Detector de antimatéria é novo projeto da NASA

Por , em 21.03.2011

Na próxima missão da nave Endeavour para a Estação Espacial Internacional, será instalado um detector espacial da antimatéria.

Detector de antimatéria da NASA

Chamado de Espectrômetro Alfa Magnético (AMS, na sigla em inglês), ele primeiramente irá medir partículas altamente energizadas no espaço e depois buscar sinais de antimatéria e matéria escura no Universo.

O experimento de 1,5 bilhão de dólares deverá entrar em órbita no dia 19 de abril, mas deverá estar pronto já no dia 25 de março.

Apesar de ser uma experiência ambiciosa, cientistas esperam receber resultados interessantes do AMS. [LiveScience]

PS: Você se interessa por antimatéria? Então a gente tem um monte de outros artigos legais que podem interessar a você! Olha só alguns deles:

• Luan:

me da essis 1,5 bilhoes de dolares, que eu faço algu bem mais util, alimentar milhoes de possoas.. ¬¬

• Orlando:

Eh muito louco: Anti-Materia, Materia Escura, Energia Escura, Gravidade que nao tem nada a ver uma com a outra. Cada uma eh uma coisa. Tem muitas coisas a serem descobertas por ai!!!

Abracos a todos os leitores!

• mister saiadin:

esse site é muito loko mais voces te que por mais assuntos sobre o buraco negro que vai engolir a terra por causa do LHC. VLW AE ESSE SITE E O MELHOR AE PESSOAL QUANDO PRECISAR DE ALGUMA PERQUISA É SÓ VIM AQUI QUE ESSE SITE É O MELHOR

• cientista:

• joao victor:

Imaginem as infinitas aplicações que isso teria se os humanos aprenderem a gerar/coletar, armazenar e usar.

Teremos energia teoricamente infinita! As viagens espaciais que demoram milhares de anos seriam reduzidas a horas! Poderemos anular a falta de gravidade em naves espaciais!

A maior aplicação do material mais energético seria na área espacial.

• GUI:

q interessante
    os caras gastam bilhões de dólares com viajens espaciais, e bilhões de pessoas passando fome, aqui no Brasil vai ter copa do mundo, olimpíadas, vão gastar outros tantos bilhões, e a violência cada vez maior, pessoas morrendo de fome, desigualdade e outros tantos problemas….realmente o ser humano foi coisificado…triste

Muito interessante a matéria, a anti-matéria tem inúmeras aplicações, principalmente energéticas.

Só devemos regularizar a questão militar, acredito que é uma tecnologia que é perigosa demais para futuras aplicações militares.

Bom, pelo menos contra alvos na Terra.

• Enzo:

Sinceramente, para mim, experimentos que buscam mais conhecimentos sobre o universo que nos cerca são extremamente úteis.

Porém, no estado atual do nosso planeta, gastar essas quantias de dinheiro absurdas em experiências que não irão ajudar a população (no sentido monetário da palavra) são ridículas.

Experiências como a fusão fria, como já teve uma reportagem aqui no site, e coisas que iriam diminuir muitos custos, e ajudar a melhorar a vida das pessoas, são úteis, independente do valor gasto. Mas gastar 1,5b em algo assim, enquanto o mundo está indo por água abaixo em pobreza e guerras, é absurdo.

É como diz a música da banda “Vera Loca” do RS:
    “A evolução tecnológica, não acompanha os corações… da raça humana que habita nosso planeta.” “[…]Americanos rasgam dólares na lua, famílias no oriente engolem bombas como se tivessem culpa.”

Abraços,
    Enzo.

E pra que serve um recem nascido? [não lembro de quem é essa frase no momento, mas ela é linda! **]

Se pudessemos identificar a antimateria no espaço poderiamos, apenas como um exemplo tosco e rápido, usar a energia causada pela anulação da materia para impulsionar naves espaciais.. sendo assim não necessitariamos de energia termica e nem nuclear para viagens pelo espaço.. sem contar que teriamos muito mais velocidade e aproveitamento de energia na nave..

Mas eu tb acho que deveriamos primeiro resolver os problemas da sociedade terrestre para só então buscar o espaço.. usar 1,5Bilhões de Dolares para por exemplo erradicar a fome.. faltaria só mais 68,5 Bilhoes para a fome no mundo acabar.. para levar agua potavel pra todos [apesar de dizerem que 5litros de agua potavel é o que tem pra cada um no mundo, mas é mentirinha]

Boa sorte aos cientistas que buscam o espaço.. e mais sorte ainda para aqueles que mantêm o pé no chão.

Tá legal… e qual o propósito desse experimento? qual seria a relevância de se achar e/ou medir a antimatéria no universo? quais aplicações práticas?

Eu sou a favor desse tipo de experimento… no entanto, devemos considerar os custos Vs benefícios para a humanidade… de q adianta gastarem bilhões em dinheiro se eles mal podem nos explicar exatamente pra q isso nos servirá?

Anti-matéria é uma matéria “complementar” ou “oposta” à matéria normal. Quando se encontram, se aniquilam mutuamente, deixando como resultado energia na forma de raios gama (por isto é chamada de anti-matéria, por que anula a matéria).

A antimatéria surgiu da mecânica quântica, que primeiro pressupos a existência de uma anti-partícula para cada partícula. Assim, o elétron tem um anti-elétron, que tem mesma dimensão, mesma massa, mas carga com sinal invertido, e é chamado de pósitron. No início a anti-matéria era só teórica, servia para equilibrar as equações da mecânia quântica, mas com a detecção de pósitrons em aceleradores de partículas, a coisa mudou de figura.

Só por curiosidade, a detecção de um pósitron se faz observando o rastro que ele deixa em uma câmara de vapor. A direção em que ele curva a sua trajetória em um campo magnético indica uma carga positiva, e o raio da curva indica uma massa igual à do elétron. Ora, um elétron com carga positiva não existe, então só podia ser o famoso pósitron…

• EltonCampoGrande:

Eu, Eu, eu explico!!

De acordo com os cientistas nosso universo, bem no começo mesmo era composto por matéria e antimatéria, cujo a matéria era um pouco mais que a antimatéria. A antimatéria ao se chocar com a matéria, resulta em uma explosão com 100% de aproveitamento de energia, pra vc ter uma idéia a bomba atômica tem apenas 2% de aproveitamento da energia para a destruição. Então resumindo a antimatéria é o oposto da matéria, a matéria é composta de átomos que é composto de elétrons e prótons. Os elétrons tem carga elétrica negativa e os prótons tem carga elétrica positiva, sendo assim a antimatéria é o inverso disso, os elétrons são formados por carga elétrica positiva e os prótons por negativa. Os dois entrando em contato resulta na explosão como foi dito acima.
    espero ter ajudado a tirar suas dúvidas até+++.

• EP:

Só faltou explicar o que seria antimatéria…