Os 10 monumentos religiosos antigos mais intrigantes

Por , em 31.08.2011

Mesmo quem não é religioso há de concordar que a crença em uma força superior, um Deus ou deuses, tem desempenhado um papel central na história da humanidade desde seu início até agora. Por isso, não é de se surpreender que algumas das estruturas mais monumentais de todos os tempos tenham tido funções religiosas.

Hoje em dia, tudo o que resta de muitas dessas construções são apenas ruínas. Outras edificações – como por exemplo o imponente Pantheon em Roma, Itália – foram construídas para deuses em quem a sociedade atual não mais acredita. Em todo o caso, confira a lista dos 10 maiores monumentos religiosos que ainda podem ser visitados:

monumentos religiosos incríveis

1 – O Complexo do Tempo de Karnak (Egito)

monumentos religiosos antigos

Ok, todos nós sabemos que o apogeu do Egito Antigo ocorreu um bom tempo atrás, mas o início da construção desse complexo impressiona: século 14 a.C. – ou seja, há mais de 3 mil anos. O faraó Ramsés II foi quem ordenou a edificação dos templos de Karnak, que agora reúnem milhões de turistas na região da cidade de Luxor, ao lado do Rio Nilo. Considerado um dos maiores monumentos religiosos do mundo atual, o Templo de Karnak é composto por vários santuários esculpidos em rochas. O grande templo de Amon-Rá é a maior atração do complexo.

E se, a julgar pela fotografia, você achou o local um tanto familiar mesmo sem ter nunca chegado perto do Egito, há uma explicação. O Complexo do Templio de Karnak é um dos lugares mais procurados por diretores de cinema de Hollywood para rodar filmes sobre o assunto. O último da vez foi “Transformers: A Vingança dos Derrotados”.

2 – Pedras de Callanish (Reino Unido)
monumentos religiosos antigos

As pedras de Callanish, localizadas na ilha de Lewis, a 468 quilômetros ao norte de Glasgow, Escócia, datam de cerca de 2.900 anos a.C. – ou seja, são ainda mais antigas que nosso número 1 na lista. O local foi construído aproximadamente na mesma época que outro lugar semelhante (e com certeza mais conhecido): Stonehenge. A grande diferença entre os dois está exatamente na fama. Enquanto Stonehenge é mundialmente famoso – e sempre lotado de turistas -, as pedras de Callanish ainda preservam a tranquilidade e a atmosfera do campo desabitado, como era no princípio.

Reza a lenda que as pedras são na verdade gigantes de origem celta que habitavam a região. Quando São Kieran chegou lá e os nativos se recusaram a ser convertidos ao cristianismo, o santo os transformou todos em pedra.

3 – Zigurate de Ur (Iraque)

monumentos religiosos antigos

Primeiro de tudo, “zigurate” é uma torre gigantesca, semelhante à de Babel, descrita pela Bíblia. Acredita-se que a de Ur, localizada no atual país Iraque, seja parecida com as descritas na mais antiga história escrita que possuímos hoje em dia: a Epopeia de Gilgamesh. Lá, o rei de Uruk, chamado justamente Gilgamesh, se orgulha dos templos poderosos por ele construídos. A epopeia data pelo menos do segundo milênio antes de Cristo.

O Zigurate de Ur, o primeiro construído na Idade do Bronze e reconstruído várias vezes desde então, é uma grande pirâmide achatada edificada para homenagear o deus Nanna. A estrutura visível hoje foi fortemente reparada por Saddam Hussein, embora possam ser notados pequenos danos sofridos ainda na primeira guerra do Golfo. Mesmo que o local ainda atraia poucos turistas, o zigurate certamente é uma das maiores maravilhas do mundo antigo ainda visível.

4 – As Pirâmides de Teotihuacan (México)

monumentos religiosos antigos

Muito mistério envolve a cidade de Teotihuacan (que já foi uma das grandes maiores do mundo na sua época, cerca de 450 a.C.) e as pirâmides que lá se localizam. Não há um consenso sequer quanto ao povo que construiu e ocupou a região. O que se sabe é que a cidade e principalmente a região das pirâmides era muito importante e movimentada.

