Mitos de Marte: 6 histórias mirabolantes sobre a vida no planeta vermelho

Por , em 15.06.2011

A internet está cheia de boatos de que haveria vida em Marte. Na semana passada, estava circulando por aí uma foto supostamente tirada por uma espaçonave orbitando o planeta vermelho que mostra um acampamento habitado por humanos ou marcianos. Contudo, fatos científicos sempre ajudaram a desmentir essas fofocas. Que tal conferir outras histórias curiosas sobre ilusões marcianas?

1 – Areia e mar

Em 1784, o astrônomo inglês William Herschel escreveu que áreas escuras em Marte seriam oceanos e as parte mais claras, terra. Ele especulava que o planeta era habitado por seres inteligentes que “provavelmente teriam uma vida parecida com a nossa”. A teoria de Herschel prevaleceu por um século, apoiada por outros astrônomos que diziam poder avistar vegetação nas regiões de cores mais claras. Felizmente para Herchel, suas outras contribuições para a astronomia, que lhe renderam o nome em dois observatórios famosos, foram boas o suficiente para arrastar suas teses sobre Marte para segundo plano.

2 – Canali vs. canais

Quando o planeta se aproximou da Terra em 1877, o astrônomo italiano Giovanni Schiaparelli olhou em um telescópio e observou ondas ou canais na superfície de Marte. A palavra que ele usou para definir o que viu, “canali”, confundiu os pares de língua inglesa, que acharam que ele havia dito que os canais observados por ele teriam sido construções de tubulações para passagem de água.

Esse erro de tradução foi popularizado pelo astrônomo Percival Lowell que, em 1895, apresentou desenhos dos canais em um livro chamado “Marte”, e aprofundou a ideia em um segundo livro chamado “Marte como a permanência da vida” em 1908. Até o Canal de Suez, obra inaugurada em 1869, ajudou a botar lenha na fogueira da “vida inteligente em Marte”. A teoria foi negada no começo do século XX, quando ficou provado que as ondulações eram ilusão de ótica.

3 – Rádio ET

Em 1921, Guglielmo Marconi, o inventor do primeiro sistema prático de telegrafia sem fios, afirmou ter ouvido sinais que poderiam vir de marcianos. No ano seguinte e novamente em 1924, anos em que o planeta esteve relativamente próximo a Terra, o governo dos EUA pediram que todas as estações de rádio parassem sua transmissão para que eles pudessem ouvir as mensagens dos marcianos, porém, a rádio ET também silenciou.

4 – A face

Tudo começou em 1976, quando a NASA lançou a imagem de uma montanha diferente na superfície do planeta vermelho, tirada pela nave Viking 1, com uma descrição dizendo que o acidente geográfico parecia ter olhos e nariz. Mais de 30 anos depois, a “Face em Marte” ainda inspira mitos e teorias conspiratórias, com muitas pessoas afirmando que o rosto é artificial e foi esculpido por antigas civilizações marcianas.

É tudo uma questão de ângulo. Algumas sombras realmente fazem a montanha parecer uma face. Contudo, fotos tiradas pelo Mars Express Orbiter e outras missões espaciais mostram que ela é apenas uma montanha.

5 – Marciano

Uma foto tirada pela sonda Spirit, em 2007, mostrava algo muito parecido com um humano ajoelhado e rezando. A “visão” não passava de uma pedra.

6 – Bio Estação Alpha

O boato mais recente é o de um vídeo que se tornou viral no Youtube, onde uma pessoa diz ter identificado algum tipo de vida em Marte (humano ou marciano), que ela mesmo deu o nome de Bio Estação Alpha. A pessoa encontrou uma estrutura linear na superfície daquele planeta por meio do Google Mars, aplicativo que mostra uma compilação de fotos da superfície de Marte.

Astrônomos rapidamente identificaram a estrutura como um artefato depositado por um raio cósmico no sensor de imagem da câmera. “Com imagens do espaço, que são tiradas fora da nossa atmosfera, é muito comum ver golpes de raios cósmicos”, disse o geólogo Alfred McEwen, do planetário da Universidade do Arizona.

Raios cósmicos são partículas de energia emitidas pelo sol. Eles emitem uma descarga elétrica nos pixeis da câmera quando a penetram, causando uma saturação momentânea e criando um feixe branco nas fotos. Segundo McEwen, quando a foto foi convertida para o formato “JPEG”, para ser usada no Google Mars, a compressão fez com que o raio cósmico se tornasse mais retangular e parecido com uma construção. O argumento do geólogo foi comprovado através da observação da foto original.[Space]

CONTINUA EM “OCEANOS ENORMES JÁ EXISTIRAM EM MARTE”

• Hercules Lima:

Pesquisem sobre “anomalias” “cratera victoria””marte” ao mesmo tempo e ficarão surpresos em ver o que a NASA encontrou e tentou esconder, até vasarem as fotos …
    Não estamos sós!

