Mulheres têm medo “automático” de ficarem gordinhas

Por , em 14.04.2010

Todas as mulheres têm medo de ficarem gordas “dentro delas” e esse medo é ativado quando elas vêem uma estranha que seja obesa.

Exames cerebrais feitos em mulheres enquanto elas observavam fotos de outras garotas mostrou que uma parte do cérebro relacionada à auto-reflexão é ativada quando a moça da foto é mais gordinha.

Os resultados mostram a que nível as mulheres estão condicionadas a terem medo de ficarem gordas pelas mensagens midiáticas que as bombardeiam todos os dias, com o ideal de beleza magra.

Os mesmos testes feitos em homens mostraram que nenhuma reação é ativada no cérebro deles quando eles vêem um gordinho na foto – o que mostra que as moças têm muito mais chances de desenvolver distúrbios alimentares.

Pesquisadores dizem que os resultados deixam claro que as mulheres ficam com medo de estarem gordas mesmo sem analisar sua figura corporal. Nenhuma das mulheres submetidas aos testes sofriam com distúrbios alimentares. Mesmo assim, a ansiedade em relação ao peso sempre esteve presente nos testes.

Segundo os cientistas, o estudo irá ajudar os psicólogos a criar tratamentos mais eficientes para anorexia, bulimia e outros problemas do gênero.

Essa pesquisa era para mostrar como um grupo de mulheres normais se comportava em relação ao peso e, depois, comparar os resultados com os de mulheres que sofriam com anorexia e bulimia. A surpresa dos cientistas foi perceber que a preocupação com as “gordurinhas” acontece da mesma forma.

Fonte: Telegraph

• Reziani:

O medo as vezes vem , pela falta de conhecimento, digo isso em um sentido geral.Se ha o medo mesmo sem analisar a figura corporal, isso mostra como o medo pode ser advindo da ignorância.

• Marcos Souza:

Wesley Hubris,

Se você tiver orkut, dê uma olhada na comunidade “QI” … seus comentários seriam muito bem vindos lá…

O mesmo convite vale a todos aqueles que gostam de conversar e debater assuntos interessantes como os que são vistos aqui na HypeScience.

Abrços,

• Wesley Hubris:

O sexo é uma irresistível armadilha da Natureza e a forma que o DNA usa para se replicar.
    Sendo que o amor adulto se alimentar de fantasias, de beleza, de gentileza, de segurança e de prazer.
    Existem motivos evolutivos para que desejemos específicos tipos de criaturas, e nos sentirmos atraído por determinados traços físicos, temperamentos ou mesmo certas partes do corpo das parceiras.
    Pois embora na “seleção biológica” e social seja difícil pagar o preço necessário para ficar com quem se deseja, assim como, superar os concorrentes. O macho que consegue se acasalar com a fêmea que considera atraente ou que lhe proporciona algum tipo de vantagem em relação às outras da mesma espécie, seria um vencedor.

Hoje é fácil transar, mas difícil permanecer junto, pois apesar do corpo humano ser um mostruário e a máquina que nos permite fazer tudo o que conseguimos realizar; o corpo pode se transformar numa prisão sem chance de fuga.
    E ser muito gordo, não conseguir exercer um rígido controle sobre a sua anatomia, comer de forma rápida e compulsiva ou ter a tendência de engordar, seria um dos grandes problemas da época atual.