Mulheres poderosas fumam mais

Publicado em 5.03.2011

Um artigo do Bulletin of the World Health Organization (WHO) relata que o cigarro voltou a ser um símbolo de status entre as mulheres. Nos EUA dos anos 1920, era comum ver mulheres da alta sociedade com suas cigarrilhas em punho, fumando um cigarro com toda a pose. Agora, segundo a organização, em países mais pobres onde as mulheres estão conquistando mais liberdade, elas decidiram criar o hábito.

Os pesquisadores Sara Hitchman e Geoffrey Fong da Universidade de Waterloo, do Canadá, investigaram a relação entre desigualdade entre gêneros e prevalência de fumantes do sexo feminino em 74 países. Foi estimado que, ao redor do mundo, os homens são cinco vezes mais propensos a fumar que as mulheres, mas, nos países onde as mulheres têm mais poder, a diferença está diminuindo ou já passou dos homens.

“A indústria do tabaco tem criado estratégias de marketing para atingir as mulheres em países onde a independência está crescendo”, disse a chefe do Charity Action on Smoking and Health, de Londres, Deborah Arnott. Já o diretor do iniciativa contra o cigarro do WHO, Douglas Bettecher, acredita que “a pesquisa mostra a necessidade de agir rapidamente para acabar com o fumo entre as mulheres, particularmente nos países em desevolvimento” para evitar que os níveis continuem subindo. [NewScientist]

Autor: Letícia Resende

Jornalista curiosa, adora novidades, encantada pela ciência e tecnologia

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

35 Comentários

  1. As mulheres poderosas são inteligentes,determinadas e batalhadoras e não fumantes, o cigarro ate da um charme mas pesando na balança não vale a pena

    Thumb up 6
  2. Poderosas????Poderosa sou eu,que tomei a atitude certa e parei de fumar a a tempo de salvar minha saúde!!!Poder é ter controle sobre sua própria vida fazendo boas escolhas.Posso não ter o status nem a conta bacária dessas mulheres mas preso pela minha saúde e qualidade de vida,que são bem inestimáveis e irressarcíveis!”Se você quer vencer,vença a se mesmo.”Isso é poder!

    Thumb up 12
  3. As que fumam são mais poderosas mesmo….podem mais do que as que não fumam:

    Podem desenvolver um câncer mais rápido..

    Podem trocar a arcada dentária ainda jovens…

    POdem morrer mais cedo…

    Thumb up 17
  4. nclua mais uma doença na lista das causadas pelo cigarro: além de aumentar o risco de câncer de pulmão, doenças cardíacas, derrame, enfisema e infertilidade, fumar também pode aumentar o risco de desenvolver mal de Alzheimer.
    Os pesquisadores acompanharam um grupo grande de participantes durante um longo período de tempo: o que era necessário para encontrar um link para uma doença relacionada à idade como o Alzheimer.
    21.123 residentes da Califórnia, com idade entre 50 e 60 anos, participaram de um inquérito de saúde de 1978 a 1985, o qual indicou se eles nunca tinham fumado, se eram ex-fumantes, ou se ainda fumavam. 23 anos depois, eles foram seguidos entre 1994 e 2008.
    As conclusões do estudo são de que o tabagismo pesado (pelo menos dois maços por dia) na meia-idade aumenta o risco de desenvolver mal de Alzheimer em 157%, e demência vascular em 172%. Demência vascular é a demência causada pela redução ou perda de suprimento sanguíneo para o cérebro.
    Em números, 5.367 pessoas, ou 25,4%, tinham sido diagnosticadas com demência. Destas, 1.136 foram diagnosticados com mal de Alzheimer e 416 foram diagnosticadas com demência vascular.
    Os pesquisadores descobriram que pessoas que fumavam mais de dois maços de cigarros por dia tinham um risco maior de desenvolver qualquer tipo de demência do que os não fumantes. Os ex-fumantes e as pessoas que fumavam menos da metade de um maço por dia não pareciam ter um risco aumentado de demência do que os não fumantes.
    Os pesquisadores não sabem ao certo como o fumo afeta a função cerebral. Mas eles sabem que o tabaco causa inflamação e estresse oxidativo, danos celulares a partir de radicais livres tóxicos no organismo, condições que estão associadas com o aparecimento da doença de Alzheimer.
    Segundo os cientistas, se um idoso que fuma for sortudo o suficiente para não ter doenças cardiovasculares, doenças respiratórias ou câncer, ele ainda está em um risco maior de ter demência.
    Estudos anteriores também descobriram uma ligação entre tabagismo e demência. No entanto, nem todos relataram a mesma relação.
    Por exemplo, um estudo de 2003 descobriu que quanto mais cigarros um homem fuma, maior seu risco de desenvolver mal de Alzheimer. Porém, um estudo de 10 anos afirmou que fumantes e ex-fumantes tinham um terço menos probabilidade de ter deficiência cognitiva do que as pessoas que nunca fumaram. A conclusão sugere que o tabagismo é um fator de proteção na função cognitiva.
    Esse efeito aparentemente protetor pode provir da ação da nicotina como estimulante, o que leva os fumantes a um melhor desempenho em testes cognitivos. Entretanto, esse efeito não foi encontrado neste estudo, principalmente entre os fumantes de longo prazo com mal de Alzheimer e demência. [LiveScience]

