Mulheres pedem mais desculpas. Mas por que?

Publicado em 28.09.2010

Segundo um novo estudo, as mulheres se desculpam com mais frequência do que os homens. Mas isso não significa que eles não admitem que fizeram coisas erradas. A diferença é que eles são mais exigentes quanto às atitudes que eles pensam que precisam de reparação.

A pesquisa se concentrou em dois estudos para ver se realmente os sexos diferem na frequência com que se desculpam.

Em um deles, 33 estudantes universitários com idade entre 18 e 44 anos mantiveram um diário por 12 dias documentando se pediram desculpas ou fizeram algo que exigiu um pedido de desculpas, mesmo que eles não tenham chegado a dizer que estavam arrependidos. Eles também mantiveram um registro de quantas vezes eles sentiram que alguém tinha cometido um ato ofensivo contra eles, que exigia um pedido de desculpas.

Mulheres pediram mais desculpas e relataram cometer mais atos ofensivos. Porém, tanto homens quanto mulheres se desculparam cerca de 81% do tempo, quando consideraram que suas ações foram ofensivas.

Os homens também tinham menos probabilidade de relatar que tinham sido vítimas de atos ofensivos. Os pesquisadores quiseram então saber se os homens não se sentem ofendidos tão facilmente, e se são menos propensos a pensar que fizeram algo questionável.

No segundo estudo, 120 estudantes tiveram que classificar o quão grave foi um ato ofensivo que eles praticaram. Por exemplo, eles tiveram que imaginar que acordaram seu amigo tarde da noite, e por causa desse distúrbio do sono, o amigo foi mal em uma entrevista no dia seguinte.

As mulheres classificaram a infração como mais grave do que os homens, e também foram mais propensas a dizer que o amigo merecia um pedido de desculpas.

Os resultados foram interessantes. Os pesquisadores afirmaram que os homens não deixam de pedir desculpas porque acham que isso vai fazê-los parecerem fracos, ou porque não querem assumir a responsabilidade por suas ações. Pelo contrário, quando eles acham que fizeram algo errado, se desculpam com a mesma frequência de quando as mulheres pensam que fizeram algo errado. Só que eles não acham que estão errados com a mesma frequência que as mulheres.

Quando os pesquisadores olharam o número de pedidos de desculpas em relação ao número de infrações que os participantes perceberam que tinham cometido, não observaram qualquer diferença entre os sexos.

Segundo os pesquisadores, esses resultados podem ter implicações na forma como homens e mulheres se comunicam uns com os outros. Reconhecer que homens e mulheres percebem as situações de forma diferente pode ajudar os gêneros a se darem bem.

A suposição dos cientistas é de que as mulheres têm uma tolerância menor para o que exige um pedido de desculpas, porque elas estão mais preocupadas com as experiências emocionais dos outros e com promover a harmonia em seus relacionamentos.

A conclusão é de que nem os homens nem as mulheres estão errados quando discordam se uma ofensa ocorreu ou não, e se um pedido de desculpas é necessário ou não. Eles apenas têm diferentes percepções do evento que ocorreu entre eles.

O conselho dos pesquisadores é, ao invés de achar que o seu parceiro ou amigo pode ler a sua mente ou suas emoções com precisão, você deve se comunicar com ele, dizer o que você está sentindo, e então pode haver um processo de reconciliação bem sucedido. [LiveScience]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

3 Comentários

  1. Se comunicar mais? Posso explicar mil vezes o que sinto que ela sempre vai entender errado e vai brigar comigo.

    Thumb up 3
  2. AS mulheres erram mais =x brincadeira kkk , essa foto com o Tony Ramos é bizonha kk

    Thumb up 2
  3. Muitas pessoas tem o hábito de pedir desculpas. Até exageram nesse quesito e acho que isto é mais um procedimento mecânico que precede à educação provinda do seu familiar.
    Pedir desculpas não é tão essencial para um convívio. Devemos pedir desculpas, sim, mas quando fazemos isto nunca devemos reinscindir no mesmo erro. Tem gente pedindo descuplas a vida toda e repetindo os mesmo erros contra quem o cerca.

    Thumb up 6

Envie um comentário

Leia o post anterior:
APTOPIX Colombia Idians Festival
Tráfico de drogas ameaça biodiversidade e populações indígenas na Colômbia

Segundo relatório da...

Fechar