cartilagem.

Consulte o seu médico se: você tiver inchaço, vermelhidão, dor ou mobilidade reduzida, no momento em que suas juntas estalam. Podem ser sinais de uma lesão de liga ou tendão. A osteoartrite também pode ser a culpada, especialmente se você tiver histórico familiar ou for um corredor. Se você tiver mais do que 50 anos, os estalos por si só podem ser um sinal de osteoartrite.

8) Palpitações do coração

Na grande maioria das vezes, você não tem que se preocupar. Às vezes, as palpitações são apenas um efeito colateral da medicação: anti-histamínicos, descongestionantes, antidepressivos e remédios da tireóide, por exemplo, podem deixar o seu coração excitado. O estresse e a ansiedade também podem, especialmente se você está se automedicando com álcool, cigarros, ou cafeína.

Consulte o seu médico se: você tiver sintomas cardíacos anormais, incluindo palpitações. Se você está tendo palpitações que nunca teve, ou tendo-as em padrões que você nunca tenha notado antes – especialmente junto com outros sintomas, como falta de ar, ou respiração com esforço – isso pode ser um sinal de doença da válvula cardíaca, ou arritmia. [CNN]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 25 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

24 Comentários

  1. Bom dia , tudo bem ?
    Estou com umas manchas vermelhas na pele do rosto, parecendo uma grosseira e umas casquinhas brancas ,o nariz resseca e até na orelha aparece essas casquinhas . No couro cabeludo aparece essas casquinhas e assim que saem ocorrem feridas.
    Gostaria de saber a causa e como tratar.
    Desde já agradeço a atenção.
    Att.
    Claudio Diniz.

    Thumb up 12
    • procure um medico

      Thumb up 1
  2. Tenho hematomas muito facilmente, qualquer batida, ou apertão e já se forma um enorme roxo em mim, porém, não tomo nenhum tipo de remédio, e a idade no meu caso não é problema também, tenho apenas 19 anos. Devo me preocupar? Algumas pessoas falam que é problemas de plaquetas, e até “culpam” por eu ser vegetariana há alguns anos.

    Thumb up 17
    • oi maria silvera a muitos anos atrais eu passei por problemas parecidos nao vou relatar por da um livro o que passei mais foi muito sofrimento ja nao dormia mais nao por nao ter sono eu tinha muito sono que nunca cemceguia acabar por mais horas que dormia se eu estivesse preocupada air era que sentia sono mesmo procurei ajuda no medico mais nao e o bastante uma pessoa emviada por deus mim alertou que era problemas espiritual e que eu procurasse uma igreja emvagelica pra pedir uma oraçao de cura eu tive fe e fui e graças a deus fui orientada dentro da palavra de deus efis as comrente de oraçoes participei de campanhas da igreja e fui curada hoje estou forte e sou forte espiritualmente nao mim comformo com duenças e nem problemas na minha vida pois hoje sou conhecedora da palavra de deus e praticante tanbem que e o mais inportante e te garanto que nao e nem um sacrificio praticar a palavra de deus muito pelo o comtrario sou muito feliz tenho paz o senhor jesus mudou a minha vida em tudo mais cuidado procure uma igreja de deus que pregue a palavra de deus e viva tem umas igrejas por air que as pessoas aceita duenças miseria problemas como se fosse uma provasao de deus nao e verdade deus ja provor pra nos dando o seu unico filhor por amor de nos e mim diga qual o pai que ama o seu filho e quer o pior pra ele imagina deus dono de todo o poder se ele quer isso pro seus filhos de jeito nenhu faça isso eu creio que nada acontece por a caso creio que foi deus que fez emtra nesta pagina pra falar com voce atraves de mim pois quando servimos a deus eles nus usam pra falar com os seus escolhidos o que voce faria pela a sua saude pence o senhor jesus esta te chamando nao perca busque air vai umas dicas de igrejas pra voce que fasem um trabalho serios em nome de deus as igrejas asebleis de deus tem muitas mais tem uma que realmente fais a diferença e a igreja acebleia de deus vitorias em cristo e a igreja internacional da graça de deus, e a igreja batista ebenezia essa e melhor em ajudar as pessoas nao comgrego nela gostaria muito mais honde moro infelismente nao tem ela perto da minha casa mais conheço o trabalho dela e muito serio que deus te ajude a voce buscar ele sera que voce nao daria tudo pra ficar livre desses problemas claro voce nao vai deixar de ir no medico que deus deixou pra cuidar do nosso corpo mais da alma so deus nos cura paz.

