Moda das cavernas – penas eram tendência

Por , em 22.02.2011

Wilma e Betty, esposas de Fred e Barney, os chefes de família da série de desenhos animados, Os Flintstones, usavam vestidos de pele de animais cortados com estilo. Também usavam colares de pedra super estilizados e seus cabelos presos ou decorados com acessórios. O osso que Pedrita leva nos cabelos também pode ser encontrado na cabeça de meninas em bailes à fantasia por aí.

Talvez toda esta moda presente no desenho não esteja tão longe da realidade. O arqueólogo da Universidade de Ferrara, Marco Peresani, da Itália, encontrou evidências de que os Neandertais poderiam usar penas para se enfeitar há mais de 44 mil anos atrás. O cientista encontrou 660 ossos de pássaros misturados aos ossos dos humanóides na caverna Fumane, no norte da Itália. Muitos dos ossos eram da asa e estavam cortados e raspados no lugar das penas, sugerindo que elas foram propositalmente removidas.

Peresani acha que as penas eram usadas como ornamentos, como conchas teriam sido utilizadas como jóias. Ele descartou a explicação de que aqueles pássaros poderiam ter sido comidos pelos Neandertais, pois eles são fontes pobres de alimento e as flechas de caça ainda não tinham sido inventadas. Para o pesquisador João Zilhão, da Universidade de Barcelona, isso prova que nossos antepassados poderiam ser tão civilizados quanto nós. Já Thomas Highma, de Universidade de Oxford, duvida e diz que Peresani pode estar exagerando. [NewScientist]