Não suporta chuva, ou não aguenta o calor? Como o clima pode afetar nosso humor

Publicado em 28.08.2011

O senso comum nos diz que humor tem tudo a ver com clima. As taxas de suicídio são maiores em lugares frios. As pessoas são mais alegres em lugares quentes. Tem gente que não suporta chuva, e outros que não são felizes a menos que possam sentir o brilho do sol sobre os ombros.

Mas, do ponto de vista científico, será que a chuva realmente deixa as pessoas para baixo? E o sol levanta o humor? Um novo estudo explorou esta crença popular através de pesquisas com cerca de 500 adolescentes e suas mães. O resultado: o tempo de fato tem um efeito direto sobre o nosso humor.

“Identificamos um grupo de ‘Amantes do Verão’, que eram mais felizes, menos medrosos e menos bravos em dias com mais sol e temperaturas mais elevadas, e menos felizes, mais ansiosos e irritados em dias com mais horas de precipitação”, disse o psicólogo Tom Frijns, coautor do estudo.

Os pesquisadores também identificaram um grupo chamado “Odiosos ao Verão”, em que ocorria o processo contrário dos “Amantes do Verão”. Um terceiro grupo, “Odiosos a Chuva”, também foi identificado. Como sugere o nome, este grupo se sente mais irritado e menos feliz em dias com mais chuva.

“Amantes de Verão” contavam com 17% do grupo de adolescentes, enquanto “Odiosos ao Verão” pesavam 27%. “Odiosos a Chuva” eram 9% do grupo, com o resto dos participantes caindo em um grupo rotulado como “Não Afetados”, ou seja, nem chuva, nem neve, nem gelo, nem o sol parecia afetar o humor desse grupo.

Curiosamente, o estudo também encontrou evidências de que o humor ligado ao clima corre na família. “Mães ‘Amantes do Verão’ tinham filhos também ‘Amantes do Verão’ com mais frequência do que seria esperado por acaso”, afirma Frijns. “Da mesma forma, a frequência observada nas mães e filhos ‘Odiosos a Chuva’ foi duas vezes maior do que a esperada em função do acaso”.

E você? Acha que o clima afeta seu humor? De que maneira?[MSN]

Autor: Natasha Romanzoti

tem 24 anos, é jornalista, apaixonada por esportes, livros de suspense, séries de todos os tipos e doces de todos os gostos.

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

19 Comentários

  1. Odeio calor!! O pior é que eu acho que aqui onde eu vivo(Teresina no Piauí)é o lugar mas quente do mundo,só o Saara que é mais. Aqui não chove desde o inicio do ano e agora que é a epoca mais quente ta fazendo entre 37 e 42 graus!! É horrivel, eu odeio esse lugar.

    Thumb up 3
  2. Eu odeio frio, eu tenho muita preguiça, raiva e estresse quando está fazendo frio. Eu sou mais feliz em dias de tempo aberto, com temperaturas mais elevadas. Apesar do inverno não ser rigoroso na minha cidade, eu não gosto dele. Já no verão tudo fica mais leve, mais alegre e com mais vida. Eu adoro acordar de manhã, abrir a janela e dar de cara com aquele sol lindo me esperando. É muito bom sair na rua e ver um monte de gente com roupas leves. Eu discordo plenamente da frase “No frio as pessoas ficam mais chiques e elegantes”. Me dá agonia ver pessoas todas agasalhadas e encapotadas, o verão é que é chique, na minha opinião.
    E quanto à chuva, sem ela ninguém vive. E eu tenho o seguinte lema “Chova com moderação”. Chuva boa, pra mim, é aquela chuva rápida e moderada, sem trovões e sem queda de temperatura, e logo em seguida, aquele sol lindo de novo. Eu detesto quando é chuva de frente fria, e fica aquele tempo fechado o dia inteiro, principalmente se a máxima for abaixo de 20ºC e/ou o tempo continuar fechado por vários dias seguidos. Isso faz o dia ficar feio, horroroso, triste e deprimente. Eu não me sinto bem quando chove o dia todo.

    Thumb up 5
  3. Excelente post! Mas devo admitir que não aguento climas quentes por muito tempo.Conclui isso quando me mudei de São Paulo para Fortaleza-CE.Pensei que ficaria melhor, mas depois de 3 anos aqui no Ceará fiquei mais estressado, nervoso e irritado, passando até a tomar ansioliticos.Os médicos dizem que clima quente é bom para o estresse, só que, no meu caso, aconteceu o contrário.Já não aguento mais este calor todos os dias e a toda hora.Devo voltar, pois preciso de um clima mais fresco.O engraçado é que todos aqui também reclamam da mesma coisa e, mesmo assim, os médicos insistem em dizer que isso faz bem.Talvez faça, mas não nos 365 dias do ano.Acho que nosso organismo precisa de variações climaticas para se equilibrar.
    Um abraço e obrigado pelo blog.
    LG
    Fortaleza-CE

    Thumb up 5
  4. O fato é que o ser humano não se contenta com nada. Se chove reclama, se faz sol reclama, se esta ventando reclama. Reclama, reclama, reclama, e passa a vida inteira assim.

