Podemos tornar Marte habitável bombeando oxigênio na atomosfera?

Publicado em 29.04.2011

Marte habitável

Tecnicamente, sim. No entanto, primeiro temos de esquentar a atmosfera do planeta, uma vez que a superfície de Marte apresenta temperaturas próximas a -50°C. “Sabemos como aquecer planetas, é o que estamos fazendo com a Terra agora mesmo!”, afirma Robert Zubrin, o presidente da organização sem fins lucrativos Sociedade de Marte, um grupo dedicado à exploração do planeta vizinho.

Para tornar Marte mais parecido com a Terra, nós só precisaríamos aumentar a intensidade do efeito estufa, coisa que somos craques em fazer. O processo incluiria acrescentar fluorocarbonetos à atmosfera, absorvendo e prendendo os raios do sol. Tetrafluorometano ou CF4, é um composto poderia funcionar sem destruir o ozônio, como fluorocarbonetos ou outros fazem.

Marte pode ser habitável um dia?

Com o aquecimento de Marte, seu solo congelado poderia descongelar o suficiente para liberar dióxido de carbono – e mais carbono na atmosfera aceleraria ainda mais o efeito estufa, elevando a temperatura média para zero grau.

O fornecimento de água congelada no subsolo derreteria e fluiria de volta aos antigos leitos dos rios. E quando a água atingisse o solo marciano, liberaria oxigênio na atmosfera – não ainda o suficiente para sustentar a vida humana, mas o suficiente para cultivar plantas. Por sua vez as plantas aumentariam ainda mais a oferta de oxigênio disponível.

Uma vez que as plantas tenham se enraizado, podemos apenas esperar que o oxigênio se acumule ainda mais. Neste ponto, os colonizadores de Marte, que Zubrin imagina trabalhariam fora do acampamento-base usando algo parecido com um equipamento de mergulho para completar a sua demanda por oxigênio, também cultivariam algas em tanques, o que poderia dar início a uma cadeia de alimentos.

“Nada impediria que você tivesse criações de peixes em Marte”, imagina. “A água passaria a ser o primeiro ambiente que seria habitado por animais superiores, sem qualquer tipo de ajuda artificial”, projeta Zubrin.

Depois de levar peixes, poderíamos começar a introduzir animais terrestres, começando com insetos e, à medida que o oxigênio se torna cada vez mais abundante, poderíamos evoluir para criaturas de sangue quente como os mamíferos.

Usando este processo, de acordo com Zubrin, os seres humanos poderiam andar sem oxigênio suplementar dentro de mil anos. Porém, ele também acredita que os humanos terão condições de criar novas formas de acelerar a nossa conquista de Marte, tais como plantas geneticamente modificadas que possam fotossintetizar mais rápido. [PopSci]

Autor: Bruno Calzavara

Bruno Calzavara é recém-formado em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná e está de volta à equipe do Hype após dois anos. Adora todos os esportes, exceto futebol. Gosta de chocolate e de sorvete, mas não de sorvete de chocolate.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

68 Comentários

  1. Atonio, você tem razão, mas nada é impossível.
    Com o avanço da ciência, seria possível reproduzir, talvez, as condições necessárias para o desenvolvimento de um campo magnético.
    As condições são: o planete deve ter um fluido condutor elétrico, suprimento de energia para mover o fluido e rotação.

    Thumb up 0
  2. Eu sei que o conhecimento é bom, mas para mim, já tem muita “bobagem” cientifica sendo divulgada e muita gente acreditando! A terra,ate agora, é único planeta que nos oferece condições de vida naturais. Tudo aqui, em relação de vida, foi um processo natural, se fosse fruto do homem, não existiria “raça humana”. esse negocio de “colonizar marte” é pura bobagem, muitos aqui já abordaram fatos que seriam pensamentos de qualquer cientista bem equilibrado. Resumindo: isso não existe!

    Thumb up 0
    • josé jesus vc fala isso pq vc e velho já e não estara vivo pra ver isso acontecer.que pena

      Thumb up 15
  3. Só queria estar vivo para ver a COLONIZAÇÃO de Marte! SO espero que não seja igual a COLONIZAÇÃO Portuguesa, ou francesa neh! rs

    Thumb up 18
  4. Essa história de que somos craques em aquecer planetas ta com cara de conversa idealista. Será que as pessoas simplesmente resolveram esquecer da influencia do Sol na atmosfera, a pequena era glacial que se deu após a segunda guerra abaixou a temperatura do planeta apesar dos crescentes niveis de CO2. Se eu estiver errado me corrijam por favor. Achei a abordagem simplista e o entrevistado inadequado (o que é uma sociedade de Marte??)

