Mulheres da ciência são desconhecidas pelo público

Publicado em 26.08.2010

Uma pesquisa mostrou que, quando se trata de ciência, as mulheres não são tão lembradas quanto os homens. A análise, feita no Reino Unido, apontou que dois terços da população não sabem o nome de nenhuma cientista.

E isso ocorre principalmente entre os jovens (tanto moças quanto moços) – 90% deles não conhece uma figura atual ou histórica feminina da ciência.

Quase todos, no entanto, conseguiram lembrar de um cientista famoso (na maior parte dos casos o nome citado foi Albert Einstein).

A Royal Society, responsável pela pesquisa, descreveu os resultados como frustrantes. Mas, apesar de não conhecerem cientistas mulheres, pais e mães disseram que se sentiriam felizes se as filhas seguissem essa carreira.

Como grandes nomes da ciência podemos citar Marie Curie (imagem), a primeira mulher a ganhar um Nobel, por suas descobertas no campo da radioatividade. Ela também é a única mulher a ter ganho 2 prêmios Nobel. Temos também Jocelyn Burnell, que descobriu os pulsares e Dorothy Hodgkin, responsável pela descoberta da estrutura da insulina – isso só para citar alguns. [BBC]

Autor: Luciana Galastri

é jornalista. Viciada em livros, lê desde publicações sobre física a romances de menininha do estilo "Crepúsculo". Toca piano desde os oito anos de idade e seu estilo de música preferido é o metal.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

26 Comentários

  1. Ninguem fala que uma das grandes ajudantes de Albert Einstein foi sua esposa, que era uma grande matematica, grande parte dos calculos da teorida da relatividade especial ou estrita foram revisados por sua esposa!

    Thumb up 9
    • Sim, eu sei de tudo isso que falou, vivo nesse ambitro social, mas, é a minha opnião, não estou restringindo a todos que esta é a certa, na teorida da relatividade restrita, que foi uma “mudança mundial no mundo da fisica”, deveria conter o nome de sua esposa, alem do de Albert, sem ela, certamente ele estaria com problemas para realizar as inequações relativisticas, e não, não é porque ela é mulher, mas, em um post que se trata do desconhecimento das mulheres no meio cientifico, acho que não seria plausivel colocar um exemplo masculino, certo?

      Thumb up 2
    • Mas eu nunca disse que ele não gostava de matematica, pelo contrario, suas melhores diciplinas no tempo escolas foram fisica e matematica, apenas disse que a sua esposa lhe ajudou na parte matematica, revisando seus calculos, pois, até mesmo uma das mentes mais brilhante da história podia cometer erros numéricos, então, o tempo que ele perderia revisando seus calculos, formulas e lógicas, sua esposa, no tempo que ainda estava junto a ele, fazia isso, acho que lhe falta um pouco de interpretação, mas do português… Então, não seria errado lhe atribuir também algum mérito, pelo menos que seja, a teoria.

      Thumb up 3
    • Comentario.:”Acho incrível a ingenuidade de pessoa que não conseguem perceber a confusão proposital que se faz atualmente entre política e ciência. Militantes feministas criaram essa falácia há uns 20 anos. Toda afirmação vaga e sensacionalista, sempre cola nos ouvidos do “grande” público.”

      Resposta.: Ingênuo seria sua pessoa, essa é a pura realidade, em varias aulas de fisica, fisica moderna, calc I,II e III, fisica nuclear, atomica e varias outras cadeiras da fisica, apenas ouvi falar da Curie, e muito vagarmente, ao estudar o ponto de curie dos imãs, e foi algo muuuito vago mesmo, e quando falamos de Sir Isaac Newton, Galileu, Albert Einstein e varios outros pilares da fisica, temos capitulos de contesto histórico, formulas e varias coisas, sobre o Albert tenho até um livro que só fala dele, ai que vemos, não é algo feminista, é a realidade.

      Thumb up 5
    • Meu cosmos, quanta falta de interpretação de texto, vou tentar sintetisar minha ideia de forma mais “simples” para sua mente. Eu não disse que ela não merece o mérito, Curie foi um grande cientista, uma das minhas favoritas, por sinal. Eu apenas disse que em faculdades, cursos, coisas afins da area, não temos uma “dedicação” especial como temos para os homens, e isso não é ideia de feminista, por experiencia própia. Bom, fico feliz que na sua 8º série você viu sobre Curie, confesso que meu ensino fundamental e médio todo, se vi falar de uma cientista, foi bem vago e apenas uma vez. Por isso digo isso, e não apelei para a cientista em questão, apenas falei dela pois estava relacionada no post.

      Thumb up 5

Envie um comentário

Leia o post anterior:
sapatookobo
Os 10 sapatos mais bizarros da história

E você achava que os...

Fechar