Cassini envia primeiras imagens de perto da superfície de Saturno

Por , em 9.05.2017

No último dia 26 de abril, a nave Cassini realizou o primeiro mergulho nos anéis de Saturno. O resultado da primeira aproximação é uma série de fotos da superfície do planeta, feitas no intervalo de apenas uma hora.

A NASA fez uma compilação das dezenas de imagens e criou um vídeo da superfície de Saturno, revelando exatamente o que Cassini consegue “ver”.

O que mais surpreendeu os cientistas da agência foram as quinas do hexágono de Saturno, uma região do polo norte do planeta em que um gigantesco sistema de nuvens se movimenta circularmente. A forma geométrica foi identificada há mais de 30 anos e tem quase 25 mil quilômetros de largura, o equivalente a duas Terras.

Esses ângulos sugerem ao cientistas que o sistema de nuvens não está se misturando com a atmosfera ao seu redor. Mas o que está impedindo as nuvens do hexágono de se misturarem com as outras nuvens ainda é um mistério.

Este foi apenas o primeiro mergulho de Cassini de uma série de 22 que devem acontecer até o dia 15 de setembro de 2017. Neste dia, a nave simplesmente vai entrar em combustão na atmosfera de Saturno e se destruir.

“O grand finale da Cassini é muito mais que um último mergulho. É um capítulo final emocionante para a nossa espaçonave intrépida, e tão rica cientificamente que foi a opção óbvia para o fim dessa missão”, afirma Linda Spilker, cientista da NASA. [Business Insider, NASA]

Confira o vídeo completo:

• Ricardo Felicio:

Muitos anúncios que não tem nada de científico. Gosto das reportagens. Mas esses anúncios nos faz duvidar da veracidade…

Ricardo, o Hiperciência coloca o pão na mesa de várias pessoas. De onde vem este dinheiro?