O Google Doodle de hoje homenageia o misterioso Mecanismo de Antikythera

Por , em 17.05.2017

O Google Doodle atual homenageia um dos mais intrigantes objetos já descobertos por arqueólogos: o misterioso Mecanismo de Antikythera, também chamado de Máquina de Anticítera.

Quem já passou pela página inicial do motor de buscas hoje reparou no desenho reproduzido acima. O artefato foi encontrado por mergulhadores em 17 de maio de 1902, 115 anos atrás.

O nome complicado vem da ilha grega de Antikythera, onde o mecanismo foi localizado submerso a 43 metros de profundidade, ao lado de estátuas e outros objetos antigos.

Avançado e incrível

Muitos pesquisadores estudaram o objeto intrigante, estimando que fora fabricado por volta de 87 aC. Danificado e quebrado em vários pedaços, não foi fácil determinar sua função.

A noção mais aceita, sugerida em 1971 pelo americano Derek Price, é de que o mecanismo de Antikythera era uma espécie de calculadora astronômica, uma invenção que seria muito avançada para a sua época.

Símbolos gravados nela fazem referência a dias, meses e signos do Zodíaco. Em 2005, a máquina foi examinada por meio de um tomógrafo digital e revelou suas 30 engrenagens e três mostradores, que simulavam os movimentos do sol, da lua e de cinco planetas. Ficou provado que o dispositivo era capaz de prever eclipses e outros eventos astronômicos.

“Essencialmente, foi a primeira vez que a raça humana criou um computador”, o matemático Tony Freeth, da Universidade de Cardiff, disse à BBC. “É incrível como um cientista daquela época descobriu como usar engrenagens para rastrear os complexos movimentos da lua e dos planetas”.

Onde fica

A maravilhosa máquina original fica no Museu Arqueológico Nacional de Atenas, na Grécia.

Com base nos estudos do objeto, também foram construídas algumas réplicas funcionais do mecanismo, expostas em diferentes lugares, como o Museu do Computador de Bozeman, em Montana, nos EUA. [Terra, Abril]