    Thumb up 7
  5. O quê? Esse cientista dessa associação “sem fins lucrativos” sintetizou a colonização de Marte com uma simplicidade embasbacante: Manda gás para a atmosfera, esquenta o planeta, leva uns peixinhos, uns insetos uma plantinhas e, maravilha!!!

    Faça-me o favor, não é preciso ser cientista para se concluir quão patética essa teoria. Estamos falando de um planeta que não tem mar, não tem rios, não têm chuva, não têm nada, sequer um único protozoário se movendo.

    Donde se conclui que a mente humana é ilimitada quando se trata de fantasias e fábulas.

    Thumb up 16
    • mente humana limitada quando se trata de fantasias???? A mente humana é craque em fantasias e fábulas, tanto que inventou essas porcarias inexistentes chamada Deus , Jesus Cristo e vida após a morte. Baixa a tua bolinha e vai estudar mais…estás é com inveja do cientistas, seu fracassado! Sai da internet e vai pegar um livro pra ler e estudar.

      Thumb up 9
    • Em primeiro lugar: não tem chuva porque a pressão atmosférica é baixa demais, porque água pra isso há. Primeiro, precisa fazer com que a temperaura aumente e a pressão atmosférica também (o que implica em torná-la mais densa). O que o cara fala tem fundamento sim. A temperatura é baixa porque a atmosfera é tênue e não consegue reter calor.

      Marte ainda tem ventos, é um planeta ainda dinâmico, têm atividade sísmica e vulcânica também (o que supõe calor interno ainda suficiente e um núcleo de ferro-níquel) e estações do ano bem definidas, apesar da órbita excêntrica.

      Se a pressão atmosférica aumentar, aumentar a temperatura (com a densificação da alta atmosfera), a água em forma de gelo pdoeria sim passar ao estado líquido e evaporar.

      Boa parte do que o cara falou tem fundamento sim!

      Thumb up 8
  6. Glauco, ia responder seu reply lá embaixo, mas foi muito reply num comentário e não pode mais no mesmo.

    A luz não é transformada em calor refletindo, ela é transformada em calor exatamente quando não é refletida.

    Eu sou formado em engenharia, estudei muita física, mas pra saber como um gás estufa funciona não precisa nem de 2° grau cara.

    Num carro debaixo do sol, a luz entra pelo vidro (que é transparente), é transformado em calor quando bate no interior do carro e o vidro (aquele mesmo que não impediu a passagem da luz) não deixa o calor ir embora. Exatamente o mesmo acontece na Terra, mas os gáses estufas fazem o papel do vidro.

    Thumb up 11
    • Normal, dou muito IBOPE às vezes.

      A caloria dentro de um carro não pode ser usada para demonstrar perfeitamente como funciona a atmosfera de um planeta.

      Aí vão informações sobre como funciona o processo de absorção da luz (calor) do Sol na Terra, tirados de educar.sc.usp.br/licenciatura/2003/ee/Efeito_Estufa.html:

      Dos 100% da luz Solar que incide sobre a Terra, apenas metade é absorvida até chegar até à superfície. Do resto, 25% é absorvida pela atmosfera e os outros 25% são refletidos de volta para o espaço, sendo que 70% em forma de infravermelho. Dos 50% que atingem a superfície da Terra, 5% são refletidos de volta, e só 45% são convertidos em calor. De toda a atmosfera, muito menos de 1% seriam “gases do efeito estufa”, com certeza não o bastante para manter toda essa caloria que fica no planeta.

      A ação dos Gases do Efeito Estufa só se tornaram conhecidas no mundo científico depois que descobriram que Vênus (ao contrário do que os astrônomos esperavam), era quente como o inferno. Para poder encontrar uma explicação plausível para esse fato (já que Vênus deveria ter se resfriado assim como a Terra), empurraram a teoria de que Vênus é tão quente devido aos “Gases do Efeito Estufa”, demonstrados por suas nuvens de Kms e Kms de altura, e assim foi o primeiro planeta a sofrer as consequências de tal fenômeno. Entenda: Vênus “ganhou” esse fenômeno muito antes de que alguém o extendesse para a Terra. O modelo científico É Vênus.

