Mascote da Copa 2014: o tatu-bola é o escolhido

Publicado em 21.09.2012

mascote da copa 2014 tatu bola

Está chegando um dos eventos mais aguardados pela população brasileira: a Copa do Mundo FIFA 2014! E para deixar a festa completa, a organizadora do evento escolheu como mascote da Copa 2014 um animal tipicamente brasileiro.

Até o dia 28 de novembro desse ano, você pode ajudar a escolher o nome da mascote da Copa 2014. Clicando nesta página oficial da FIFA, você pode votar entre as opções “Amijubi”, “Fuleco” e “Zuzeco”. A escolha, no entanto, só se restringe ao nome: seja lá como for batizada, a nova figurinha carimbada das campanhas publicitárias da Copa já tem cara: será um simpático tatu-bola.

Tatu-bola é o mascote da Copa 2014

A Copa 2014 já tinha seu logotipo oficial e já batizou de “Brazuca” a bola que será usada nas partidas. No último dia 11, a entidade confirmou sua decisão pelo mascote da Copa 2014 e já patenteou também o tatu-bola. A ideia, apresentada ao Comitê Organizador Local (COL) por uma ONG ambiental em Fortaleza-CE, derrotou as propostas de arara, jacaré e onça que a FIFA também recebeu.

Segundo os idealizadores da mascote, a ideia é chamar a atenção do mundo para o problema da extinção da fauna no Brasil. Atualmente, 627 das nossas espécies estão em perigo, segundo o Livro Vermelho das Espécies Ameaçadas. O homenageado da vez, Tolypeutes tricinctus (que é nativo de regiões de caatinga e cerrado no Brasil, Paraguai, Bolívia e Argentina), é uma delas.

A tradição da Copa do Mundo em ter mascotes oficiais começou em 1966, quando a Inglaterra resolveu homenagear o animal-símbolo da nação ao criar o leãozinho Willie. De lá para cá, já tivemos bichos símbolos típicos do país-sede, como o galo Footix na França-1998 e o leopardo Zakumi no último mundial, África do Sul-2010, além de escolhas extravagantes, como as criaturas futurísticas Ato, Nik e Kaz, na Copa da Coreia e do Japão em 2002.

Você pode relembrar todos os mascotes clicando aqui. [BBC/Globo Esporte/Época/Instituto Chico Mendes]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

13 Comentários

  1. Seria melhor escolhido sem duvida o Bicho Preguiça, a Anta, O Burro da Caatinga. O caranguejo dos mangues tb seria otima opção: é traiçoeiro sempre pronto a te dar uma mordida com as tenazes, gosta de andar para o lado e para tras, adora se enfiar em buracos sujos e só come porcarias.

    Thumb up 3
  2. Bom, todo respeito a matéria Esportiva que tem sua relevância no meio do “ESPORTE”, mas o que tem a ver com Ciência, e ainda esse monte de comentarios……
    Acho que esse Site esta perdendo o seu conceito por essas e outras materias afinal o que isso tem a ver com “HYPESIENCE” ?

    Thumb up 3
    • Porque o gancho da matéria é falar sobre o perigo de extinção dos animais da fauna brasileira,creio eu.Quantos aos nomes,cada um é mais feio que o outro.

      Thumb up 2
  3. Neste oceano de fraudes e corrupção que naufragamos, cabem as seguintes perguntas:
    Quem fez; Quanto custou; Quem pagou?
    Seria possível saber?

    Thumb up 3
  4. O futebol brasileiro já tem um mascote O Canarinho,de quem foi a idéia absurda de arrumar um tatu p\ ser o mascote? O tatu tem lá suas qualidades , mas, dizem q tranmite a lepra ñ se compara a beleza e singeleza do canarinho amarelo, essa troca é um mal presságio, vamos perder mais um título, podem ter certeza!

    Thumb up 3
  5. Uma ótima escolha. Um animal que representa bem o espírito do brasileiro. Não uma onça, nem uma arara, de forma alguma. Mas sim, um bicho que é vítima da maioria dos predadores,foge ao primeiro sinal de problemas e a única coisa que quer é se esconder em um buraco fundo. Sem falar que suas tocas são abrigos para o inseto barbeiro, aquele que transmite o mal de chagas. Há, inclusive, desconfiança dos pesquisadores sérios que o tatu transmite a lepra. Viva o Brasil!

    Thumb up 4
  6. Tirando os nomes feios ,o mascote em si é lindo e acho que a sua simplicidade o torna mágico !

    Thumb up 4
  7. Quem poderia ter sugerido, pelo menos, dois desses nomes? Pelé, Neymar Jr., Galvão Bueno, ou ainda, QUALQUER outro PÁRIA do nosso esporte varonil? Por favor, esses nomes são “o fim da picada”! Não é possível que, com tantas mentes brilhantes do nosso meio publicitário, tenhamos apenas esses três nomes, e ainda sem justificativa ou origem de sua criação. Talvez, o ‘Amijubi’ tenha algum mérito, não sei, mesmo assim, pouco midiático. Os outros dois são ‘BAIXARIA’.

    Thumb up 1
  8. Também achei os nomes horríveis, seria melhor se fosse “Caixalão”
    Caixa dois + Mensalão.

    Thumb up 18
  9. Eu gostei do “look” dele, mas os nomes que propuseram são um pior que o outro…

    Thumb up 9

Envie um comentário