    Thumb up 5
  5. Os maus efeitos à saúde causados pelo fumo de tabaco se referem diretamente à tabagismo assim como à inalação de fumaça ambiente (tabagismo passivo). A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que 16% da população brasileira é fumante. A OMS também estima que em países desenvolvidos, 26% das mortes masculinas e 9% das mortes femininas podem ser atribuídas ao tabagismo. Desta forma, o tabagismo é uma importante causa de morte prematura em todo o mundo.
    E o Ezio José ainda diz que faz bem.
    Pode ter seu lado bom, mas o lado ruim supera e muito a opinião das pessoas sãs.

    Thumb up 4
  6. Ciência
    Planta do tabaco poderá ser futura vacina contra a SIDA

    Cientistas da Universidade de Londres e da Universidade de Warwick, no Reino Unido, afirmam ter conseguido obter uma molécula que poderá ser utilizada em plantas do tabaco como vacina para o Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH).

    De acordo com os resultados de uma experiência, realizada por investigadores da Universidade de Londres e da Universidade de Warwick, no Reino Unido, e publicados no jornal científico Plant Biotechnology Journal, a planta do tabaco geneticamente modificada resulta numa molécula que poderá vir a ser utilizada como vacina contra o VIH e prevenir a SIDA.
    Através do método de fusão para criar novas moléculas, os cientistas descobriram uma forma de levar as plantas a produzirem mais antigenes, necessários para a produção de vacinas. Patrícia Obregon, uma das investigadoras deste estudo, está a desenvolver uma pesquisa sobre a p24 do VIH, uma proteína que é essencial para a activação do sistema imunitário em resposta ao VIH e que os cientistas acreditam que poderá vir a ser um dos componentes essenciais numa futura vacina contra a SIDA.

    Embora os cientistas saibam, há já muito tempo, que as plantas podem ser utilizadas para produzir moléculas para vacinas, tinham surgido muitas dificuldades em conseguir níveis adequados de expressão da proteína. Agora, a equipa de investigadores descobriu que “o antigene VIH-1p24 produzido desta forma, extrai uma resposta imune apropriada em ratos de laboratório”, pode ler-se no Plant Biotechnology Journal.

    Os cientistas indicam que dois genes foram envolvidos na experiência: “primeiro o ADN complementar (cADN) codificou uma extensão completa da proteína p24 do VIH que foi clonado para o vector de expressão pMON530 da planta (pVIHp24)”, explicam os próprios no artigo. E acrescentam: “ao mesmo tempo, um fragmento humano IgA contendo os domínios principais da cadeia a2 e a3 foi subclonado em estrutura para o terceiro final da sequência codificando a proteína p24 VIH-1 (p24/a2-a3) no vector pMON530″.