      Claro que algum pessimista espalhou que o mesmo poderia ocorrer aqui, e logo escolheram os gases comuns de nossa vida moderna atual como culpados, consequentemente culpando a todos nós. Como toda essa história ficou nas mãos dos astrônomos (que não são bons em Física e não toleram ingerências externas), outras áreas do conhecimento não puderam mostrar o simples fato para a comunidade científica de que as próprias nuvens de Vênus fariam o serviço inverso: esfriariam o planeta, já que a luz do Sol não consegue penetrar nas nuvens do planeta. É por isso que não conseguimos fotos de sua superfície: a luz não sai de lá. Mas também não entra. Sem luz, sem calor. Vênus só é quente pois seu passado recente foi terrivelmente perturbado, e hoje é o planeta com maior atividade vulcânica que se conhece.

      Essa história toda ficou muito marcada na minha cabeça, pois vejo ela se desenvolvendo desde os meus 6 anos de idade, e hoje tenho 27. Os astrônomos e os climatologistas ficaram contra a parede diversas vezes nessas duas décadas, mas os interesses econômicos sempre falam mais alto como sempre. Infelizmente você não vai encontrar essa parte da história da ciência na Internet, só no site do McCanney. Mas é bem melhor começar pela biblioteca por enquanto.

      Thumb up 0
    • Voce falha ao basear sua hipotese no fato de que menos de 1% dos gases que compoem a atmosfera terrestre sao os gases do efeito estufa. Isso nao quer dizer nada, os gases do efeito estufa refletem radiacao no comprimento de onda do infravermelho, diferentemente dos outros gases da atmosfera. Para um leigo ou um pseudo-cientista pode parecer que 1% nao e representativo, mas seria a mesma coisa que afirmar inalar um ar contendo 0,005% de Acido Cianidrico nao fara mal algum a sua saude pois e uma quantidade muito baixa, quase zero.

      Thumb up 6
    • Como já te disse, procure outras fontes, não se prenda a um único autor, e pare de ser polêmico.

      Meu primo de 12 anos que adora uma história de “conspiração” pra ficar discutindo com os coleguinhas dele.

      Não estamos falando apenas de astrônomos que “não sabem física” (aposto qualquer coisa que sabem mais que você ^^), estamos falando de congressos e encontros internacionais para redução de emissão de CO2. Você acha que fariam isso baseado numa teoria sem fundamentos? Acordam em…

      Thumb up 4
  7. Oi Glauco
    Sabe,não curto Astronomia, minha praia é o Direito e a Biologia. Mas todos tem o direito de expressar suas opiniões, e serem respeitados por isso.

    Thumb up 2
  8. Oi, Elton Paes

    Você escreveu:
    “Temos de compreender que é hora de assumirmos nosso poder como uma raça planetária e não vermos mais fronteiras…”
    ————————————————-
    A idéia é legal.
    Mas…Que tal, primeiro, arrumarmos a casa aqui no Planeta Azul?

    Acabar com as guerras, poluição, drogas, fome, doenças, falta de ética, de educação e cultura, diferenças religiosas?

    Resolvermos os problemas de irrigação, saneamento, energia, transporte, mortalidade infantil, segurança, justiça, tecnologia acessivel à todos, etc, etc, etc?
    E bota etc nisso!

    Depois que tudo estiver lindinho e arrumadinho, vamos nos preocupar com os outros planetas…e de preferência visitar os mais adiantados ou levar nossas experiências para planetas menos adiantados para ajudá-los a seguir o nosso exemplo.

    Magda, viajando pela Hellmanns Airlines.

    Fui

    Thumb up 32
    • Não é por nada não, mas enquanto não tivermos feitos exatamente o que a patinha disse, nossos irmãos do espaço não vão nos permitir ir a lugar nenhum fora do nosso planeta.

      Thumb up 1
  9. Glauco
    Liga não, cara. Voce está sofrendo buling cibernético, que é pior ainda, pois é anônimo.