      Thumb up 6
  3. Meu nome é Maria e tenho 35 anos e já tive 2 filhos e já tive quase tudo disso aí palpitações, tremores nas mãos, vista embaçada,tivesse um forte stress q me deixou até de pescoço duro em 2009 por quase um mês,inclinado pra direita, tive forte depressão fiz uso de muitos remédios, tive bruxismo sofri muito ao longo dos meus 21 anos em diante até os meus 32 anos de stress perdas tive muita raiva me ofenderam muito agora eu só tenho um pouco de cansaço fisico, tenho nódulo em meu seio direito q quero tira-lo e desconfio q tenho um nódulo em meu pescoço do lado esquerdo q dói já fiz a biopsia do nódulo sólido mamário e deu benigno já q desde q notei em 2008 apalpando o meu seio, e desde lá só tenho coseguido fazer ultrassonografias mamárias aqui em recife pela a santa casa de misericórdia, e um exame de paaf de nódulo mamário q a médica daqui do psf passou pra mim só vim conseguir fazer em 2012 ! ó q absurdo ! e ainda tem a coragem de pôr comercial na tv de q tudo vai muito bem , obrigado ! como sou muito branca, de vez em quando surge em mim na minha pele umas manchas arroxeadas q dizem ser de raiva ou de muita angústia que a pessoa teve não sei se tem relação mesmo, mas ultimamente tenho tido muitas câimbras formigamentos também tenho dormido muito mais q 8 horas e tenho dormida com imagens,as vezes falo e me sacolejo toda na cama as vezes até grito esperneio, e não tenho me adaptado muito bem ao fluoxetina de 20mg q tomo não pois tenho a impressão que ele piorou muito a minha acne a minha pele de uma acne q eu não tinha de quando eu era adoloescente piorou muito e até de dá comichão e as vezes eu tenho a nítida impressão de que sou um fantasma de que estou me deslocando para outros lugares de q não faço a mínima idéia de onde seja,de que estou flutuando ou voando ou nas nuvens ou em outros países em lugares distantes e rapidamente num estalo estou noutro lugar rapidamente e eu não sei do que se trata que doença é essa que me atinge que toma conta de mim do meu corpo minha pressão arterial é sempre normal e menstruo normal,não fumo não bebo, depressão,stress faz tudo isto ? nossa eu não sei o q faço, se é pra neurologia ou psiquiatria e me mandam eu ir a psicólogo, e eu não vou porque não acredito neste tipo de atendimento não namoro,não me acho feia, meus filhos são bons pra mim, será q é pq tô sozinha a muito tempo? eu não sei, ninguém não quer me dar emprego! as pessoas até se afastam de mim achando q tô endemoniada, mas não é nada disso não. Enfim eu não sei o que eu tenho o nome da doença deste mal só a minha coluna as vezes dói e tomo um analgésico e levo a vida assim mas o que eu gostaria mesmo é de fazer exame de tomografia computadorizada ressonância magnética pra ver se tenho nódulos por dentro do meu corpo,e exame de tireóide e não consigo nada disso pelo sus já q é a minha única maneira de me tratar, e sou desassistida socialmente profissionalmente culturalmente divorciadamente politicamente falando.E só Deus na causa rezar e pedir proteção dos Céus.

    Thumb up 8
    • Oi Maria SIlveira li Seu Comentario e me sensibilizei . Sugiro que vc faca uso de florais Ja Ouviu Falar? Conforme Descreveu Parece Q Vc Esta Ainda Abalada Emocionalmente Seu Organismo Ainda mantem Registrado O Trauma Emocional Q Teve.procure A Medicina Alternativaacumputuara Tbem ajudabastante. A Psiquiatria Psicologo Tbem E MUito Bom Pois Temos Ajuda de Um Profissional Q Fara Vc Simplificar Alguma Forma De Pensar E Forma De Ver O Problema. Tudo De Bom P Vc E Bons Fluidos.

      Thumb up 0
  4. Tenho 3 coisas da lista, inclusive alguns bem preocupante, no caso 8 “PALPITAÇÕES DO CORAÇÃO”; Meu coração bate muito forte(não se é essa a palavra certa) as vezes eu chego a me assustar. E eu tenho 16 anos rs.

