Mistério dos dedos enrugados resolvido

Um novo estudo tem uma resposta para a eterna questão: por que nossos dedos das mãos e dos pés ficam enrugados depois de muito tempo em contato com a água? A resposta: graças à tração.

A antiga explicação para esse fenômeno é que nossos pés e mãos absorveriam a água após um longo período submersos. Mas há vários problemas nessa teoria.

Primeiro: por que somente nossos dedos das mãos e dos pés ficam enrugados? Segundo: por que isso é um traço tão incomum entre os mamíferos? Apenas humanos e macacos ficam com as mãos enrugadas.

Além de tudo isso, se o enrugamento acontecesse apenas por osmose, como explicar o fato de que essas rugas não aparecem em pessoas com problemas de nervos nas mãos ou nos pés?

O novo estudo sugere que os dedos enrugados realmente fornecem drenagem para a água, de modo a garantir maior tração, assim como os pneus de um carro.

Ao examinar os dedos encharcados de 28 pessoas, cientistas descobriram que cada dedo mostrou um padrão semelhante de rugas, como canais desconexos que divergem um dos outros assim que eles tomam mais distância da ponta dos dedos. Isso permite que a água escorra mais eficientemente dos dedos quando eles são pressionados contra um objeto, dando mais área de superfície e um aperto mais firme.

Claro, isso tudo é apenas uma teoria (como a que afirma que os dedos se enrugam na água graças à evolução, para não escorregarmos), e os cientistas ainda precisam estudar se as rugas realmente proporcionam uma melhor aderência, e entender o porquê essa característica existe em tão poucas espécies.

Ainda assim, esse é um passo importante para responder a pergunta que todos nós já nos perguntamos quando éramos crianças – e que provavelmente poucos adultos souberam nos responder. [POPSCI]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)
Curta no Facebook:

32 respostas para “Mistério dos dedos enrugados resolvido”

  1. Quando coloco feijões, lentilhas, sojas e alguns outros tipos de grãos de molho eles tbm ficam enrugados nas primeiras horas do molho, só depois de muitas horas é q eles perdem essa característica e ficam inchados, será q os grãos tbm precisam de aderência na borda da vasilha? Q resposta mais idiota essa dos dedos enrugados! Q tal tentar explicar o sexo dos anjos!

    • Azulejos molhados são invenção nova, bastante recente em termos evolutivos – não fomos selecionados para ter dedos e palmas ultra-aderentes. Agora, se os rios do nosso passado fossem cobertos de azulejos lisos, talvez nossas extremidades ficassem extremamente aderentes, e ninguém estaria discutindo isso agora…

  2. meu professor de natação diz que e porque o sangue passa a se concentrar e agir mais em áreas importantes como o tronco (que contem o coração pulmão e etc) e a cabeça ( que contem o cérebro)

    • O sangue só faz isso quando a água está muito fria. Mas os dedos enrugam mesmo com água quente do banho.

  3. Esse “mistério” já foi publicado a mais de 9 meses em uma revista americana de ciência e tinha até foto das estruturas dos tecidos a nível molecular quando enruga.
    Fala sério.
    Notícia velha…

    • As mãos e pés enrugados garantem melhor aderência que por sua vez garante melhor tração. Acho que não tem erro aí…

Deixe uma resposta