    Thumb up 4
    • Ih Luciana, vc não viu nada… em qualquer outro lugar da internet eu sou espulso. Aqui ainda não fui expulso pq as panelinhas não são tão fortes assim.

      Já fui espulso de 10 comunidades de Astronomia no Orkut, de todos os foruns de astronomia nacionais, do Bad Astronomy (esse é o pior fórum de astronomia do mundo), tudo pq minha referência em astronomia é o James McCanney, e não a NASA.

      Thumb up 0
    • ai você descontou “espulsando” o português da sua vida.

      Thumb up 8
  10. Hâ! humanos, mau passo em suas cabeças que existe civilização em Marte e a unica maneira de não poderem ver é a que matéria dela não é composta de átomos como as de vocês.

    Thumb up 1
    • Tem lido Samael Aun Weor?

      Thumb up 2
    • SAW ou Víctor Manuel Gómez Rodríguez, o colombiano (de Bogotá) picareta e plagiador deslavado de Ouspensky e Gurdjieff e inventor da fajutice chamada gnose?

      Thumb up 0
    • Somente… busque conhecimento!

      Thumb up 5
  11. Decisivamente a vida em Marte, como ela é, seria impossível, a curto ou médio prazo. Mas a longo prazo … quem sabe… Assim como o Brasil foi colonizado (em grande parte) por denegrados, poderíamos iniciar a colonização de Marte com uma espécie altamente resistente. Os políticus Brasilianis.

    Thumb up 28
  12. para acelerar isso ai eles deveriam pegar todos os poluentes que liberamos aqui na terra e levar para a atmosfera de MARTE! seria uma boa ideia e iria diminuir o efeito estufa aqui na terra!

    Thumb up 7
  13. Eu realmente não gostaria de viver em Marte usando roupas espaciais, vivendo em cubículos computadorizados, dormindo em capsulas, dependendo de máquinas e robôs para sobreviver e com uma paisagem laranja, seca e sem vida à minha volta.

    prefiro este belo planeta azul aqui.

    Thumb up 15
  14. Os planos dos cientistas são mais completos que isso, esses fatores citados nos comentarios, como falta de campo magnético e de atmosfera, por exemplo, já são devidamente contornados pela versão completa desses planos.

    Thumb up 5
    • A atmosfera marciana é muito rarefeita, e a pressão atmosférica é bem menor que a da Terra, mas daí dizer que Marte não possui atmosfera…

      Thumb up 11
    • Marte não possui atmosfera prá manter água em sua superfície e nem campo magnético para manter uma atmosfera.

      Se vc diz que esses “probleminhas” serão resolvidos pelas outras partes do plano, mostra que você sabe bem quais são os planos. Então nos diga: como reverter a questão do campo magnético e da baixa atmosfera??

      Thumb up 3
    • Meu amigo, eu não disse nada sobre Marte possuir ou não uma atmosfera HABITÁVEL, eu somente te fiz uma correção quando você disse que simplesmente Marte não possuía atmosfera.

      Thumb up 3
    • Eu nunca disse que Marte não possuía atmosfera.

      Thumb up 3
    • O principal fator para a existencia ou nao de uma atmosfera em um planeta e simplismente a temperatura da sua superficie. O campo magnetico nao atua “segurando” a atmosfera e sim impedindo que raios cosmicos de alta energia penetrem nela, o que dificultaria muito a existencia de vida como nos conhecemos ja que esses raios sao altamente danosos a estrutura do DNA entre outras coisas.

      Thumb up 1
  15. Para Marcinha Astronauta Futuramente

    Obrigada, querida Marcinha, por nos tirar da rigidez analítica dessas discussões e nos convidar através do seu texto a viajar nesse seu balão mágico e super fantástico.

    Valeeeeeeeeeeeeuuuuuuu.

    Fui.

    Thumb up 16
  16. quando a coisa apertar aqui na Terra, e a vida humana tornar-se insustentável (e isto não está muito longe de acontecer), claro que o Homem vai bolar alguma forma de tornar esses planetas habitáveis. É uma questão de sobrevivência.

