Nosso universo pode estar dentro de um “Buraco de Minhoca”, que estaria dentro de um Buraco Negro

Por , em 11.04.2010

Você acha que as teorias dos astrofísicos são malucas? Espere até ler essa: um físico está tentando provar que nosso Universo fica no interior de um “buraco de minhoca” e esse buraco de minhoca estaria em um buraco negro que, por sua vez, faria parte de um Universo muito maior.

E o pior é que a teoria do sujeito, chamado Nikodem Poplawski (não, não estamos brincando) até faz sentido. Usando um sistema euclidiano chamado de coordenadas isotrópicas, ele descreveu o campo gravitacional de um buraco negro para fazer um modelo de movimento radial geodésico de partículas massivas em um buraco negro.

Estudando o movimento radial em dois tipos de buracos negros – Schwarzchild e Einstein-Rosen (as duas soluções matematicamente aceitáveis pela relatividade) – e aceitando que apenas experimentação ou observação podem revelar o comportamento de uma partícula em um buraco negro, Poplawski diz que, como só podemos ver o exterior de um buraco negro o interior pode ser apenas visto se um observador adentrar no buraco negro.

“Essa condição seria satisfeita se nosso universo estivesse no interior de um buraco negro que, por sua vez, estaria dentro de um universo ainda maior” diz Poplawski.

A teoria dele é que o buraco negro seria conectado por uma ponte Einstein-Rosen (conhecida como Buraco de Minhoca) a um buraco branco – o reverso do buraco negro. Cada ponte teria um universo, como o nosso, residindo nela.

Logo, a conclusão de Poplawski é que o nosso universo pode estar
dentro de um buraco negro. O modelo pensado por ele explicaria, até mesmo, o fenômeno conhecido por expansão cósmica.

Fonte: LiveScience

• Eduardo Dutra:

A evolucao nao se da em universos mas sim em dimensoes, estamos no nivel materia, energia, espirito, depois nem sabemos o que vira

• Gil Souza:

Bom eu penso assim só saberão se estão certos ou não no dia em que mandarem algo que seja tragado por um buraco negro….

• Junior Lima Jr’:

Eu já desconfiava: estamos no fiofó do universo.

• Adriano Pires:

Faz Sentido!

• Lucas H Demartine:

legal o post… mas tenho minhas dúvidas…

• ayronD12:

Bem, eu adoro ciencia e admiro as oppinioes das pessoas inteligentes sobre o universo, vou dar minha opiniao sobre duas coisas, esta teoria e a teoria da viagem no tempo,
    1: um buraco negro tem a gravidade distorcida e nao circular como da terra, ou seja, se a terra entrasse em seu tamanho normal que conhecemos hoje entre dois pontos de gravidade distorcida, a terra seria literalmente esmagada pela gravidade do buraco negro, no entanto se a terra fosse ainda maior antes da criação dos dinossauros e de tudo, um pedaço dela entraria no buraco negro e apenas nesse caso a teoria estaria certa, realmente este homem criou uma teoria que pode estar correta, e provaria outras circunstancias para deixa-la possivel como a que acabei de falar.
    2: viagens no tempo não são impossiveis totalmente quanto dizem, mas o tempo é absoluto de acordo com a teoria de isaac newton, e como um buraco negro e composto de energia, o corpo que passase por ela, inteiro, seria empurrado pela alta velocidade da energia e o tempo ao seu redor seria mais lento, assim a viagem no tempo seria possivel, mas tambem nao é pra tanto que nem nos filmes que as pessoas voltam 100 anos no passado, não, demoraria milenios para atravessar o espaço, mas dentro de um buraco negro poderia demorar dias, assim um buraco negro seria um transportador e uma maquina do tempo natural ao mesmo tempo.

• Joao Paulo:

_ As pesquisas científicas sobre o cosmo vai estagnar por motivos óbvios, falta de condições de sobrepor as dificuldades de descobrimento, em outras palavras não tem como seguir em frente, isso é porque o sacrifício pode até valer a pena, mas porém lidar com forças descomunais exige o conhecer pleno do que esta lidando do contrário será investimento monumental pra nada.as pesquisas ja se baseiam na tentativa investigatória antes de investir, mas como descobrir coisas tão intrinsecamente oculta.

• Isabella Ferreira:

Se isso for verdade e se ate onde sei,a dois universos menores que o nosso dentro do sistema solar. Que interessante.

• tammy:

concordo….na minha opiniao esta é a teoria mais logica….o nosso sistema via lactea parece uma minhoca…o resto sao gases, luzes e cores com propriedades quimicas que roubam a atençao dos cientistas… fora desse buraco minhoca concerteza ha mais universos… porque ate hoje ainda nao colocaram nada no buraco negro para ver o que encontram no final, para mim o buraco negro e uma passagem para outros universos… mas a dificuldade de la estar e como descer as profundezas no oceano e ao mesmo tempo estar em um redemoinho.

