Megaupload: como a mansão de Kim Dotcom foi invadida pelas forças especiais

Publicado em 9.02.2012

Wayne Tempero trabalhava como guarda-costas de um homem rico. No dia 20 de janeiro, a mansão de seu patrão em Coatesville, na Nova Zelândia, foi invadida por dezenas de policiais que desceram de helicópteros, armados até os dentes. A cena dava a impressão de que havia no mínimo um pequeno exército de criminosos para os policiais combaterem. Mas o patrão de Tempero é Kim Dotcom, o fundador do Megaupload, que vivia tranquilo com a família no momento da invasão. Qual o motivo de uma operação tão gigantesca?

O dia em que prenderam Kim foi descrito com terror pela narração de Tempero. Ele conta que foi acordado às 6h45 da manhã por helicópteros que sobrevoavam a mansão. Ao sair de casa, encontrou um policial com um colete à prova de balas, que imediatamente o rendeu, apesar de nem estar armado.

No mesmo instante, outros policiais acompanhados de cachorros arrombavam portas à procura de Kim Dotcom. Para as babás – Kim tem três filhos pequenos -, os policiais perguntaram se alguma delas portava bombas. Depois de uma busca de trinta minutos e dezenas de arrombamentos, capturaram o fundador do Megaupload em uma das salas mais reclusas da mansão. Estava preso.

Nascido Kim Schmitz, o criador do famoso site de download de arquivos é um empresário alemão que fez fortuna na internet. Arrastado pela onda de fechamentos de sites com violações de direitos autorais, Kim foi repreendido de forma brusca, conforme contou seu guarda-costas. Parece ter servido de exemplo: outros grandes sites de download pelo mundo têm encerrado suas atividades antes da “ação efetiva” da lei.

Esta reportagem mostra uma simulação completa da invasão a partir da descrição do guarda costas Wayne Tempero. [Gizmodo]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

16 Comentários

  1. Se toda arte fosse mais acessível, tivesse um preço justo talvez a pirataria não fosse necessária. Fico me perguntando se as pessoas que criam a arte tem uma parcela nisso tudo, mas eu acho que não, acho que são os empresários, gravadoras,editoras que metem a mão nessa enorme fatia de dinheiro.

    Thumb up 0
  2. The Pirate Bay ainda está firme e forte. E também o 4shared, wupload, uploaded, depositfiles… Enfim, acho mais fácil acabarem com a fome no mundo do que com a pirataria (em 1 cidade :D).

    Thumb up 10
  3. tinha que prender os deputados que fazem download de nossos inpostos e afundam os cofres publicos.

    Thumb up 16
  4. gente pra que tudo isso e impossivel,IMPOSSIVEL Sabe o significado dessa palavra podem fazer o medo que for invadir com swat e o caramba a quatro mas hj morre o megaupload amanha nasce outro melhor que ele e igual um amigo ai de cima falou quer acabar com a pirataria para de cobrar tanto impostos poxa!!!! mais de 60% do valor é imposto poxa vamos tomar vergonha

    Thumb up 5
  5. Para acabar com a pirataria só tomando vergonha e cobrando preços justos, gente ambiciosa demais enquanto quiserem roubar da população, terão que enfrentar a pirataria.

    Thumb up 7
  6. Não sou contra pagar.
    Sou a favor dos direitos, como todo mundo. Mas peraí:

    Como eu vou pagar absurdos 600 Reais (por exemplo) pra simplesmente possuir uma cópia do sistema operacional mais popular do mundo? Por quê tão caro?

    Aí vivo o dilema:

    Não posso pagar, mas tenho que usar!
    Afinal, quem hoje vive sem tecnologia?
    Os governos deveriam baixar seus impostos e as empresas, diminuir a gana de querer tanto por “tão pouco” (sem querer diminuir o valor intelectual de seus trabalhos).

    Ainda mais no ramo de audio/vídeo e softwares. Depois que está pronto é só dar ctrl +c, ctrl + v e distribuir. Repito a pergunta: Por quê cobrar tanto?

    Thumb up 14
  7. A moderação desse site irrita… Na hora em que liberarem meu comentário não vai mais ter ninguém lendo pra discutir a idéia. A opção de comentário perde totalmente a função. Melhor procurar outro site com notícias interessantes para participar. Fui!

    Thumb up 7
  8. Prefiro acreditar que essa caça às bruxas é uma estratégia que vai antecipar o maior mercado de vendas do mundo. Se os proprietários de direitos autorais cobrassem 1 dolar por cada download de filme ou seriado, eu pagaria… (principalmente se não tivesse a opção da pirataria). E muita gente pensa assim também. Logo, acho que o próximo passo deles será esse: oferecer, eles mesmos, downloads por preços baixíssimos. Imaginem… milhões de downloads por semana. Mercado milionário.
    Ah, na hora em que começarem a vender ações dessa empresa na bolsa, eu compro! kkkkkk

    Thumb up 5
    • É ISSO AI TONHA

      Thumb up 4
  9. Se for prender todos que ja usaram de sites de downloads ou ja compraram produtos piratas ate o presidente Obama estaria no meio….

    Thumb up 8
    • Com certeza.

      Thumb up 1
  10. esse maldito governo a pirataria vai ter que ser legalizada ou eles nunca vao conseguir vencer terao apenas um eterno inimigo

    Thumb up 5
  11. A pirataria nunca vai acabar. O mercado vai ter que se adaptar, são 6 bilhões de pessoas contra eles, não tem cadeia pra todo mundo.

    Thumb up 34
    • Informe DPCH:

      Pelo relatório do nosso sistema pirata, atingimos a marca de 7 bilhões de pessoas em 31 de outubro de 2011!

      Foi um evento notável e polêmico. Eis alguns detalhes sobre o 7º bilionésimo habitante da Terra:

      ” Quem ele é? Onde e quando nasceu? Calcularam que seria o bebe com hora marcada pra nascer, na India, no entanto a Russia afirmou que seu bebe veio primeiro, as 00:02h, mas não antes da Turquia e das Filipinas reivindicarem o posto e, em seguida, acabarem pressionadas pelos tri-gêmeos da Nigéria, e também por quase todos os países. Por fim, para não dar briga, foram distribuídos, pela UNFPA, certificados de habitante número 7 bilhões POR TODO O MUNDO. Essa sabe como lidar com crianças! “

      Thumb up 7

Envie um comentário

Leia o post anterior:
E.-dasypogon-predation_1a
Foto: tubarão devorando tubarão

Confira essa impress...

Fechar