Muito sal e pouco potássio: combinação fatal

Publicado em 14.07.2011

Muitas pessoas já sabiam que consumir bastante sal faz mal para a saúde. Agora, pesquisadores americanos descobriram que comer muito sal e pouco potássio pode ser uma combinação fatal: aumenta o risco de morte prematura.

As descobertas são um contraponto a um estudo muito debatido divulgado recentemente que não encontrou nenhuma evidência de que fazer pequenos cortes na ingestão de sal diminui o risco de doenças cardíacas e morte prematura.

A maioria dos especialistas ainda acredita que sal faz mal para as pessoas. O principal argumento é que cortar a ingestão de sal pode reduzir a pressão arterial elevada, que aumenta o risco de ataques cardíacos e derrames.

O problema é que o consumo de sal tem aumentado desde 1970, com os americanos ingerindo cerca de duas vezes o limite diário recomendado.

O novo estudo é um dos melhores sobre os efeitos a longo prazo de comer muito sal. É inteiramente consistente com o que especialistas têm dito sobre a ingestão de sódio.

Os pesquisadores analisaram os efeitos da ingestão de sódio e potássio como parte de um estudo de 15 anos com mais de 12.000 pessoas. Até o final do período de estudo, 2.270 participantes tinham morrido; 825 dessas mortes foram por doenças do coração e 433 por coágulos sanguíneos e derrames.

Os resultados mostraram que pessoas que tiveram uma elevada ingestão de sal e uma baixa ingestão de potássio estavam em mais risco – 50% maior de morte por qualquer causa, e cerca de duas vezes mais risco de morte – ou um aumento de 200% – por ataque cardíaco.

Segundo os pesquisadores, os consumidores precisam aumentar os níveis de potássio em sua dieta, adicionando mais porções de frutas e verduras frescas, como espinafre, uva, cenoura, batata doce e leite e iogurte de baixo teor de gordura.

Também, cerca de 90% dos americanos consomem mais sódio do que é recomendado, o que impacta sua pressão arterial. A maioria desse sódio não está relacionada com o saleiro que você joga por cima da sua comida, mas está nos alimentos processados e de restaurante que nós compramos e pedimos. De fato, os consumidores, mesmo os mais motivados, não têm tanta escolha quanto seria ideal.

O potássio muitas vezes neutraliza os efeitos do sal na dieta. Este equilíbrio é afetado quando as pessoas comem alimentos altamente processados, que tendem a aumentar os níveis de sódio e diminuir o conteúdo de potássio.

Os cientistas explicam que, se o sódio aumenta a sua pressão arterial, o potássio a diminui. Se o sódio retém água, o potássio ajuda você a se livrar dela. Ou seja, em vez de focar apenas no sal, o ideal seria que os pesquisadores se concentrassem no equilíbrio entre potássio e sal.

A luta agora é para fazer as duas coisas: diminuir a ingestão de sódio e aumentar a ingestão de potássio da população.[Reuters]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 25 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

11 Comentários

  1. O ideal é ingerir magnésio, pois este sal mineral mantém o perfeito equilíbrio entre o sódio e o potássio necessários ao corpo humano. O magnésio, também, direciona o cálcio para os ossos e dentes, evitando que se prendas às artérias, o que causa o seu endurecimento. Uma boa fonte de magnésio é o chá da folha de amora. Ou mesmo fazer reposição com o cloreto de magnésio, vendido nas farmácias.

    Thumb up 1
  2. Muito boa essa matéria. Eu sabia que o potássio tem forte poder sobre o estado emocional tanto que a banana é considerada um calmante mas não sabia dessa relação com o sódio. Soube recentemente que o melão reduz o nível de sódio no organismo mas na verdade ele não faz isso, mas aumenta o nível de potássio pra entrar na luta contra o sódio.
    Parabéns!

    Thumb up 5
    • Todos os dias de manhã como uma banana no desjejum. É realmente um calmante natural! Recomendo!

      Thumb up 1
  3. Eu ñ sabia q sal tem data de validade, eu achei na embalagem de sal escrito q contem anti umectante e conservante alem do sodio q é o sal propriamente dito ,ainda há o monofosfato de sódio, um conservante quimico agregado ao sódo p\ q ele dure 1 ano até ser vendido e consumido , e depois dessa data ,ele é um produto de validade vencida.Pode uma coisa dessa? E eu q pensava q o sodio sòzinho era um conservante de alimento c\ validade eterna!

    Thumb up 2
  4. Nem todo alimento tem potássio suficiente, pois no Brasil, poucos produtores fazem a correção do solo. Não compensa, o adubo é muito caro… e assim fica e o consumidor, ó! E tanto macro quanto micro nutrientes não caem do céu.

    Thumb up 7
  5. Não é só o coração que não irá bater sem potássio,e se conseguissem fazê-lo bater, seus músculos não se movem sem potássio. E, mesmo que você consiga sair do chão, provavelmente não terá a força para formular uma frase. Ou seja, a carência de potássio que é rico em vitamina B6, atrapalha os processos celulares e você enfraquece consideravelmente.

    Thumb up 8
    • não entendi! ‘potássio rico em vitamina B6′ !!!????

      Thumb up 1
    • Rico em vitamina B6?!? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
      o potássio é fundamental pra chamada bomba de Na/K (sódio/potássio) importante nos neurônios, para transmissão de impulsos eletricos

      Thumb up 1
    • Banana é radioativa =/

      Thumb up 2
    • Como assim radioativa?

      Thumb up 3

Envie um comentário

Leia o post anterior:
oculosbio
Óculos biônicos podem ajudar pessoas com deficiência visual

Pesquisadores estão ...

Fechar