• Oestudante:

Eu vou fazer um teoria ou copiar(Não sei se existe)

Corrente paralela: Fica num lugar do universo que ninguém alcançou, um buraco Preto e branco que suga toda a matéria que seja fria nesta parte do universo, muito difícil de encontrar perto de Galáxias, muito difícil de usar, pois nosso corpo é “quente” e seria uma eternidade para ele detectar matéria quente para sugá-la, em 20 anos ele conseguiria detectar. O outro mundo pode prejudicar a nossa matéria e pode ter uma desastre radioativo dentro do nosso corpo, então teríamos que usar uma cápsula de chumbo e quartzo. Isso teria parado as ondas radiativas, e talvez até dado uma proteção para nosso corpo. Essa teoria acabou de ser explicada e é muito equivocada

• Jeferson Müller:

mil tretas!

Leiam o blog:”Olhando o Universo”. Verão que existe outra alternativa para o universo que não o big bang.

• Flaubert José Silva:

se isto e possivel, provavelmente temos universos paralelos.

• Eduardo Suhett:

“Primeiro nós temos que tirar da cabeça que tudo tem um início e fim, o espaço é algo inventado pelo homem “

Buraco negro,dentro de um boraco de minhoca. Quanta besteira.

Então porque leu? e se deu o trabalho de comentar? isso aqui é FÍSICA, é ciência de alto nível, sem ela nem computador tu estaria usando.

• A.S.S.:

Se acha isso besteira, então vai chupar sua chupeta no seu canto.

• Vivian Luanny:

ameei a explicacao e tbm o meu trabalho ficou super show com o resumo dessa pagina . muiito massa velho .

• Andre J. L.:

Curioso, se as pesquisas de Poplawski forem confirmadas, e nosso universo estiver mesmo dentro de um buraco negro, ou um “buraco de minhoca” que conete dois universos proporcionalmente maiores. Então teremos de crer que todos os buracos negros teriam o mesmo coportamento no universo. É sabido que neste nosso universo existe um buraco negro, localizado a 40000 anos luz da via láctea no sistema GRS 1915+105. Seria possível crer então que neste buraco negro também exista um outo universo proporcionalmente menor que o nosso que conete o nosso universo a um outro universo e que estaria como o nosso, confinado no possível buraco negro defendido por Poplawski. Que doidera não!

Existem mais buracos negros na nossa Galáxia, até onde eu sei. É uma ideia interessante, e foi criada uma teoria evolutiva em cima disso: os universos que possuem buracos negros acabam criando Universos também capazes de criar buracos negros. Isto implica que a grande maioria dos Universos que supostamente existem também tem condições de abrigar vida.

Mas isto é uma hipótese, e ainda não foi testada. Pode ser simplesmente uma ideia legal, mas sem fundamento.

• L Continuum:

Hã? Então podemos dizer que o LHC é 100% seguro?

• Eduardo Dutra:

bob marley ja dizia rs

• antonio carlos rodrigues de oliveira:

Olá amigos!! Gostaria de dizer-lhes que toda descoberta cientifica é interessante,mas merece sempre mais uma análise!! Toda descoberta cientifica deixa-nos cada vez mais conscientes de nossa própria pequenez,e da grandiosidade do Criador…. Aos responsáveis pela divulgação destas noticias através deste site,vai aqui uma sugestão:FAZER UMA SELEÇÃO DO MELHOR DAS DESCOBERTAS E DISPONIBILIZA-LA ATRAVÉS DE UM LIVRO!! Que tal,senhores,mais uma contribuição valiosa? Obrigado a todos!

• Beel:

“e da grandiosidade do Criador….”

vc não tem moral pra comentar qualquer coisa sobre ciencia, qualquer retardado mental q use o nome de um deus pitoresco sempre terá sua mente retardada para as descobertas, e fará(como já foi feito a muitos fisicos importantes e por sinal, corretos, como Galileu q disse q a terra era redonda…) criticas inuteis q tendem a denegrir o avanço da tecnologia pelo simples medo de saber q não temos um criador pra nos prover ou nos receber quando essa vida efemera q temos se acabar.

gente como vc não pode e nunca poderá comentar ciencia, pq gente como vc é o atrazado do mundo, vcs fazem com q a nossa vida regrida um pouco cada dia, quase anulando o avanço tecnologico.

• Salatinov:

Muitas das descobertas dos homens ja estava escrito na Bíblia, por exemplo, A Ciência se Multiplicaria; O homem escolheu conhecer a ciência do bem e do mal; a bíblia diz sobre:ceus dos ceus; Tb. a terra era sem forma e vazia e havia trévas sobra a face do abismo; fala tambem que Deus é Luz. EINSTEIN Disse algumas frases:A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original; Quero conhecer os pensamentos de Deus…
      O resto é detalhe;[Certa vez, perguntado qual a definição de luz]: A luz… é a sombra de Deus…

Todo universo que podemos ver esta contido na ( lâmina e na lamínula do Microscópio de Deus.Deus é:
      – Onipotente: Aquele que pode todas as coisas.-
      – Onipresente: Aquele que está presente em toda parte.
      – Onisciente: Aquele que possui todo o conhecimento, toda a ciência.

