Mulheres da ciência são desconhecidas pelo público

Publicado em 26.08.2010

Uma pesquisa mostrou que, quando se trata de ciência, as mulheres não são tão lembradas quanto os homens. A análise, feita no Reino Unido, apontou que dois terços da população não sabem o nome de nenhuma cientista.

E isso ocorre principalmente entre os jovens (tanto moças quanto moços) – 90% deles não conhece uma figura atual ou histórica feminina da ciência.

Quase todos, no entanto, conseguiram lembrar de um cientista famoso (na maior parte dos casos o nome citado foi Albert Einstein).

A Royal Society, responsável pela pesquisa, descreveu os resultados como frustrantes. Mas, apesar de não conhecerem cientistas mulheres, pais e mães disseram que se sentiriam felizes se as filhas seguissem essa carreira.

Como grandes nomes da ciência podemos citar Marie Curie (imagem), a primeira mulher a ganhar um Nobel, por suas descobertas no campo da radioatividade. Ela também é a única mulher a ter ganho 2 prêmios Nobel. Temos também Jocelyn Burnell, que descobriu os pulsares e Dorothy Hodgkin, responsável pela descoberta da estrutura da insulina – isso só para citar alguns. [BBC]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

26 Comentários

  1. Ninguem fala que uma das grandes ajudantes de Albert Einstein foi sua esposa, que era uma grande matematica, grande parte dos calculos da teorida da relatividade especial ou estrita foram revisados por sua esposa!

    Thumb up 9
    • Sim, eu sei de tudo isso que falou, vivo nesse ambitro social, mas, é a minha opnião, não estou restringindo a todos que esta é a certa, na teorida da relatividade restrita, que foi uma “mudança mundial no mundo da fisica”, deveria conter o nome de sua esposa, alem do de Albert, sem ela, certamente ele estaria com problemas para realizar as inequações relativisticas, e não, não é porque ela é mulher, mas, em um post que se trata do desconhecimento das mulheres no meio cientifico, acho que não seria plausivel colocar um exemplo masculino, certo?

      Thumb up 2
    • Mas eu nunca disse que ele não gostava de matematica, pelo contrario, suas melhores diciplinas no tempo escolas foram fisica e matematica, apenas disse que a sua esposa lhe ajudou na parte matematica, revisando seus calculos, pois, até mesmo uma das mentes mais brilhante da história podia cometer erros numéricos, então, o tempo que ele perderia revisando seus calculos, formulas e lógicas, sua esposa, no tempo que ainda estava junto a ele, fazia isso, acho que lhe falta um pouco de interpretação, mas do português… Então, não seria errado lhe atribuir também algum mérito, pelo menos que seja, a teoria.

      Thumb up 3
    • Comentario.:”Acho incrível a ingenuidade de pessoa que não conseguem perceber a confusão proposital que se faz atualmente entre política e ciência. Militantes feministas criaram essa falácia há uns 20 anos. Toda afirmação vaga e sensacionalista, sempre cola nos ouvidos do “grande” público.”

      Resposta.: Ingênuo seria sua pessoa, essa é a pura realidade, em varias aulas de fisica, fisica moderna, calc I,II e III, fisica nuclear, atomica e varias outras cadeiras da fisica, apenas ouvi falar da Curie, e muito vagarmente, ao estudar o ponto de curie dos imãs, e foi algo muuuito vago mesmo, e quando falamos de Sir Isaac Newton, Galileu, Albert Einstein e varios outros pilares da fisica, temos capitulos de contesto histórico, formulas e varias coisas, sobre o Albert tenho até um livro que só fala dele, ai que vemos, não é algo feminista, é a realidade.

