O mito da falta de água no mundo

Publicado em 23.06.2008

As pessoas podem viver com o aquecimento global, mas ninguém consegue viver sem água. Nos últimos anos a mídia freqüentemente veicula que no futuro faltará água para todos e esse precioso elemento natural levará, inclusive, a guerras entre as nações.

Além de precisarmos de água para beber e para cultivar nossa comida e nossos animais (nossa comida, novamente) praticamente toda indústria depende dela. Uma pesquisa feita nos EUA descobriu que são necessários quase 5 mil litros de água para “colher” um simples hambúrguer (levando em conta a quantidade de água necessária para irrigar o pasto do gado). A principal fonte de eletricidade no Brasil também depende da água.

A demanda dispara

As reportagens que falam do terrível futuro sem água costumam divulgar algumas estatísticas que dizem:

  • Que a demanda de água triplicou apenas nos últimos 50 anos, enquanto os níveis de água caem em muitos dos países mais populosos.
  • Muitos dos maiores rios do mundo perderam muito seu volume e alguns secaram completamente.
  • Os lagos do planeta estão desaparecendo em taxas alarmantes: o Mar de Aral, por exemplo, está com menos de um quarto do seu tamanho original.

É verdade que isso é causa para alarme, mas para entender o problema é necessário ler além das manchetes para entender este pequeno fato: Não há falta de água.

Nosso planeta não está ficando sem água e também não está perdendo água. Há cerca de 1.362 quintilhões de litros de água no planeta e ela não está indo para lugar nenhum, mas sim, circulando. O ciclo hidrológico da Terra é um sistema fechado, e o processo é mais velho que o próprio tempo: evaporação, condensação, precipitação, infiltração e assim por diante. Em realidade há mais água em forma líquida no planeta do que havia algumas décadas atrás, devido em parte ao aquecimento global e o derretimento das calotas polares.

Os problemas

Não, há muita água. O problema é que a vasta maioria da água da Terra está nos oceanos na forma de água salgada e deve ser dessalinizada antes de ser utilizada para consumo ou irrigação. Dessalinização em larga escala é possível, mas é cara.

Mas o mundo também não está ficando sem água doce. Há muita água doce em nosso globo azul e não está chovendo menos do que costumava chover a mil anos atrás. Mas é claro que, como qualquer outro recurso, existe a escassez local, e estas sim estão piorando. Mas o problema real é disponibilidade local e transporte: mover água doce de onde ela existe em abundância, para os locais onde ela é escassa. A água é pesada e cara para transportar e aqueles que podem pagar o transporte, sempre terão água.

É a água, e não o aquecimento global, que será o grande desafio ambiental que o mundo enfrentará nas próximas décadas e séculos.

Para encontrar soluções é muito importante entender o problema. A água nunca é realmente “desperdiçada”. Ela simplesmente se move de um local para o outro. Se você deixa a sua torneira pingando o dia todo, isso é água limpa que estará indo novamente para o sistema, a água nunca é “perdida”. O que perde é o dinheiro e energia, pois é necessário energia para purificar e distribuir a água.

A conservação dos recursos hídricos é muito importante, mas não porque há (ou haverá) falta de água, ela é o recurso mais renovável que existe. Assim como qualquer outro recurso o problema é levá-la para aqueles que necessitam. [Fonte]

Autor: Alessandra Nogueira

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

64 Comentários

  1. A água doce chega continuamente do espaço exterior. Provavelmente vinda de Marte. Grandes furacões poem-na em órbita, vira cometas de gelo que são atraídos pela gravidade terrestre. Volatilizam-se na atmosfera formando nuvens Cirrus que depois precipitam como chuva.

    Thumb up 0
  2. Não é um mito. Quando se fala em ‘faltar água’, refere-se à água própria para o consumo (de todas as formas que utilizamos). Não acredito que ainda há pessoas que não entendam isso.
    Se chegarmos a um ponto em que a dessalinização seja necessária, pobre continuará morrendo de sede, mas não será apenas em certos lugares (como no sertão, por exemplo) mas no mundo todo de uma forma geral.

    Thumb up 11
  3. falou, falou e não disse nada. o problema continua no ar…a estória da dessalinização é mais velha que mijar de cocoras, é igual à ideia do carro eletrico: ninguem investe em larga escala pois nao interessa.

    Thumb up 2
  4. Isso já sabia, o problema é a água potável. Ela também não irá acabar, mas irá diminuir e encarecer. O que precisamos fazer é economizar para dar tempo que a ciência desenvolva formas de purificação mais econômicas. Já existem usinas de purificação por destilação e reidratação da água, mas isso é caro. Então, vamos economizar para dar tempo a ciência e assim não precisarmos pagar caro pela água.

