O universo em um clique

Menina de 4 anos tem QI de 159, apenas um ponto a menos do que Einstein

Por em 17.04.2012 as 11:28

Você deve estar se sentindo muito burro. A mais nova integrante do clube dos super inteligentes é uma menina de apenas 4 anos, com um QI de 159, apenas um ponto abaixo de famosos gênios como Einstein e o físico Stephen Hawking.

Heidi Hankins, de Winchester, Inglaterra, lê em um nível de 8 anos de idade, e já podia contar até 40 com 2 anos. Ela é sem dúvida especial. Mas se ela vai ser um gênio, mais inteligente que Einstein ou Hawking, só o tempo poderá dizer.

Segundo especialistas, não é possível comparar QI entre grupos etários. “Testes de QI comparam dentro de uma determinada faixa etária. Estamos dizendo que essa menina é mais esperta do que 99,5 ou 99,8% das pessoas da sua idade, mas isso não significa que você pode compará-la a um outro grupo etário”, disse Frank Lawlis, psicólogo americano.

Na verdade, as pontuações de QI em geral têm aumentado ao longo do tempo. Eles sempre foram padronizados para que a pontuação média fosse de 100. Pontuações mais elevadas são de pessoas, em teoria, mais brilhantes, pelo menos nos domínios medidos por meio de testes de QI.

Mas, em um fenômeno amplamente conhecido, chamado de “efeito Flynn”, as novas gerações normalmente têm pontuação superior a 100, em média.

Existem várias teorias para este efeito, incluindo melhor nutrição na infância, ambientes cada vez mais estimulantes, e um maior número de crianças que estão familiarizadas com testes padronizados e, portanto, se saem melhor.

“Este é um pensamento teórico, mas quem sabe um dia todos nós seremos tão inteligentes quanto Einstein, e Einstein se tornaria médio”, disse Lawlis.

Vida de gênio

Heidi faz parte da Mensa, uma sociedade formada pelas pessoas com QIs excepcionais. Ela reúne os 2% da população com maior QI. Victoria Liguez, coordenadora de marketing da Mensa Americana, disse que o mais novo membro da Mensa nos EUA tem 3 anos, tendo entrado para a sociedade aos 2.

O mais jovem membro em todo o mundo, Oscar Wrigley, supostamente entrou para a sociedade com 2 anos e meio, com um QI de 160. No geral, cerca de 110.000 pessoas em 100 países são membros Mensa.

Para os adultos, a Mensa oferece oportunidades de networking e grupos de interesse. Não é tão diferente para as crianças.
Eles oferecem passeios a museus, jogos de matemática legais e outros enigmas para professores e pais com dificuldade de desafiar uma criança superdotada.

Liguez e Lawlis não acreditam no estereótipo de “gênios esquisitos”, pois as crianças Mensa que eles interagiram são muito normais.

“A inteligência de uma criança é muitas vezes invisível”, disse Lawlis. “Você geralmente não sabe o que um garoto sabe a menos que você lhe pergunte. É mais como uma descoberta do que o cérebro de uma criança é capaz de responder”.[MSN]

Natasha Romanzoti tem 23 anos, é jornalista, apaixonada por futebol (e corinthiana!) e livros de suspense, viciada em séries e doces e escritora nas horas vagas.

Site

51 comentários

  1. Igor.R /

    QI não mede idéias, abstração, entendimento, etc.

    Quem quer medir a capacidade de um ser humano como um “robô” está cometendo o mesmo erro dos burros, para mim, não há diferenças.

    É antitético falar de QI em crianças, quem se preocupa com isso normalmente são pais com dinheiro querendo status. Puro negócio e narcisismo.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  2. Astolfo /

    Fui censurado????????????????????????