    Thumb up 4
    • Eu também, tenho 16 anos e as vezes meu coração dá umas palpitadas bem forte e volta ao normal, estranho ‘-‘ .

      Thumb up 11
  5. Bem na realidade, todos os sinais e sintomas acima apontados são preocupantes sim e a opinião é muito variável a depender da formação profissional do médico, daí que na declaração de Helsinki, do qual o Brasil assinou, se diz que as medicinas classificadas atualmente como alternativas devem existir sim.
    Só para citar 2 exemplos o 1º caso de nódulos, em geral indica um processo viral, que inicialmente é auto-limitante, mas se a resistência da pessoa cai, o processo pode se alastrar. O último caso de palpitações do coração é sabido pela milenar medicina chinesa que se a cada minuto houver uma palpitação é porque um órgão está energeticamente alterado, se 2 palpitações, então 2 órgãos etc

    Thumb up 24
    • bem eu tenho 12 anos e minha cor e pardae eu to com uma mancha na minha perna que creseu e outra nojuelho e outra na perq e espinha espremi e cresceu e quero sabe oq vc pde me responde por favor

      Thumb up 2
  6. Seja lá o q for, é sempre bom “se preocupar”, as vezes pode não ser nada, mas de repente… Conheço uma pessoa q levou anos p descobrir q suas manchas na pele seguidas de um pequeno ardor, era somente uma alergia ao medicamento “aas”, parou de consumir esse medicamento e nunca mais sentiu nada, mas se não tivesse feito vários exames, estaria com esse problema até hj.

    Thumb up 16
  7. Escutei sobre um médico europeu que descobriu a 122 anos atrás uma forma de diagnoses precisa ou exata, na qual se utiliza de uma técnica de análises de cristais do sangue.
    Hoje também uma técnica similar é desenvolvida em Alemanha. Ainda que em sua época a indústria farmacêutica proibiu a propagação da técnica pela seguinte razão…

    Como 98% das doenças são idiopáticas, ou seja, não conhece-se realmente sua origem, um sistema de diagnoses exato seria um instrumento quase infalível para os tratamentos, seja qual forem estes. Porque hoje tratamos sintomas, não doenças. Tratamos os sinais superficiais das doenças. Não sua origem ou sua raiz.

    Por isso de alguma maneira, remediamos com, isso, remédios. Sem dúvida muito mais lucrativa e um fenomenal instrumento de “controle” de população.

    Thumb up 41
  8. toda sintomatologia de determinados males fisicos, implica, nao raro, em uma perfeita e acurada análise clinico-labora
    torial. assim o medico alem de expert no assunto tem que se
    preocupar com a etiologia do mal fisico.
    somente um clinico ou especialista competente é capaz de ava
    liar com precisao, se se faz necessario examinar mais fundo
    o que se teme possa vir a ser uma complicação mais grave.

    Thumb up 15
  9. gostei da matéria são pequenos cuidados quer melhoramos nossas saúde

    Thumb up 17
  10. Eu acho que sempre que a pessoa tiver alguma duvida tem que consultar o medico sim…de repente você pode achar que é uma coisa simples e não ser…qualquer doença se diagnosticado no começo tem uma grande chance de cura e tratamento …só o médico e exames pra indicar se é ou não um sintoma pra se preocupar ou não

    Thumb up 40
  11. Tenho facilidade em estalar muitos ossos, como joelhos, tornozelos, pescoço, todos os dedos, punho, e costas. Sou assim desde criança, hoje tenho 30 e nunca tive problemas com isso.

    Thumb up 12
  12. Bovidino, normalmente você não precisa se preocupar, nem procurar o médico, apenas em casos especiais. E para tudo existem exceções, por isto há uma recomendação de quando o sintoma deve ser levado ao médico. É uma questão de bom-senso…

    Thumb up 30
  13. Quando diz “os tremores nas mãos também podem ser um sinal de que o açúcar no sangue está diminuindo e você precisa de proteínas” se referindo à possibilidade de uma hipoglicemia reativa, na verdade, o corpo não precisa de PROTEINAS e sim de CARBOIDRATOS.

    Thumb up 51

Envie um comentário

Leia o post anterior:
cerva
Nova cerveja anti-gravidade está quase pronta

Cientistas voluntári...

Fechar