Mito ou realidade: um osso fraturado se torna mais forte depois de curado

Publicado em 19.10.2010

Assim como o músculo, o osso humano cresce e se fortalece sob pressão, e enfraquece quando não está sendo usado. Essa é a razão pela qual os astronautas retornam a Terra com densidade óssea reduzida depois de flutuar em um ambiente de microgravidade. Inversamente, pela mesma razão jogadores de tênis e esgrimistas desenvolvem maior massa óssea em seus braços e pernas.

Este conceito – que o osso se adapta à pressão, ou a falta dela – é conhecido como a lei de Wolff. Mas, será então que, se um osso se quebra, ele se fortifica depois de curado? Afinal, não é na pressão que o osso se fortalece?

Talvez não. Parece que a adaptação do osso só vai até aqui. Não há evidências de que um osso quebrado se torne mais forte do que era antes.

Segundo os médicos, quando você fratura um osso, o processo de cicatrização começa através da formação de um calo no local da fratura, onde o cálcio é depositado para ajudar na reconstrução do osso. Mas como não há nenhum peso ou pressão sobre o membro, o osso se torna mais fraco – exceto no local do calo, onde o cálcio está sendo depositado.

Portanto, sim, a área que está se curando está sofrendo uma mineralização rápida, e como resultado, pode haver um breve período no processo de cura em que o local da fratura será mais forte do que o osso circundante. Mas como você não pode usá-lo, o resto do osso é desmineralizado.

Depois que a fratura se cura, o osso volta a ter a mesma força, e o local da fratura não é mais ou menos propenso a quebrar novamente do que qualquer outro osso.

Alguns estudos já submeteram ossos quebrados à flexão e torção, e eles foram tão capazes de se quebrar novamente como qualquer outro osso poderia se quebrar. Ou seja, talvez a pressão não seja um caso universal para o fortalecimento do osso. [NewYorkTimes]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

6 Comentários

  1. Se isso fosse verdade do (mito:o osso fraturado depois da fratura se torna mais forte) eu quebrari meu osso todas as veses para ser a mulher osso forte!!!!!!!

    Thumb up 5
  2. hummm, se isso fosse verdade eu ja tinha quebrado meu osso varias vezes, :):).

    Thumb up 2
  3. Eu só fiquei curioso com uma coisa: onde foi que o Felipe teve conhecimento daquele “fato”?

    Thumb up 5
  4. Se fosse assim as crianças com ossos de vidros jamais quebrariam mais de uma vez o mesmo osso!

    Outro fato interessante é que o local do corpo com mais cálcio nos gladiadores eram os antebraços!

    Thumb up 3
  5. Apesar disso, quem pratica artes marciais conhece na prática a questão das “microfissuras”. Ou seja, ao se golpear frequentemente com um mesmo osso (os ossos do punho, por exemplo), vão se criando microfissuras que, ao se recalcificarem, deixam o osso – naquele local das micorfissuras – mais resistente.

    Uma rápida busca na internet pode promover maiores explicações sobre isso, como aqui: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20091122195725AAdNZ1x

    Thumb up 5
  6. Essa lógica, é incorreta ! ! !
    .
    Apenas, pode ser “comprovado” , que o local da “fissura”, fique mais forte, após o tratamento ! ! !
    .
    Mas,isso não acontece, apenas com os “ossos”. -
    Qualquer “ferramenta ou objeto metálico”, que , após “quebrado”, for “soldado”, poderá quebrar em qualquer lugar, menos onde foi “restaurado”, anteriormente ! ! !

    Thumb up 5

Envie um comentário

Leia o post anterior:
calendariomaia
O mundo não deve acabar em 2012: a conversão do calendário maia pode estar incorreta

Um novo livro argume...

Fechar