Meninas estão de fato entrando na puberdade mais cedo

Publicado em 9.08.2010

Socialmente, poucos ousam refutar a ideia de que as meninas, atualmente, estão ingressando no mundo adulto mais cedo do que nunca. Um estudo de um centro médico em Ohio (EUA), contudo, afirma que o corpo das adolescentes atuais está de fato amadurecendo antes do que o de suas mães amadureceu.

Os pesquisadores reconhecem que a pesquisa confirma algo sobre o qual já se falava há um bom tempo, mas para o qual faltavam experiências e comprovações práticas. O primeiro estudo dizendo isso, segundo os registros médicos, data de 1997, e basicamente mostrava uma tendência de redução da idade para o início da puberdade feminina.

Nesta pesquisa, os cientistas fizeram um teste com mais de 1200 meninas com idade entre 6 e 8 anos, em três cidades norte-americanas. Ginecologistas treinados nesta especialização examinaram as garotas, buscando sinais reais de início da puberdade. Uma das críticas ao estudo de 1997, por exemplo, é que este não considerou o tecido adiposo em volta da mama das garotas examinadas. Assim, meninas acima do peso eram erroneamente descritas como quem já ingressou na puberdade. A nova pesquisa tomou o cuidado de olhar especificamente para o tecido mamário.

O estudo foi divido por raças. As meninas negras, com 23,4%, foram as que apresentaram o maior índice de início da puberdade para os sete anos de idade. Elas foram seguidas pelas latinas (hispânicas), com 14,10%, e das meninas brancas, com 10,4%. Entre as que começaram a puberdade aos oito anos, a diferença foi ainda mais acentuada. 42,9% das garotas negras estavam incluídas nesse grupo, contra 30,9% das latinas e 18,3% das caucasianas. Apesar da menor incidência, no entanto, as meninas brancas foram as que apresentaram maio elevação da precocidade em comparação ao estudo de 1997.

Estes números não são apenas uma curiosidade. Um estudo paralelo afirma que a antecipação da menarca (primeira menstruação) está associada a um maior risco de câncer de mama no futuro. É claro que não representa um risco elevado, mas foi apurado que o risco de câncer de mama após a menopausa era 9% menor em mulheres que tiveram a menarca atrasada durante a puberdade.

Apesar disso, o que chama atenção é a forma como a puberdade ficou mais precoce. Apesar de alguns sinais corporais indicarem essa tendência, a idade média da menarca não diminui praticamente nada de 30 anos atrás para hoje. Geralmente, as meninas que desenvolvem o corpo ainda antes dos 10 anos podem ter a primeira menstruação mais tarde, à mesma época que as demais.

Os motivos dessa precocidade, por enquanto, ainda não são comprovados. Entre os possíveis motivos, temos a genética, química dos fatores ambientais e aumento da gordura corporal. [Live Science]

Autor: Rafael Alves

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

10 Comentários

  1. Acho isso bom, desde que venha com uma educação sexual da parte dos país e da escola.

    Thumb up 6
  2. É, os pedófilos vão desaparecer – ou gostar mais ainda – desta notícia.
    A guria da imagem é de menor!? WOOOWWW

    Thumb up 3
  3. Deixo aqui meus parabéns ao Ezio José, que maduramente abordou a questão, ao mesmo tempo em que “matou” a charada com relação a seus “críticos”. Inclusive, há outra pesquisa divulgada nesse site que corrobora suas observações quanto à exposição desenfreada aos estímulos visuais e tácteis. Não aparece em minha tela agora, mas ainda há pouco li que “adolescentes que assistem novelas iniciam sua vida sexual mais cedo”, se não for isso, é algo muito parecido. Hoje em dia é muito comum, e o pior é que nem sempre é intencional ou mesmo consciente, insistirmos em seguir essa onda de transformar nossas crianças em “mini-adultos”. Roupas, Brinquedos, comidas e(é claro) os programas televisivos e a internet. Só mais um detalhe, há pouco tempo, na página inicial do orkut vinha uma mensagem em que o usuário declarava ser maior de 18 anos. Esse link foi substituído por outra mensagem em que a declaração era de que se tratava de maior que TREZE anos. Por curiosidade cliquei no link e descobri que apenas o link havia mudado, o texto a que se tem acesso, continuava a considerar que, quem estivesse fazendo sua conta no orkut assume-se como maior de 18 anos. Façamos um esforço para deixar nossas crianças serem CRIANÇAS mesmo, não miniaturas nossas, mesmo que sejam muito parecidas!!!

    Thumb up 11
  4. Os estímulos visuais e táteis podem estimular os sitemas glandulares que são responsáveis pelos hormônios desenvolvedores da libido. Partindo deste princípio fica fácil entender o comportamento sexual e o desenvolvimento do corpo com os perfís sensuais.
    Outrora, num certo artigo do HypeScience postei um comentário referindo a libido das garotas muito criança ainda. Fui duramente criticado por internautas que deveriam procurar um psicólogo, pois, existem certos tipos de revoltas que expressamos que nada mais são do que o próprio problema que está dentro do armário. Mesmo citando um exemplo prático que conhecí de perto sobre uma garota de dez anos que engravidou-se e os motivos que poderiam tê-la levado à isso, fui incompreendido e taxado de radical.
    Repetindo, hoje a televisão que entra sem pedir licença em nossos lares com imagens sensuais é um convite ao desenvolvimento da libido de nossas crianças. As revista pornográficas deixadas ao acesso dessas mesmas crianças e o modismo de educar a sexualidade nas escolas são fatores preponderantes para o que as pesquisas mostram segundo o noticiário que acabamos de ler.

    Thumb up 28
  5. “O estudo foi divido por raças” esse termo poderia ser mudado por etnias , menos ofensivo ,não acham?

    Thumb up 8
  6. Faltou considerar meio ambiente das espécimes coletadas… Com certeza é um fator expressivo.

    Thumb up 0
  7. Pois sim, não surpreende quando a indústria sexual é uma das grandes “economias” do mundo. Existe todo um mercado para essa antecipação. Os produtos de consumo, sem incluir o próprio corpo que também tornou-se um produto de consumo, forma parte de uma enorme fila de corporações que cada vez mais se dedicam a ampliar esse “mercado”. Não é de toda imaginária a afirmação de que hormônios animais colaborarão para essa precocidade. Será que os chemitrails também?
    Ainda que a explosão de imagens em cada um dos meios de comunicação e propagandas asseguram essa transformação das nossas queridas “consumidoras/es”.
    Interessante o homem que consegue transformar algo tão sublime como a sexualidade em uma arma de atração para o consumo mais superficial. Alguns “segundos de gloria” a cambio de uma vida de AMOR. Não vale a pena gente… não viram que os esposos recebem mais sexo oral que os solteiros? Se fosse pensar com essa “cabeçinha”, poderiam vocês mesmos deduzir que o a AMOR verdadeiro desperta uma relação muito mais prazenteira e plena. É verdade ou não mulheres?

    Thumb up 4
  8. Isso é bom ou ruim?
    Ouvi falar que os frangos, gados etc são grande responsável para essa evolução…
    Já um técnico de uma certa empresa disse que eles não usam hormônios nos bichinhos e que eles crescem e engordam aceleradamente porque gostam de morrer mais novos para que possam saboreá-los com mais prazer…
    Crescem também devido seus donos ficarem vigiando-os dia a dia… comprovando a tese que ”os olhos do patrão engordam os porcos”.

    Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
fluorescent
Grânulo fluorescente injetável pode indicar níveis de glicose na corrente sanguínea

Um monitor de açúcar...

Fechar