No futuro, América, Ásia e Europa se unirão em um continente

Por , em 9.02.2012

Você provavelmente se lembra, das aulas de história, de que os continentes já foram um só, 300 milhões de anos atrás – o supercontinente chamado Pangeia.

Agora, segundo uma nova pesquisa, eles podem começar a se juntar de novo. Pesquisadores da Universidade de Yale previram que a América e a Eurásia (Europa e Ásia) vão se juntar sobre o Polo Norte daqui 50 a 200 milhões de anos.

Eles afirmam que a África e a Austrália vão aderir ao novo “supercontinente” também, e isso marcará o próximo encontro de massas de terra do planeta.

As massas da Terra estão em constante movimento, conforme a atividade tectônica terrestre ocorre. Isso gera áreas como a Dorsal Meso-Atlântica, onde a Islândia formou, e áreas como a da costa do Japão, onde placas se encontram causando terremotos.

Os geólogos acreditam que, ao longo de bilhões de anos, estas placas mutáveis levaram os continentes próximos uns dos outros, criando os supercontinentes hipotéticos Nuna, 1,8 bilhões de anos atrás, Rodínia, um bilhão de anos atrás, e, em seguida, Pangeia, 300 milhões de anos atrás.

O próximo supercontinente já ganhou o título provisório de Amasia, já que deve representar a convergência das Américas e da Eurásia.

O que os pesquisadores se propuseram a fazer é prever quando e onde ele irá se formar, olhando para seus antecessores.

O modelo criado pelos cientistas coloca as Américas reposicionadas (fechando o Caribe) dentro do que é conhecido como o “anel de fogo” do Pacífico. A Europa, parte da terra da Eurásia, a África e a Austrália estão previstas para participar da fusão continental, com apenas a Antártica deixada de fora.

A previsão é baseada na análise de dados magnéticos de rochas ao redor do mundo que trazem informação de eras passadas.
Quando se formam, seja por lava esfriando ou sedimentação, rochas antigas “trancam” dentro de si sua orientação magnética.
Enquanto isso indica a latitude com muita precisão, historicamente não há indicadores de longitude.

Mas os pesquisadores descobriram que, após cada supercontinente histórico ser montado, o supercontinente inteiro passaria por uma série de rotações em torno de um eixo estável na linha do equador.

Isso quer dizer que cada supercontinente forma sucessivamente 90 graus de distância de seu antecessor. Estudos anteriores sugeriram que os supercontinentes se formariam seja na mesma parte do mundo ou em lados alternados do globo.

A nova pesquisa proporcionou uma melhor visão sobre a história do nosso planeta. E, se estiver correto, pode prever o nosso futuro.[BBC]

Que são 200 milhões de anos antes ou depois para a eternidade? Um simples piscar de olhos. Os continentes já estiveram unidos, há alguns milhões de anos. Ninguém sabe exatamente quantos, apenas calculam que sejam 200 ou 500, sei lá, mas se desuniram, um dia se unirão novamente,isso não há dúvidas, só que não será a mesma coisa. Por exemplo a Lemúria, que ia desde mais ou menos a Austrália, passando pela África até, onde é hoje a Cordilheira dos Andes e onde, segundo a Teosofia, a humanidade passou a fazer sexo, para se reproduzir, não precisa repetir isso, pois de sexo já entendemos bem, talvez encontraremos um outro meio de reproduzir, não acham?

• João Assumpção:

Vou esperar um pouco mais para comprar aquela passagem de avião. Com certeza vai ficar mais barata.

• Raimundo:

ei,esse cara estão ficando loucos+0+–
    */6.329
    633,3
    +9.

• Raimundo:

como assim? vão tirar terra de onde, para aterrar o lugar? e qual a engenharia??

• Marco:

O movimento das placas tectônicas será responsável pela junção dos continentes…

• iran:

1 eu gosto como meu continente americano estar 2 nao fale bosta 3 eles tao doido nunca isso vai acontecer e eu nao quero isso

Carlos Machado, você precisa procurar produtos de mais qualidade. A Souza Cruz industrializa seus produtos com mais tradição no quesito sabor, efeitos e preço. Nos camelôs, você encontrará só falsificação, inclusive daquele que, presumidamente, você despertou interesse. Nesse, você tem que tomar um certo cuidado também na aquisição.

Os cientistas, suas buscas e teorias, os palpiteiros de plantões e suas idéias oscilam na medida que o gelo do copo de wisky vai derretendo nos hemisférios cerebrais e a fumaça do base… vai subindo e levando o que de aproveitável comporia para manter-se estabelizado. Isso tudo vai danificando o senso crítico e cultural.

Posts de Matérias no HC:
    01- A Terra está engordando – 02-08-2011
    02- Planeta Terra está perdendo massa a cada dia – 07-02-2012

Necessário se faz e urgente, uma academia de ginástica para nosso planeta. Determinar regras para evitar o efeito Iô-Iô e manter o equilíbrio entre massa e gordura.

• Litelton:

Acho que depois desse supercontinente, eles ir~eo se separa de novo, formando novos continentes, pois com a constante movimentação das placas, irá ficar fazendo isso!

• Tiago Moah Weimer:

Aham, é o que o texto acima mencionou…

• Marcos-DF:

Bem, se a teoria da deriva dos continentes é certa, e eu acho que é, então, é claro que o próximo passo seria o reencontro das massas continentais.