    Através desta fusão, os investigadores conseguiram obter níveis adequados de expressão da proteína, o que pode representar “o primeiro passo numa estratégia para desenvolver novas vacinas com propriedades imunológicas melhoradas”.
    Os especialistas do Reino Unido acreditam ainda que esta será uma forma de produzir vacinas contra o VIH/SIDA em maior quantidade e a menores custos, as quais poderão vir a ser utilizadas nos países subdesenvolvidos, onde a doença tem a sua maior expressão.

    Thumb up 1
  7. Café e tabaco contra parkinson
    Por outro lado, os cientistas do Centro de Distúrbios Motores do Centro Médico da Universidade Duke, na Carolina do Norte, concluiram, no estudo publicado na revista Arquivos de Neurologia , que as pessoas que fumam cigarros e bebem grandes quantidades de café têm menos probabilidade de desenvolver a doença de Parkinson.

    As conclusões da investigação, financiada pelo Instituto Nacional de Perturbações Neurológicas e Enfarte Cerebral dos Estados Unidos, sugerem que, no desenvolvimento da doença de Parkinson, os factores genéticos influem tanto quanto os ambientais.

    Os investigadores estudaram a ligação entre o tabagismo, a cafeína e a doença de Parkinson em 356 doentes e 317 membros das suas famílias que não tinham desenvolvido a doença.

    Uma vez mais a advertência: O consumo de cigarros e cafeína acarreta os seus riscos próprios, não sendo recomendável para prevenir o desenvolvimento da doença de Parkinson, advertiu Burton Scott, professor de Medicina no centro médico.

    Thumb up 3
  8. Porcentagens funcionam de formas diferentes, esquecendo elas,
    O o cigarro faz mal a saúde? SIM, Então deve ser ebulido camada de ozônio afora? SIM, não é tão simples!

    Mas o que na minha opinião as pessoas não entendem (Cris Batillana e Ezio José) é que ninguém é sozinho no mundo o fumante faz varias coisas que levam a mais pessoas fumarem, mesmo que não queiram.
    porque será que ninguém anda pelado no terminal de onibus, no centro da cidade etc. porque incomoda os outros e e ridiculo, uma situação parecida com o cigarro.

    Thumb up 3
  9. cris batillana você parabeniza o Ezio José porque certamente ele é fumante assim como você também.
    Ezio José então deixa eu entender, se ta lá um cara morrendo com umas inaladas de cocaina ninguem deve interferir pois isso tá li dando prazer?
    então você não critica quem ingere uns ml de álcool e sai dirigindo porque isto tá le dando prazer e o prazer dos outros é interferível?
    concordar com tudo que existe não é virtuoso.

    Thumb up 4
  10. Eu acho tudo muito engraçado.
    Não sou fumante e nunca pretendi ser, mais acho incrível o fato de todos apontarem o dedo para o fumante e sair por ai bebendo até cair, provocar acidentes, mortes, acabar com famílias inteiras, trair a pessoa com quem esta junto,etc…
    Todos tem que abrir mais a cabeça e deixar de ser HIPÓCRITA, deixar de reparar as atitudes dos outros e começar a ver seu próprios erros e defeitos.
    Facil demais apontar o dedo para os fumantes e dizer sobre o cheiro, dentes amarelados e tudo mais que estamos cansados de saber e continuar fazendo besteiras por ai e se vangloriar por não ser fumante como se tivesse um rei na barriga.
    Obviamente não estou sendo generalista, nem todos são assim, mais aos que estão se indentificando com esse depoimento eu improro, procure “consertar” seus defeitos e nunca aponte o dedo para ninguem, as vezes você pode ser pior do que a pessoa “apontada”.
    Abraços a todos.