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  3. Miss Astor /

    Bom para a garota!! hahahahahaha

    Só não entendo por que ainda usam Einstein como referência para tudo que se relaciona a inteligência. Houveram inúmeras pessoas que não só contribuíram muito mais que ele, na ciência, nas artes, em outros setores. Por que não usam Nikola Tesla, Da Vinci, Turing, Neuman???

    Outra coisa: andei notando que o HyperScience tem dado muito destaque para garotas superdotadas. Onde estão os garotos?? Que tipo de discriminação é esta?? Em nome do Politicamente Correto?? Isto não é “ciência”, como eu chamaria. Acredito que hajam muito mais garotos que garotas representantes do Intelecto Superior. Onde estão eles??

    Agradeceria se publicassem mais sobre.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
    • Acho que Einstein é usado como comparação por que realmente foi um gênio e por que ele fez teste de QI. Sobre Tesla e Leonardo, acho que só podemos inferir o QI deles. Sobre Turing, acho que por mais inteligente que fosse, ele ainda é eclipsado por Einstein.

      Sobre os garotos superdotados, pode apontar algum que tenha sido notícia?

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
    • Astolfo /

      Você acha…
      Pq será???

      Pra mim não interessa a nacionalidade, etnia ou povo, se é um gênio e fez coisas maravilhosas em prol da humanidade, precisa ser recompensado e pra mim ONDE HÁ FUMAÇA HÁ FOGO, se existem pessoas que discordam de Einstein, ou de qualquer outro facto histórico então existe uma possibilidade alta de que aquilo possa não ser verdade.
      Para um cara que mal conseguiu entrar na faculdade, me parece muito estranho que tenha sido alçado ao posto de ”maior gênio da humanidade”.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
    • Astolfo /

      Aaah claro, ele fez teste de qi, tá, mas quando? Que psicólogo ou psiquiatra administrou o teste?
      o que isso prova?? Será que ocorreu honestidade?
      Eu sei que dipois da ”descoberta surpreeeendenti” do ”genial” einstein (há muitas controvérsias) a única coisa que o sujeito fez foi politicagem na terra do Uncle Tim.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  4. Astolfo /

    O efeito flynn é amplamente subjetivo, ao que me parece existem dois tipos de capacidade cognitiva, a genotipica e a fenotipica. Não sei ao certo como funciona mas sei que o efeito flynn não tem a capacidade de operar milagres, como aumentar o qi de uma geração pra outra em 15 pontos!!!!
    Se for parar pra pensar então nossos antepassados da pré história deveriam ser retardados.
    Alguns fatores ,como a aplicabilidade duvidosa dos testes de qi no passado podem influenciar decisivamente nos resultados finais, dando uma ideia de aumento.
    Tirando pesquisas de laboratório e botando a carinha nas ruas, segundo a sua lógica (e a do flynn), as crianças de agora deveriam ser mais inteligentes que as crianças da geração passada, isso procede??
    Os americanos negros, por ex, exibem uma baita dieta alimentar (e estão dentre os grupos mais obesos do país), será que estão muito mais inteligentes que antes?
    Acredito eu que o qi é como um copo que pode estar 100% a 0% cheio, isso explica o fato dos ”savants” serem ‘artificialmente’ ultra inteligentes, provavelmente alguns de seus genes ativam em 100% a sua CAPACIDADE cognitiva.
    Um outro detalhe interessante que eu encontrei (vi num site ou blog),o qi não é um excelente medidor de pensamento divergente, não existe uma correlação forte entre ambos.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  5. Os medíocres se sentem ameaçados pelos gênios. Tem muita gente com atitude superior em relação a esta menina mas que está com medo, simplesmente.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 7
    • Astolfo /

