Mulher é decapitada por causa de acusação de bruxaria na Arábia Saudita

Publicado em 18.12.2011

O que você vai ler surpreendentemente não é uma história da Idade Média, mas aconteceu no início desta semana. Uma mulher, chamada Amina bint Abdulhalim Nassar, foi acusada de fazer bruxaria e feitiçaria pelo Ministério do Interior saudita. E ela não teve perdão: foi condenada à morte e decapitada.

Amina, que afirmou ser curandeira e mística, foi presa depois que autoridades encontraram uma variedade de itens ocultos em sua posse, incluindo ervas, garrafas de vidro, um livro sobre bruxaria e um líquido desconhecido, supostamente usado para feitiçaria. De acordo com um porta-voz da polícia, a saudita também prometia falsas curas e milagres, cobrando quase 1,5 mil reais pelos serviços.

Muitos muçulmanos xiitas e cristãos fundamentalistas consideram a leitura das mãos uma prática de bruxaria e, portanto, ruim. Fazer previsões ou usar magias (ou fingir e afirmar que faz isso) é visto como a invocação de forças diabólicas.

Adivinhação, profecia e bruxaria são práticas condenadas pelos poderosos líderes religiosos da Arábia Saudita. Lá, a política e a religião estão tão estreitamente alinhadas que é quase impossível separar as duas coisas.

No ano passado, um libanês chamado Ali Sabat também foi acusado de bruxaria após por ter feito aconselhamentos psíquicos e previsões em um programa de televisão. Sabat foi preso na Arábia Saudita pela polícia religiosa e foi condenado à morte em abril de 2010, embora ainda não se saiba se a sentença foi executada.

Acusações de feitiçaria e bruxaria não são desconhecidas em todo o mundo, especialmente em campanhas políticas em que elas são usadas como uma tática difamatória. Colaboradores mais próximos do presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, foram acusados no ano passado de usar feitiçaria.

Durante séculos, as acusações de (e leis contra) feitiçaria têm sido usadas como uma ferramenta de quem está no poder. O caso da saudita Amina é um lembrete de que a crença na magia ainda é levada muito a sério em muitas partes do mundo – e pode ter graves consequências. [LiveScience]

Autor: Stephanie D’Ornelas

É estudante de jornalismo, adora um café e um bom livro. Curte ciência, arte, culturas e escrever, mesmo que sejam poesias para guardar na gaveta.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

117 Comentários

  1. Por isso que ainda não tenho fé alguma na humanidade, mesmo com tanto conhecimento em pleno século 21 vemos idiotices como essa.

    Thumb up 0
  2. que eu saiba bruxaria e essas coisas não existem,porque na minha opinião magia é tecnologia muito mais muito superior

    Thumb up 1
  3. Pobre dos q nao acreditam q existe magia … mas o ponto principal aki eh… quem tem o direito de impor a sua crença? o deus muçulmano e o deus cristao tbm nao deram a capacidade de escolha a todas as pessoas? nao deram a elas o direito de seguir oq quiser? Quem impede um direito dado por Deus nao está contra ele?

    Thumb up 0
  4. Ah!! Se fosse em Cuba, Irã ou na Coréia do Norte.. não vejo nenhuma manifestação da imprensa brasileira a respeito… Será que é pq a Arábia Saudita tem algum tipo de influência com as potências mundiais?? é muita hipocrisia!! para!!

    Thumb up 4
  5. “A feiticeira não deixarás viver” – Êxodo 22, versículo 18. Que Deus nos proteja da Bíblia.

    Thumb up 10
    • Haverá o dia, embreve, em que o ser humano cairá na realidade de que todos somos um. A vidência ou qualquer outro dom é nato em cada um, dado por Deus para ajudar ao próximo, sem interesses. Somente não é desenvolvido por estarmos voltados a outros interesses, longe do espiritual. Ver qualquer dom como bruxaria foi algo criado pela BESTA. E o fim da besta (igreja católica), bem como todo religiosismo criado pelo homem, está próximo. Toda a religião, que foi criada pelo homem será desmascarada naturalmente, cairá. Só a verdade existirá. E a verdade é que somos todos um, um em todos, o universo, um só Deus.

      Thumb up 6
  6. O que você acha do ser humano ?