• Silvio Mendez:

O rosto de Marte não é um acidente geográfico é um monumento real que mostra as origens do se humano no Universo.

• JLKLEIN:

com ceteza os americanos sabem da existencia, de seres estra-terrestres, eles ja tiveram alguns presos, na area 51, so que eles não sabem da onde eles vieram, não conseguiram se comunicar com os mesmos, por isso esta ficssação, em marte eles acham q eles vieram de la! [vida subterranea??]

• Vanilson:

si não existir vidas em outro planeta o universso é um grande desperdiço de espaço…

realmentes são historias muitas fantansiosa mesmo

• Edson Bartolazzi:

Incrível! Mas como nosso planetinha está atreasado em relaçao a manifestação da VIDA no universo. Olhamos tudo com base no que exergamos pela janela de nosso quintal.
    Se não soubessemos que exite vida na água, negaria, pois como respirar debaixo d’água. Assim, vida em Marte, Mercúrio, seja lá onde for, não tem que ser com matéria bruta como nossa, pode ser sútil, rarefeita, que escapa a percepção do mais avançado aparelho tecnológico.
    Veja quem tem olhos de ver e ouça quem tem ouvidos para ouvir.

• Raíza Brasil:

Matematicamente, é praticamente impossível existir vida apenas neste planeta. É como se retirasse de um saco com um milhão de bolinhas, uma de cor amarela e aí afirmasse: não existe no saco nenhuma outra bolinha amarela.

• Marcos- DF:

Olá a todos, olá Edson !
      Concordo 1000 % com voce. Temos, principalmente “os cientistas” o costume de admitir a existência de vida extraterrestre com base na nossa vida, ou seja, água, oxigênio, etc … Ora, na própria Terra existem bactérias que vivem na Amônia (!), então, por que não a vida extraterrestre não ser radicalmente diferente da nossa ?
      Um cientista, imbuído de Ciência verdadeira na sua formação, admitiria isto como possível e iria procurar as evidências.

Pessoal, a coisa não é tão simples assim. Realmente afirmar que estamos sozinhos é algo complicado. Porém, há diversas evidências que nos remetem a buscar formas de vida parecidas com as da Terra. Algumas razões são químicas, outras físicas e outras matemáticas.

Um exemplo tosco: Como saber se aqui na terra existem todos os tipos de cristais possíveis?
      Matematicamente, a teoria de grupos da álgebra, nos fornece um número restrito a 32 tipos de cristais.

Não deixem de ler em inglês também.

Bom, se aqui na Terra, há 32 tipos de cristais logo aqui há todas as formas de cristais do universo.

Enfim, o que quero dizer com isso?

Não vamos procurar uma forma de vida complexa baseada em cadeias de Hélio pois não é bem… digamos… provável (kkk) que hélio forme algum tipo de cadeia, porém Carbono e Silício podem formar. O silício possui alguns problemas ainda, mas é possível. E pq água? Espera-se que para abrigar formas de vida maiores que uma bactéria haja a presença de um solvente. Procura-se portanto por planetas que contenham água, álcool, benzeno… A água porém, como todos sabem, é extremamente bizarra. Os outros solventes possuem pontos de ebulição muito baixos. Já a água possui as pontes de hidrogênio responsáveis por fenômenos geniais… (Gelo boia e isso não é trivial)

Ok, mas a vida não é restrita ao reino animalia não é mesmo?

Pois bem, existe o que chamamos de extremófilos. Organismo que são capazes de se manter em condições complicadas para a vida em geral. Aqui na Terra, estuda-se organismos que vivem a beira de vulcões, rochas no gelo extremo. Já ouvi dizer que convidam muitas pessoas que trabalham nos Polos para participar do time de astrobiologia.

dêem uma conferida

Gigante abraço a todos….

Marcos, mas os cientistas estão procurando evidências de vida em outros planetas, inclusive em Marte!

Vocês parece que são cegos, toda a pesquisa em Marte é feita com vistas a descobrir se existe uma forma de vida diferente da nossa por lá. Eles procuram evidências no solo e na atmosfera, fazem fotos e filmam, cavam buracos e examinam o gelo enterrado nele, e tudo isto é o quê, se não uma busca intensa pela vida em Marte?

Só que os cientistas ão são deslumbrados, e estão atentos o tempo todo ao fato que eles podem interpretar de forma errada as evidências. A isto se chama “Ciência verdadeira”.

