Menos higiênico do que você pensa: seu celular pode ter alto teor de coliformes fecais

Publicado em 20.10.2011

Quem usa celular diariamente pode não se dar conta, mas esses objetos se sujam muito facilmente se não houver higiene. Passando de uma bolsa ou mochila para as mãos, ele pode acumular poeira e pequenas partículas de sujeira. Um estudo britânico, no entanto, vai ainda mais longe: seu celular pode ter alto teor de coliformes fecais.

A Universidade de Londres fez uma parceria com um centro de estudos sobre higiene e medicina. As entidades conduziram um estudo que recolheu mais de 400 celulares, pertencentes a voluntários de 12 cidades britânicas. O resultado impressionou: 16% dos celulares utilizados estavam contaminados com Escherichia Coli, a bactéria que habita o nosso intestino. Ou seja, vestígios das fezes conseguiram chegar até o teclado do celular.

Os pesquisadores ainda constataram algo em relação à temperatura. As cidades do norte, mais frias, apresentaram maiores teores de coliformes fecais nos teclados. Logo, quanto mais fria a região, mais propício é o clima para a sobrevivência das bactérias, e maior o risco de contaminação.

O problema parece ser complexo por dois motivos. O primeiro é a notável resistência da bactéria, que sobrevive a partir da higiene não perfeita das pessoas no banheiro (em outras palavras, não lavam as mãos depois de fazer as necessidades), passa para os dedos e chega aos celulares. O segundo é a gravidade disso para a saúde: as crianças, principalmente, são alvos fáceis de infecções gástricas por essa razão.

Mas não julgue tão duramente a higiene dos britânicos: eles não saem do banheiro necessariamente sem lavar as mãos. Estudos recentes e outros mais antigos afirmam que muitas pessoas lavam a mão superficialmente, às vezes sem sabonete, e isso pode não ser suficiente. Pode parecer uma lição para crianças, mas os pesquisadores apontam que o problema está justamente nisso: lave bem as mãos! [BBC]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

10 Comentários

  1. O Celular (Telemóvel em Portugal) é um aparelho telefônico de uso exclusivamente pessoal. É diferente do aparelho telefônico público ou mesmo aquele que temos em casa e que toda a família usa. No caso do celular, a ingestão do Escherichia Coli torna-se apenas um fato como a história do filho pródigo.
    Por outro lado, nada é menos higiênico do que o dinheiro. O dogueiro do cachorro que quente que usa a mesma luva durante todo período de seu trabalho, manuseia dinheiro e pega nos pãezinhos que serão feitos o lanche. Aquele mendigo que coça suas perebas purulentas, junta as emolas e vai comprar seu lanche no doqgueiro. O outro cidadão que não usa lenço assou o nariz e pegou sua nota para pagar outro dogueiro nas condições semelhantes. E veja bem; não há como lavar as mãos na maiorias do carrinhos de cachorro quente.

    Thumb up 2
  2. Já vi essa notícia em tantos lugares…

    Enfim, não muda o fato que já peguei meu celular até com a boca. Isso dá mais uma utilidade pro celular: melhorar a imunidade contra estas bactérias.

    Thumb up 2
  3. Tudo pode estar contaminado, não só o celular, temos muito mais
    estes problemas não só em celulares mas, m tudo que pegamos por isto devemos ter bastante cuidado em manusear tudo que precisamos pegar.São imensuraveis este grande mal que, que nós convivemos em todos os nossos dias.
    Portanto devemos sempre estar em contacto com os meios de auto precizão em evitar este grande mal.

    Thumb up 2
  4. Tudo pode estar contaminado, não só o celular, temos muito mais habitantes termonucleares e microcelulares que humanos nna *Terra, por isto devmos ter bastante cuidado em manusear tudo que precisamos pegar, são imensuraveis este grande mal que, nós pegamos todos os dias, tudo esta infectado com vermes,bactérias e vários outras báctérias ai8nda não conhecidas.
    Portanto devemos ter todo cuidado em manusear tudo que pegamos, do contrário estaremops perdido.

    Thumb up 1
    • Bastante promissor estas infecções que a muito vewm inféctando a Humanidade, a população de vidas invisivel e 100 veses maior do que podemos ver, tudo que manuseamos esta infectado por estes seres
      que, se manifestam em todas as coisas, em nosso ambiente. precisamos sempre estar bem preparados com uma higiene completa a lidar com estes sérios problema em pegar as ncoisas, sem ter preucação com a igiene.

      Thumb up 1
  5. O celular e o papel higiénico têm papeis diferentes.
    Se essas bactérias inchassem os dedos dos distraídos em apenas 2 minutos após…, os celulares não precisavam de anti-vírus.

    Thumb up 4
  6. …alto teor de coliformes fecais.É que algumas pessoas vão ao banheiro e se esquecem de lavar as mãos…

    Thumb up 5
    • -Õ feio,to meio atrasado mais coliforme fecais é ‘bosta mesmo’.

      Thumb up 0

Envie um comentário

Leia o post anterior:
homo-erectus-yoda-02
“Gramática do Mestre Yoda” teria sido a primeira do mundo

O pequeno conselheir...

Fechar