      Não tire conclusões precipitadas como se soubesse o que os demais pensam ou deixam de pensar. Espero que não tenha tentado acoplar a história da menina comp uma tentativa de atacar os críticos do super ultra mega genial Albertinho Eichstein. Ter um qi geral 150 ou ” maior que o einstain” (ooooooooooh) não significa nada. Por enquanto ela é uma mimadinha de pele de porcelana e olhar SUPERIOR, será que será uma boa MENSAleira?
      Os verdadeiros gênios são aqueles que apresentam inteligência especializada. Muitos gênios eram ou são aspergers (ou aspies para os íntimos) e provavelmente deveriam ter um uma inteligência assimétrica.
      Conheço muitos ”gênios” que fecharam provas de vestibular mas são não tão sábios quanto um jumento.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  6. JHR /

    Mudando um pouco de assunto… porque o site nao publicou nada a respeito de dois assuntos em pauta hoje no meio cientifico
    1.Astrônomos não encontram matéria escura.
    2.Aumenta mistério sobre origem dos raios cósmicos.

    Chega de marasmo…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4
  7. Ser inteligente é bom para a humanidade mas melhor ainda é ter uma moral elevada e um espírito civilizado construtivo. De que adianta termos gênios fazendo melhores armas de destruição ou planejando como fazer grandes escravizações como o Hitler.
    Portanto antes das genialidades é preciso entender os binômios (ódio-amor, humildade-arrogância, perdão-vingança, autoridade-soberba, bem-mal, responsabilidade-liberdade, eu-nós) que permitem os inteligentes construir ou destruir.
    Não ir com muita sede ao pote.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 17
  8. como fasso o teste de qi????

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
    • ۞Criptobiose Eterna۞ /

      Primeiro, aprenda a digitar: ‘Como faço um teste de Q.I.?’, logo em seguida procure alguma organização séria, como a Mensa por exemplo, mas tenha em mente que estes testes, nunca são 100%. Até mais, felicidades.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 13
    • É isso aí, ۞Criptobiose Eterna۞. Querer fazer teste de Q.I escrevendo errado já é motivo pra rever os conceitos, pois já significaria baixa inteligência em línguas.
      No meu caso, tenho curiosidade mesmo em saber o meu Q.I. aproximado.
      Como você disse, isso não é exato, pois muitas vezes a pessoa tem inteligência pra algo que não é o foco do teste.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
    • Astolfo /

      Faço com dois s??
      Nem precisa fazer.

      Mas já que insiste

      http://www.baixaki.com.br/download/teste-de-qi.htm

      http://en.mate.info.ro/Resources/en-US/IQ_Test.aspx

      Só pra ter uma ideia.
      Os especialistas dizem que o segundo, chamado de teste de Raven (não a do seriado) é o melhor preditor de inteligência, pq é acultural.

      Eu escolhi esses dois pelo fato do primeiro ser o maior, disponível on line, que eu já fiz e o segundo, pq além de ser o ”de Raven” também parece confiável, diz lá que mais de 200 mil pessoas já o realizaram, além de ter sido criado por um membro do MENSA.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  9. ۞Criptobiose Eterna۞ /

    ‘Uma capacidade assimiladora’… Tome este biscoito, e agora sente.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4
  10. Alexandre /

    Além da inépcia generalizada, beligerância instituida o que mais os br-nuts conseguem fazer? Ah! sim, sambar, tomar pinga e brigar por futebol!
    COMENTE A MATÉRIA, NÃO OS COMENTÁRIOS! BR-NUTS…

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 6
    • A gente já viu que você consegue fazer uma auto-crítica. Eugenista.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
    • Você entendeu o que ele falou?

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
    • Inépcia= imbecilidade, absurdo…
      Beligerância= conlito, guerra…
      “Comenta a matéria, não os comentários!”
      Agora junta as “peças” :D
      Me desculpa mas a sua capacidade de compreensão é mutio fraca ^_^

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
    • Nestor Magalhães /

      Esse cara é apenas um Troll. Nem dê atenção.