Galera: nos últimos meses uma suspeita de vida – tipo microbiana – em Marte tem crescido muito (principalmente depois que foi provado que existe metano em Marte). Para virar teoria só falta um passo. A comunidade científica me parece dividida. Fiquem ligados.

Para quem tem TV por assinatura, veja no programa “O Universo“, do canal History, o episódio deste mês MARTE: A NOVA EVIDÊNCIA. Muito legal.

Acho engraçado dizerem que são mitos, muito se esconde do próprio mundo quanto mais de Marte que está fora do alcance de um habitante da terra comum, se aquela foto é uma pedra então é uma pedra muito parecida com um humano, mas nem vou discutir que seja falsa ou não, o que mais me enraivece e vocês(hypescience) que colocam espécies de noticias da verdade como este mundo as coisas fossem claras como a agua. Se a Naza não tivesse nada a esconder teríamos muitas mais fotos ou vídeos numa resolução muito maior e o mundo poderia visionar ao mesmo tempo quase que a própria Naza,hoje em dia pode-se fazer muita coisa com o fotoshop.
    Só mias uma coisa, e, relação a face a historia não bem assim, essa face foi disponibilizada no site na naza muito diferente como é disponibilizada neste momento, não tem nada a haver com a primeira e segunda versão, fizeram isso porque o mundo questionou a naza dizendo que era uma face artificial, a naza para abafar o caso alterou a foto, o fotoshop faz milagres. Já própria viagem a lua foi muito estranha, muito se falou do filme que a naza tem pois há ali situações muito estranha sno video e nas falas dos astronautas, curiosamente a naza veio dizer passado um tempo que perdeu maior parte da gravação, é caso para dizer o que eles nos escondem???
    Não me digam que o uma instituição como a naza não faz uma copiazinha! XD

NASA… é com S.

Pessoal, vejo muita gente com muita opinião bacana em diversos Blogs da vida. Certo ou errado, é isso aí mesmo… Discutindo e trocando ideia se aprende. MAAASSS….

Erro de ortografia está ficando triste na WEB.

Erros de ortografia existem, e ninguém está livre. Eu mesmo já cometi. E digo mais, inevitavelmente, no futuro, voltarei a cometer por distração. Internet pra se comunicar e não pra publicar um livro…. Apesar disso argumentação com erro ortográfico = Gol Contra.

Coloca em risco a argumentação e o argumentador.
      Reler o próprio texto é sempre um bom hábito.

PS: Photoshop… é com PH.

abraços

• David Quirino dos Santos:

A vida está em toda parte e podemos vê-la, apenas não a admitimos por que não entendemos, agora, quanto à vida, como a entendemos, isto é: o tipo de vida característico da Terra… mesmo a microscópica, pode ser que ainda exista algo em Marte, pois se um dia Marte gerou e sustentou vida como a que existe atualmente na Terra… mesmo algo diferente, terá sido antes mesmo que a Terra tivesse solidificado uma crosta, por seu mais distante posicionamento em relação ao Sol e sua reduzida massa em relação à Terra, já que terá esfriado e solidificado uma crosta muito antes. Pode mesmo ser que quando algo fez com que a Terra estufasse em um dos lados explodindo no colossal vulcão que impediu que toda ela explodisse e formou o primeiro de todos os continentes; que hoje acomoda-se após fragmentar-se formando os atuais continentes que derivam enquanto afundam para sua posição original que fará com que, um dia, toda a terra esteja submersa e a Terra seja um planeta totalmente coberto por água, Marte ainda tivesse vida como a reconheceríamos. Nesse caso, o que quer que tivesse ocasionado a interrupção no movimento de rotação da Terra e sua explosão em apenas um dos lados… o que evitou que ela explodisse completamente… tenha dizimado completamente todo e qualquer tipo de vida que se paraceria a algo que a Terra geraria um dia… mas, isso é apenas uma teoria… oh! que falta me faz um prospector temporal!

foi mal Felipe, cliquei reply errado =b

Eu tb concordo com o Marcos, sábias palavras, vejo q alguém tem mente aberta e está por dentro das coisas.. O governo omite mesmo mtas coisas segundo várias pesquisas q já fiz! E eu tb como o Marcos, não sou nenhum extremista de teorias conspiratórias ou um defensor das idéias mirabolantes aí! Nunca devemos acreditar 100% no q querem enfiar em nossas cabeças! E por favor, vamos ter uma aulinha de interpretação de texto aí Marcelo, o Marcos não mencionou nada disso de q vc escreveu blz!