    Thumb up 8
  11. basta retirar os qüimicos que viciam..

    só tirar a nicotina e pronto…
    porque nenhuma autoridade fala isso

    enquanto derem corda para discussões o cigarro permanece sustentando agricultores, fabricas, farmácias, enfermeiros, médicos, hospitais, políticos, funerárias, marketeiros…

    é uma longa cadeia sustentada por um único veneno..
    pesquises nicotina no wiki, vão ver coisas bem legais..
    e ara os fumantes, fumem a vontade, só não fumem perto de mim por favor,

    Thumb up 3
  12. Pelos comentários negativados da pra vêr ninguém quer ouvir a verdade. Eu tive um parente que morreu de câncer na garganta ele fumava quase o dia inteiro mesmo doente, o pescoço dele inchou tanto que ele ficou desfigurado se você quer viver com qualidade de vida e continuar vendo sua família domine-se e não seja dominado. A pessoa pensa que isso só acontece com os outros, nunca com ela.

    Thumb up 3
  13. devo desmentir aqui uma coisa. `É que actualmente sao de facto as mulheres quem mais fumam e é cada vez mais asim…

    Thumb up 3
  14. O fumo, originário da América do Sul, é cultivado atualmente em 103 países, atingindo uma produção anual de 6.600 mil toneladas, segundo dados da FAO e IBGE. A China é o maior produtor, com 2.405 mil toneladas, e o Brasil detém o segundo lugar, com uma produção de 850 mil toneladas. No Paraná são ocupados 74 mil hectares com o cultivo de fumo, o que representa 17 por cento da produção nacional, com produção de 146 mil toneladas e renda bruta de R$ 625 milhões. É uma atividade típica de pequenas propriedades, e o Núcleo Regional da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento de Irati é o maior produtor paranaense.

    Thumb up 6
  15. COMO É EVIDENTE O PREJUÍZO À SAÚDE EM TODO O MUNDO, O GOVERNO MUNDIAL DEVERIA FECHAR AS INDÚSTRIAS DE TABACO E CORTAR O MAL PELA RAIZ.

    Thumb up 2
  16. Fumar… saudade do tempo em que se podia contar com o livre arbítrio! Que fumar é prazeroso (como todas as drogas, diga-se de passagem – se assim não fosse, não existiriam usuários) só um outro fumante vai reconhecer. Os que deixaram, acabaram invejosos e hipócritas, gerando comentários mesquinhos como muitos que li aqui. Mas, pergunto aos alvoroçados de plantão: se eu fumar,agora, um pacote de 20 maços de cigarro, sozinha, e depois sair de carro por aí, eu só prejudiquei a mim mesma, correto? E os paladinos da saúde, que não passam sem a sua cervejinha, se beberem e dirigirem, o que provavelmente aconteceria? Eu hoje sofro preconceito dobrado: por fumar e por não beber. E vejam bem, eu nunca vi um fumante fazendo pressão para que um ex-fumante volte a fumar ou para convencer alguém a começar. Agora, o que eu vejo e vivencio de bebedores forçando a barra é impressionante. Fica a sugestão: usem dessa convicção antitabagista contra os bebedores contumazes que a vida vai melhorar. Porque os tabagistas já têm leis, informação, preconceito, tudo o que precisam pra usar do SEU livre-arbítrio,e se continuam, é opção deles; então respeita e deixa o vivente ser feliz. E o bebedor? Criança compra bebida em qualquer lugar, tem propaganda na TV toda hora; isso é exemplo? Eu quero direitos iguais:não pode fumar? Fumar faz mal à saúde, deixa fedorento, amarela o dedo? Então não pode beber também!!! Beber também fede, faz mal a saúde e deixa os amigos chatos e perigosos! Que me atire a primeira pedra, Iaiá, aquele que criticou os fumantes e que concorda em abrir mão do “prazer” da sua geladinha!
    Em tempo, parabéns ao comentário do Ezio José.

    Thumb up 16
  17. Poderosa e provável cancerosa, mau hálito dentes amarelos sem falar que destrói a pele e causa rugas horríveis em volta dos lábios aí quer gastar em botox e plásticas par tentar consertar o que ela mesma estragou antes do tempo! Mas os homens fumam tanto quanto as mulheres com ou sem poder.