• Leandro Lobato:

Salatinov, Já vi varias pessoas comentando sobre esse suposto versículo “A Ciência se multiplicaria” supostamente citados na bíblia. Me mostre o texto onde cita isso que eu quero conferir.

• Cientista_de_Deus:

Tá aquí…
      Se você quiser conferir, está no Livro de Daniel capítulo 12 e versículo 4.
      Que diz: “Tu, porém, Daniel, cerra as palavras e sela o livro, até o fim do tempo; muitos correrão de uma parte para outra, e a ciência se multiplicará.
      Daniel 12:4”

• Harzer:

Calma amigo, isso não é uma descoberta cientifica, mas sim uma teoria criada.

• Gustavo Hakime Contini Silva:

Cara, você está equivocado na interpretação dessa passagem da bilbia. Naquela época sequer existia ciência como doutrina ou método cientifico. Vamos ao significado da palavra:
      “Ciência é uma palavra que deriva do termo latino “scientia” cujo significado era conhecimento ou saber.”
      Logo deduzimos que o termo foi usado pra descrever o conhecimento, ciência, o saber da palavra, quer dizer que simplesmente todos saberiam da palavra. Entendam uma coisa, é impossível misturar religião com ciência por um motivo muito simples e que constrói um abismo entre as duas coisas: o método cientifico.
      E pelo amor de deus, aprendam a interpretar os textos que leem! Como querem espalhar a palavra de deus se mal conseguem entender ela?

• Felipe F. Pimenta:

Calma ae Beel, o Antonio Carlos não citou o nome de nenhum deus, mas disse apenas ”criador” que no caso pode existir ou não, fato o qual você (Beel) não pode dizer se existe ou não, a não ser que você saiba quem criou a nossa realidade (o que te tornaria alguém muito inteligente né?) então enquanto ninguém aparece com a resposta para isso vamos nos focar em resolver problemas que possamos observar ou medir 🙂

• tatiii:

Muito interresante o post…
    acredito sim na teoria dele!! tem muitas coisas que ainda não temos nem ideia que existe… concerteza o o ouniverso é enorme e não estamos sozinhos nele…o iniverso é uma caixinha de surpresas cada dia mais descobertas!
    quero muito estar viva quando descobrirem a verdade!!!
    shuashuahssuaahhua

• phelipe:

Fabio acredito muito na ciencia mas acredito que acima de tudo esta deus acredito que ele veio primeiro e ate hoje nao descansou, a terra nao foi sua primeira criaçao com certeza pra mim deus se criou. E criou o universo e continua criando o universo o planeta terra simplesmente faz parte de suas artes.
    ou voce crê que deus criou a terra o homem tudo que o homem ve e pronto vai descansar para sempre vendo o homem fazer o que quizer?

• Layla:

De três coisas eu tenho certeza ( ou não ) o universo é enorme , pode existir ou não , e provavelmente eu não vou está viva pra saber o que tem no fim da linha.

• Joao Paulo:

Isso pra vc ver jorginho, mesmo as pesquisas avançadas como as que temos hoje deixa muito a desejar, não que elas desmereçam, mas a questão é que o poder de quem governa tudo isso, é sumamente grande pra que meras criaturas possam compreender e desvendar, quanto a nós ele afirma que pra ele somos uma fina camada de pó no tabuleiro, somos pequeninos para nos ater de toda obra que ai esta, infelizmente a ciencia com todo recurso não preencherá tudo que existe e exige respostas nem a daqui mil anos, seria nescessário poder sobre humano para aumenos tentar.

• Anônimo:

Buracos negros. Uma fonte de brincadeiras. Até viagem no tempo se atribui a eles. Viagem no tempo é uma coisa que nunca existirá. Se fosse possivel já teriamos sabido, pois quem não visitaria o passado?

• Harzer:

Bom, a teria da viajem do tempo ja diz que a “maquina do tempo” não pode viajar para um ponto no espaço-tempo antes da data de criação dela, então, seu argumento é implausível para desvalidar a viajem no tempo.

Estamos andando de 4 com relação ao Universo.
    Antigamente também disseram de tudo sobre nosso Planeta.
    Coisas,que hoje sabemos ser absurdas…
    Essas não ficam atrás!

O bom mesmo e viver a vida!
    Feliz 2011 para todos!
    Muita paz e o Eterno em nossos corações(quem acredita Nele).
    VIVA A VIDA!

• Fábio Machado:

Então isso me leva a indagar: quem veio orimeiro o universo ou o buraco negro?