Duas grandes pirâmides, a do Sol e a da Lua, dominavam a cidade. Imagina-se que do alto dessas edificações eram organizados sacrifícios tanto humanos quanto animais. A grande “Avenida dos Mortos”, ainda hoje visível a quem deseja visitar o lugar, ligava as duas pirâmides, e depois seguia em direção ao templo de Quetzalcoatl. Indícios encontrados por estudiosos sugerem que a rua era utilizada em grandes festas religiosas, muitas delas relacionadas à morte – daí o nome pela qual ficou conhecida.

5 – Delfos (Grécia)

monumentos religiosos antigos

A cidade de Delfos teve um papel simbólico muito importante no mundo ocidental. Apesar de atualmente parecer menos monumental que os outros números da lista, o local outrora foi o centro do culto a Apolo (deus da luz, da música, entre outros) e respeitado por todas as cidades-estados gregas como um lugar sagrado. O complexo do templo, que incluía santuários e até estádios, agora se encontra em ruínas nas encostas do Monte Parnaso, mas continua sendo um ponto de encontro importante.

No passado, nenhuma questão importante do Estado poderia ser resolvida sem antes ser consultada a opinião do conselho do Oráculos de Delfos. Na hora de tomar grandes decisões, uma sacerdotisa conhecida como pítia, ou pitonisa, sentava-se acima de uma fenda na rocha sob o templo e inalava o que acreditavam ser “vapores divinos” (que na realidade eram apenas gases vulcânicos). A pítia então entrava como que em estado de transe provocado pelos gases e dizia palavras aleatórias e sem sentido – o “discurso do Apolo”. Os sacerdotes em seguida deviam interpretar os dizeres incompreensíveis aos demais. Hoje em dia, infelizmente não são emitidos mais gases sob o templo.

6 – Borobudur (Indonésia)

monumentos religiosos antigos

Esse monumento está em perigo. A estrutura budista datada do oitavo século (agora sim, depois de Cristo), que estava perdida na selva até meados do século 19, está numa área de risco de vulcões. A erupção mais recente, em 2010, cobriu o local com uma fina camada de cinzas, mas ninguém pode prever a intensidade do próximo acontecimento.

Enquanto continua firme e forte, Borobudur é composta de 56 mil metros cúbicos de pedra, arranjadas em seis plataformas quadradas. Existem 500 estátuas de Buda para oração. Os seis níveis formados por essas plataformas criam um caminho que deve ser seguido para se chegar ao topo. Mas a tarefa não é nada fácil: é preciso percorrer uma distância de mais de três quilômetros. No entanto, o caminho ainda oferece uma distração. Imagens sobre a lei do Karma e sobre a história da vida de Buda acompanham os aventureiros.

7 – As Cavernas de Ajanta (Índia)

monumentos religiosos antigos

Outra maravilha que ficou esquecida durante séculos. Contruída entre 200 a.C. e 600 d.C., as caverna foram redescobertas apenas em 1819 por um oficial britânico, John Smith, enquanto caçava tigres. Você ainda pode ver seu nome e a data da descoberta escritos a lápis nas paredes do local.

Foram escavadas 29 cavernas, algumas delas ricamente decoradas com belas esculturas e pinturas, consideradas obras-primas da Índia Antiga. Como parecia ser comum na época, a maior parte destes frescos contam a história da vida de Buda, enquanto outros oferecem uma visão clara sobre a vida dos povos antigos que habitavam a região na época em que as cavernas foram esculpidas.

8 – O Pantheon (Roma, Itália)

monumentos religiosos antigos

Localizado bem no centro da cidade, o Pantheon (que significa “todos os deuses”) é um dos mais bem preservados edifícios romanos. Originalmente construído com o intuito de prestar homenagens aos diversos deuses da Era Romana, o Pantheon foi convertido à Igreja Cristã no século 7. A estrutura atual é praticamente a mesma projetada pelo imperador Adriano no remoto ano de 126 a.C.

