Meditação modifica seu cérebro em apenas um mês

Publicado em 13.06.2012

No meio da loucura da sociedade moderna, a meditação tem ganhado um status interessante como forma de combater o estresse e melhorar a qualidade de vida. A ioga também cresceu como atividade, justamente por promover um bem-estar espiritual.

Com isso, muitos estudos sobre a meditação foram realizados, para saber, cientificamente, como ela poderia nos beneficiar.
E os resultados, até agora, tem sido maravilhosos: pesquisas mostraram que a meditação alivia a dor, aumenta a nossa capacidade de atenção, melhora nosso sistema imunológico e representa uma maior conexão entre o corpo e a mente do que até mesmo a dança.

Isso tudo tem a ver, então, com a forma como a meditação altera nosso cérebro. Foi o que revelou um novo estudo, uma revisão de pesquisas anteriores sobre a meditação, que descobriu que após quatro semanas de prática (o que equivalente a apenas 11 horas) de meditação nosso cérebro sofre mudanças físicas observáveis.

Os cientistas analisaram os resultados de dois estudos de 2010, um com 45 estudantes da Universidade de Oregon (EUA), e outro com 68 estudantes da Universidade de Tecnologia de Dalian (China).

Durante esses estudos, os participantes praticaram treinamento integrativo de mente e corpo (TIMC), um tipo de meditação intensa. Eles foram submetidos, também, a ressonâncias magnéticas do cérebro.

Após duas semanas de prática, os participantes apresentaram uma maior densidade de axônios, ou fibras nervosas, no cérebro. Ao ficarem mais densas, as fibras nervosas, também chamadas de “substância branca”, aumentaram o número de conexões cerebrais de sinalização.

Após um mês de prática, além do aumento de densidade das fibras nervosas, foi observada também nos participantes a expansão da mielina, um isolamento de proteção gordurosa que envolve as fibras nervosas.

Esses efeitos foram vistos na região do córtex cingulado anterior do cérebro, que ajuda a regular o comportamento. A atividade nesta parte do cérebro está associada a várias doenças mentais, como déficit de atenção, demência, depressão e esquizofrenia.

A mudança nessa parte do cérebro afetou os participantes de forma positiva: eles apresentaram melhoras no humor, níveis reduzidos de raiva, ansiedade, depressão e fadiga, além de níveis mais baixos de cortisol, o hormônio do estresse.

Essa não é a primeira vez que um estudo descobre que a meditação afeta o cérebro, já que um estudo de 2011 também ligou a prática ao aumento da massa cinzenta no hipocampo, uma área do cérebro importante para o aprendizado e a memória.

Aplicações

Segundo os pesquisadores, a meditação pode ser utilizada para combater doenças mentais. A meditação é uma intervenção simples e barata com potencial para melhorar ou prevenir transtornos do cérebro.

“As descobertas deste estudo são notícias boas para todos nós. Se tão pouco quanto 11 horas de treinamento da mente melhora nosso cérebro, essa atividade acessível a qualquer pessoa a qualquer momento pode nos ajudar a desfrutar de mais clareza mental e estabilidade emocional em nossas vidas”, comentou a neurocientista Elena Antonova, do Instituto de Psiquiatria do Kings College London (Inglaterra).[DailyMail, NYTimes]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

21 Comentários

  1. A meditação me lembra muito os efeito da corrida: estado em que, o corpo e a mente entram em estado de harmonia, tudo se acalma e fica leve… Mas assim como a corrida, o inicio é muito penoso, por isso o empenho tem que ser máximo, para que depois a prática se torne algo natural e essencial…

    Thumb up 6
  2. Eu tambem comecei a fazer…e venho melhorando muito….so fazendo esmo pra sentir a diferença

    Thumb up 1
  3. os benefícios são vários,sou muito agitado e ansioso em apenas uma semana já percebi o quanto melhorei!!!

    Thumb up 5
  4. Aos amigos que querem aprender a meditar, concentrar, buscar a sabedoria ou assuntos correlatos deixo aqui no Hype um link:
    http://www.amorc.org.br
    Tenho certeza que voces gostarão do conteúdo.
    Paz

    Thumb up 12
  5. Isso so prova o que descobri a pouco tempo, tem ums 3 semanas que to fazendo meditação no hora de dormir, o que eu sentir de melhora, energia, dedicação e mais importante meu humor!

    Thumb up 7
    • Valéria, sua pergunta é pertinente.
      Existem milhares de técnicas, ensinadas desde os tempos do Buddha, para se atingir o Samadhi [meditação]. Me contate pelo Facebook [https://www.facebook.com/GilenoRodriguesAmaral] que te informarei algumas e daí você verifica a que melhor se adapta à sua rotina diária e à sua personalidade.