• phelipe:

cp li sobre os atratores e concordo em termos com voce nos podemos estar dentro de um buraco negro sim e podera haver outros big bang’s como pode estar havendo um bem longe daqui neste exato momento. a terra surgiu de um big bang isso e fato!
    afinal ainda ouvimos ruidos do big bang.
    se realmente estamos dentro de um buraco negro ainda nao achamos a sua boca e nem ousariamos sair desse buraco negro pois podemos achar muitas coisas estranhas por ai existem certas perguntas que sao melhores sem respostas.

Retribuindo o feliz ano novo e desejando a todos que frequentam o site…

• Joao Paulo:

Isso é pra deixar qualquer normal louco.

• cp:

phelipe, quando o caio falou em fractais, é bom lembrar que a teoria do caos trabalha também com atratores, e se vc pesquisar na internet (o grande atrator) verá que existe uma boa possibilidade, eu diria, de que este ponto se configure num próximo big bang…
    é claro que a imaginação corre solta, mas não aleatoriamente,e eu não tenho dúvidas de que é ela que possibilita os avanços do conhecimento da humanidade.
    feliz ano novo!

• phelipe:

cp seria possível haver um segundo big bang?
    talvez sim!
    o universo e infinito! e nao existe nada mais infinito que o propio infinito.
    essa teoria pode ser verdadeira ou falsa, ela tem um ponto de logica mais ainda nao saiu da teoria.
    já vi em outros lugares que cientistas pretendem mais nao tem coragem de simular buracos negros para estudar melhor sobre eles tecnologia eles ja tem mas tem medo de nao conseguir controlar os mini buracos negros que poderam criar estao pesquisando melhor para descobrir como ter certeza se realmente podem lidar com um buraco negro.
    o mundo é do jeito que é mas quanto mais pudermos saber sobre ele melhor ele ficará…

• Retrospectiva 2010: as 10 mais significativas notícias espaciais:

[…] negro, se uma análise baseada na teoria da relatividade de Einstein estiver correta. Leia mais aqui. 2. A velocidade de dobra é […]

• cp:

resposta ao Caio…”Se a teoria do Poplawski estiver correta, os buracos negros de nosso universo conteriam outros universos que poderiam ter outros buracos negros com outros universos contidos. Mas daí nosso universo seria um buraco-negro dentro de outro universo maior, que poderia ter outros buracos-negros com outros universos.
    Desta forma, teriámos uma estrutura fractal, onde o macro está contido no micro.”
    _acho que existiria no caso um limite acima do qual o BN além de não se evaporar, distorceria o espaço-tempo a ponto de, se agrupando, forçar a sua ruptura, criando assim um Buraco Branco(ou Big Bang).

• ET DE VARGINHA:

eu keria saber porque esses karas so colocam computação grafica no lugar dde fotos…

• Bruno Marques:

Ta resumindo a NAO SABEMOS DE NADA SOBRE NADA, SE PODEMOS ESTAR EM UM BURACO DE MINHOCA(que agente nem sabe se isso existe) também podemos estar em uma panqueca gigante ou em um forno de microondas ou até mesmo dentro de um saco de bolinhas de gude de algum et gigante(que nem mostra nos “homens de preto”)

Puts,é ignorância pra caramba achar que primatas q ainda nascem cheios de pelos e com instintos sexuais tão desenvolvidos, possam saber algo sobre o universo!

A ciência na fase que se encontra hoje está tão perto da verdade quanto a religião!(ambos 0 a 0)

• ronaldo:

fui eu que nao gostei dos comentarios de vcs e fui eu que coloquei a maozinha vermelha pra todos vcs.

• ronaldo:

isso é um lichão veio é mesmo essas pessoas são legais mas os comentarios estranhos mano sacaram

• Keven:

bem falado!!!!!

…Embora alguns construam destruindo… Devemos dar-lhes direito de participar como cada um de nós; aprendendo com nossas ignorâncias e ainda com as ignorâncias de alguns.
    … Pois elas nos dão ânimos de seguirmos um pouco mais.
    Pois, como pedras brutas que bem trabalhadas, podem delas fazer degraus.
    Tudo é confuso entre falso e verdadeiro.
    Embora a verdade seja uma, como cristal – ela tem muitas faces.
    Somos curiosos por natureza e diante do abismo das suposições, às vezes encontramos coisas palpáveis.
    Como já disse: Os mistérios que nos cercam, são apenas soluções físicas e não espiritual… Já essa última, muitos nem sabem que existe!
    Eu simplesmente digo: Quão linda é a natureza, cheia de mistérios e ela nos diz que cada vez mais próximos chegarmos; descobriremos que não existe nada por si e nem obra sem autor.
    Qualquer coisa, por si, já se explica. Apenas não lemos à longa história da sua existência e nem sei se um dia concluiremos sua leitura… Nem mais me preocupo com isso… Apenas procuro dar um passo de cada vez e tirar minha própria conclusão em cada passo. Se existe uma só lei para o Universo, saiba que ela está muito longe de nós.
    Se existe uma chave Universal, com certeza ela jamais será dada ao homem.
    Pois, certamente com pouco tempo nós auto-se – destruiremos! …Tentando criar nosso próprio universo! (rs).