A fachada do edifício é um pórtico romano clássico, apoiado por colunas. A diferença do Pantheon é o seu interior. Além do seu formato arredondado, ele possui um buraco circular – o óculo – no meio de sua maior cúpula. A inovação foi planejada e posta em prática pelos próprios romanos antigos. O óculo foi pensado para ser a única fonte de luz, numa alegoria elegante a Deus. Em nenhum momento a luz toca o chão no interior da construção. A mensagem é que tudo o que nós podemos conhecer de Deus se dá por meios indiretos.

9 – O Hipogeu (Malta)

monumentos religiosos antigos

O Hipogeu, um monumento funerário subterrâneo característico do período pré-cristão, começou a ser construído no remotíssimo ano de 3500 a.C., aproximadamente. Trata-se do único exemplo de um templo pré-histórico a ser construído no subsolo. O espaço tem sido utilizado de diversas formas pelos diferentes povos que o ocuparam durante a sua história.

Atualmente, o Hipogeu é uma mistura de cavernas naturais e escavações. As paredes são suavemente esculpidas e têm reflexos de estruturas encontradas em outros lugares acima do solo em Malta. Uma curiosa câmara dentro do complexo possui um nicho arredondado esculpido na parede, permitindo que qualquer coisa falada dentro dela ecoe por todo o Hipogeu. Se você ficou com vontade de conhecer o local, precisa de paciência e uma pitada de sorte. Devido à preservação das pinturas no teto e da estrutura muito antiga em si, apenas 80 pessoas são admitidas por dia.

10 – Göbekli Tepe (Turquia)

monumentos religiosos antigos

Se você achou o nosso número 9 antigo, o Göbekli Tepe (cuja tradução do turco para o português seria algo estranho como “montanha com umbigo”) é pré-histórico. Trata-se da mais antiga estrutura artificial já descoberta. O sítio arqueológico é composto por vinte estruturas circulares espalhadas por uma colina. O que resta hoje são pilares de pedra calcária decorados com desenhos abstratos de animais. Até agora, já foram encontradas representações de cobras, escorpiões, pássaros, javalis, raposas e leões.

Devido à remota idade do local – décimo milênio antes de Cristo! -, não foi ainda possível precisar se os monumentos em questão têm alguma natureza religiosa, apesar das evidências indicarem que sim. Caso se confirme que este foi um templo, então não há dúvidas de que Göbekli Tepe foi um dos primeiros locais dedicados à religião já feito pelos humanos. [Listverse]

60 comentários

  • Wolf:

    uma vez na faculdade o professor de religião falou q ninguem dakela sala era pra ser burro,ele contou q jesusu ñ transformou água em vinho e pedra em pão,ele apenas convenceu alguns cristãos à dividirem comida.

    • claudemir da silva:

      sempre fascinante as histórias antigas

  • RATO BRAVO:

    Não há religião superior a verdade.
    Não acho q devemos preocupar com paganismo, ou se alguem
    segue tal crença ou faz certo ritual.
    Acho que devemos ver as coisas boas em tudo e agir corretamente,
    certamente estaremos vivenciando e presenciando Deus!

  • Fala Sério:

    Fico imaginando quantas pessoas perderam suas vidas nesses tipos de construções, tudo isso em nome de que? Religião, fanatismo, ganância, ignorância, prepotência etc.. pessoas esclarecidas não discute religião, você crer ou não crer e ponto final.

    • Gil Cleber:

      Ignorância é não compreender a religião como fenômeno antropológico culturalmente ligado à evolução humana e, por não compreender, proferir abobrinhas a torto e a direito.