      Namastê

      Thumb up 14
    • Olá! Como contatar se nem tem como enviar mensagem?

      Thumb up 0
    • Olá Anne Suelen,

      Problema já resolvido. :-)

      Thumb up 2
  6. Jonatas, por favor, poderia indicar alguns links sobre isso que falou?

    Fiz umas pesquisas e achei coisas interessantes, mas links indicados seriam de grande valia.

    Desde já agradeço, obrigado!

    Thumb up 0
    • Amigo em links não posso te ajudar, nunca usei a internet pra esses fins. Me tornei um praticante indo direto na fonte, tudo que aprendi foi na biografia impressa da doutrina, de origem confiável. Só o que posso recomendar é procurar algum centro budista. No entanto, outro comentador, o Gileno Amaral, está apresentando um conteúdo válido em suas postagens, vale a pena dar uma olhada em seu face.
      Eu pessoalmente não me considero capacitado atualmente a guiar alguém na doutrina, meu nível é iniciante. Um abraço. :)

      Thumb up 0
    • O Budismo a 3.000 anos, os egípcios (onde se encontra os mais antigos registros da prática), maias, sumérios e outros a mais tempo ainda. Sem nenhuma apologia religiosa ou ateísta, a Meditação é uma prática literalmente tão antiga quanto a humanidade, ou no mínimo tão antiga quanto as primeiras tribos e civilizações.

      Thumb up 30
  7. mas como seria essa meditaçao, deixar a cabeça livre de pensamentos? ficar falando Ohmmmmmmmmmmm? de que se trata essa meditaçao? qro praticar hehehe

    Thumb up 8
    • a meditação ajuda a tomar decisões mais acertadas, pois quando meditamos mantemos nosso olhar em um ponto afastando outros pensamentos.

      Na faculdade eu tenho aula de fenômenos culturais e religiosos, tivemos a oportunidade de entrar em contato com o budismo. Uma coisa que aprendi foi que um praticante de meditação sabe tomar uma decisão melhor em caso de um problema ou imprevisto. E também se torna uma pessoa mais bondosa e mais feliz.

      Thumb up 16
    • não importa se fica fazendo “Ohmmmmmmmmmmm” ou “uhummmmmmmmmm” ou “tchê rerê tchê tchê” o que importa é o estado mental que atinge. Mas se quiseres mesmo praticar não há dificuldade em encontrar meios, referências e técnicas, muitas frentes adotam a meditação: espiritismo, gnose, budismo, induísmo, islamismo, e, embora alguns não considerem, o cristianismo também o adota. Cada uma delas ao seu modo.

      Thumb up 19
    • Oi.
      Na aula de fenômenos culturais e religiosos, o grupo de colegas que levou um mestre do hinduísmo, aprendi que os hisduístas meditam com mantras e instrumentos musicais. Jesus também meditava ele nos explicou. E o mala que é tipo um rosário dos católicos, para os budistas, serve para recitar frases e colocar a mente em contato com sua essência, a bondade!
      é uma experiencia muito boa estar em contato com todas as religiões, aprender e perder preconceitos.

      Thumb up 5
  8. Experiência própria, como sou muito agitado, tenho problemas de concentração, por isso demorei a conseguir meditar de “verdade”, o que faço a uma semana, já sinto alguns benefícios, minha concentração ao resolver intricados códigos de programação tem sido melhor, uma inspiração inquestionável a continuar a prática. :)

    Thumb up 38
    • Jonatas,e qual técnica você está utilizando para atingir o samadhi [meditação]? Você se incomodaria em nos informar.

      Abraço e sucesso!

      PS.: Esqueci de clicar em responder. :-)

      Thumb up 4
    • Estou no prajna – drsti (ditthi), o que seria o começo, primeiras atividades, no Nobre Caminho Óctuplo, que tem mais sete práticas, total de oito. Aqui tentamos ver e sentir o Universo como ele é, não como ele parece ser.
      Além das práticas budistas, tenho usado tudo o que a ciência e outras visões proporcionam e que tenha sentido no meu ponto de vista, como o Paradigma Holográfico, Relatividade Geral, um pouco de Quântica e Budismo Gnóstico, de VM Samael Aun Weor, uma visão interessante que defende uma religião-doutrina-filosofia futurista e científica, que uniria o melhor do ocidente com o melhor do oriente.

      Thumb up 19

Envie um comentário

Leia o post anterior:
cachorrocama
Cama automática se arruma sozinha para adolescentes preguiçosos [vídeo]

Odeia arrumar a cama...

Fechar