No futuro, você verá o filme no cinema, e o cinema verá você

Publicado em 28.11.2010

Alguns filmes – e principalmente algumas salas de cinema – são tão realistas que dão a sensação de que os personagens da história estão olhando diretamente para você. Num futuro próximo, porém, é bem possível que você esteja realmente sendo observado. A empresa de segurança chamada Aralia Systems, do Reino Unido, acaba de receber uma doação de US$ 350 mil para usar o sistema para coletar dados de audiências.

É comum nos países da região os cinemas disporem câmeras voltadas para o público para perceber a ação de espertinhos que gravam o filme com suas máquinas particulares para depois ganhar com isso. A ideia é apenas mudar o atual uso.

As câmeras vão iluminar o público com infravermelho e criar imagens 3D da plateia. Usando tecnologia de reconhecimento facial, eles vão saber de que maneira você está recebendo as imagens, se você foi surpreendido ou está simplesmente entediado, até mesmo se você chegou ao cinema com os amigos ou sozinho.

Os anunciantes vão utilizar os dados para determinar se eles estão fazendo suas mensagens serem entendidas pelo público ou não, e ajustar os anúncios em conformidade. A tecnologia também poderia ser uma bênção para os estúdios de cinema executando sessões de teste – por que perguntar como você se sentiu sobre o filme, se eles podem ver por si mesmos? [PopSci]

Autor: Rafael Alves

Quer copiar nosso texto? Siga estas simples instruções e evite transtornos.
Compartilhe este artigo

19 Comentários

  1. esta notícia e o seu tom mostram uma total falta e noção das implicações orwellianas de invasão de privacidade que tem uma tecnologia destas… é assustador que dêem publicidade a uma situação destas sem denunciar o escandalo que é. aliás a frase final do artigo mostra bem que a intenção de quem o escreveu. o jornalismo mudou e, de facto, a maioria das pessoas nem repara, mas quem ainda sabe pensar e escrever percebe o tom calculado com que as palavras vão sendo escritas.. tudo isto são medidas que estão previstas há muito tempo. como o facebook que sem repararmos se tornou numa rede social de “chibos” e “delatores”.. e começa sempre da mesma maneira subtil, leve, consensual e cor-de-rosa… estamos mal.. estamos muito mal..

    Thumb up 2
  2. OMG, uma sala grande tem umas 300 pessoas, muitas vezes mais, uma câmera não vai mudar quase nada.

    Sexo no cinema concordo que não é certo [ a não ser cinema porno ] mas se começaram a dar problema com a pegação normal, ai vai ser complicado.

    Thumb up 0
  3. Essa nova tecnologia não irá me atingir. Gosto de assistir filme no conforto da minha casa.

    Thumb up 24
  4. Isso quer dizer: Chega de sexo no cinema.
    (Nos cinemas da minha cidade já virou moda sabiam?)

    Thumb up 5
  5. PRIVACIDADE??????
    vc está no meio de uma sala com 50 ou mais pessoas, se axa q tem privacidade nisso. Seria ateh bom pois assim fariam filmes de melhor qualidade, ou aprender como controlar a massa melhor, ai eh um problema.

    Thumb up 3
  6. 1984 já vai longe… a Teletela chegou sorrateiramente e está onde nenos a esperamos, mas, isto não é cinema: se realmente queremos falar do cinema no futuro, imaginemos que em um futuro não muito distante estaremos assistindo, em um estádio, um jogo que estará sendo realizado, no mesmo instante, em um outro estádio… talvez, do outro lado do mundo, ou mesmo, poderemos vê-lo em um holograma menor na sala de nossa casa.

    Thumb up 3
  7. ver o cinema e o cinema nos ver ?? eu ja ví um negócio bem parecido … se chama TEATRO !!

    Thumb up 32

Envie um comentário

Leia o post anterior:
mascaratensa
Ladrões de corpos? Delírio transforma os seus entes queridos em impostores

Num dia comum de jan...

Fechar