Seu tipo de sangue explica porque você é tão picado por mosquitos

Qual é o seu tipo de sangue? Se você não sabe, existe um pequeno bichinho que sabe muito bem. Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Controle de Pragas de Chiba, no Japão, descobriram que os mosquitos – o pesadelo das noites mal dormidas e dos acampamentos – preferem pessoas com sangue tipo O. Obviamente se trata de uma compensação maquiavélica do universo contra os doadores universais.

Mosquito usa seis agulhas para picar; veja a utilidade de cada uma

Em um estudo publicado no Journal of Medical Entomology em 2004, os pesquisadores testaram os tipos de sangue dos voluntários e o “estado secretor” – ou seja, se secretam ou não um produto químico que sinalizava qual é o seu tipo de sangue, característica comum a cerca de 85% das pessoas. Então, eles fizeram com que os voluntários colocassem suas mãos em um aquário com 35 mosquitos e registraram o número de mosquitos que pousaram em cada pessoa. Os mosquitos pousaram nas mãos e antebraços inseridos e tentaram morder, mas não conseguiram se alimentar porque seus probóscides, aqueles apêndices que eles possuem na cabeça, foram amputados.

Porque os mosquitos preferem picar VOCÊ

Os mosquitos pousaram em “secretores” com sangue do tipo O 83% das vezes, mas só pousaram naqueles com sangue tipo A em 47% das vezes. Isso acontecia mesmo quando eles adicionaram o produto químico da secreção à pele recém-lavada dos sujeitos. Uma advertência: embora os voluntários com sangue do tipo O tivessem a maior taxa de pouso, a diferença era apenas estatisticamente significante quando se tratava de sangue tipo A. Isso significa que se você tem sangue tipo B ou AB, você não está necessariamente está a salvo (mas se você é tipo A, fique à vontade para gritar dos telhados).

Ingredientes irresistíveis

Mito: é verdade que os mosquitos gostam mais do sangue de mulheres do que de homens?

De acordo com a Smithsonian Magazine, o tipo de sangue não é o único fator que entra em jogo. Outros elementos também podem atrair mosquitos. As pessoas que expiram mais do que as outras – pessoas maiores, em geral – exalam mais dióxido de carbono, o que atrai os insetos. Se você se exercitou muito, você terá mais ácido lático em seus músculos e uma maior temperatura corporal, que são mais dois elementos que atraem os mosquitos. As bactérias também são atrativas, e é por isso que, quando faz uma trilha, você é mordido mais nos tornozelos do que nas suas mãos recentemente higienizadas. Outras coisas que nos tornam mais atraentes para os mosquitos incluem beber cerveja e estar grávida – mais uma razão para evitar fazer estas duas coisas ao mesmo tempo. [Curiosity]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (18 votos, média: 4,50 de 5)
Curta no Facebook:

Deixe uma resposta