O universo em um clique

Médicos recomendam ingestão diária de vitamina D e cálcio

ACOMPANHE NOSSOS ARTIGOS

Por em 7.12.2010 as 18:19

Share

No campo da ciência, há um crescente debate sobre a ingestão diária ideal de vitamina D e cálcio pelos seres humanos. Alguns estudos indicavam que as pessoas não recebiam a quantidade suficiente desses nutrientes por dia, mas nenhum padrão tinha sido considerado oficial.

Agora, um relatório do Instituto de Medicina dos EUA atualiza suas recomendações para a ingestão diária desses dois nutrientes, escrito por um comitê de peritos, que usaram informações de mais de mil estudos publicados.

A comissão concluiu que pessoas com idades entre 1 e 70 anos não precisam de mais de 600 unidades internacionais (UI) de vitamina D por dia, enquanto os com mais de 70 anos podem precisar de até 800 UI. Quanto ao cálcio, as pessoas precisam ingerir entre 700 mg e 1.300 mg por dia, dependendo de sua idade.

Não há evidências suficientes para fazer recomendações para crianças menores de um ano. Como resultado, a comissão prevê apenas uma estimativa aproximada das recomendações para essa faixa etária. Recomenda-se que crianças menores de um ano obtenham 400 UI por dia de vitamina D, e de 200 a 260 mg de cálcio por dia, dependendo da sua idade. Bebês amamentados devem receber suplementos de vitamina D, já que o leite materno não contém níveis adequados de vitamina D, mas contém níveis suficientes de cálcio.

Sendo assim, contrariamente a algumas conclusões anteriores, a maioria dos americanos e canadenses está recebendo quantidade suficiente de vitamina D e cálcio por dia. Com base no relatório, demonstra-se que o número declarado de pessoas na América do Norte com deficiência de vitamina D tem sido superestimado.

Segundo a análise da comissão, o erro resulta em parte do fato de que não existia um padrão para determinar se alguém é deficiente. Na verdade, dependendo do laboratório que se realiza o teste de sangue, uma pessoa pode ouvir que tem níveis deficientes ou suficientes da vitamina.

A comissão também opinou sobre o limite de ingestão para vitamina D e cálcio. Segundo os pesquisadores, obter demasiado cálcio pode colocar as pessoas em risco de pedras nos rins, enquanto o excesso de vitamina D pode danificar o coração e os rins, e aumentar o risco de morte.

Os pesquisadores enfatizam que os limites não são algo que as pessoas deveriam se esforçar para alcançar. O limite de vitamina D para pessoas com mais de 8 anos é de 4.000 UI. Quanto ao cálcio, pessoas entre 19 e 50 anos devem limitar seu consumo a 2.500 mg por dia, e os acima de 51 devem limitar seu consumo a 2.000 mg por dia.

Como cada vez os produtores de alimentos aumentam a quantidade desses nutrientes nos seus produtos, e as pessoas frequentemente recorrem a suplementos, há uma maior probabilidade de que as pessoas estejam tomando altas doses de vitamina D e cálcio. Por isso, é necessário ser cuidadoso.

Graças a contradições entre estudos realizados até agora, ainda é difícil dizer ao certo se a população está dentro do que é considerado ideal. Enquanto estudos baseados em ingestão mostram que a maioria dos norte-americanos não adquiria suficiente vitamina D a partir de alimentos, outros estudos dizem que a maioria das pessoas tem quantidade suficiente de vitamina D no sangue.

Para os pesquisadores da comissão, a peça que faltava nesse quebra-cabeça é o sol, já que a luz solar desencadeia a produção de vitamina D a partir de outros compostos no corpo. O relatório indica que, para muitas pessoas, o sol é um importante contribuinte para os níveis de vitamina D no corpo.

No entanto, houve um lado negativo mostrado no relatório. Os pesquisadores descobriram que as meninas com idades entre 9 e 18 anos estão em risco de não obter cálcio suficiente, e que os idosos erram o alvo para ambas as recomendações de vitamina D e cálcio. As pessoas nesses grupos podem precisar aumentar a sua ingestão de vitamina D e cálcio através de alimentos, ou possivelmente de um suplemento.

Por enquanto, as recomendações são feitas principalmente com a saúde óssea em mente. Segundo o comitê, embora estudos tenham mostrado que a vitamina D tem uma série de benefícios para a saúde, incluindo proteção contra diabetes, doenças cardíacas e câncer, as provas são inconsistentes e inconclusivas. Mais pesquisas são necessárias para determinar se estes nutrientes têm outras vantagens para a saúde, antes que seja feita uma recomendação oficial.

As novas recomendações do Instituto de Medicina vêm em três formas: a necessidade média estimada (NME), a recomendação de quantidade tolerada na dieta (RTD), e o consumo de nível superior.

A NME será útil para avaliar a ingestão de grandes grupos de pessoas, tais como a definição do padrão de alimentação na merenda escolar. A RTD é mais apropriada para a consideração das pessoas, e pode ser usada para recomendações médicas a pacientes. [LiveScience]

Natasha Romanzoti tem 22 anos, é jornalista, apaixonada por futebol (e corinthiana!) e livros de suspense, viciada em séries e doces e escritora nas horas vagas.

Site

One comment

  1. lucia matilde frezza maganini /

    tomei cálcio por quase dois anos. Parei porque surgiram bolinhas no seio, benignas, mas em decorrência do uso de cálcio. Será. O médico disse que sim. Faço exercícios físicos e ando na esteira diariamente. O exame de cálcio, pelo sangue mostra ótimo.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0

Comente

Para evitar que seu comentário seja excluído pela moderação veja aqui as regras na íntegra para comentários antes de escrever (este link abre nova janela). Segue abaixo uma síntese:

  1. Respeito é o principal: aos outros comentaristas, ao site e redator.
  2. Comente sobre o tema do artigo, não fuja do assunto a não ser que esteja replicando outro comentário.
  3. Caso queira replicar um comentário utilize o botão "Responder".
  4. Para mostrar que gostou do artigo, ao invés de comentar apenas "Gostei", "Legal", etc. divulgue o artigo na sua rede social favorita :D
  5. Comentários que serão certamente removidos: Ataques pessoais, linguagem chula, todas as letras em maiúsculas, redação ilegível, cópias de textos de outras fontes e apologias a crime.
  6. O uso de bom-humor é sempre bem-vindo.
  7. Comentários de natureza criacionista que neguem a Teoria da Evolução das Espécies, a real idade da Terra ou do Universo e afins serão sumariamente removidos (juntamente com suas réplicas) por criarem discussões cíclicas inúteis.
  8. Para denunciar abusos nos comentários entre em contato. Não adianta reclamar aqui sobre abusos, pois nem sempre estamos moderando estas mensagens.

Dica: Para colocar sua foto nos seus comentários visite Gravatar.com.