    Thumb up 6
    • A questão é se o homem vai “bolar” essa forma de sobrevivência a tempo. Se você for tormar as expectativas dos cientistas para esse planeta, verá que, com os hábitos que a humanidade tem hoje, não deve passar dos 100 anos muito bem. A partir de +-60 anos, respirar, consumir água e alimentos será algo BEM mais difícil em relação aos dias atuais.
      E o homem precisa de bem mais tempo pra conseguir COMEÇAR a tornar Marte habitável para o mesmo…

      Thumb up 1
  17. O poder da visão do ser humano é incrivél . tenho 16 anos e quero muito ser astronauta ver a terra eo demais planetas do sistema solar e fora do sistema solar tenho certeza que vou levar o Brasil pra frente .E descobrir mais coisas sobre nosso querido e imenso universo beijox pra quem ler e pesso que mim ajudemmmmmmmmmmmmm.

    Thumb up 37
    • Boa sorte ae!!

      Thumb up 12
    • Que lindo Marcinha! Eu me lembro que tinha o mesmo sonho que o seu quando tinha uns 10/13 anos… Eu tinha CERTEZA que seria astronauta! Ainda sonho com isso, ainda amo o Universo, mas… estou fazendo engenharia.
      Boa sorte pra mim – E pra você! Espero que no futuro a engenharia tenha avançado o bastante pra permitir lançamentos mais baratos e acessíveis a países como o nosso. Quem sabe você não dá sua parcela de contribuição pra que isso aconteça – e, de quebra, ainda dá umas voltas ao redor do planeta?!
      =] Beijo, adorei sonhar denovo com isso!

      Thumb up 5
    • Que lindo. Tenho 14 anos e sempre amei o Universo. Desejo muita iluminação para ti. Com muito esforço, tu conseguirás.

      Para o pessoal do debate, estou apenas lendo o andamento e tirando minhas conclusões aqui. — Prefiro assim, às vezes. HAHA
      Gostaria muito que meu professor de Física tivesse o bom humor do
      Sr. Zubrin.

      P.S.: quem desejar, pode me seguir no twitter.

      Thumb up 0
  18. Galera: os tropeços são muitos sim. Mas nada supera a criatividade humana.

    (e este Mr. Zubrin tem um humor ímpar!)

    Thumb up 26
  19. Já ouviste dizer que “fulano vive no mundo da lua”?
    Pois é… O Sr. Robert Zubrin deve viver no mundo de Marte e trata-se de um bom roteirista.
    Daria um filmaço super legal.

    Acho que estou ficando velha…

    Fui.

    Thumb up 22
    • Se descobriram, foi um campo magnético fraquíssimo ou ainda em formação, insuficiente prá manutenção da vida. A décadas se monitoram os campos magnéticos dos planetas ao nosso redor.

      Além disso, se vc injetar gases do alegado “efeito estufa” num planeta, o máximo que vai conseguir é esfriar o lugar ainda mais. Um planeta não produz energia própria, depende da energia de uma estrela para se aquecer. Se a luz da estrela não atinge a superfície do planeta, ele se esfria.

      Thumb up 11
    • Não entendi por que deram tanto voto negativo nesse comentário do Glauco. Acho que eles nem estão lendo, apenas clicam em não gostei.
      O que o ele disse está correto. Não há nada de errado.
      Eu cliquei em gostei.

      Thumb up 3
    • Deram negativo porque ele está falando coisas obviamente erradas.

      Os gases estufas não impedem a entrada da luz solar. Mas a luz bate na superfície, é transformada em calor, mas este calor não consegue sair do planeta porque os gases estufas impedem. Isso que acontece nos carros de baixo de sol e isso que está acontecendo agora na Terra.

      De acorda com o que Glauco falou nosso planeta estaria esfriando com a emissão de CO2, tsc.

      Entendeu o porque dos votos negativos?

      Thumb up 6
    • O que ocorre dentro de um carro não é o que ocorre dentro do planeta. Se a luz não consegue entrar na atmosfera do planeta e refletir em sua superfície, ela não se tornará calor. Em Termodinâmica, luz é calor.

      “Gases do efeito estufa”, como vc pode ver em Vênus, tampa totalmente a entrada da luz do Sol, tanto que nem possuímos fotos da superfície de Vênus. Esse planeta é quente pela alta atividade vulcânica, não pela luz do Sol.

      Converse com seu professor de Física se tiver dúvidas.

      Thumb up 3
    • Não está errado. É igual inverno nuclear e inverno vulcânico. Dessa vez eu concordo com o Glauco.