      :)

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
    • Astolfo /

      Eugenista é xingamento????
      Me xinga vaaaaaiii

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  11. hahahha q bonitinha. ^^ mas acho que nao tem como medir q.i por faixa etária .Li que o pico do q.i é em media de 20-25 anos. e as crianças armazenam mais informaçoes e tem facilidade de aprender. conforme vai passando a idade , o q.i tende a dimunuir(isso a partir da média ) . aos 23 anos meu q.i foid e 121 :) acho q ele ainda se mantém . o q nos resta é aproveitar antes dos 25 hsauhsaashausa

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  12. Ter inteligência é bom, mas é melhor ainda saber utilizar ela de forma produtiva e prazerosa. Mais ainda, é importante desenvolver um senso crítico e um ceticismo saudável.

    “A mind is a damned thing to waste” – Malcom X

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 11
    • Também é importante não deixar de ter uma vida saudável, com exercícios, brincadeiras e amigos, como toda a criança precisa e merece.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
    • Acho que as chances dela ter uma vida feliz atualmente são maiores que 50 anos atrás. Hoje existe uma consciência muito maior de que as crianças tem real necessidade de brincadeiras apropriadas à sua idade, mesmo que sejam superdotadas ou gênios.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
    • Alexandre /

      Malcon X, E u g e n i s t a!

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
    • Astolfo /

      Ter inteligência é bom, mas é melhor ainda saber utilizar ela…

      Mas não citando o ”heroi” malcom xiish

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
  13. Alexandre /

    Mas como é que Einstein, sendo Eugenista pode ser considerado inteligente? Tsc-Tsc!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4
    • Albert Einstein? Eugenista? Esta é nova para mim. Li o livro dele “Como Vejo o Mundo” e não vi nenhuma defesa ou apologia ao Eugenismo.

      Que Albert Eisntein era inteligente não resta dúvida. Agora, que ele era eugenista… Para mim isto é calúnia.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 7
    • Astolfo /

      Que einstein era inteligente é calúnia pra mim, ele só copiou o trabalho dos otro e fez uma compilação, não sabia que monografia poderia dar tão certo assim?? (bem,cah pra noixx, pelo menos os ”humildes” estudantes universitários não tentam levar o mérito do trabalho dos outros não é?) e como foi ”escolhido” para brilhar (como uma estrela) ”nos acostumamos” a chupar o saco escrotal deste escroto.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
    • Astolfo /

      Engraçado que graças a eugenia pessoas inteligentes poderão vir ao mundo e fazer coisas PRA VOCÊ, que mais tarde irá sentar a bunda enrugada em frente ao seu computador e digitar essas idiotices.
      Todos nós praticamos direta ou indiretamente a eugenia pq estamos sempre selecionando o melhor, se ser inteligente não é buscar o melhor então não sei mais o que pode ser.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  14. 1. Já vi crianças pela internet com Q.I considerado o triplo dela.
    2. Teste de Q.I são defeituosos eles são incapazes de testar o cérebro por completo não se pode resumir a capacidade de uma complexa estrutura numa folha de papel isso é a piada da humanidade…
    muitas vezes penso que certas pessoas funcionam feito calculadoras podem até calcular bem agora para infinitas coisas do mundo real e não só to dizendo para uma folha de papel e sim do próprio consciente inteligente se isso realmente existir.
    3.Se uma pessoa tem Q.I alto não quer dizer que ela seja um gênio(a) ‘Vida de gênio’….

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  15. Alexandre /

    Vislumbro uma possibilidade de comentar sobre a organização mensa: Ter alto Q. I. nesse país é fácil, basta não ser tão imbecil como a massa ululante. Difícil é entender porquê deveria dar somas em dinheiro para ser filiado a mensa, quem não pode pagar não desfruta do que seja lá o que for que eles ofereçam ( se é que oferecem algo ).
    É difícil alguém me convencer de que devo dar dinheiro para organizações…
    Na condição de descapitalizado, uso a resposta do célebre Grouxo Marx: “Não faço parte de clubes que me aceitem como sócio”!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4
    • Astolfo /

      Vc não dá dinheiro pra organizações??

      como vive então, pega internet na caverna também???