• GERALDINHO:

OLA “everton”,”ACADÊMICO” , PERDÃO ACHEI QUE ESTAVAMOS FALANDO E DISCUTINDO O UNIVERSO E NÃO PORTUGUÊS E GRAMÁTICA, HA POR FALAR NISSO PARA SUA INFORMAÇÃO É “GERALDINHO” E NÃO “GERALDINO” E É “INTENCIONADO” E NÃO “INTENCIONADA”, MAIS ISTO NÃO IMPORTA NÃO É MESMO, AFINAL ESTAMOS DISCUTINDO SOBRE O UNIVERSO NÃO É MESMO SRº “ACADÊMICO”, HA E A PROPOSITO ESTIVE LENDO POR ALTO SEUS COMENTARIOS, NESTE IMPORTANTE SITE , E PARECE QUE A UNICA COISA QUE SABE FAZER É CRITICAR OS COLEGAS DE SEUS COMENTARIOS, AO ENVÊS DE FAZER UM COMENTARIO COM ABORDAGEM CIENTIFICA SOBRE O ASSUNTO EM QUESTÃO, BEM ACHO QUE NA VERDADE VOCE É INCAPAZ DISSO AFINAL.

• Everton:

Geraldino, por favor, escreva em caixa baixa, regras formais, e procure estudar melhor português, existem muitos erros em seu comentário.
    Por melhor intencionada que você seja, é muito chato ler algo assim.

• GERALDINHO:

APARENTEMENTE O UNIVERSO UM APOS O OUTRO EM UMA SEQUENCIA INTERMINAVÉL, POIS O FIM DE UM GERA MATERIA E ENERGIA PARA O INICIO DO PROXIMO, O INICIO DE CADA UNIVERSO PARECE REALMENTE COMEÇAR COM UMA EXPLOSÃO(BIG-BANG)DA MATERIA RESTANTE DO UNIVERSO ANTERIOR, ESTA EXPLOSÃO PROVAVELMENTE ACONTECE EM VARIOS LOCAIS DIFERENTES DA GIGANTESCA MASSA DE MATERIA , NOS LOCAIS ONDE A CONCENTRAÇÃO E PRESSÃO FOR MAIOR, NA SEQUENCIA ESTAS EXPLOSÕES (BIG-BANGS)SE UNEM EM UMA SÓ E CONTINUAM SE EXPANDINDO QUEIMANDO E TRANSFORMANDO A MATERIA ATÉ QUE ELA , A MATERIA PRIMA QUE ALIMENTA A EXPLOSÃO ACABE E O (BIG-BANG) “APAGUE”, O RESULTADO DISTO É A FORMAÇÃO DE INUMERAS GALAXIAS, MAIS O UNIVERSO TODO NÃO SE FORMOU A PARTIR DE UM UNICO BIG-BANG, É NEM É NECESSARIO UM UNIVERSO DESAPARECER (SE DESINTEGRAR) PARA DAR INICIO A OUTRO, NA VERDADE OQUE EXISTE É A EXISTENCIA PARALELA DE UNIVERSOS(SISTEMAS) NASCENDO E MORRENDO AO MESMO TEMPO, HOJE MESMO EM ALGUM LUGAR LONGINCUO NO VAZIO ESTA ACONTECENDO UM BIG-BANG, E SURGINDO UM NOVO UNIVERSO, ALIAS AS ONDAS DESTES BIG-BANGS VISINHOS PODEM CHEGAR ATE NOSSO UNIVERSO COM CONSEGUENCIA DO ESTERMINIO DA VIDA EM NOSSO PLANETA (CASO DOS DINOSSAUROS) E ATÉ DE TODA A GALAXIA, MAIS DE QUALQUER FORMA A VIDA RECOMEÇA NOVAMENTE,A QUAL É ABUNDANTE EM TODO O UNIVERSO, BASTA HAVER CONDIÇÕES PARA QUE ELA SURJA, COMO NA PARABULA DO SEMEADOR, ONDE A SEMENTE(DA VIDA) É SEMEADA EM TODO O TERRENO (PLANETA)A SEMENTE CAIRA EM TERRENO PEDREGOSO (PLANETA OSTIL) E NÃO GERMINARÁ, OUTRAS CAIRAM EM TERRENO FERTIL (PLANETA ABITAVÉL), ONDE GERMINARÁ E A VIDA SURGE NATURALMENTE, OQUE É COMUM NO UNIVERSO, SENDO ESTA VIDA SURGINDO A PARTIR DO CENTRO DO BIG-BANG, POR SER OS PLANETAS NESTA REGIÃO MAIS VELHOS E PRONTOS PARA A EXISTENCIA DA VIDA , PORÉM A PARTIR DO ENVELHECIMENTO DO PLANETA A VIDA NECESSITA PARTIR PARA OUTRO PLANETA , E DEPOIS OUTRO , SEMPRE EM DIREÇÃO AOS PLANETAS , SISTEMAS E GALAXIAS MAIS JOVENS E EM DIREÇÃO AOS EXTREMOS DO BIG-BANG, COM RELAÇÃO AO CRIADOR DE TUDO OQUE EXISTE, EXISTIU E EXISTIRA COM CERTEZA É DEUS, MAIS NÃO NA FORMA EM QUE SE ENSINA,MAIS NA FORMA DO “VAZIO DO UNIVERSO”, QUE É A “UNICA COISA ETERNA POSSIVÉL”.