Efeitos da Globalização. Provavelmente uma nova moeda com nome antigo surgirá, o denário.
    Um salário mínimo será em média 30 denários.

• Carlos Machado:

Que q se fumou????

• José:

Com essa união havera mudanças naturais e climáticas no mundo. Como fica a amazonia e o deserto do saara se fundiram naturalmente ou o deserto sera dominante. E o pico everest qual sera sua altura até lá?

• Evaldo:

Interressante esse estudo, pois seria mais fácil observar a movimentação dos continentes, em que direção estão se movimentando e ai sim formar um mapa com sua possivel união.

• ira:

Verdade mesmo ???

• nght:

é engraçado pensar na mistura de nomes de continentes, rs

Queria ver quando a africa se unir aos estados unidos…

Eurasérifrica

Quando a pangeia se forma, a vida passa por transformações radicais, mas que vão ocorrendo gradativamente ao longo dos mesmos milhões de anos da deriva continental. Nos oceanos, as rotas migratórias mudam drasticamente, pois todos viram um só enorme oceano, que invade constantemente a massa continental porque os efeitos de maré aumentam muito. (maior massa oceânica, maior atração gravitacional da Lua e do Sol). No continente pangeia, a vida e as florestas concentrar-se-ão nas bordas, tornando a maior biomassa planetária aproximadamente Ciliar. Como as massas de umidade geradas pelo oceano não conseguem adentrar fundo num continente global, no interior da pangeia forma-se um deserto gigantesco, habitável somente aos mais adaptados seres vivos, como os insetos. No espaço, o maior efeito das marés fará com que se acelere o afastamento da Lua, que atualmente é de 4cm por ano.

• R^ml:

Os continentes hoje se afastam em velocidade constante? O movimento já foi acelerado ou desacelerado? Nada sabem se não souberem isso ao menos.

• Eduardo Amaral:

O fato meu amigo é que os continentes estão se afastando em velocidade (medida) razoavelmente constante. Mas o quê isso tem a ver com a veracidade da informação?

O tempo para a união.

Se estão em desaceleração, levarão muito mais tempo e vice-versa.

Hoje esta velocidade é razoavelmente constante, quanto era há 200 anos? 500 anos? 1.000?

O mundo é redondo, não plano. Se os continentes se afastam num lado, se aproximam no outro.

• Tiago Moah Weimer:

Pelo que me lembro, a América se afasta da África cerca de 3 cm por ano.
      O planeta é uma esfera, então se de um lado se afastam, no outro se juntarão.
      Capisco?!

• R^ml:

Claro que a Terra é um globo e que o que se afasta de um lado se aproxima do outro…

Mas o movimento em questão esta acelerando ou desacelerando? Como era há 1.000 anos?

• Danilo M.:

Se os contimente se juntarem poderá haver muito menos espécies do que eles ainda possuiam separados como era em Pangéia ,isso porque o isolamento dos continentes ajuda as espécies tanto de plantas como a de animais a iniciarem caminhos evolutivos diferentes,nesse futuro novo supercontinente haverá desertos maiores que o Saara porque as chuvas trazidas pelas correntes de ar umídas nunca chegaria ao centro do continente justamente por causa de sua enorme dimensão.Assim foi com Pangéia e assim poderá ser novante!!!

• Tiago Moah Weimer:

Calma cara. LEmbra da máxima:
      (Na natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma)
      Pois é, é o que vai acontecer…
      Obs.: Do jeito que destruimos, essas espécies não vão estar mais aqui em muito menos tempo 😉

• david lee:

Eu aposto um cheque de um milhão de dólares que isto não vai ocorrer.E pensar que temos pessoas ou psedo-especialistas que gastão milhares de dólares,dos contribuintes com estas fantasias.E Eu perdendo meu tempo com isto,é pra acabar mesmo…

• Eduardo Amaral:

Gente ignorante como você deveria ficar calado.
      Isso não é uma teoria, é um fato mensurado. Leia mais e para de falar bobagem.

• Andy:

Na verdade eu acho que o “fato” é os continentes estarem se movendo. A teoria (óbvia por sinal) é a previsão de que no futuro vão se chocar. Então é sim uma teoria.

Só porque algo é óbvio, não significa que necessariamente que não seja uma hipótese, mas concordo que ignorantes alienados como o cidadão acima deveriam ficar calados.

• Emerson Brito:

Está apostado !

Mas você vai ter que estar aqui daqui a pelo menos 50 milhões de anos para receber seu cheque, se realmente isso não acontecer !

• Tiago Moah Weimer:

Os pseudo-cientistas estão com a razão meu velho!!

• Daniela:

Que hilário!
    Rsrs

Ótimo, adorei essa. pena não poder estar aqui para ver!

• MariannaGoret:

Pena? deveria agradecer. Porque do jeito que as coisas estão andando por aqui hoje, não tenho tanta certeza que irá existir algum humano na Terra. Se em 50 anos, acabamos com 60% dos peixes em pesca de atum e outros peixes mais populares, Imaginem em 200 milhões de anos? Ta bem, estou sendo radical… mas com certeza esse planeta não vai ser um lugar muito confortável de se morar.