      Menos, já provou aqui que não está muito longe das massas, vc é a beterraba do lado.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
  16. Impressionante, uma garotinha de de apenas 4 anos com um intelectual tão poderoso como esse! É bem difícil compara o pessoal inteligente com Einstein, por alguns motivos, Einstein nunca fez teste de QI,e também ele tinha um poder “imaginativo” muito grande, tipo de capacidade que teste de QI não mostra, não estou dizendo que a menina é burra, muito pelo contrario, ele pode ser muita mais inteligente do que o teste mostra, pois o teste de QI mostra um resultado o mais próximo possível de sua inteligencia, e não sua inteligência!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
  17. Espectro /

    Estamos obsoletos!

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 4
  18. Eu me sinto um símio com um graveto comendo formigas quando vejo progressos como esse… O desenvolvimento intelectual humano é progressivo no geral, mas por vezes dá saltos como esse. O potencial humano futuro, na mesma progressão e com saltos equivalentes, chega a ser espantoso e maravilhoso só de pensar. Tomara que se desenvolva para o lado do bem. Boa sorte Heidi Hankins. ;)

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 28
    • Na verdade isso é muito relativo. Lembram daquele garoto que com 12 anos passou em Havard? então forçar crianças a serem gênios trazem para elas grandes complexos independente de seu QI. Espero que não, mas essa menina é próxima a querer seu “gato branco” que não existe. O desenvolvimento do intelecto tem de ser progressivo e não agressivo, separar crianças mais inteligentes de pessoas normais é propor em toda sua vida que o mundo em que vivem não é o mesmo que terão que viver quando crescerem.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 7
    • Alguém pode ser forçado a ser gênio? Esta para mim é nova… Sempre achei que genialidade era que nem polidactilia, ou você nasce assim, ou então não.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
    • A maior parte do “processo de desenvolver a inteligencia” não é genético, é claro que uma pequena parte é genético, mas boa parte é da forma como a criança cresceu, isso é, o ambiente, alimentação, isentivos, e muito outras coisas, uma prova de que inteligência não é genético, pelo menos em boa parte, é porque os pais, avós, bisavós, não foram gênios igual a seus descendentes!? e concordo com o Glauco, a criança não pode ser isolada pelo fato de ser inteligente, e muito menos forçada a aprimorar isso, pois é uma criança, por mais talentosa que seja ela só vai crescer bem se crescer como uma criança, é claro que tem que aproveitar a inteligencia superior com uma educação especial, mas sempre passando a ela o que toda criança tem quando criança!
      PS:. você não prestou atenção no que o Glauco escreveu!

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
    • Astolfo /

      Mentira, o aprendizado é adquirido devido ao interesse natural da criança, e isso implica que ela tenha herdado isso ,pq se desde a tenra idade BIlhões (sim estou contando a China) de pessoas desenvolvem essa curiosidade E outras não, então, isso significa que existe sim, não pouca, mas muita genética envolvida.
      Outra coisa, o simples fato de existirem IRMÃOS,que sob o mesmo teto, similaridade genética, mesmo arcabolso cultural e mesma disponibilidade calórica, se diferenciam em inteligência, altura, porte físico, ideologia e várias etecéteras, nos dá no mínimo uma ”leve” ideia de quão poderosa pode vir a ser a tão odiada genética.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 1
    • S.Q.N.S. /