  • claudemir da silva:

    realmente a arqueologia mim fascina gostei da matéria

  • maria:

    Gostei da pesquisa,muito interessante,eu só queria disser que Deus é fiel e maior ouviu everton?agora esse tal krishnna eu nem sei o que diabos é,só um deusinho indiano idiota ,fabricado pelo preconceito dos indianos, e sendo da cultura da India ,duvido que liberte alguma coisa,lá as mulheres são consideradas maldição,que libertação!!!!!!!!!!!

    • Everton:

      Viu o que eu quis dizer Bovidino?

      Maria,

      Não sei se você está brincando, ou tentando trolar, mas enfim…
      Se você acha que no hinduísmo a mulher é amaldiçoada, precisa reler a bíblia, um dos livros com mais misoginia que conheço.

    • Bovidino:

      Everton,
      Sinceramente não consigo entender.
      A maria chama Krishna de um deusinho idiota fabricado pelo preconceito dos indianos. Você diz que a teoria da ladyMaura é igual a do Saci Pererê e que a ´Bíblia é um dos livros com mais misoginia.
      Eu não sei se todo mundo está brincando de dizer coisas sem nexo, ou se eu estou muito mal informado. Acho que vou consultar meu psiquiatra.
      Mas antes disso, por favor indique onde estão os casos de misoginia que você diz constar da Bíblia.

    • Bovidino:

      Everton,
      Resposta na moderação.

    • Bovidino:

      maria,
      Quando você diz que Deus é fiel, você está sugerindo que ele poderia ser ‘infiel’. Pense bem nessa bobogem.

  • ladyMaura:

    É cada um com suas opiniões,suas criticas,
    mas se Deus chegasse agora nem um de nós iriamos
    com ele somos escravos de tudo, sim por que não
    tememos a Deus ele é o unico que liberta

    • Everton:

      Segundo um amigo meu, o único que liberta é Krishna.
      Sua teoria é tão válida quanto a do Saci Pererê.

    • Bovidino:

      Você não ganha nada, nem ajuda ninguém com esse tipo de agressão gratuita e barata.
      Faça comentários edificantes e esclarecedores para que nós possamos aprender alguma coisa.

    • Everton:

      Eu fui agressivo? Me aponte aonde… Tenho amigo hinduísta, um grande amigo evangélico, vários católicos, um espirita, alguns ateus e até uma amiga relacionada com Wicca. Isso não me impede de mostrar para alguém que a teoria de um deus dela é tão válida quanto qualquer mitologia ou crença da raça humana.
      você não percebeu o meu tom irônico…sorry

    • Cesar Crash:

      Falando nisso, o vô de um amigo meu, jurava que tinha visto o saci. E se você duvidasse, ele te mostrava a mordida!

  • Bovidino:

    Caro Lisandro,
    Você tem razão em quase tudo que se refere à Bíblia e à maléfica e maquiavélica interferência da igreja católica apóstolica romana.
    Todavia, apesar dos mitos terem sido praticamente plagiados de culturas mais antigas, a leitura dos mesmos deve ser entendida de forma simbólica e não literal como fazem hoje os chamados cristãos, por terem sido induzidos pelos dirigentes das diversas igrejas ditas ‘cristãs’.
    Infelizmente é um equívoco que você também comete com a intenção de desmoralizá-los.
    Outros pontos que você aborda, também estão equivocados por falta de informação mais abrangente e de fontes mais confiáveis. O perigo que você corre, é de ficar tão dogmático quanto aqueles que você tem em mira, caso não amplie seus horizontes.
    Por ser um tema complexo e muito extenso, vou citar apenas tres pontos:
    1) A experiência chefiada pelo neurologista Olaf Blanke, apenas provou que com a estimulação elétrica do Giro angular, também é possível provocar a experiência extra corpórea. Não ‘demoliu’ a crença na existência da Alma, mas apenas confirmou-a.
    2) O psicólogo Wiliam James bem como Sigmund Freud, apenas externam suas opiniões sobre o que acham sobre a mediunidade mas não fazem prova de absolutamente nada.
    3) Não existe vida após a morte pelo simples fato de que não existe morte. Tudo é cíclico como a própria natureza. É necessário ir além da fé e além do ateísmo gratuito. Não há religião nem ateísmo superior à verdade e esta não está no plano físico.