    Thumb up 3
  5. A minha vida toda odeio calor. Meu humor melhora significativamente em dias frios, nublados e chovosos. :D

    Thumb up 10
  6. Adoro frio e digo com razão da causa
    Quando fui visitar São do Maranhão quase morri de tédio e odio além de desânimo por causa do calor , porém quando fui a Gramado fiquei muito animado e feliz Nunca entendi o porquê das pessoas adorarem tanto o aclor e o relacionarem a felicidade .
    Calor me dá raiva Fico tenso e irritado e sem vontade de nada

    Thumb up 15
  7. Odeio frio e inverno, chega a me dar depressão quando o clima esta “pra baixo”.

    Thumb up 5
  8. Bom, se não existisse um dos dois, a vida na terra não seria possível. Já pensou a terra sem sol ou sem chuva??? As pessoas é que são complicadas,isso sim!!!

    Thumb up 3
  9. Eu adoro a chuva. Tanto que, quando vou correr, prefiro a chuva do que ao sol. Não gosto do calor, mas também o frio em exagero não me agrada. Gosto do “friozinho”. Acho que o meu humor é independente desses fatores, até porque acredito que o humor esteja relacionado também com a situação presente do cotidiano: você até pode ficar feliz com a chuva, mas se algo acontece de ruim na sua vida, a chuva passar a ter um sentido mais “melancólico” do que a alegria. Fala sério também, adoro a chuva quando é pra ficar em casa de bobeira, asisstir a um filme, dormir (…) quando se está de “maresia”, mas quem gosta de um dia de chuva pra ir trabalhar? Circunstâncias também demandam no nosso gosto e vontade momentânea.

    Thumb up 7
  10. Bom não importa a temperatura , mas sofro influências climáticas , pois quando esta frio fico triste , sinto saudades , penso no tempo que perdi dentre outras coisas . E quando ta calor é alegria de dar ate enjoo , pois fico rindo de todos e tudo , faço planos , não vejo a hora de chagar o amanhã … rsrsr’ mas mesmo assim adoro a chuva pois me coloca no chão me faz pensar e refletir e também gosto dos dias de sol porque são neles que se consegue vê o meu sorriso

    Thumb up 3
  11. Eu amo frio, mas nasci e moro no Rio de Janeiro desde criança… o mais frio que consegui presenciar foi 10 °C quando fui em São Paulo, mas eu queria mais… deve ser legal morar num lugar que tem neve. Aqui é muito chato, as pessoas reclamam quando faz menos de 20 °C.

    Thumb up 3
  12. Amo inverno, temperatura abaixo de 10ºC me deixam muito animado, a ponto de hiperatividade, acima de 18ºC me deixam irritado. Chuva é outro fator, amo chuva, me molhar é algo que eu adoro, fico irritado quando chove e eu não posso me molhar.

    Thumb up 16
    • Eu também sou assim!
      Quer me deixar pau da vida, é essa droga de verão que temos no Brasil, onde ainda no inverno, em pleno agosto, começa aquele mormaço que parece que estou na boca do inferno!

      Thumb up 11
  13. Com certeza afeta sim…
    Naquele verão forte aonde mal sair do chuveiro já está suando é impossível ficar disposto pra alguma coisa! haha :)

    Thumb up 3
  14. Odeio frio, fico muito mal no inverno, quase depressivo. No verão eu sou outra pessoa, muito mais feliz e disposto.

    Gosto de chuva também, temporal, raios, ventania. O dia pode estar nublado ou chuvoso, desde que não esteja frio (abaixo de 16º eu ja começo a me encolher)

    Thumb up 4
  15. Também adoro a chuva, dias nublados e frios. Fico mais bem disposto para o trabalho, me alimento melhor, enfim, detesto o calor dos trópicos. No verão gosto cachoeira e muita sombra. Detesto ficar no Sol quente do verão. Mas no inverno um pouquinho de Sol pela manhã ou a tardinha me ajuda a repor a vitamina D.

    Thumb up 11
  16. Quem não gosta de chuva, que reclama, é porque não sabe de onde vem o alimentos que elas comem. Estas pessoas não sabem que tudo que elas comem vem do campo, e para produzir precisa-se de chuva. Por isso eu fico indignado quando vejo uma pessoa reclamando que está chovendo. Eu adoro quando chove!

    Thumb up 18

Envie um comentário

Leia o post anterior:
microfossil-tubes-110822
Mais antiga forma de vida na Terra pode ter sido encontrada

Microfósseis encontr...

Fechar