Mortes por gripe H1N1 podem ter sido 15x maiores do que se imaginava

Publicado em 27.06.2012

No período entre abril de 2009 e agosto de 2010 aconteceu a primeira pandemia global do vírus da gripe suína, também conhecido como H1N1. Na época, o número global de mortes confirmadas pela gripe suína foi de cerca de 18.500, mas os especialistas já apontavam para a probabilidade dos números serem bem maiores, porque nos países mais pobres os recursos para confirmar uma infecção como sendo do H1N1, ou até mesmo a coleta destes dados, era deficitária. As estimativas mais recentes estavam entre 151.700 e 575.400.

O novo estudo, publicado no Lancet, um periódico que reúne artigos científicos revisados por outros cientistas, chegou à conclusão que o número provável de mortes está em torno de 284.500 óbitos. Destas mortes, 59% aconteceram no sudoeste asiático e África, região que concentra 38% da população mundial.

Além disso, a gripe suína matou um número alto de pessoas com menos de 65 anos, quando comparada com a gripe sazonal – cerca de 80% dos casos.

Os novos números foram obtidos analisando os números de casos de doentes com sintomas de gripe e os que faleceram, obtidos com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Mas este número ainda não é definitivo, e deve ser revisado à medida que os estudos sobre os casos em países pobres e em desenvolvimento, como a Índia e a China, começarem a chegar. Outro país cujas estimativas são consideradas muito baixas é o México.

Os pesquisadores esperam que números mais precisos ajudem a aprimorar a resposta dos serviços de saúde em futuras pandemias que afetem países pobres e em desenvolvimento, e também a aumentar a conscientização da população em geral quanto às medidas profiláticas.

Eu não sei vocês, mas eu voltei a usar o álcool gel para lavar as mãos, e estou usando máscara nas minhas duas horas diárias de transporte coletivo.[LiveScience]

Autor: Cesar Grossmann

Sou formado em Engenharia Elétrica, mas trabalho no setor público, gosto de xadrez e fotografia.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

2 Comentários

  1. A gripe suína foi a grande piada dos últimos anos. Mais um golpe de marketing da industria farmaceutica para vender remedios e vacinas.
    O que ninguém conta, é que alguns integrantes da OMS que anunciaram a pandemia, foram processados por recerem gordos cheques das industrias farmaceuticas.
    Ela mata sim, mas comumente os grupos de risco, como na gripe sazonal.

    Thumb up 5
  2. Sempre uso o álcool gel, desde 2009. Agora em Julho tem aqui em Porto Alegre o FISL, fórum Internacional do Software Livre, com gente de todos os cantos do Planeta. Então, vamos se cuidar pessoal.
    Se alguém que leu aqui vai ir a este evento, me avise, eu estarei lá. :)

    Thumb up 6

Envie um comentário

Leia o post anterior:
a4ba8fc7c002e7a443521864f9d2829a-600x450
Assista a um parto de um ângulo incomum [vídeo]

Pela primeira vez, m...

Fechar