• marcio:

acho besteira falar de marte sendo que muitas pessoas sabem que o maximo que o homen fez foi a façanha de yuri gagarin,já os americanos tem a farsa do homen na lua, marte é um planeta morto,só.

Sobre o mito 6:

“quando a foto foi convertida para o formato “JPEG”, (…), a compressão fez com que o raio cósmico se tornasse mais retangular e parecido com uma construção.”

Olha, tudo bem, meia verdade. A compressão JPEG, dependendo do algorítmo usado até cria imagens retangulares por conta da pixelização… mas a pixelização não cria sombras. Mesmo com uma compressão alta, os meios-tons criados na imagem não geram tons distantes (em outro video no YouTube isso fica mais claro) e em tamanha gama. Isso sem falar que tal fenômeno – pixeis mortos – não são irregulares, nem costumam ser tão extensos. A probabilidade disso acontecer é a mesma a de se encontrar uma construção no solo de Marte.

Então, resumo da ópera, tá 1 X 1. O internauta pode ter viajado num acidente de imagem, mas quem explicou também deu uma forçada de barra na resposta. Ademais, a outra foto apresentada pode ter sido manipulada digitalmente, photoshopando a suposta construção (que também poderia ser móvel), “para dar um perdido” na opinião pública – ninguém tem como ir pra Marte para conferir –, não seria a primeira vez a acontecer.

E mesmo que a suposta construção seja um acidente, uma viagem ótica, nada custa lembrar que nós muitas vezes sabemos apenas o que é de interesse do Grande Irmão – ou qualquer nome que você queira dar a esse –, que manipula toda a humanidade se alguma coisa vier a ser contra os seus interesses.

Lembrando: cuidado com essa tal de mídia. Ela pode ser manipulada pelo Mal (e claro, como advogado do diabo, ser trambolim para grandes idiotices).

• João Luiz Brum:

É isso ai, Neto. Esao escondendo muia coisa já há bastante tempo. Eles nunca concordam em que se trata de alguma coisa. É blão de pesquisa atmosférica, é um feômeno meteorológico e etc. Agora essa de “descarga elétrica nos pixels” é nova. Isso aponta para o fato de que vão continuar escondendo, sem se importar com o ridículo. Acho que quando a china chegar à lua em 2020, acaba essa conversa, pois eles são ateus e não tem compromisso com essa safadeza de esconder por achar que a humanidade não tem maturidade; E Deus como é que fica??? e todas as baboseiras e desculpas que usam para não admitir que não estamos sós e há mais de uma raça rondando a terra e posando aqui a toda hora.

• Cláudio Guedes:

Nos contos Sumérios,a rivalidade entre Anu e Alalu,resultou com a fuga de Alalu para a Terra e a descoberta de ouro!Exilado mas com o ouro da terra,Alalu volta a ser importante,mas briga novamente com Anu,e os sete que julgam sentenciam Alalu ao exílio em Marte!!!Com a sua morte,uma rocha esculpida com o aspecto do rosto de Alalu,serve-lhe de tumba!!!Marte era apenas uma estação de passagem para o processo de transporte do ouro para o planeta Nibiru!!!Enfim esta história foi escrita há 4500 anos antes de cristo e para saber mais,basta ler O Livro Perdido de Enki,de Zacharia Sitchin!!!Abraçossss…

• Jéssica:

Já algo a respeito do planeta Nibiru, mas nunca tinha lido este conto sumério em questão, pelo menos não que me lembre.
      Vou dar uma pesquisada e valeu a recomendação do livro, ele pode me ser útil.

• Fernando M.R.:

O Livro Perdido de Enki é um livro extraordinário! Altamente recomendado à todos! Em resumo, a humanidade existiria em parte por causa de Alalu que descobriu o ouro aqui. Para investigar essas histórias, precisamos criar a Arqueologia interplanetária!

• Éverman:

O número 5 não é alguém ajoelhado, rezando… quanta imaginação! Ele está, claramente, praticando Tai Chi Chuan.

• Neto:

Olha o que é estranho na Bio Estação Alpha, é que pro google fazer essas imagens eles precisam de varias imagens juntas até onde eu sei, dessa forma, é muita coincidencia que em todas as imagens tiradas o feiche de luz causado pelo sol, fez essa marcação em todas as imagens e ainda no mesmo lugar em um ponto fixo do planeta, ainda que o rapaz consegue dar voltar em torno do objeto.

Não quero dizer que é alguma coisa, mas essa afirmação que fizeram dizendo que é uma descarga elétrica nos pixeis da câmera por causa do sol, não tem sentido ai ja passo acreditar sim que seja algo que estão escondendo.