    Thumb up 4
  18. Sei lá ,gosto muuuito de mulher mas mulher que fumaé meio feio além de que o cigarro é bem fedido,pelo menos essa é minha opinião o_O

    Thumb up 1
  19. Mal hálito,dentes e unhas amarelados prejudicando a própria saúde colocando a dos outros em risco poluindo o ar, etc.etc.etc…isso é simbolo de poder???…pra mim é suicídio puro…

    Thumb up 12
  20. Seria muito bom a extinção desse mal a humanidade, podemos dizer que esse mal prejudica não apenas ao fumante em si,mas a todos da sociedade que são obrigados a sentir a fumaça de pessoas mal educadas,eu por exemplo tenho 15 anos e sou asmático imaginem a dificuldade que é ter que usar sempre uma bombinha até na lanchonete da escola.

    Thumb up 3
  21. essa informação é um descerviço, o que vai ter de pobre sem cultura fumando porque viu aqui que as mulheres da alta sociedade americana fumam, o que não presta é fácilmente imitável.

    Thumb up 3
  22. Se cada um se preocupasse mais com suas próprias vidas dando exemplos de sucesso, de prazer, de alegria e satisfação ao invés de ficar escolhendo o que é melhor para os outros o mundo seria bem melhor.
    Creio que cada um tem sua vida para viver da forma mais satisfeita possível e tendo os prazeres que lhe agrada melhor. Ninguém sabe do que e de qual modo morrerá. Tão pouco sabe quando isto acontecerá, portanto viver é fazer desta oportunidade de estar para ser.
    Tornei-me abstenço da bebida alcoólica e nem porisso critico quem bebe. Não deixei o tabagismo e nem pretendo deixá-lo. Ouço os vegetarianos ruminando palavras contra quem come carne e meus ouvidos já estão cansados de ouvir as palavras diet e light. Vejam uma multidão correndo atrás de ingressos para os céus e pagam caro porisso nas igrejas pentecostais. Esses buscadores da salvação à preços altíssimos viram a car quando vêem um mendigo na rua ou se nega segurar na cadeira de paraplégico ajudando-o atravessar uma rua. Tudo isto eu não repudio. Acho normal que cada ser humano faça suas escolhas.
    Existem muitas coisas que se ingerirmos fazem mal, mas a que mais faz mal são as coisas que arrotamos em palavras escritas ou verbalizadas.

    Thumb up 17
  23. Nos dias de hoje, com toda a informação disponível acerca de tudo, INCLUSIVE, dos cigarros, as mulheres estão a fumar nos países onde elas “adquiriram” mais liberdade? Não acredito! Tecnologia, informação diponível e mulheres fumando não combinam. Tem alguma mentira aí… Mulher é tudo, menos burra…

    Thumb up 6
  24. Mulheres tem menos neurônios,seria uma hipótese machista de minha parte.Entretanto o que levaria mulheres da alta sociedade a ter vícios tão malignos a todos, mesmo com toda a instrução que pudera ter, benefícios são inexistentes nesse caso, qual o lado bom para esse vício?
    Acho que as incógnitas continuaram, até que tomemos plena onciÊncia das más consequencias que isso trás para todos,tenho 15 anos, e sofro em diversos lugares com a falta de respeito a democracia por parte de muitos fumantes,que costumam fumar entre todos.

    Thumb up 2
  25. quando eu era jovem ,hoje tenho 48 anos fumar era chique.tinha um comercial de cigarros,aqueles cauhoi fumando,a gente achava um charme,mal sabia o estrago que è esta droga bjssssssssssssss

    Thumb up 10
  26. Mulheres poderosas de verdade não tem tempo para vícios. Que poder tem o cigarro sobre o organismo? Ou você acha que é poderoso alguém que tem um hálito de fazer morrer todo mundo que fica à sua volta. Não tem perfume que suplante o cheiro de nicotina de um (a) fumante.

    Thumb up 14
  27. Nem sempre as mais poderosas são as mais sabias e tomam as atitudes mais lógicas, algumas trocam minutos de prazer por anos de vida…

    Thumb up 20

Envie um comentário

Shares
Share This

Compartilhe

Seus amigos vão adorar!