NASA tira fotos de Helene, uma das luas de Saturno

Publicado em 26.06.2011

nasa fotos helene1

A sonda Cassini, da NASA, capturou novas imagens da lua de Saturno Helene, conhecida como a rainha do gelo. O satélite passou a uma distância de 6968 quilômetros dela, mais de um ano depois da última vez que foi sobrevoada, em março de 2010.

Desta vez as imagens estão em melhor qualidade, já que forneceram o lado iluminado na lua de Saturno, virado para o sol. E o que as imagens mostram é que Helene não se parece muito com a nossa lua. Ela é irregular e não tem aquelas características crateras que gostamos de admirar no céu ao anoitecer. Porém, tem a sua própria beleza. Afinal, ela é um astro, E como todos os astros que boiam em nosso sistema solar, tem uma áurea de mistério que intriga e conquista qualquer pessoa!

NASA mostra fotos de Helene

Não é a toa que Helene é considerada a rainha do gelo. Ela se destaca entre as mais de 60 luas de Saturno por várias razões. A lua congelada é um dos quatro “satélites troianos” no sistema de Saturno. Esse satélites são chamados assim porque partilham da mesma órbita de um outro satélite. No caso de Helene, a lua de mesma órbita é a Dione, ainda maior do que a rainha.

A superfície de Helene ainda revela barrancos e falhas que podem ter surgido por deslizamentos de terra (ou, neste caso, gelo). [MSN]

Legal demais, não é? Esperamos que muito em breve a NASA posso nos dar mais e mais informações a respeito dessa lua e de tantas outras do nosso sistema solar. Mas, por enquanto, o que podemos fazer é admirar. E tentar adivinhar que outros mistérios o universo guarda para gente. ;)

1. Cada vez mais o universo nos supreende com novas descobertas. Para a ciência é um enorme quebracabeça e para os religiosos a beleza sem fim saida das mãos do Criador.

• É verdade, só o Criador é capaz de fazer coisas tão maravilhosas.

2. A imagem diz mais que quisquer palavras. Ainda assim arrisco dizer que é fantástica!

3. há faça-me o favor não tem estrelas na foto porque é uma característica da câmera da sonda não capturar as estrelas e dar foco no satélite natural que está sendo fotografado.
    É claro que existe gravidade, mas é tão baixa que esse satélite não retém atmosfera nem seguraria um homem em sua superfície. Moveria-se flutuando e se saltasse, projetaria-se ao espaço. Puxa eu vi uma jovem de 12 anos fazer comentários muito mais inteligentes que certos adultos…

• É, assim podemos perceber o que a ignorância científica pode fazer. Essas pessoas criticam porque não sabem do esforço que foi feito para que pudessemos conhecer nosso Universo.

4. Qnd eu vi o título: “Nasa tira imagens de helene…”
    eu achei q a nasa havia removido as imagens da galeria pública…. kkkkkk…

Cara, a qualidade da foto é realmente algo formidável… keria ter uma câmera dessas… em um tamanho que caiba na não, é claro…

5. ELIZA MARIA; fico muito feliz em ver crianças como voce interessadas em assuntos tão complexos e fascinantes e tenho a certeza que seu futuro será brilhante ! Tenho 53 anos e também sou um apaixonado pelo espaço (às vezes fico vasculhando o céu com pequeno telescópio ) e vejo que nossos jovens não são tão alienados como pensava ! PARABÉNS e continue sempre conhecimentos que te farão um ser útil que nosso mundo tanto precisa !

6. O Universo de anéis e luas de Saturno é mesmo incrível. Temos ali Titã, com sua densa atmosfera, seus lagos e suas chuvas com compostos orgânicos. Temos Encéladus com seus gêiseres que pode ter lagos de água borbulhando em suas profundezas. Olhem uma imagem de Jápeto, parece mais uma colagem de dois mundos de tão diferente que é sua crosta. Vejam Rhea e sua leve atmosfera com oxigênio. O cosmos tem muitas maravilhas e não precisamos ir tão longe pra encontra-las. Essa é Helene, um satélite pequeno e gelado co-orbital com Díone, que é bem maior e esférico. Possivelmente poderia ser uma pedaço arrancado de Díone em algum impacto, mas é preciso mais estudos pra confirmar tal hipótese.

7. Grande Eliza, tu vais longe….longe dessa cambada de ignorantes que te negativaram.

8. Parabéns Eliza Maria ! pelo seu interesse pela ciência, com certeza não vai perder seu precioso tempo entre os orkut´s e facebook´s do mundo virtual.

9. Em vez de ficarem negativando a menina Eliza, nós que frequentamos este belíssimo site deveríamos incentivá-la.
    Pode ser que esta lua não seja a descoberta mais interessante da NASA, mas com certeza não deixa de ser algo fascinante, principalmente aos olhos de uma garotinha de 12 anos que récem estreiou neste maravilhoso mundo da ciência, em particular da astronomia.
    Continue assim Eliza, se maravilhando com as descobertas da humanidade no Cosmos!
    Sorte que quando eu tinha 12 anos não existiam t.r.o.l.l.s…

10. O Que não compreendo é como estava escuro . não deveria existirem algumas estrelas ,ou algo do tipo ao redor ?? Parece mais uma imagem forjada

• Essa é exactamente a minha DÚVIDA!! Porque que não aparecem as estrelinhas no fundo da imagem?? Essas imagens com fundos pretos sem estrelinhas deixa-me furioso!! Por outro lado, se acham q há delizamentos de gelo nessa lua, quer dizer que lá a gravidade não é ZERO, não é???

• Ela é uma lua não tem que ser bonita U_U

• nao disse que tinha que ser, so disse que é.

11. Caramba tenho 12 anos, e sou apaixonada pela NASA, pesquiso muito sobre isso, e essa foi uma das coisas mais interessantes que eu já vi na história da NASA!

• Se quiser algo realmente interessante ao invés de ir ao site da NASA veja sobre as teorias: das cordas, relatividade, etc.

Pelo menos eu penso bem mais com elas, a imaginação é elevada. No site da NASA o mais interessante, fotos, vídeos, e de modo geral, começo ou final de alguma missão acabam chegando em minhas mãos por sites como o Hypescience.

Fica a dica:

Veja esse programa: O universo de Stephen Hawking, Parte 1 http://youtu.be/wzk90EB87f0

Discovery Science, Discovery Channel, The History Channel e National Geographic Channel são os melhores canais pra esse tipo de programa, caso não tenha TV via satélite entre no site, pegue o nome do programa na lista de programação e joga no Google que aparece pra assistir por Streaming (geralmente youtube) ou pra download =P.

• Eliza Maria,parabéns também comecei nessa idade mais infelizmente não tinha pc mais assistia a tv escola.
      Fica uma dica para você este site :
      –> http://www.bestdocs.com.br/
      tem bons documentários entre eles a serie famosa cosmos de Carl Sagan,Horizon – Parallel Universes, para você entender sobre a teoria M.
      Continue assim com fome de conhecimento não pare de forma alguma.

• Bom menina, continue assim. Temos que lutar para que o Brasil se fortalessa na pesquisa espacial para que jovens que gostam do assunto tenham mais oportunidades de seguirem seus sonhos. Eu era bem criança quando assistia as notícias da sonda Galileu desevendando Júpiter, que tem quatro luas enormes e magníficas, e se cansar delas tem mais dezenas de outras, menores. Agora vejo você fazendo o mesmo, dessa vez a sonda é a Cassini e o Sistema é de Saturno. Bons estudos Eliza.

rato