• T4T1:

No número 5 eu não vi uma pessoa “ajoelhada e rezando”, e sim o que parece ser uma pessoa se levantando somente…A imaginação das pessoas é muito fértil e cheia de claras marcas da cultura terrena, e isso é tão óbvio e ridículo que sinceramente…Eu não me surpreenderia pelo fato de o governo e comunidades científicas “esconderem” certas coisas do povo.Se mesmo assim as pessoas parecem criar teorias patéticas sobre tudo e terem o complexo de Dan Brown, achando conspiração em tudo, e manifestando o quanto suas vidas são vazias e precisam ser preenchidas com esse tipo de emoção barata e ceticismo mal aplicado, imagina só se informações mais relevantes das que temos hoje em mãos fossem livremente manifestadas por entidades como essas.Acho seguro, porque o cidadão comum sempre tem que se sentir vítima e mártir, alvo, desimportante, para justamente se sentir parte de algo que representa os desejos mais íntimos de atenção e espaço.

• jurandyr de souza coutinho:

Tá todo mundo louco!

• ira:

É DIFICIL MAS,AINDA SE ENCONTRAM PESSOAS COMO MARCOS QUE,COMENTOU QUE NÃO É POSSIVEL NEM PRUDENTE ACREDITAR EM ORGÃOS GOVERNAMENTAIS (PRINCIPALMENTE AMERICANO DO NORTE).
    REALMENTE MARCOS USA O BOM SENSO TRANSCENDENTE.
    MAIS UMA MEIA DÚZIA DE MARCOS PELO BRASIL E RESTO DO MUNDO SERIA BEM DIFERENTE,PARA MELHOR, E COM EDUCAÇÃO EXEMPLAR.

No primeiro comentario está escrito, na parte escura oceano,na parte clara TERRA?

• Candle:

Acredito, sim, que exista vida em marte.
    Talvez em outro plano, seres humanóides que nossos olhos não são capazes de enxergar (assim como os espíritos desencarnados).
    Talvez no nosso plano, talvez essa galera da Nasa e cia já os viram, mas escondem as informações de nós. Sei que parece muita conspiração, mas basta tentar entender porque insistem em esconder o que acontece por dentro da área 51.

• FelipeBleichvel:

deem um desconto com erros de portugues! em SC estamos em férias adiantadas, forçadas ou simplesmente: greve dos professores. Então seus professores de portugues que não tem o que fazer, parem de me da aula até pela internet. só o que falta seus comentáristas professores de portugues é quererem marcar uma prova. sejam criativos não critiquem o comentário dos outros e criem o de vcs. Ok?;)rs.

kkkkk
    Apesar do hypescience não dizer, eu vou finalizar:

A Imagem Nº 5 – MARCIANO tem centímetros de diâmetros, quem acreditou nisso não tinha esta informação. Apesar de ser um iludido da vida né….

#Lol

• maria helena’:

adorei o comentário do radio que se silenciou
    leiam

Dificilmente eu comento alguma notícia aqui, embora eu sempre esteja lendo o que é publicado, mas desta vez não posso me silenciar. Tenham muito cuidado e analisem bem o que é divulgado pela imprensa, será mesmo que é tudo mito? Se existem dois orgãos ou entidades que mentem ou omitem informações descaradamente são: o Governo e a tal “comunidade científica”; e a mídia tradicional (que fatura bem por sinal) engole tudo o que é vomitado por eles. Claro, não vou dar uma de extremista de teorias conspiratórias ou defender essas idéias mirabolantes descritas na matéria. Mas é fato que os governos e suas agências omitem a verdade, manipulam informações e porque não seria diferente com informações sobre o espaço? Quer provas? Olhem o Wikileaks. Será que nossos governos sempre falam a verdade? Procurem saber sobre o “The Project Disclosure” e saberão um pouco do que é omitido, mas acima de tudo, não engulam tudo que lhes é passado.

• Mariley:

Olha Marcos, concordo plenamente. Divulgam apenas o lhes convem.

GOVERNOS MENTEM! Isso é fato. Mas não é por isso que homens verdes existem em Marte.

• FelipeBleichvel:

no caso 5 podem estar mentindo para nós várias aparições estranhas estão ocorendo na atmosfera luzes inesplicaveis, objetos que continuam não sendo indentificados. vida fora do planeta existe mas como saberemos que já não foi encontrada.

Mas claro vida no nosso sistema solar alem da terra não existe! é piração das pessoas que não tem o que fazer ver imagens e conspiração onde não tem nada. as explicações cientificas estão ai!
    rsrsrsrsrs