      Thumb up 5
    • Meu cosmos, quanta falta de interpretação de texto, vou tentar sintetisar minha ideia de forma mais “simples” para sua mente. Eu não disse que ela não merece o mérito, Curie foi um grande cientista, uma das minhas favoritas, por sinal. Eu apenas disse que em faculdades, cursos, coisas afins da area, não temos uma “dedicação” especial como temos para os homens, e isso não é ideia de feminista, por experiencia própia. Bom, fico feliz que na sua 8º série você viu sobre Curie, confesso que meu ensino fundamental e médio todo, se vi falar de uma cientista, foi bem vago e apenas uma vez. Por isso digo isso, e não apelei para a cientista em questão, apenas falei dela pois estava relacionada no post.

      Thumb up 5
  2. Bem, estou no 2º colegial e também tenho certeza que desconheço 90% das mulheres da Ciência. Em primeiro lugar, eles não ensinam, é isso mesmo. Se uma mulher trabalhou com o marido e etc… ajudando a descobrir algo, todo o conhecimento é passado á esse marido. Lavoisier foi um exemplo, nas minhas aulas a mulher dele foi citada durante 2 minutos e esquecida. Há outros exemplos também que se fosse dizer iria dar uma folha esse comentário… =D

    Acontece que a mulher é esquecida já nas escolas, por isso muitas pessoas desconhecem elas! O negócio é visitar sites de ciência entre outros para aprender mais, porque o próprio ensino tende a ser preconceituoso =/

    Thumb up 12
    • A Marie Curie ganhou o primeiro Nobel dividido com o Marido, no entanto ninguém o cita.

      Thumb up 3
  3. Essa página, para ser completa, deveria trazer as fotos de várias mulheres que foram cientistas, pesquisadoras, fazendo descobertas importantes!
    Esse destaque que a mulher merece pode ser encontrado nas ciências em geral, nas artes, na literatura, etc

    Thumb up 9
  4. Olá a todos!

    Bem lembrado na postagem do Henrique Pereira, eatá a PRIMEIRA cientista que a História registrou, com o grande louvor e honra que mereceu a mulher de descendência Grega, de nome Hipatia (ou Hipácia, ambos são aceitos), que viveu na cidade de Alexandria, tendo sido eleita para presidir a maior Instituição de Ensino da época (e acredito que de todos os tempos!), a Escola de Alexandria – e a sua lendária Biblioteca, que guardava o conhecimento do Mundo em sua época, ano 391 D.C. Ela era cientista, Matemática, Filosofa, entre outras aptidões. Era consultada pelos homens (Políticos e Estudiosos) mais importantes de seu tempo, e era conhecida por não deixar dúvidas sem respostas. Quem quiser saber mais, recomendo o filme “Ágora”, lançado em 2009, que conta uma pequena parte de sua atribulada vida, que foi “esquecida” pela História, mas que merece sem sombra de dúvidas resgate imediato!
    Essa mulher, como disse acima, é apenas a PRIMEIRA Cientista que se tem registro. Mas houveram muitas outras, que infelizmente tiveram seus nomes “esquecidos” também.
    Só para lembrar, a esposa de Lavoisier foi grande Cientista também!
    Abraços a todos!

    Thumb up 10
  5. Existe uma pesquisa comportamental que revelou que em salas de aula “exclusivamente” femininas, as mulheres se desenvolvem mais na área das exatas, por se sentirem entre iguais, isso as induz a serem mais participativas em sala de aula.
    Conclusão: A agressividade masculina intimida
    as mulheres que se desenvolveriam mais em um ambiente menos hostil.

    Thumb up 12
  6. Dizer quer mulher não teve capacidade de se expor cientificamente é a mesma coisa que dizer que negros também não foram. O problema foi justamente a sociedade que “esconde” e não dá importância ao fato, além que, o homem desde pequeno era encaminhado e forçado a se formar na faculdade, enquanto que a mulher, ao serviço dolar.

    Thumb up 14
  7. cientista realmente eu não conheço, mas matemática eu conheço a hipatia de alexandria que morreu apedrejada por ser considerada pagã.

    Thumb up 2
  8. Ou meu Deus, ninguém me entende….