Sobretudo, acredito no simples conhecimento que, Nada existe por si mesmo e Nenhuma obra Nasce sem um Autor.

• ANÔNIMO:

UNIVERSO EM EXPANSÃO…

UNIVERSO DENTRO DE UM BURACO DE MINHOCA E DENTRO DE UM BURACO NEGRO…

UNIVERSO CURVO…

UNIVERSO RETILÍNEO…

TEMPO ABSOLUTO X ESPAÇO-TEMPO

TUDO ISSO É FRUTO DO VISLUMBRAMENTO DO SER HUMANDO EM FRENTE AS MARAVILHAS DO INEXPLICÁVEL…

TEORIAS E MAIS TEORIAS, UMA CONTRADIZENDO, COMPLETANDO, INVALIDANDO, MUDANDO, REVENDO, DESINTEGRANDO…

TODOS RUMO A BELA E MAGNÍFICA FRASE: “VOLTEMOS AO INÍCIO, NADA SABEMOS!”

• Ricardão:

Sei do seguinte eu vou continuar pondo no buraco negro da mulher do Alquimista.

• Martin G. Fernandez:

Caros amigos pensantes imaginemos que tudo que falam pode ser verdade, assim como pode não ser, temos possivilidades de tudo isso ser criado por algum ser divino e superior, ou se alguem viu “Homens de preto II” na cena final o nosso Universo esta dentro de umas bolinhas de gude que uns seres brincam. Mas o mais importante e que eu acho que as pessoas pensam que sabem coisas e defendem seus pensamentos. Onde ficaria esse buraco negro, branco, buraco de minhoca, universos infinitos, onde fica tudo isso? ninguem sabe o ser humano não se conhece por dentro e quer conhecer os confis do Universo caros amigos pensantes pensem nisso se não pensasemos teriamos minhocas na cabeça rsrsrrs

• Edinei Júnior:

Acho que isso é relevante, porém muito complexo…

Não desacredito nosso caro professor em questão, creio que esta suposição é plenamente aceitável, mas não consigo entender como o conceito de Big-Bang, ou coisas do tipo se aplicam a essa ideia…

Nosso Universo, surgiu, e devido a seu peso formou-se um Buraco-negro, ou um Buraco negro surgiu e dele o Universo???
    E, se esse for o 2º caso proposto, o que provocou o aparecimento desse suposto Buraco-Negro???

Estou aberto a debates e esclarecimentos:

Ou:

[email protected]

• ADAIR AFONSO DE SOUZA:

Isso tudo só vem provar uma coisa… estamos na mão de Deus nosso criador UNIPOTENTE, e só quando deixarmos a terra é que iremos compreender a grandeza do nosso querido DEUS,E PONTO FINAL…………..

• Silva:

que coisa idiota!!!

Boneca russa.

Bíblico também: “(…) O reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda (…)” – que ele quis dizer, naturalmente que é pequeno, e não picante, supõe-se 🙂

Já tinha lido um livro do Isaac Asimov, “O Colapso do Universo” (que ao contrário da maioria dos livros dele, era de teoria, não de ficção), em que ele coloca essa possibilidade, de o Universo inteiro ser um buraco negro… Lembro que ele dizia que se a massa do Universo fosse x vezes maior (não lembro quanto) que a calculada na época, então o Universo seria pesado o suficiente para ser um buraco negro. Só que a massa calculada na época não levava em conta a matéria escura, e se não me engano, com essa massa adicional, esse valor estimado pelo Asimov é bastante superado…

Depois vem dizer que esses caras não usam LSD !
    KKKKKK
    É brincar de faz de conta .
    Nosso universo ?! …se mal conhecemos nossa galáxia !
    Não poderia ser o inverso a tese de nosso viciado em alucinógeno?
    (só pra kafúdí ****)

• Reziani:

Pensando relutantemente na existência de um “buraco de minhoca” ao estarmos dentro , então de um buraco negro, como seria o inverso? e como se explica a existência de buracos negros “próximos” da Terra a uma certa velocidade de luz? Ou a própria criação de mini buracos negros na Terra? buracos negros com outros buracos negros uns dentro dos outros , não seriam engolidos um pelo outro?