      ‘Ninguém nasce sabendo…’ Hum, acho que o senhor deveria levar isto em conta, na hora de comentar, sempre achei que conhecimento era adquirido com o tempo, mas se diz que esta criança nasceu com ‘geniliadade’ kkk… Não preciso nem continuar, para lhe mostrar que vosso comentário foi estupidamente, estúpido, não? Uma pergunta: Porque comparaste o erro genético denominado de ‘polidactilia’, com alguém, que possui maior facilidade de aprendizagem? Sinceramente, fiquei curioso com vossa comparação “metamorfósica”. Sobre esta garota: Interessante, acredito que isto teve incentivo dos pais, tais como Robert Dehin, cita no livro dele, enfim, não acredito que um teste de QI possa avaliar a capacidade cerebral de ninguém, assim como dizem que William James Sidis, possuía somente 300 de QI, isso é ridículo, mas fazer o que, se estas mesmas pessoas acreditam que, a raça Homo Sapiens, tenha surgido do barro não? Kkkkk, coisa que não difere muito da descrita na Bíblia (…), mas isto, é assunto para um próximo comentário.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 2
    • Amiguinho, minha comparação não é tão profunda, é mais simples: ninguém adquire polidactilia, já nasce com. Da mesma forma, acho que a genialidade também é uma coisa que você já nasce com ela. Se vai desenvolver ou não é outra coisa. Se tem origem genética é outra coisa bem diferente também. Pode ser uma combinação de fatores genéticos e ambientais, podem ser fatores ambientais, ou pode simplesmente ser alguma coisa casual e fortuita. Eu não fiz absolutamente nenhuma inferência deste tipo, e meu comentário não é infeliz, infeliz é a sua pobre interpretação de textos…

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
    • ۞Criptobiose Eterna۞ /

      Não á como comentar em cima do que disseste sobre o que escrevi, então, vou colocar aqui mesmo: Minha pobre interpretação de texto? Obrigado pela a piada, estou rindo litros aqui haha. Escute meu senhor, eu entendi vosso comentário (não posso dizer o mesmo da vossa pessoa), só achei desnecessário sua comparação e crítica desconstrutiva, sem nenhum aproveitamento. Algo mais desconstrutivo ainda, foi o que digataste agora. Notei que gostas de criticar opniões, expondo vosso ponto de vista limitado, não lhe culpo, mas sim a inclusão digital. Não existe certou ou errado, mas o que digitou ali, tenho que descordar totalmente, ‘fatores ambientais’? Kkkkkkkkkk, pelo o amor de Lúcifer, se não tens o que falar, não critique estes sim? Infeliz é sim, a vossa existência, vivente de Urântia, mas mesmo assim, obrigado por não ter esclarecido a minha dúvida. Bom, espero ter sido educado, assim como foi com a minha pessoa, se fui muito rude, peço-lhe desculpas, pois não vejo necessidade alguma de discussões aqui. Dunke.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
    • Astolfo /

      ”Notei que gostas de criticar opniões”

      Não o leve a mal,
      faz parte da natureza dele em criticar,kkkkkk

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0
    • Concordo com o método de que essas crianças merecem uma educação especial e direcionada por que elas são especiais, mas seria um crime isola-las de uma convivência com outras, porque é universal a necessidade de interação com diferentes pessoas e ideias e mesmo de diferentes níveis intelectuais para um crescimento saudável.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 3
  19. Miguel /

    Não sei se eu fico feliz das crianças estarem cada vez mais inteligentes ou se fico triste por saber que comparado a eles eu estou ficando pra trás.

    Gostei deste comentário ou não: Thumb up 14
    • Louis Armstrong cantava: “Eu vejo bebês chorando, os vejo crescer, e eles aprenderão muito mais, o que eu jamais saberei…”

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 33
    • Não pensei que iam gostar tanto desse post… mas podem ver essa bela musica inteira e traduzida aqui:

      What a Wonderful World

      Um abraço.

      Gostei deste comentário ou não: Thumb up 0

Reponder

Leia o post anterior:
boy-fingerpaints
Visão humana: como as cores ganharam seus nomes?

Existe uma hierarquia. Cores "mais fáceis" de ver são nomeadas antes. Mas nossa compreensão do mundo não é igual: cores nomeadas em um cultura podem não ter nome em outra

Fechar