Nebulosa de Órion: dentro de uma colossal chocadeira cósmica

Publicado em 21.03.2013

Nebulosa de Órion foto

A Nebulosa de Órion é um grande (tem 40 anos-luz de comprimento) e belo “berço de estrelas”. Na imagem acima, gás brilhante cerca estrelas que têm “apenas” alguns milhares de anos (jovens, na escala de tempo do universo). A imagem foi editada para evidenciar a diferença entre emissões de hidrogênio, oxigênio e poeira espacial.

Também conhecida como M42, a Nebulosa de Órion fica a cerca de 1,5 mil anos-luz da Terra e pode ser vista a olho nu, próximo a três estrelas facilmente identificáveis da constelação que lhe dá nome. Outro fato curioso: ela e o nosso sol ficam no mesmo “braço de espiral” da Via Láctea.[NASA]

Leia mais sobre o espaço em:

Autor: Guilherme de Souza

É jornalista empenhado e ilustrador em treinamento. Curte ciência, cultura japonesa, literatura, seriados, jogos de videogame e outras nerdices. Tem alergia a música sertaneja e acha uma pena que a Disco Music tenha caído no esquecimento.

1. É uma nebulosa espetacular, mesmo você morando na cidade grande, consegue visualizar bem ela, apenas com um simples telescópio amador ou binóculo já é possível admirar bem algumas de suas estrelas.