Isso me lembrou a cena final do filme Men in Black 2:

Teorias mil são inventadas por aí, para tentar explicar alguma coisa sobre o uiverso. Esta história de buracos de minhoca é uma delas. O próprio big bang é uma solução fantaziosa de explicar o nascimento do universo. Mostro 10 evidências de que não existiu o big bang, no blog: http://www.olhandoouniverso.blogspot.com
    Neste blog mostra que o nascimento do universo é proveniente de vários big bang, ou seja, das explosões de raios gama.

• Extraterrestre aqui!!!:

Faz sentido,mas isso tudo ainda e muito misterioso por que ele acredita nisso mais nao sabe se isso e verdade por que nunca viu.Pode ser um buraco de minhoca olhando de longe mas talvez se chegarmos bem perto vai ver que o buraco e maior!

Se estivéssemos num buraco de minhoca não estaríamos lendo isso agora. Aliais, nem “estaríamos”, não teríamos consciência. A não ser que as teorias sobre buracos negros e buracos de minhoca estejam furados.
    Que a origem do nosso universo tenha sido a saída de um buraco de minhoca… tudo bem, faz até um certo sentido. Mas dentro de um buraco de minhoca é um pouco complicado de acreditar. Não é impossível, mas beira bastante isso.

• Alysson Bruno:

Se há um “universo” maior, e um buraco que leva a este “universo”, não seria este meramente um subconjunto daquele? Não estaríamos apenas ampliando o nosso universo? Pra falar em “universos” diferentes, IMHO, deveríamos falar em Físicas diferentes entre eles.

Agora, quem garante que nossos átomos não são apenas sistemas solares minúsculos, e nós mesmo não somos micro-universos, e nosso sistema solar apenas um átomo de um ser maior (DEUS?)?

• Wesley Hubris:

Na “Viagem ao interior de uma moeda”, que é uma divulgação científica disfarçada de aventura fantástica, o herói de ficção científica Brick Bradford, criado por Willian Ritt, em agosto de 1933, vive dias num Universo em miniatura, formado pelos átomos de uma moeda…

E essa aventura inesquecível, abre a cabeça dos leitores para a possibilidade de sermos apenas um microcosmo de um Universo infinitamente maior…
    Assim como, poderia haver algum universo infinitamente pequeno, numa simples moeda…
    E é isso mesmo o que acontece na Natureza, pois todo o nosso descomunal universo e só um pedacinho de um Universo infinitamente maior…

• matheus 14:

meu adorei sou viciado em astro-fisica nuito legal adorei o post , só a minha teoria é q : buracos negros sao uma ponte paralela Einstein-rosen mas como uma passagem comprimida q leva a uma mundo rompendo a barreira espaço tempo ;] entendeu tenho só 14 anos faço aulas de fisica dãrd flw adorei o post tamem o do super-magnetismo vlw me manda um e-mail flw !!!

• Ernani:

É por isso que se diz: tó no buraco, tô lascado.

• Ernani:

Agora me ficou a dúvida: – Tô dentro ou estou fora, eis a questão. Qual a diferença entre está dentro ou fora do buraco. Por que buraco de minhoca e não de outro bicho? Podemos está fora e dentro ao mesmo tempo? Continua tudo em três dimenssões?

Eu consigo imaginar viajando na velocidade da luz e compreender a teoria da relatividade, pórem essa é demais para mim.

Se esse rapaz não fosse cientista, seria um baita escritor de ficção cientifica. É… ficção e realidade um dia se encontram. Vamos construir naves espaciais e viajar nesses buracos de minhoca (gosto mais de buraco de tatu)

• benq:

nem é tão novo assim – a “ideologia”

nassim haramein em sua palestra fala que esse universo está dentro de um buraco negro e cada universo está dentro de um gigante e assim sucessivamente
    e que nada nesse universo pode sair, pois nada escapa de dentro de um buraco negro

hehehe

• AGS:

CARACA,
    Vou fingir que entendi estes termos malucos que vocês utilizaram.
    Não faço a minima idéia do que eu li no post acima.
    hahahahhahahuasuhsuahduahsduashduh

• Bruno Juncklaus ([email protected]):

Thiago Vono, não é questão de chegar..
    a gente nunca chegou em Antares! mas já sabemos a idade no universo (aprox.). É questão de observar.