      Thumb up 1
    • Me avise quando voce ver alguma nuvem de CO2, NO2 ou metano aqui na terra, pois as unicas que eu posso ver sao as de H2O.

      Thumb up 1
    • Bruno, na Terra podemos encontrar também chuva ácida, ou outra forma de chuva cuja a acidez seja substancialmente maior do que a resultante da dissociação do dióxido de carbono (CO2) atmosférico dissolvido na água precipitada. A principal causa daquela acidificação é a presença na atmosfera terrestre de gases e partículas ricos em enxofre e azoto reactivo cuja hidrólise no meio atmosférico produz ácidos fortes. Assumem particular importância os compostos azotados (NOx) gerados pelas altas temperaturas de queima dos combustíveis fósseis e os compostos de enxofre (SOx) produzidos pela oxidação das impurezas sulfurosas existentes na maior parte dos carvões e petróleos.

      Thumb up 1
  20. Tem muitos motivos que tornam a Terra capaz de hospedar organismos complexos, não se resumem apenas a temperatura e oxigênio. Tem o campo magnético (como antonio falou), tem a lua que tem um papel fundamental, entre vários outros fatores.

    Thumb up 19
  21. A baixa gravidade não deixaria o oxigênio se desprender do planeta? Os ventos solares, a radiação não extirpariam a atmosferia devido ao fraco campo magnético? Meu conhecimento em astronomia é baixo…

    Thumb up 18
  22. Concordo com o Antônio… faz sentido sim… mas será os cientistas não já especularam isso?
    Talvez exista sim um campo magnético…

    Thumb up 1
  23. “Sabemos como aquecer planetas, é o que estamos fazendo com a Terra agora mesmo!”, afirma Robert Zubrin”

    Robert, seu fanfarrããão!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    Essa foi boa.

    Thumb up 13
  24. Se vc aumentar a quantidade de nuvens num planeta, menos luz do Sol vai entrar e mais frio ele vai ficar.

    Thumb up 11
    • voce nunca vera nuvens de CO2 ou outro gas do efeito estufa (a menos que a temperatura esteja abaixo de -57 ºC). As nuvens aqui da Terra sao compostas por particulas de agua, os gases do efeito estufa, principalmente o CO2, nao sao visiveis a olho nu, mas formam uma massa gasosa que impede o calor de escapar da nossa atmosfera.
      Efeito estufa:A radiacao solar penetra na atmosfera terrestre e aquece a superficie, o calor gerado tende a se elevar por convecçao natural,os gases do efeito estufa impedem este calor de passar pela atmosfera em direçao ao espaço.

      Thumb up 1
  25. Ridículo. Se vc aumenta a quantidade de nuvens no planeta, consequentemente menos luz do Sol vai entrar nele e mais frio ele vai ficar.

    Essa história de que nós estamos aumentando a temperatura do planeta graças a gases do efeito estufa é pura invenção cientificista de pessoas mal intencionadas.

    Thumb up 5
  26. Isso não basta. O mais difícil é contornar a falta de ionosfera. Marte não tem campo magnético, portanto fica inteiramente sob o vento solar. É impossível sobreviver lá sem isolamento adequado.

    Thumb up 30
    • Antonio, você tem razão, mas com o avanço da ciência, seria possível a reprodução das condições necessárias para o desenvolvimento de um campo magnético.
      As condições são: o planeta deve ter um fluido condutor elétrico,suprimento de energia para mover o fluido e rotação.
      Então, isso seria possível no futuro.

      Thumb up 0
    • Antonio, você tem razão, mas com o avanço da ciência, seria possível a reprodução das condições necessárias para o desenvolvimento de um campo magnético.
      As condições são: o planeta deve ter um fluido condutor elétrico,suprimento de energia para mover o fluido e rotação.
      Então, isso seria possível no futuro.
      Marte aguarda a nossa chegada.

      Thumb up 0
    • Antonio, você tem razão, mas com o avanço da ciência, seria possível a reprodução das condições necessárias para um campo magnético, que são:
      o planeta deve ter um fluido condutor elétrico, suprimento de energia para mover o fluido e a rotação.
      Então, isso seria possível no futuro.

      Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
cat
Vídeo: Robô inspirado em lagarta se move a uma velocidade vertiginosa

Se por um lado robôs...

Fechar