    ¨Lúcifer¨: Tenho ódio deles , pois são semelhantes a Deus , eu é quem deveria ter tal privilégio , sei que serei vencido no final mas levarei o máximo que eu puder comigo.

    qual é a lógica disso?

    venerar um ser que quer seu mal??

    Se essa mulher foi decapitada por fazer bruxarias , eu diria que seria uma burrice da parte dela, não por conhecer a Bíblia Sagrada , mas por estar no país que estava!

    Thumb up 6
    • C é meio burro, né não, amiguinho??!

      Thumb up 12
  7. Não seja estúpidos o bastante para serem contra pesquisas! O que seria de nós sem o conhecimento que temos hoje!

    Thumb up 11
  8. se não fosse a religião já estariamos muitos mil anos adiantados, pois enquanto os antigos estavam cultuando o deus sol, deus lua, etc, perdendo tempo em sacrifícios humanos deixaram de usar a criatividade para criar, e essa barreira só foi rompida séculos atráz depois de muita queda de braço com o cristianismo a mais recente pedra no sapato, mas ainda hoje tem muitos sumbs que podem até matar pra defender o vírus da ignorancia que transmitem, não duvido que as grandes religioes no brasil não comecem a recrutar homens bombas num futuro distante pra lutar entre si pela grana dos fiéis.

    Thumb up 24
  9. É incrível como algumas pessoas têm a despresível tendencia de fazer generalizações.
    Para mim o preconceito é formado de três componentes básicos: o ódio, a hipocrisia e as generalizações. Essa atitude não nos levará a lugar algum.

    Thumb up 14
  10. Religião é doença e proto é só junta alguns reliosos e aponta para uma pessoa que cometeu oque eles chama de pecado que a desgraça está feita.

    Thumb up 17
  11. Espero que no próximo século a humanidade esteja livre de religiões. O conhecimento, não só científico, suplantará a superstição!

    Thumb up 21
  12. Alguém aqui acreditou mesmo que ela confessou ser adivinha e mística, e que realmente haviam itens de feitiçaria ocultos na casa dela? Na Arábia Saudita as mulheres são impedidas de dirigir e tem um monte de restrições de movimento, como ela conseguiria estas coisas? E sabendo que a charia estabelece pena de morte para feitiçaria, ela confessaria ser uma adivinha e mística?

    Isto fede a confissão obtida sob tortura, e provas plantadas.

    Thumb up 24
    • Mias qual seriam as intenções deles pra fazer isso com uma mulher (pretensamente) inocente?

      Thumb up 3
    • “Fazer previsões ou usar magias (ou fingir e afirmar que faz isso) é visto como a invocação de forças diabólicas.

      Adivinhação, profecia e bruxaria são práticas condenadas pelos poderosos líderes religiosos da Arábia Saudita.”

      Ainda não está claro? Mitologia, superstição e religião não parecem mais uma boa idéia agora, né? Pra um religioso, qualquer coisa é do demônio. Se um religioso vai entrar no aeroporto sem passagem e é barrado, já vai logo dizendo que o segurança é do capeta e deve ser morto. Agora junta isso com dominação do povo pela manipulação mental através da religião. Quem comando a religião faz o que quer, e o coitado do povo paga pela própria estupidez.

      Thumb up 11
    • Todo anti-religioso acredita que “se um religioso vai entrar no aeroporto sem passagem e é barrado, já vai logo dizendo que o segurança é do capeta e deve ser morto”.

      Incrível como tantos comentários seguem a mesma linha lógica, religiosos e “não” religiosos. Vocês são os indutivistas, as generalizações políticas matam muito mais gente do que o judaísmo ou o cristianismo já mataram. Era considerado uma vergonha punir pessoas com a morte, já mil anos antes de Cristo, a diferença é que se entendia como um mal necessário. Coisa que hoje muitos continuam acreditando (inclusive ateus), só mudaram os crimes que “merecem” tal pena.

      O problema não é ser pecado ou não, o problema é violar os direitos naturais dados ao indivíduo pelo seu criador. A União Soviética era uma república atéia, isso não impediu o genocídio de mais de 30 milhões de indivíduos, pesquisadores chegam a creditar ao regime a morte de 100 milhões de indivíduos.

      Agora, se tu quer ser um ateu indutivista, beirando a ignorância, aproveita pra ler Kant, aí tu vai saber que mentir _sempre_ é errado, e se um maluco entrar na tua casa carregando um machado sujo de sangue e perguntar onde está o teu filho, é óbvio que tu vai dizer a verdade.