• Albino Lucena:

Vejo q há tanto investimento para descobrir cientificamente a razão, a forma, o fundamento do buraco negro, mas, não há investimento suficiente para tampar um buraco na camada de ozonio, q provalvelmente vai levar toda a humanidade para o buraco mais cedo. Inteligencia perdida……Ô sabedoria…

• Lukas:

ISSO AI FAZ SENTIDO!!! MAS NA MORAL: SÓ ACREDITO SE EU VER!!! EU Ñ ACREDITO NEM DUVIDO!! A UNICA COISA Q IMPORTA É Q NOIS TEM A TERRA E NELA TEM O CHELSEA FC Q VAI GANHA O CAMPEONATO INGLES E COPA DA INGLATERRA ESSE ANO!!! CAMON BLUES!! O MELHOR TIME DO UNIVERSO

• Tiago:

We are anything!!!

• Cristiano Meira Magalhaes:

De todas as coisas que já ouvi e li a respeito da origem do Universo essa é a mais doida que já tive notícia, realmente!

Acho interessante pesquisar mais a respeito, seria muito interessante saber se estamos realmente dentro de buracos negros.

Se ouver micro-universos dentro de buracos negros, talvez possamos mudar nosso ponto-de-vista desses corpos misteriosos.

Poderia ter vida dentro de outros buracos negros.

Interessante… realmente uma loucura, como um ensaio que escrevi sobre que o nosso universo não era nada mais que uma experiência de seres alienígenas… e que uma espaconave saiu da área restrita e conseguiu falar com os outros… doideira né?!?!

• Caio:

Mas esta história de buraco-negro conectado a um buraco-branco por uma ponte, seria equivalente a um ralo conectado a uma torneira por um cano. O problema com a teoria do cara é que buracos-brancos não existem em nosso universo, pois toda a matéria e energia capturada pelo buraco-negro fica lá para aumentar sua força (e os buracos-brancos teriam sido detectados muito antes dos buracos-brancos) e não teriam assim motivo para existir num universo que contém ou está contido em nosso universo…

• Edu:

Fico pensando se as bactérias de nosso corpo ficam imaginando que nosso corpo é o Universo delas, e nós também estamos aqui descobrindo que nosso Universo não passa de uma molécula de um outro corpo ainda maior…como somos pequenos diante desta plenitude toda.

• Thiago Vono:

Como vai ser provado isso?

Mal conseguimos chegar na metade de nosso sistema solar

• Bugman:

Engraçado, acho que foi semana passada eu brinquei com meus amigos e disse que achava que o nosso universo estava dentro de um buraco negro e que os buracos negros que vemos são portais para novos universos. Eu disse tudo isso brincando, dai eu entro hoje no hypescience e vejo essa matéria. Tomei um susto danado aqui O.O

Desculpe, mas esse físico está com minhocas na cabeça.

Achei o post e a colocação do Edemilson super interessantes.
    Isso mostra uma idéia de infinito que em vez de ser intangível é cíclico. Acho este conceito muito mais plausível, em que não há a diferença ou a possibilidade de precisar exatamente onde é o começo/fim de algo.

Porém quanto a nomenclatura, acho difícil deixar de chamar o nosso universo de universo, mesmo que seja comprovado que ele não é o `todo que existe`. Da mesma forma que não nos livramos do hábito de chamar os átomos de `átomos`, que quer dizer indivisível.

• Everton:

Edemilson, meu velho, tu se puxou, começando com o “Se for provado”, e fazendo uma tese em cima dessa teoria que provavelmente nunca passará disso, até mesmo o Big Bang ainda é muito discutido… hehe

Apenas para terminar, isso é muito interessante, porém é complicado de se chegar num senso comum, sobre algo tão estupidamente vasto e complexo, no que se refere a buracos negros e buracos de minhoca e ainda mais “universos”.

Mas voltando ao Edemilson, gostei de sua narrativa, apesar de achar ela um tanto quanto alegórica, porém também sei que muitas teorias que hoje temos como certa, começaram com devaneios ainda piores.

• Edemilson Lima:

Se for provado, mostrará que existem outros universos, provavelmente infinitos e que o nosso é apenas mais um dentre infinitas possibilidades. Muitas delas teriam ao acaso as condições para gerar formas de vida inimagináveis. Parece-me que a conexão entre um buraco branco e o buraco é perfeitamente plausível. O buraco branco seria o ponto de partida inicial, ou seja, o Big Bang e o buraco negro seria o ponto final, para o qual nosso universo se dirige, em uma expansão cada vez mais acelerada. Se isso for certo, então é bem possível que cada novo buraco negro que nasce em nosso universo seja do outro lado o Big Bang de um novo universo, assim como o nosso universo nasceu a partir de um buraco negro em universo anterior a ele. Isto é fascinante, pois o conjunto de todos os universos seria uma vasta rede de universos interconectados.

Uma única ressalva é que o nome grego para universo significa o todo de tudo o que existe. Esse espaço onde existe tudo o que podemos ver deveria chamar-se Volume de Hubble e não universo. A palavra universo engloba tudo que existe, existiu ou que irá existir.