  • Cesar Crash:

    Uma diquinha bacana: Vejam pelo Google Maps!

  • Peterson:

    Faltou os moais da Ilha de Páscoa!!

    • Marcos- DF:

      Ola´Peterson,
      talvez os Moais não estejam na lista porque não se sabe ao certo sua origem nem o que significam …
      Abraços

  • rosa márcia antonioi:

    Visitar esses lugares seria como visitar o “nosso” passado. Em algum lugar do planeta, algum antepassado nosso já existia. Portanto, sermos escravos já faz parte da nossa genética. Somos “escravos” em vários sentidos, até de quem nós amamos. Visitar esses lugares seria como tentar descobrir porque passamos, ao longo da história, por muitas coisas e NÃO APRENDEMOS NADA!!
    Isso sim que é perturbador!!

    • Bovidino:

      ROSA MÁRCIA
      Sermos escravos não faz parte da nossa genética.
      O que chamamos de ‘escravidão’ nesses casos específicos, é o que se chama ‘apego’ no budismo. O ‘apego’ é que nos torna escravos, enquanto o ‘desapego’ nos liberta.
      Não confundir ‘desapego’ com ‘desamor’. Devemos ‘amar’ incondicionalmente sem contudo nos ‘apegar’.
      Quando ‘amamos’ e esperamos que o outro ou os outros também nos ‘amem’, nosso amor passa a ser um objeto de troca. E é isso que nos faz sofrer.

  • Bovidino:

    Andy,
    Você tem razão quanto a complexidade do assunto.
    Acredito sim que o ‘eu’ já existia antes de ‘nascermos’.
    ‘Nascermos’ também não é o termo apropriado quando se considera que o ‘eu’ já existia.
    O que é na realidade o ‘eu’ é assunto pra mais de metro.
    Minhas convicções tem base no budismo e no hinduismo que são filosofias e vivências realmente complexas.

  • OddStrikesAgain:

    O texto ilustra sobre obras arquitetonicas ligadas a igreja e as religiões, e não a escolhas religiosas, mas sempre tem um fanatico, querendo impor suas opiniões tristes de quem não tem vida social e vive destilando seus venenos contra quem considera adversario… fundamentalismo! depois dizem que apenas religiosos são fundamentalistas!

  • Flor de Lis:

    Lamento não poder pegar as malas e partir agora pra conhecer todos esses monumentos… mas espero poder conhecê-los um dia. São belíssimos!!!!!

  • Ângello Santos:

    Nem sempre o passado fala a verdade. Por isso se torna perigoso.Ainda mais um passado,construído por aproveitadores e dominadores.Onde a vida é oque menos valia.Quantas pessoas apanharam e sofreram para construírem a força esses monumentos!
    Tudo é muito lindo,mais as custas de muitas vidas escravas e sofridas!!!

    • Bovidino:

      Ângello,
      Não há outra época em que o valor da vida esteja mais banalizado do que hoje. A escravidão então é a grande marca dos nossos dias.
      Se não somos escravos da ‘religião’, somos escravos do ‘ateísmo’ ou se escapamos desses dois, somos escravos do ‘sistema’.
      O passado não fala, apenas deixa vestígios.
      Os historiadores e os ‘cientistas’ é que interpretam tais vestígios de acordo com suas deformações mentais e psicológicas.

    • Apollo:

      Queria ver vc dizer isso no passado, com sua familia inteira escrava e filhos mortos em guerras tribais.
      ou vc implorando por um medico e ter um curandeiro dizendo que vc servira de sacrificio. Pedir justiça pra quem? hahaha tolo.

    • Andy:

      E qual o valor da vida em seu ponto de vista?