      Thumb up 11
    • Ai, falácias, falácias e mais falácias. Amigo, pense e estude um pouco antes de se expor com tanta confiança.

      Thumb up 5
  13. Cortar cabeças, mãos, dedos, clitóris, estuprar, ou espancar ou cuspir ao rosto de uma mulher por ela não estar “adequadamente” vestida…

    É engraçado: se eles fizessem isso por motivos políticos, étnicos, ideológicos etc., seria extremamente inaceitável – seriam loucos, racistas, nazistas, o diabo!

    Mas se fazem por motivos religiosos… Ah, devemos compreender.

    São animais, nada mais do que animais. É isso intolerância? Que seja, mas não muda o fato do que eles realmente são/fazem. Tirem as vendas do politicamente correto e vejam por si mesmos.

    Thumb up 20
    • Não tem nada a ver com “politicamente correto”. O respeito à religiões está entranhado em todo mundo, experimenta dizer que você é ateu e até os “politicamente corretos” vão começar a te tratar diferente, como se você tivesse a peste.

      Thumb up 19
    • O respeito às religiões é algo “entranhado” no mundo todo?

      Em que mundo o senhor vive? Vá dizer isto a xiitas e sunitas, àqueles em brigas tribais na África. Isso só para citar uns poucos exemplos.

      O politicamente correto é uma ideologia criada pelos membros da Escola de Frankfurt, com forte ênfase marxista.

      Aliás, o velho Marx era a favor do ateísmo, embora fosse judeu.

      Thumb up 3
    • Você conhece a Shari’a?
      Meu amigo, não tem um muçulmano sequer que não siga o Alcorão. Dos sufi aos Mujahidin.

      Thumb up 11
  14. Muito legais as pesquisas e enquetes que o hype está fazendo aqui ao lado da página.
    Quanto a reportagem, nem o cristianismo e nem os islamismo, as doutrinas dominantes na população mundial, prega atos desumanos como este. Isso é prática de fanatismo religioso, um monstruoso erro humano que ao menos no cristianismo até onde sei, está sendo abandonado.

    Thumb up 8
    • Raro ver alguém com discernimento feito você, Jonas! O que alguns ateus fazem (friso o ALGUNS e não todos) é o que também alguns religiosos fanáticos fazem: colocam tudo no mesmo “balaio de gato” e generalizam. Isso não é algo exclusivo de todo religioso e o Islamismo não prega atos assim. Isso parte dos FANÁTICOS. Acho engraçado é que as pessoas ainda fazem questão de lembrar os atos bárbaros da Igreja na idade média, ou de como queimavam bruxas nos Estados Unidos no séculos retrasado. Digo, porque devemos sim lembrar para não cometer os mesmos erros, mas boa parte dos que não gostam de religiosos fazem isso para jogar na cara algo, por qualquer motivo. Que fique claro: tenho amigos ATEUS, e não ATEUS MILITANTES. Esse amigos são muito legais, respeitam minhas crenças e para eles, não faz diferença nenhuma. Que fique claro: ATEUS MILITANTES = RELIGIOSOS FANÁTICOS.

      Thumb up 7
    • Digitei rápido demais e acabei assassinando o português várias vezes… sorry!

      Thumb up 4
    • Não necessariamente o ateísmo militante é igual ao religioso fanático. Postulando tal linha de pensamento, você generaliza, o que por sinal acabou de criticar.
      Um problema percebido por quem está fora da religião, é que a doutrinação religiosa, com dogmas como o acreditar cegamente (que é uma virtude) gera o espaço para o fanatismo, e temos vertentes fanáticas em todas as religiões, logo isso é muito plausível.
      A título de curiosidade, leia Deus um delírio, de Dawkins, sem medos. A critica feita por ele a certos pontos da religião é apoiada por muitos teístas, pois seu pensamento é racional e coerente.
      E só lembrando a vocês que isso não está sendo abandonado por vontade das igrejas cristãs. Está sendo abandonado após séculos de “pancadas” da ciência e do racionalismo, e não tenho dúvidas que se essas pancadas diminuíssem, a igreja voltaria com a Santa Inquisição.

      Thumb up 2

Envie um comentário

Leia o post anterior:
TLE2011Dec10WangLetian900c
Foto: a umbra da Terra

Essa sombra escura n...

Fechar