Mito: vontade de “comer gelo” é sinal de anemia?

Por , em 23.06.2010

Fatiga e fraqueza são os sintomas mais comuns de quem sofre com anemia, mas corre um boato de que uma vontade incontrolável de “comer gelo” também pode ser sinal de que você está com a doença.

Estranhamente, os registros médicos apontam que pessoas que possuem o tipo mais comum de anemia (por falta de ferro no organismo) realmente sentem desejo de tomar gelo. Os médicos não compreendem o elo entre o gelo e a anemia, mas suspeitam que o gelo alivie inflamações bucais causadas pela falta de ferro.

Em casos extremos o desejo por gelo se desenvolve para uma pagofagia – que é o consumo desenfreado de gelo – e a pessoa acaba com várias bandejas de gelo por dia. Normalmente, após o tratamento adequado com suplementos de ferro os sintomas desaparecem.

Estudos da Universidade de Northwestern provaram que essas vontades de comer gelo também podem ser um efeito colateral para cirurgias de redução de estômago. Uma paciente americana de 32 anos chegou ao extremo e foi encontrada pelo marido com a cabeça dentro do freezer comendo o gelo que fica grudado na parede do eletrodoméstico. [NY Times]

Deixe seu comentário!