    • Bovidino:

      O valor da vida é simplesmente incalculável. Termos nascido como seres ‘humanos’ é uma possibilidade raríssima, já que poderíamos ter nascido sob qualquer outra forma animal.
      Portanto temos que aproveitar ao máximo essa chance, desenvolvendo o amor ao próximo.
      Escravisar e matar é um desperdício causado pela ignorância.

    • Andy:

      Quando você afirma que é raro ter nascido como humano e que poderiamos ter nascido como qualquer animal, é uma afirmação muito complexa e subjetiva. Dá a entender que o “eu” já existia antes de nascermos e que o mundo não é governado pela lei da causa e efeito.

      O que você entende por “eu”? O corpo físico? O cérebro? Sua “energia vital”? O conjunto deles?

    • renato_kami:

      pior mesmo é ser escravo das mídias…e tem gente que achoa ser o maioria por “estar na moda” mesmo tendo a cabeça vazia…mas concordo com tudo que disse Bovidino

  • Ergo Proxy:

    interessante…

  • Carmem:

    Que louco, tudo é muito lindo. Dou muito valor na história pois é a partir dela que construimos nosso presente e garantimos o futuro de nossos filhos.

  • Fanatico:

    Eu acredito que todos esses lugares devem ser destruídos até não sobrar nem a poeira, pois apenas o Rei dos Homens, o senhor Jesus esta certo. Qualquer forma de religião que não seja a cristã esta errada.

    • Fanatico:

      Ahh mais um detalhe, com excessão das Pedras de Callanish, pois elas podem servir de exemplo para todos os pagões que desafiarem a unida e verdadeira religião.

      Aqueles gigantes não tiveram a menor chance.

    • Andy:

      Ótima estratégia! rsrs

    • Nik:

      Se quiser te mando agora pro Iraque com passagem só de ida.

    • %:

      O pior de tudo q vc acreditar em gigantes….

    • Isabelle:

      hahah, espertinho! querendo trollar aqui kkk

    • %:

      Foi isso que te mandaram pensar?
      Tenho certeza que há muitos cristãos não pensam como você…

  • Diego Di Luca:

    Se as Pedras de Callanish datam de 2.900 anos a.C., como pode haver alguma “punição” de transformar em pedra os que se recusaram a ser convertidos ao Cristianismo se ainda não existia Cristianismo????????!!

  • Fala Sério:

    COMO SEMPRE A RELIGIÃO IMPONDO AS PESSOAS SUA OBEDIÊNCIA EM CONSEQUÊNCIA DISSO A SUA ESCRAVIDÃO.

    • joe:

      ACORDA PARA A VIDA, SOMOS ESCRAVOS DA VIDA DO PLANETA DA POLÍTICA, DOS IMPOSTOS, DAS LEIS,ETC ETC ETC
      ALIAS A RELIGIÃO É A UNICA COISA QUE VC PODE DIZER SIM OU NÃO, QUERO OU NÃO QUERO, SIGO OU NÃO SIGO, PAGO OU NÃO PAGO.
      REVEJA SEUS CONCEITOS E PARE DE REPETIR O QUE ALGUEM LHE DISSE OU SEJA VC É SERVO DO ATEISMO QUE TAMBÉM É UMA FORMA DE ESCRAVIDÃO.

    • Everton:

      1 – Escrever em maiúsculo é como se estivesse gritando e não é educado;

      2 – Seus conceitos de escravidão são bem diferentes dos jesuítas que vieram trazer a ‘mensagem de cristo’ aos nativos das Américas;

      3 – Servidão não é a mesma coisa que escravidão;

      4 – Se a religião, no seu conceito, é a única coisa que você pode dizer não, por que você agrediu o colega por dizer NÃO às religiões?

      5 – Reveja seus conceitos e pare de dizer como alguém deve agir, de acordo com religiões que lhe dizem como agir, que lhe dão o livre arbítrio, mas se desobedecer, você irá para o inferno;

      6 – Seu avatar ficou uma coisa do demo! 😀

    • Holiday:

      hahaha, tadinho, Muitas pessoas sedentas pelo poder matou, robou e humilhou pessoas em nome de Deus, umas coisas abomináveis aos olhos de Deus.

