Mascar chiclete detona a sua memória?

Publicado em 3.05.2012

Você com certeza já deve ter lido ou ouvido falar que mascar chiclete melhora a memória e ajuda na concentração. Muitas pesquisas indicam, inclusive, que mascar chiclete na hora de uma prova pode ajudar na resolução dos problemas. Mas um novo estudo sugere que não é bem assim. Pesquisadores da Universidade de Cardiff, no Reino Unido, descobriram que mascar chicletes pode fazer com que você acabe com a sua memória de curto prazo.

No estudo, os participantes que mascavam chicletes tinham mais dificuldade para memorizar a ordem de palavras e números de uma determinada lista do que as pessoas que não estavam mastigando nada. E mesmo estudos recentes mostram que qualquer melhoria ocasionada pelo doce não dura mais do que 20 minutos, na melhor das hipóteses.

Péssima notícia para quem é viciado em chicletes, não é? Mas nem tudo está perdido. Mascar chicletes pode piorar a capacidade de memorização a curto prazo, mas o novo estudo também sugere que melhora o raciocínio abstrato.

E agora você deve estar se perguntando: devo ou não continuar mascando chicletes? Se você precisa muito da memória a curto prazo no trabalho e no dia a dia, abandonar é uma escolha. Mas se você quer pensamentos mais abstratos ao longo do dia, pode ser uma boa pedida. [Gizmodo]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

4 Comentários

  1. Bem, a pesquisa não é inútil, se isso for verdade diversas terapias podem ser feitas com essas descobertas, até porque pesquisas,desse tipo, que nunca foram feitas antes, podem parecer um tanto inúteis,mas no inicio é sempe assim. Isso supondo que seja verídico esses resultados. porque, eu particularmente não creio que todas as pessoas do mundo se encaixem nisso. Mau sei qual foram os métodos utilizados pelos cientista, entre outros… Acho q própria pesquisa não muito confiável

    Thumb up 1
  2. Bem inutil essa pesquisa conclusão…
    Pois todos precisamos das duas formas de memória.

    Thumb up 2
  3. Traduzindo então: Para se fazer cálculos e/ou estar no meio de uma ação judicial é ruim, já para um músico ou artísta plástico seria maravilhoso né…
    Eu acho essa pesquisa engraçada, sem sentido… Enfim!

    Thumb up 8

Envie um comentário