    Thumb up 8
  5. É muito lógico dizer que a aguá no mundo não acaba, porque vivemos em um sistema fechado. O que se diz na mídia é a falta de ” ÁGUA POTÁVEL “, o que é pura verdade, ou seja imagina uma água com a qualidade do rio PINHEIROS ou TIETÊ regando plantações e alimentando gado ??? ou então abastecendo nossa caixa d’água ? Portanto , espero que editores ou seja lá quem escreveu essa reportagem seja mais cauteloso ao escrever esse tipo de coisa. A água potável no mundo se acaba a cada dia e se não fizermos algo desde já no futuro teremos muitos quinquilhões de litros de água…. só que PODRE. É isso que você quer ?

    Thumb up 42
    • Augusto,
      Existem documentos feitos pelo pessoal do Greenpeace vaticinando que o efeito estufa e suas consequencias + poluiçao + aumento da populaçao + devastaçao de florestas + o diabo que esta por vir, em alguns milhares de anos nao haverá agua nenhuma no planeta, nem podre.

      Thumb up 9
    • kkkk já clonamos uma ovelha, decodificamos o DNA. Você acha que não somos capazes de transformar esgoto em água potável. Esse povo que faltou as aulas de química.

      Thumb up 38
    • o gerbran! Que diabo de evento que vai acontecer no planeta para acabar com a água? Cara eu desconheço algo que quebre a molécula de água e a “transforme” de volta em hidrogênio e oxigênio. Por que eu acho que a água só deixa de existir, se acontecer isso.

      Thumb up 4
  6. Recomento um documentário muito interessante sobre a temática, ele se chama “A Guerra da Água”, e propõe inúmeras reflexões, estudos e análises sobre a questão deste importante recurso hídrico. vlw!

    Thumb up 6
    • Vou ver, obrigado pela sugestão.

      Thumb up 5
    • A língua portuguesa também.

      Thumb up 7
  7. É importante que todos se preocupe por um futuro melhor, nos últimos dias o que mas retrata nos jornais é destruicões de cidades ou paises pela agreção da Natureza,todos se preocupam e pensam que o mundo está acabando, eu acredito que temos que fazer algo sim para melhorar o Planeta o que acho mas engraçado que a humanidade só se fanifesta quando o problema tá grande porque temos que cuidar desde cedo o que nos pertecemos, temos que viver o momento presente cuidadndo da educação das nossas futuras gerações para não cometer o erro que fizemos, a égua é a fonte da vida,logo ela precisa dos cuidados da humanidade, a natureza sente dor por isso ela pede socorro se manifestando com destruiçoes do mesmo modo que fazemos com Ela… Obrigada por ler meu artigo!

    Thumb up 3
  8. Acredito que o nosso maior problema não é a quantidade de água, mas sim o uso que fazemos dela. acredito que o melhor que as pessoas podem fazer é aprender mais sobre aspectos como o ciclo da água e de outros elementos como hidrogênio, oxigênio, e metáno. A Mídia prefere noticiar aquilo que da maior audiência, então a melhor forma de saber a verdade sobre as coisas é usar o maior número de fontes possíveis. Obrigado pelo artigo.

    Thumb up 1
  9. 97% de água é de água salgada e 3% é de água doce e por isso as pessoas podem viver com o aquecimento global, mas ninguém consegue viver sem água. Nos últimos anos a mídia freqüentemente veicula que no futuro faltará água para todos e esse precioso elemento natural levará, inclusive, a guerras entre as nações.

    Thumb up 0
  10. 97 por % da agua do mundo e salgada e 1,3% da agua e doce a e a agua que a gente be tem apenas 0.7% vcs achao so pq tem ciclo da agua agente pde desperdisa acorda Brasillllllll

    Thumb up 0
  11. Mas veja bem, com tanta poluição, e venenos para cultivar alimentos, o uso de mercúrio, usinas nucleares, pode contaminar
    toda essa água, que demora uma infinidade para descontaminar
    então devemos preservar a água não acham?(me respondam)

    Thumb up 7
  12. mesmo que nao acabe nos devemos preserva a agua , porque sem ela nos iriamos morrer , prcisamos dela mas do que um balao precisa de ar para voar , entao vamos gastar menos agua , se cada um fizer sua parte , nos vamos consiquir quem sabe acaba ate com a poluiçao , juntos podemos mais , juntos podemos tudo bjsssssssssssssssssssssssssssssssssssss

    Thumb up 7
  13. OI!O NEGOCIO E O SEGUINTE CADA UM FAZA SUA PARTE QUE ASSIM A AGUA NAO ACABARA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!BJOSSSSSS E ATE A PROXIMA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
computador-g
Um bilhão de computadores pessoais em uso

O número de computad...

Fechar