      Como disse o mestre Confúcio: “Mil dias não bastam para aprender o bem; mas para aprender o mal, uma hora é demais.”

    • joe:

      Eu costumo responder no mesmo nivel,o comentário estava em maiusculas.
      Ele não disse não as religioes, ele faz apologia ateista.
      Seu comentário sobre religião é um velho chavão ateista, portanto não merece comentário.
      Não preciso rever meus conceitos pois de acordo a maioria concorda comigo.
      Sobre avatar, cada um ve o que sua mente lhe mostra, se voce vê o demo mas não consegue ver Deus seu caso é sério comece a orar e procure uma igreja 😀

    • Everton:

      Com relação ao comentário em maísculo, você têm razão; Seria a técnica bíblica “olho por olho…” ?
      Ele não disse que era ateu, que não tinha crença em alguma divindade. Ele discrimonou as religiões…
      Qual comentário é ‘chavão ateísta’?
      Se eu realmente visse um demonio no seu avatar, eu iria ao psicológo. Se eu quisesse ver mais demônios, iria à uma igreja ou templo evangélico. 😛

    • Apollo:

      se vc acha que escravo, esta livre para ir e viver na amazonia, livre de qualquer poluiçao da sociedade e qualquer forma de escravidao. ta com fome? vai caçar, quer medico se vira, quer roupa começa a costurar. por justamente nao existir escravos que vc tem que trabalhar pra ter algo, ninguem ta aqui pra te servir e fabrica

    • Apollo:

      se vc acha que escravo, esta livre para ir e viver na amazonia, livre de qualquer poluiçao da sociedade e qualquer forma de escravidao. ta com fome? vai caçar, quer medico se vira, quer roupa começa a costurar. por justamente nao existir escravos que vc tem que trabalhar pra ter algo, ninguem ta aqui pra te servir e fabricar coisas pra vc, esse povo que reclama da vida e fica

    • Apollo:

      se vc acha que escravo, esta livre para ir e viver na amazonia, livre de qualquer poluiçao da sociedade e qualquer forma de escravidao. ta com fome? vai caçar, quer medico se vira, quer roupa começa a costurar. por justamente nao existir escravos que vc tem que trabalhar pra ter algo, ninguem ta aqui pra te servir e fabricar coisas pra vc, esse povo que reclama da vida é pq nunca trabalhou, um puto folgado que acha que tem que ter neguinho pra lhe servir a comida e roupa limpa e passada.

  • Dennis:

    Uau!!!! Vou começar a guardar grana prá visitar, pelo menos, os nos. 1-4 e 9. O Oráculo de Delfos eu já conheço, e é indescritível….Recomendo!!!!

  • Everton:

    “Quando São Kieran chegou lá e os nativos se recusaram a ser convertidos ao cristianismo, o santo os transformou todos em pedra.”

    Algo mais ou menos similar ao que o cristianismo fez com os nativos da América. Os que não se converteram foram transformados em escravos ou mortos.

    • Luan:

      Como já foi observado por uma das pessoas que comentaram aqui. esse monumento foi construído a 2900 anos antes de cristo, ou seja, não havia cristianismo, então como esse tal santo ai transformou os gigantes em pedras??? o que o homem faz de mal não tem parte nenhuma com Deus. se os jesuítas escravizaram ou mataram os nativos em nome de Deus o fizeram errado e pagarão pelos seus pecados pois Deus não tem parte disso.

  • welington goncalves:

    Pena que não vou viver para conhecer todos eses lugares.

    • Marcos- DF:

      Olá Welignton,
      ânimo aí, irmão, pois a Ciência já avisou que poderemos viver mais de 120 anos com lucidez e saúde …
      🙂
      Abraços

  • Paulo:

    Nanna era uma deusa, não um deus.

Deixe seu comentário!