    Sim, foi, graças a ela temos os aventais plumbíferos e afins que tanto protegem a saúde de nossos profissionais da área de radiologia.

    Thumb up 2
  9. essa moça da foto foi a que morreu envenenada pela radiação do radio (elemento quimico), não foi?

    Thumb up 0
  10. Olá amigos! Tenho uma vizinha que é bastante criativa, e os demais vizinhos mantem distância dela, pois inventa que vai comprar 05 carros e fazer uma garagem subterrania, diz que tem internet sem ter, tira os ovos das galinhas dos outros e vende, apaga as luzes da sua casa toda e fica no escuro gritando glória e glória e aleluia aos pulos, quer fazer três casa acima da mesma, se faz de amiga e dorpedeia com fofoca a vida dos vizinhos e isto faz ser isolada devido a sua criatividade mental é um TERROR.

    Thumb up 1
  11. Não “Jin”, você disse que é mais comum em homens e mulheres, COMO SE AS MULHERES NÃO TIVESSEM PENSAMENTO RACIONAL, LÓGICO E “SEM EMOÇÃO”.

    A meu ver, você está duplamente errado; primeiro ao identificar estas características como sendo necessárias para desenvolver ciência; segundo, ao afirmar que a mulher não tem estas características ou as características necessárias para fazer ciência.

    Pense um pouco, amiguinho…

    Thumb up 17
  12. E então… vocês apenas explicaram a causa do fato da maioria das mulheres não desenvolver habilidades e talentos necessários para o sucesso na área científica. O condicionamento social. Obrigado por reforçarem meu argumento.

    Thumb up 2
  13. Tem mais uma: Ada Lovelace, esposa do Lord Byron. Ela criou o primeiro programa de computador da história, digamos assim. Ela bolou um jeito de programar a máquina analítica, de Charles Babbage, no século XIX.

    Thumb up 2
  14. Olá a todos !
    Concordo com o César e com o Marcelo. Inteligência, perspicácia e faro investigativo não são privilégios masculinos.
    A sociedade, em geral, “define” os papéis masculinos e femininos o que leva, infelizmente, a perda de valores preciosos para a Ciência.
    Abraços

    Thumb up 5
  15. Tem muitos estudos confirmando que as mulheres não entram para a ciência por que são levadas a acreditar que não são tão boas quanto os homens nestas matérias na escola.

    A realidade é que, desde pequenas, as meninas ainda são esteriotipadas. Se acostumam com isso e se tornam o estereótipo projetado nelas. Dêem uma olhada, por exemplo, nos artigos abaixo:

    http://hypescience.com/27202-meninas-herdam-o-medo-de-matematica-de-suas-professoras/

    http://hypescience.com/mito-ou-realidade-as-meninas-sao-piores-em-matematica/

    Thumb up 6
  16. Eu lembro de duas, a Marie Curie, já falecida, e a astrônoma brasileira Duília de Mello.

    Acho que a participação da mulher na ciência tem que ser mais valorizada. E esta história de pensamento racional, lógico e sem emoção não tem nada a ver com ciência. Ciência se faz com paixão e amor, com imaginação e com perseverança, e para ter estas qualidades, pode ser homem ou mulher. O racional e o lógico podem ser obtidos por treinamento e disciplina.

    Thumb up 6
  17. É aquela coisa: o pensamento racional ,lógico e sem emoção, tão característico do trabalho de pesquisa científica, é mais comum em homens do que em mulheres.

    Thumb up 0
  18. Realmente, no curso q faço já ouvi os caras falarem q não ha mulheres de destaque na ciência, pura ignorância. Sejamos justos e mais ainda, vamos estudar mais pra não falar bobagens. Pior q ser ignorante e se gabar do fato! (num oferecimento do presidente lula)…

    Thumb up 5
  19. Maravilhosa! essa imagem da mulher junto aos instrumentos de laboratorio é uma fotografia ou uma pintura?

    Thumb up 1

Envie um comentário